Ficha do Proponente
Proponente
- Roberto Franco Moreira (USP)
Minicurrículo
- Livre-docente e doutor pela ECA-USP e mestre em História da Arte pela UNICAMP, é professor de direção e roteiro no Curso Superior do Audiovisual da ECA-USP. Dirigiu os filmes Contra todos (2004), Quanto dura o amor (2008) e Terapia do Medo (2021) e episódios das séries Cidade dos Homens, Antônia, Pedro & Biancsa e a direção geral da série Condomínio Jaqueline.
Ficha do Trabalho
Título
- Formar diretores ou autores?
Resumo
- A formação acadêmica do diretor muitas vezes coloca ênfase numa responsabilidade global pela criação da obra, incluindo sua dramaturgia. Mas ser um diretor criativo é usar a direção de atores, a decupagem e a mise-en-scène para produzir um resultado inédito; ou seja, um diretor autoral não precisa escrever seu próprio roteiro. No entanto, essa é a demanda de muitos cursos e dos nossos alunos. Como podemos valorizar o conhecimento específico da direção no ensino?
Resumo expandido
- No Curso Superior do Audiovisual da ECA-USP o ensino de direção articula-se em torno de da realização de diversos exercícios de complexidade crescente. No entanto, essas atividades não são exercícios, pois visam a conclusão de obras audiovisuais. Esse resultado desvia a discussão das atribuições específicas da direção, para uma avaliação do resultado artístico do trabalho como um todo. Isso acontece porque muitas vezes as funções de roteirista e diretor se sobrepõe.
Ao invés de propor exercícios cujo resultado são obras, quero investigar as possibilidades abertas aos se desvincular o roteiro da direção, adotando como ponto de partida dos alunos textos de autores consagrados. Isto elimina o problema da qualidade do material dramático e obriga o estudante a se concentrar no desafio da direção.
Para criar esse novo curso será importante definir com clareza as atribuições do diretor e sua responsabilidade criativa, para então articular conhecimentos práticos e teóricos através de exercícios focados, com objetivos claros. Cada exercício passa a ter finalidades específicas como a direção de atores, a decupagem, a pré-visualização e a liderança da equipe. Estas atividades focadas também tornam mais clara a avaliação do resultado e possibilitam ao aluno construir progressivamente seu conhecimento.
Bibliografia
- BERNARDET, J.-C.; REIS, F. V. D. O Autor No Cinema. São Paulo: Edições Sesc, 2018.
LIFE, R. Becoming an Actor’s Director : Directing Actors for Film and Television. London; New York: Routledge, 2020.
NIZHNIĬ, V.; MONTAGU, I. G. S.; LEYDA, J. Lessons With Eisenstein. New York: Da Capo Press, 1979.
RABIGER, M.; HURBIS-CHERRIER, M.; MERCADO, G. Directing : Film Techniques and Aesthetics. London; New York: Routledge, 2020.