Ficha do Proponente
Proponente
- Antonio Pacca Fatorelli (UFRJ)
Minicurrículo
- Doutor em Comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ (1999). É professor na graduação e na pós-graduação (PPGCOM) da ECO/UFRJ e líder do Grupo de Pesquisa “Fotografia, imagem e pensamento”. Autor do livro “Fotografia contemporânea: entre o cinema, o vídeo e as novas mídias”. É coordenador do Grupo de Trabalho “Comunicação, arte e tecnologias da imagem”, da COMPÓS, e do “Projeto Midiateca”, da ECO/UFRJ.
Ficha do Trabalho
Título
- Modulações do tempo
Mesa
- Hibridismos e formas impuras: temporalidades e estéticas da imagem
Resumo
- A apresentação comenta a instalação Plomo y palo (2013), de Andrés Denegri, considerando-a como um caso particular de atravessamento entre a fotografia e o cinema, e como dispositivo que convoca uma experiência sensível e uma reflexão sobre as categorias de tempo e de movimento.
Resumo expandido
- O sensível seria objeto de uma maquinação? Como a máquina cinematográfica poderia convocar o domínio afectivo do espectador? O dispositivo cinematográfico poderia ser considerado de modo unívoco, a partir do seu modelo hegemônico? Essas indagações ocorrem imediatamente ao observador dessa instalação de Andrés Denegri.
Ao invés da penumbra das salas de cinema, a cintilação irregular dos feixes de luz; no lugar do silêncio, o ruído, por vezes estridente, ocasionado pelo avanço da película no projetor; em acréscimo aos estímulos visuais, a convocação do corpo multissensorial; diferentemente da imobilidade, o deslocar-se entre uma e outra tela. Sabemos, por essas variações, tratar-se de um cinema expandido, de uma instalação, de um audiovisual fora dos eixos, em contraposição frontal aos cânones do dispositivo clássico cinematográfico.
Um cinema experimental, em diálogo com o fotográfico, que comporta intermitências, paradas, suspensões, dando a ver a precedência material do fotograma no processo de constituição do filme, mas sobretudo, testemunhando as inúmeras afinidades compartilhadas entre as imagens em movimento e as imagens fixas. Uma outra história das mídias emerge no contexto desses atravessamentos. Outros movimentos, outras figuras do tempo, reportadas a diferentes dispositivos imagéticos, de matriz analógica, eletrônica e digital.
Encontramo-nos, cada vez mais, na condição de criadores multimídia, envolvidos na produção de imagens em diferentes formatos, fixas e em movimento e os dispositivos digitais de última geração proporcionam, indistintamente, a produção de fotografias e de vídeos. Em acréscimo, novos e instigantes regimes de temporalização da imagem surgem a partir das sobreposições de mídias e de linguagens facultadas pelo digital.
Se os híbridos e os múltiplos foram os termos recalcados pelos modernos canônicos permanece frustrante constatar, nas interpretações atuais, a canonização dos híbridos digitais, desta feita emancipados do real, unicamente associados à operações abstratas. Por meio desse outro procedimento de reificação recusa-se, uma vez mais, o potencial desafiador das formações compostas, multiformes ou miscigenadas, proporcionado pelas tecnologias imagética, analógicas ou digitais. Não se trata apenas de reconsiderar a importância dos híbridos em conjunturas anteriores, de modo a reparar a sua reiterada omissão mas, de maneira propositiva, de conceber que a percepção das singularidades processuais e estéticas dos híbridos contemporâneos delineia-se, preferencialmente, uma vez considerados os híbridos modernos e pré-modernos, nas suas diferentes configurações, no interior e fora dos campos da fotografia e do cinema.
Bibliografia
- . BELLOUR, Raymond. Entre-imagens: foto, cinema, vídeo. Campinas: Papirus, 1997.
. DUBOIS, Philippe. “A matéria-tempo e seus paradoxos perceptivos na obra de David Claerbout”. Em Revista ECO-PÓS, Vol. 15, número 1, 2012.
. FATORELLI, Antonio. Fotografia Contemporânea: entre o cinema, o vídeo e as novas mídias. Rio de Janeiro: Senac, 2013.
. FATORELLI, Antonio. Laborações do tempo. Em VELASCO, Nina; FATORELLI, Antonio; PALEÓLOGO, Diego (orgs.), Hibridismos e formas impuras: temporalidades e estéticas das imagens. Fortaleza: Terra da Luz Editorial, 2020.
. MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
. ROSEN, Philip. Change mummified: cinema, historicity, theory. Minnesota: University of Minnesota Press, 2001.