Ficha do Proponente
Proponente
- Mauro Giuntini Viana (UnB)
Minicurrículo
- Professor Adjunto da Universidade de Brasília e cineasta. Defendeu a tese de doutorado “A Narrativa Cinematográfica de Alejandro González Iñárritu” no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UnB (fev/2015). Mestre em Cinema e Vídeo (MFA) pela School of The Art Institute of Chicago. Leciona disciplinas de audiovisual há mais de vinte anos. Realizador audiovisual desde a década de 1980, tendo dirigido os filmes ficcionais de longa metragem Até que a Casa Caia (2015) e Simples Mortais (2007).
Ficha do Trabalho
Título
- Criatividade na direção de audiovisual
Resumo
- Enquanto estão aprendendo técnicas de direção, muitas vezes os estudantes tem dificuldades de relacionar este conhecimento com suas motivações expressivas e sofrem bloqueios criativos. Este estudo pretende investigar formas de se fomentar a criatividade visando facilitar a conexão entre teoria e prática durante a transformação de ideias em filmes. Para tanto, serão examinados jogos criativos e a utilização da escrita e da fotografia no desenvolvimento da imaginação.
Resumo expandido
- Além do estudo de teoria e história, a aprendizagem de direção audiovisual requer a experimentação prática. Enquanto estão articulando sons e imagens em suas primeiras histórias, é comum, e compreensível, que o aprendiz de cineasta encontre dificuldades em relacionar conhecimentos teóricos com sua aplicação empírica. Para que essas dificuldades naturais do aprendizado não se tornem frustrações, que venham a bloquear o desenvolvimento da voz autoral dos estudantes, é recomendável municiá-los com ferramental criativo que lhes facilite conectar teoria e prática ao se expressarem. Com esse objetivo, propõe-se examinar jogos, estratégias e exercícios que estimulem o desenvolvimento de processos criativos próprios que contribuam para que os estudantes realizem filmes com maior desembaraço e eficiência em comunicar o que desejam. Para tanto, pretende-se lançar mão da escrita criativa e da fotografia como suportes de experimentações visando estimular a capacidade de observação, a intuição e a imaginação. Desta forma, pretende-se investigar como a criatividade na articulação das instâncias narrativas – tempo, espaço, narração, personagens e ação – pode facilitar a direção audiovisual, proporcionando maior fruição narrativa, tanto em simples exercícios, como em filmes completos.
Bibliografia
- BRASIL, Luiz Antônio de Assis. Escrever ficção – um manual de criação literária. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
CAMERON, Julia. O caminho do artista. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
MACKENDRICK, Alexander. On film-making – an introduction to the craft of the director. New York: Faber and Faber, 2004.
MORRIS, Erick e HOTCHKIS, Joan. No acting please. Los Angeles: Ermor Enterprices Publications, 2002.
SPOLIN, Viola. O jogo teatral no livro do diretor. São Paulo: Perspectiva, 2010.
STANISLAVSKI, Constantin. A criação de um papel. Rio de Janeiro: Civilização, 1998.
WESTON, Judith. The film director’s intuition – script analysis and rehearsal techniques. California – USA: Michael Wise Productions, 2003.