Trabalhos Aprovados 2021

Ficha do Proponente

Proponente

    Janaine Sibelle Freires Aires (UFRN)

Minicurrículo

    Janaine Aires é professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutora e Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É líder do EPA! – Grupo de Pesquisa em Economia Política do Audiovisual. E-mail: janaineaires@gmail.com

Ficha do Trabalho

Título

    Fundo de quintal S/A: estratégias do audiovisual no RN, na PB e em PE

Resumo

    As mudanças tecnológicas favoreceram novas dinâmicas de produção do cinema no país. Este artigo busca apresentar um panorama do mercado audiovisual nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. A partir do referencial teórico da Economia Política da Comunicação, analisamos a espacialização, a estruturação e a mercantilização da cadeia produtiva do audiovisual destas localidades com o intuito de problematizar a tendência de renovação dos modos de ser e fazer cinema no Brasil.

Resumo expandido

    O barateamento tecnológico favoreceu o crescimento de alternativas para o campo do audiovisual tanto do ponto de vista da produção quanto da circulação. O surgimento de arranjos produtivos centrados na coletividade e em estratégias mais horizontais de realização audiovisual recebeu a alcunha de Cinema de Garagem, compreendido como um termo provisório e perecível que aponta para a tendência de renovação dos modos de ser e fazer cinema no Brasil (IKEDA, 2018).
    A regionalização da produção audiovisual no país é particularmente caracterizada por este tipo de arranjo em que a precarização se torna ponto chave (NOGUEIRA, 2014), (COELHO, 2019), (CANUTO, 2019) e os impactos da concentração no eixo Rio de Janeiro e São Paulo são tão evidentes. As marcas deste processo são determinantes nos contornos do audiovisual como produto, mas são centrais também para se compreender a mensagem do cinema produzido no país.
    Nosso artigo busca analisar, a partir do escopo teórico da Economia Política da Comunicação, a espacialização, a estruturação e a mercantilização (MOSCO, 2009) do mercado audiovisual de três estados do nordeste do país, a saber: Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Este cenário nos permitirá identificar o nível de estruturação para o autoemprego, bem como apresentar um panorama da espacialização e de especialização do setor. Embora não se trate de uma exclusividade destes estados, é possível identificar através de nossa amostra significativo volume de empresas localizadas em endereços residenciais, aspecto que nos leva a refletir sobre a necessidade de romper com certa dicotomia entre as fronteiras do que se denomina como um cinema industrial, “profissional” e de “exportação”, e o denominado cinema de fundo de quintal, “amador” e “artesanal”.
    Nosso objetivo é investigar as dinâmicas do setor considerando os impactos da concentração nestes mercados. Para isso, nossa amostra parte das empresas registradas no Sistema Ancine Digital até dezembro de 2019 que tem sede nos estados estudados. Inicialmente, desenvolvemos um panorama geral considerando a natureza do tipo de sociedade, fundação, tamanho, capital social e especialidade em uma amostra formada por 88 empresas audiovisuais norte-riograndenses, 93 paraibanas e 265 pernambucanas. Na sequência nos dedicamos a analisar apenas as empresas voltadas para a produção cinematográfica, com produção de longas-metragens nos últimos 5 anos, com o intuito de identificar o seu perfil e o alcance de suas produções.

Bibliografia

    CANUTO, K. J. O audiovisual paraibano: uma proposta de cartografia espacial, social e midiática. [s.l.] Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.
    COELHO, D. X. Cartografia do audiovisual no Rio Grande do Norte: experiências emergentes na produção e circulação de obras audiovisuais independentes (2010-2018). [s.l.] Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.
    IKEDA, M. G. O “cinema de garagem”, provisoriamente: notas sobre o contexto de renovação do cinema brasileiro a partir da virada do século. Aniki : Revista Portuguesa da Imagem em Movimento, v. 5, n. 2, p. 457–479, 2018.
    IKEDA, M.; LIMA, D. Cinema de Garagem: panorama da produção Brasileira Independente do Novo Século. [s.l.] WSET Multimídia, 2012.
    MOSCO, V. The Political Economy of Communication: Building a Foundation. 2o ed. [s.l.] Sage Publications, 2009.
    NOGUEIRA, A. M. C. A Brodagem do cinema em Pernambuco. [s.l.] Universidade Federal de Pernambuco, 2014.