“A Cilada com Cinco Morenos”: Pérola Negra do Cinema Matogrossense
Trabalho em Seminário: Cinemas negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas.
Proponente: mauricio rodrigues pinto
“Amor de Mãe” e a pandemia: remediações narrativas e estilísticas
Trabalho em Mesa: A propósito de investigação sobre a produção pandêmica no audiovisual.
Proponente: Álvaro André Zeini Cruz
“Eu, um negro” e “Acossado”: uma análise comparativa
Painel
Proponente: Maurício Miotti
“Fiel e verdadeira”? Adaptação literária num filme de Margarida Gil
Inscrição Individual
Proponente: Ana Isabel Soares
“IT’S ALL TRUE” REVISITADO – ANÁLISE DO MEMORANDO DE MAIO DE 1942
Inscrição Individual
Proponente: Josafá Marcelino Veloso
“Ribeirinho”: ator, diretor, argumentista, dialoguista e revisteiro
Inscrição Individual
Proponente: Afrânio Mendes Catani
(Des)identificação e diferença em Martírio (Vincent Carelli, 2016)
Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Carlos Eduardo da Silva Ribeiro
(In) Fidelidade em adaptações fílmicas de Grande sertão: veredas
Inscrição Individual
Proponente: Fábio Ricardo Gioppo
(Outros) fundamentos de Aline Motta
Trabalho em Mesa: A imagem como contraespaço
Proponente: Alessandra Lucia Bochio
1975, o ano do lobisomem no Cone Sul
Trabalho em Mesa: Perspectivas transversais sobre o Insólito: horror e política
Proponente: Tiago José Lemos Monteiro
A “ironia inclusiva” e “antiphrasis” – Tropos de Peter Tscherkassky
Trabalho em Seminário: Cinema experimental: histórias, teorias e poéticas
Proponente: Barbara Bergamaschi Novaes
A aparição do gesto no filme Era o Hotel Cambridge.
Painel
Proponente: Beatriz Andrade Stefano
A ARTE E O POPULAR: POTÊNCIAS DO CINEMA COMO ATO POLÍTICO
Inscrição Individual
Proponente: Sandra FischerCoautor: Aline Vaz
A atenção poética no hiper-realismo de Chantal Akerman
Trabalho em Seminário: Teoria de Cineastas
Proponente: Beatriz Avila Vasconcelos
A audiodescrição como parte inerente ao processo de produção no cinema
Inscrição Individual
Proponente: Flávia Affonso Mayer
A canção na estrada do Cinema Nacional
Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Manoel Adriano Magalhães Neto
A casa no cinema de mulheres: o trabalho doméstico
Trabalho em Seminário: Cinemas mundiais entre mulheres: feminismos contemporâneos em perspectiva
Proponente: Natália Marchiori da Silva
A CÂMERA ANALÍTICA NO CINEMA DE ARQUIVO DE RICCI LUCCHI E GIANIKIAN
Trabalho em Seminário: Cinema experimental: histórias, teorias e poéticas
Proponente: Ilma Carla Zarotti Guideroli
A câmera com estabilização triaxial e as imagens-antídoto dos Krenak
Trabalho em Seminário: Estética e plasticidade da direção de fotografia
Proponente: Rogério Luiz Silva de Oliveira
A câmera embarcada e os cinemas amazônicos: simetrias, assimetrias
Trabalho em Seminário: Cinema Comparado
Proponente: Lúcia Ramos Monteiro
A Câmera-corpo e a Edição Coreográfica nas Videodanças de CI
Painel
Proponente: Kamyla Matias
A cena da tradução em Uma vez entrei num jardim, Kurdish Lover, Stolat
Inscrição Individual
Proponente: Ana Luiza Rocha de Siqueira
A cena é outra: rasuras e afetos para pensar um cinema com mulheres.
Trabalho em Seminário: Cinemas mundiais entre mulheres: feminismos contemporâneos em perspectiva
Proponente: Carla Ludmila Maia Martins
A cidade e o corpo: considerações sobre Rebels of the Neon God (1992)
Inscrição Individual
Proponente: GUILHERME HENRIQUE ANTONIO
A cinematografia brasileira híbrida: metodologias e constelações
Inscrição Individual
Proponente: CRISTIANE MOREIRA VENTURA
A cinematografia de Vittorio Storaro em filmes de Woody Allen
Trabalho em Seminário: Estética e plasticidade da direção de fotografia
Proponente: LAIZ MARIA DOS SANTOS DE MESQUITA SOUZA
A composição em profundidade de campo em “Roma”
Trabalho em Seminário: Estética e plasticidade da direção de fotografia
Proponente: Marília Xavier de Lima
A construção de Brasília no cinema de Vladimir Carvalho
Painel
Proponente: André Lima Monfrini
A crise ambiental e as estratégias de uma militância que não se verga
Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: denise tavares da silva
A disputa pelo Cinema Novo nas páginas da imprensa carioca
Trabalho em Seminário: Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência
Proponente: Reinaldo Cardenuto Filho
A escrita audiovisual entre jogo teatral, jogo eletrônico e filme-jogo
Trabalho em Seminário: Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual
Proponente: Rodrigo dos Santos Estorillio
A escrita inútil: excesso no roteiro cinematográfico
Trabalho em Seminário: Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual
Proponente: Éri Ramos Sarmet dos Santos
A experiência do vídeo na produção audiovisual rondoniense
Inscrição Individual
Proponente: Juliano José de AraújoCoautor: Sávio Luis Stoco
A experimentação sonora de Alejandro Iñárritu em 1’09’’01-September11
Inscrição Individual
Proponente: Thais Rodrigues Oliveira
A ênfase poética no cinema experimental do Irã: Pluralidade estética
Painel
Proponente: MICHELE DE LA CRUZ
A figura da ruína no cinema brasileiro contemporâneo.
Trabalho em Seminário: Estética e teoria da direção de arte audiovisual
Proponente: TAINA XAVIER PEREIRA HUHOLD
A filosofia de Ntu na websérie “Cartas de Maio” (2018)
Inscrição Individual
Proponente: LILIANE PEREIRA BRAGA
A força dos arranjos produtivos regionais a partir da criação do Tecna
Inscrição Individual
Proponente: Aleteia Selonk
A formação do som no cinema documentário
Inscrição Individual
Proponente: Renan Paiva Chaves
A frescura de Oscarito em Aviso aos Navegantes (Watson Macedo, 1951)
Inscrição Individual
Proponente: JOCIMAR SOARES DIAS JUNIOR
A geo-história na trilogia de Patricio Guzmán
Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Patricia Cunegundes GuimaraesCoautor: Andrea França Martins
A grade como problema cinematográfico
Trabalho em Seminário: Cinema experimental: histórias, teorias e poéticas
Proponente: Hermano Arraes Callou
A gravidade e a graça: a produção cinematográfica de Chris Kraus
Inscrição Individual
Proponente: Lucas Procopio de Oliveira Tolotti
A Hidra do Iguaçu: poesia, etnografia e cinema experimental
Trabalho em Seminário: Cinema experimental: histórias, teorias e poéticas
Proponente: Cristiana Miranda Soares de Moura
A história dos filmes espantados: o documentário, o ensaio, o silêncio
Trabalho em Seminário: Cinema Comparado
Proponente: Patricia Rebello da Silva
A imagem entre os corpos: do outro filmado ao corpo do espectador
Inscrição Individual
Proponente: João Vitor Resende Leal
A imagética decolonial de corpos negros LGBT+ no cinema negro
Trabalho em Seminário: Cinemas negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas.
Proponente: Marcus Vinicius Azevedo de Mesquita
A imersão na escuta e a deformação do real em Lucrecia Martel
Trabalho em Seminário: Teoria de Cineastas
Proponente: Vicente Nunes Moreno
A Inscrição do Iauaretê _ Tecnoestéticas, Cosmotécnicas
Inscrição Individual
Proponente: CARLOS FEDERICO BUONFIGLIO DOWLING
A luz de Nora
Trabalho em Seminário: Estética e plasticidade da direção de fotografia
Proponente: Julianna Nascimento Torezani
A memória póstuma e o uso de arquivos: “José Louzeiro: depois da luta”
Inscrição Individual
Proponente: MARIA THEREZA GOMES DE FIGUEIREDO SOARES
A mise-en-scène perspectica: de Bazin a Tarkovski
Inscrição Individual
Proponente: David Thyago Luiz Silva
A mixtape como procedimento pedagógico na obra de Goran Olsson
Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Ines Bushatsky
A montagem de stories em Sickhouse
Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: Reflexões e Experiências
Proponente: Alex Ferreira Damasceno
A montagem espiralar em Abjetas 288
Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: Reflexões e Experiências
Proponente: Luzileide Silva
A montagem guiada pelo acaso: dois vídeos de Brígida Baltar
Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: Reflexões e Experiências
Proponente: Fernanda Bastos Braga Marques
A morte branca do Feiticeiro Negro: imagem-arquivo como re-existência
Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Catarina AndradeCoautor: Ricardo Lessa Filho
A MORTE NÃO É O FIM, AGNÈS VARDA CINESCREVE SEU TESTAMENTO ARTÍSTICO
Inscrição Individual
Proponente: Tatiana Levin Lopes da Silva
A mulher prostituta no documentário “Mulheres da Boca” (1982)
Trabalho em Seminário: Cinemas mundiais entre mulheres: feminismos contemporâneos em perspectiva
Proponente: Hanna Henck Dias Esperança
A música e a estética barroca: uma análise de Lady Vingança (2005)
Painel
Proponente: Ana Maria Antunes Monteiro
A noite do informante: cinematografia em cenas noturnas
Trabalho em Seminário: Estética e plasticidade da direção de fotografia
Proponente: Matheus José Pessoa de Andrade
A Nostalgia como guia narrativo e estético do filme O Menino e o Mundo
Painel
Proponente: Letícia Coelho Lenz Cesar
A outra face do arquivo, tocar a história
Trabalho em Seminário: Cinema experimental: histórias, teorias e poéticas
Proponente: Alexandre Kenichi Gouin
A paisagem é um mapa: André Novais Oliveira e as operações do olhar
Painel
Proponente: Samuel Alves Moreira Brasileiro
A paisagem nos documentários de Jia Zhangke como dialética da imagem
Trabalho em Seminário: Estética e plasticidade da direção de fotografia
Proponente: Camilo Soares
A passagem do grupo do Instituto de Cinematografia pelo Brasil
Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Letícia Gomes de Assis
A película como recurso narrativo em “Era Uma Vez Em… Hollywood”
Trabalho em Seminário: Estética e plasticidade da direção de fotografia
Proponente: Thalita Fernandes de Sales
A performance aleatória nos cinemas experimentais
Trabalho em Seminário: Cinema experimental: histórias, teorias e poéticas
Proponente: Sandro de Oliveira
A poética do sagrado no cinema de Walter Hugo Khouri
Inscrição Individual
Proponente: Ivone Gomes de Brito
A política dos corpos em narrativas cinematográficas transmidiáticas
Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Nathan Laurette Ferreira Costa
A potência estética das mulheres-imagens em Nhemongueta Kunhã Mbaraete
Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Olívia Érika Alves Resende
A práxis da cinematografia nos filmes ‘Mulher do Pai’ e ‘Pasajeras’
Trabalho em Seminário: Estética e plasticidade da direção de fotografia
Proponente: Francieli Rebelatto
A PRESENÇA FEMININA NAS TRILHAS MUSICAIS DO CINEMA BRASILEIRO
Trabalho em Seminário: Cinemas mundiais entre mulheres: feminismos contemporâneos em perspectiva
Proponente: Suzana Reck MirandaCoautor: Debora Regina Taño
A produção audiovisual do MST como sujeito coletivo do fazer fílmico.
Painel
Proponente: luara dal chiavon
A PRODUÇÃO DE INCONFIDÊNCIA MINEIRA NOS PERIÓDICOS BRASILEIROS.
Inscrição Individual
Proponente: Lívia Maria Gonçalves Cabrera
A projeção na tela grande e a percepção do erro de continuidade
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Márcia Bessa (Márcia C. S. Sousa)Coautor: Wilson Oliveira da Silva Filho
A Representação da identidade na filmografia de Abigial Child
Painel
Proponente: CAMILLA MARGARIDA MARIA SOARES DE SOUSA PARRODE
A representação de Augusto Pinochet no Noticiero ICAIC Latinoamericano
Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Ignacio Del Valle Dávila
A República dos Espectros
Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Arthur Fernandes Andrade Lins
A restauração de “O dragão da maldade” e os desafios do Tropicolor
Trabalho em Seminário: Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência
Proponente: Débora Lúcia Vieira Butruce
A sobrevivência dos vaga-lumes na cidade: uma análise de Tokyo-ga
Painel
Proponente: Mariana Ferreira Valentin da Silva
A somatização da subjetividade no cinema clássico e contemporâneo
Inscrição Individual
Proponente: Isadora Meneses Rodrigues
A TAXONOMIA DELEUZEANA PARA A IMAGEM-MOVIMENTO EM “RELATOS DO MUNDO”
Inscrição Individual
Proponente: Maria Ogecia DrigoCoautor: João Paulo de Carvalho dos Reis e Cunha
A terra e os transes: subjetividades políticas no cinema de Glauber
Inscrição Individual
Proponente: Vladimir Lacerda SantaféCoautor: Bruno Fabri Carneiro Valadão
A trajetória da Orient Cinemas no mercado exibidor brasileiro
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Filipe Brito Gama
A transformação histórica da malandragem em “Os Farofeiros” (2018)
Painel
Proponente: Maxwell Tomaz Assis de Souza
A Unesco e as contradições de um projeto universal no Documentário
Inscrição Individual
Proponente: Fernando Weller
A voz em VT Preparado AC/JC (1986), P. Vieira e W. Silveira.
Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: CLOTILDE BORGES GUIMARÃRS
A “caixa” do cinema e a sociedade na abordagem jornalística de Bacurau
Inscrição Individual
Proponente: Gilmar Adolfo Hermes
Aborto e direitos reprodutivos em Grey’s Anatomy
Trabalho em Seminário: Cinemas mundiais entre mulheres: feminismos contemporâneos em perspectiva
Proponente: Virgínia Jangrossi
Abraço do mundo: experiência e fazer da experiência na direção de arte
Trabalho em Seminário: Estética e teoria da direção de arte audiovisual
Proponente: Monica Poli Palazzo
Acelera! Cinema, uma questão de velocidade
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Julio Bezerra
Afinal, o que é o cinema artesanal?
Inscrição Individual
Proponente: Marcel Gonnet Wainmayer
Afro-fabulação e bixaria negra no documentário de Marlon Riggs
Trabalho em Seminário: Cinemas negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas.
Proponente: Bruno F. Duarte
Afroflix: Instauração de porta-existências como midiativismo
Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Denise Costa Lopes
Agenda da Secretaria do Audiovisual, de 2003 a 2014
Inscrição Individual
Proponente: Caio Duarte Kelly
Além dos excessos: poéticas da transgressão e o cinema de arte
Inscrição Individual
Proponente: Júlia Machado de Carvalho
Algoritmo, vigilância e horror em documentários de crime da Netflix
Trabalho em Mesa: Perspectivas transversais sobre o Insólito: horror e política
Proponente: Ana Maria Acker
Almas errantes e fibra óptica: terra, tecnologia e imagens escavadas
Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Ruy Cézar Campos Figueiredo
AMOR DE MÃE E A REPRESENTATIVIDADE DA MATERNIDADE NEGRA
Painel
Proponente: Matheus Effgen SantosCoautor: Gabriela Santos Alves
Análise da Imagem-Tempo em Rashômon
Inscrição Individual
Proponente: Guryva Cordeiro Portela
Análise fílmica e intermidialidade: considerações sobre Bróder (2011)
Inscrição Individual
Proponente: Caio Túlio Padula Lamas
Animismo: uma via estético-ecológica do cinema de vanguarda
Trabalho em Seminário: Cinema experimental: histórias, teorias e poéticas
Proponente: Lucas de Castro Murari
Antigone (Sophie Deraspe, 2019): tragédia moderna ou drama social?
Inscrição Individual
Proponente: Vitor Zan
Apontamentos sobre riscos e ubiquidade
Trabalho em Mesa: A imagem como contraespaço
Proponente: Patricia Moran Fernandes
Aportes para novas miradas: O cinema de César González
Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Roberta Filgueiras Mathias
Aproximações entre Masumura e Reichenbach – Sangue e Morte
Painel
Proponente: RODRIGO AUGUSTO FERREIRA DE MORAES
Arábia: uma análise de sua distribuição e exibição
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Adhemar Soares Lage
Arqueologia das imagens no documentário histórico de Raoul Peck
Trabalho em Seminário: Cinemas negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas.
Proponente: Gabriel Filgueira Marinho
Arquivo, Memória e Inscrição Cinematográfica em Different Trains
Trabalho em Seminário: Outros Filmes
Proponente: RAFAEL TASSI TEIXEIRA
Arquivos inacabados: danças populares na filmografia latinoamericana
Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Natacha Muriel López Gallucci
As construções e apagamentos do olhar em O nascimento de uma nação
Trabalho em Seminário: Estética e plasticidade da direção de fotografia
Proponente: Felipe Corrêa Bomfim
As crianças e a restauração da humanidade em República di mininus.
Inscrição Individual
Proponente: Mírian Sumica Carneiro Reis
As curvas da estrada: a metamorfose em filmes de recomeços narrativos
Inscrição Individual
Proponente: Leonardo Bomfim Pedrosa
As doenças da mídia: contágio infodêmico no cinema de horror
Inscrição Individual
Proponente: Klaus Berg Nippes Bragança
As encenações das atrizes em Limite (Mario Peixoto, 1931)
Inscrição Individual
Proponente: Ana Daniela de Souza Gillone
As escolas sonoras americana e francesa: origem, tradição e hibridismo
Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Márcio Câmara
As hipertextualidades políticas de Glauber Rocha e Jean-Luc Godard
Inscrição Individual
Proponente: Hudson Moura
As imagens nunca morrem: cinema Kaiowá e cosmopolítica no MS
Inscrição Individual
Proponente: Iulik Lomba de Farias
As mulheres operárias no cinema de Chris Marker e Carole Roussopoulos
Trabalho em Seminário: Outros Filmes
Proponente: Julia Gonçalves Declié Fagioli
As paisagens culturais de No Coração do Mundo (2019)
Painel
Proponente: Lea Monteiro Oliveira Pinho
As políticas da diversidade: o coletivo no audiovisual brasileiro
Trabalho em Seminário: Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência
Proponente: Thiago Siqueira Venanzoni
As Reflexividades do documentário Interior. Leather Bar.
Painel
Proponente: Esmejoano Lincol da Silva de França
AS SOMBRAS, O CORPO FEMININO E O VOYEUR EM JULIO BRESSANE
Inscrição Individual
Proponente: Raquel Cristina Ribeiro Pedroso
As temporalidades narrativas em Palace II e Cidade de Deus
Inscrição Individual
Proponente: LUCAS FURTADO ESTEVES
As visualidades do conceito de Sense of Place na série Them (2021-)
Painel
Proponente: Anna Carolina Mendes Ramos
As vozes autorais e os gestos de criação na nova trilogia de Star Wars
Trabalho em Seminário: Teoria de Cineastas
Proponente: Patricia de Oliveira Iuva
ASPECTOS FISIOLÓGICOS DA COR NA FOTOGRAFIA CINEMATOGRÁFICA
Inscrição Individual
Proponente: TIAGO MENDES ALVAREZ
Assombrações (de)coloniais: as ruínas de Fordlândia.
Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Roberto Robalinho Lima
Audiovisual on trajective
Inscrição Individual
Proponente: tatiana giovannone travisani
Autenticidade e intimidade: categorias feministas no pornô Bed Party
Painel
Proponente: Julia Dias Alimonda
AUTOFICÇÃO, HIV E AIDS: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA A REDUÇÃO DE ESTIGMAS
Painel
Proponente: Evandro Rafael Ramadan Manchini
Balas perdidas, escolas violadas: as imagens da linha de tiro
Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Diego de Jesus Santos
Black Tie–Pau Brasil. Cinema Novo, Oficina e Arena noutras imbricações
Inscrição Individual
Proponente: Flavio Kactuz (Flávio C. P. de Brito)
Brakhage, Kant e o “olho não-tutelado”: interpelações recíprocas
Trabalho em Seminário: Cinema Comparado
Proponente: Mateus Araujo Silva
Brasil e Brasília no cinema documentário de Joaquim Pedro de Andrade
Inscrição Individual
Proponente: MEIRE OLIVEIRA SILVA
Brasil, México e a representação de novos regimes de controle
Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Marcelo Vieira Prioste
Buñuel e Torre Nilsson na contramão do “Neorrealismo latino-americano”
Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Estevão de Pinho Garcia
Caboclo de lança sônico: Processos de criação do som em Azougue Nazaré
Painel
Proponente: Bruno Alves da Silva Pereira
Cabronas e Badasses: as três vidas de Teresa Mendoza
Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Marina Soler Jorge
Caetano/Godard: a canção-câmera
Trabalho em Seminário: Cinema Comparado
Proponente: Claudio Leal
Camadas da direção de arte em A vida invisível (2019)
Trabalho em Seminário: Estética e teoria da direção de arte audiovisual
Proponente: Nívea Faria de Souza
Cantar para curar a terra
Inscrição Individual
Proponente: Cristiane da Silveira Lima
Caos regulatório e a guerra do streming no Brasil: uma análise crítica
Inscrição Individual
Proponente: Lia Bahia
Cartografia do fascismo no cinema brasileiro pré-Bolsonaro
Inscrição Individual
Proponente: Daniel Feix
Cartografias de um devir feminino da realização de um doc
Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Fernanda Omelczuk Walter
Casa da Memória Negra de Salto – um documentário social de exposição
Trabalho em Seminário: Cinemas negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas.
Proponente: Lilian Sola Santiago
Cidade Invisível: novos rumos em busca de representatividade indígena
Inscrição Individual
Proponente: Ana Paula Bragaglia
Cine Globo de Três Passos: dos rolos de 35 mm aos HDs do 3D
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Christian Jordino Antonio Ferreira Alves da Silva
Cine Passeio: a volta do cinema às ruas de Curitiba.
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Tamara Fernanda Carneiro Evangelista
Cineclube: a experiência brasileira
Inscrição Individual
Proponente: Jorge Luiz Cruz
Cinedemografia: gênero, cor/raça e temáticas de longas brasileiros
Trabalho em Seminário: Cinemas mundiais entre mulheres: feminismos contemporâneos em perspectiva
Proponente: PAULA ALVES DE ALMEIDA
Cinema de Alagoas: panorama da última década
Inscrição Individual
Proponente: Maysa Santos da Silva
Cinema de grupo e o ver junto no modo online
Trabalho em Mesa: Cinema de grupo e corpo online
Proponente: Douglas Resende
Cinema de grupo e o ver junto no modo online
Trabalho em Mesa: Cinema de grupo e corpo online
Proponente: Viviane de Carvalho Cid
Cinema de grupo e o ver junto no modo online
Trabalho em Mesa: Cinema de grupo e corpo online
Proponente: Cezar Migliorin
CINEMA DE HORROR BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: PERSPECTIVAS E FRONTEIRAS
Inscrição Individual
Proponente: Rodrigo Cazes Costa
Cinema de Invenção: sintonias e relações processuais
Inscrição Individual
Proponente: Renato PannacciCoautor: Priscyla Bettim
Cinema e ancestralidade: as esferas de criação dos cinemas negros
Trabalho em Seminário: Cinemas negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas.
Proponente: Natália Lopes Wanderley
Cinema e Arte-Educação: Basquiat – traços de uma vida
Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Maria Cristina Mendes
Cinema e Cidade Armário: a representação da experiência queer.
Painel
Proponente: Tadeu Barbuto Bousada
CINEMA E EDUCAÇÃO: ELABORAÇÃO DE MEMÓRIA E LUTA DA FAVELA DO VIDIGAL
Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Marta Cardoso Guedes
Cinema e segregação racial nos Estados Unidos no período silencioso
Inscrição Individual
Proponente: Fabio Luciano Francener Pinheiro
Cinema fronteiriço: primeiros passos rumo a um subgênero mexicano
Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Maurício de Bragança
Cinema incômodo: Cafarnaum, realismo intensificado e emoções críveis
Inscrição Individual
Proponente: Gabriel Perrone Vianna
CINEMA OLYMPIA: UMA ETNOGRAFIA DOS DISCURSOS EM REDES SOCIAIS
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Maryane de Lima Brito
Cinema Online: rearranjos da distribuição audiovisual nas plataformas
Inscrição Individual
Proponente: João Carlos MassaroloCoautor: Dario de Souza Mesquita Júnior
Cinema ou propaganda? Uma leitura de dois filmes sobre o impeachment
Inscrição Individual
Proponente: Fabio Silvestre Cardoso
Cinema pernambucano de ficção científica: uma análise de Carro Rei
Painel
Proponente: Inana Maria Sabino Fernandes da Silva
Cinema transdisciplinar nas escolas: desafiar a singularidade
Inscrição Individual
Proponente: Gustavo Jardim
Cinema, acustemologia, cosmoaudição: atravessamentos possíveis
Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Felippe Schultz Mussel
Cinema, clausura e educação: desafios pandêmicos e trocas feministas
Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Cíntia Langie Araujo
Cinema, educação e universidade
Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Ana Paula Nunes
Cinemas indígenas e pandemia no alto Xingu
Inscrição Individual
Proponente: Thomaz Marcondes Garcia PedroCoautor: Caio de Salvi Lazaneo
Cinemas racializados: que lutas, que estratégias no século XXI
Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Michelle Cunha Sales
CINEMATOGRAFAR COM JOVENS PARA ALÉM DO SATURADO: VOZES-EM-CONTÁGIO
Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Juslaine de Fátima Abreu Nogueira
Circulação internacional de filmes brasileiros
Inscrição Individual
Proponente: Hadija Chalupe da Silva
Coletivo Audiovisual Munduruku nas redes de resistência e autonomia
Inscrição Individual
Proponente: Camila Dutervil
Comentários introdutórios sobre a abolição da arte de Alain Jouffroy
Trabalho em Seminário: Cinema experimental: histórias, teorias e poéticas
Proponente: Leonardo Esteves
Comentários sobre o cinema brasileiro no Facebook
Inscrição Individual
Proponente: Dafne Reis Pedroso da Silva
Como Analisar o efeito sonoro fílmico: Uma proposta metodológica
Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: ROBERTA AMBROZIO DE AZEREDO COUTINHO
Comparando “La Jetée” e derivados, “Interestelar” e “Organismo”
Inscrição Individual
Proponente: Lueluí Aparecida de Andrade
Comparando conteúdos de disciplinas de Direção
Trabalho em Mesa: O ensino de direção audiovisual nas universidades brasileiras
Proponente: Carlos Gerbase
Competição ou Reinvenção? Tensionamentos entre o cinema e o streaming
Inscrição Individual
Proponente: aline lisboa da silva
Complexidade dos processos de produção cinematográfica
Trabalho em Seminário: Teoria de Cineastas
Proponente: Cecilia Almeida Salles
Comunidades em negativo: caminhos da coralidade no cinema
Painel
Proponente: Rodrigo Hubert Leme
Conjugar intermitências: entre o dito e o indizível
Inscrição Individual
Proponente: Rafael de Souza Barbosa
Conselhos de cinema no Brasil: aproximações entre setor e Estado
Painel
Proponente: Laura Souza Pereira
Constelação e motivo visual: a piscina vazia no cinema brasileiro
Trabalho em Seminário: Cinema Comparado
Proponente: Mariana Souto
CORPOS ENTRE OBJETOS: CORES FORMAS E TEXTURAS
Trabalho em Seminário: Estética e teoria da direção de arte audiovisual
Proponente: Silvaneide Dias da Silva
Corpos permeáveis e aparatos de imersão virtual no cinema Sci-fi.
Painel
Proponente: Gustavo dos Santos Ramos
Corpos que ameaçam: as mulheres no filme O jardim das espumas (1970)
Inscrição Individual
Proponente: Carolina de Oliveira Silva
Correspondência Fílmica : sobrevivência das imagens por alteridades
Painel
Proponente: Gabriel Dias Franco de Godoy
Criação de dispositivos em filmes para e com bebês
Trabalho em Mesa: Experimentações com cinema no/do lugar-escola da Educação Infantil
Proponente: Mauro Antonio Guari
Criação de trilhas por Inteligência Artificial e bibliotecas digitais
Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: GEÓRGIA CYNARA COELHO DE SOUZA
Criatividade na direção de audiovisual
Inscrição Individual
Proponente: Mauro Giuntini Viana
Cubas e Casmurro-a adaptação da narrativa autoconsciente não-confiável
Inscrição Individual
Proponente: Carolina Soares Pires
Culinária e gastronomia, afeto e distinção: discursos negociados na TV
Inscrição Individual
Proponente: Nara Lya Cabral Scabin
Cultura dos dados e estética do fragmento em narrativas interativas
Inscrição Individual
Proponente: DANIELA ZANETTI
Cultura sound-system e obras audiovisuais: teorias em diálogo
Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Leonardo Alvares Vidigal
Da Arqueologia das Mídias à Arqueologia dos Filmes
Inscrição Individual
Proponente: Marcio Telles da Silveira
Da colonização do sono aos sonhos do corpo: “A febre”, de Maya Da-Rin
Trabalho em Seminário: Cinema Comparado
Proponente: Ilana FeldmanCoautor: Maria Cristina Franco FerrazCoautor: Ericson Telles Saint Clair
Da ética do olhar à política da imagem nos filmes de Safira Moreira
Inscrição Individual
Proponente: Bruno Saphira Ferreira Andrade
Da ideia de conversação nos filmes de Júlio Bressane
Trabalho em Seminário: Teoria de Cineastas
Proponente: Lennon Pereira Macedo
Da literatura ao cinema: por uma teoria da influência cinematográfica
Inscrição Individual
Proponente: Luiz Fernando Coutinho de Oliveira
Da paisagem à imagem-mundo: natureza em “Luz nos trópicos”
Inscrição Individual
Proponente: Fabio Camarneiro
Da reativação da escuta na formação audiovisual
Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Marina Mapurunga de Miranda Ferreira
Da Sinfonia ao Réquiem: atualizações das imagens de um gênero urbano
Painel
Proponente: Thaís Itaboraí Vasconcelos
Dario Argento e Bong Joon-ho: uma leitura existencialista
Inscrição Individual
Proponente: Gabriel Costa Correia
Dark: vozes de narradores, “som sujo”, a escuta do ambiente fantástico
Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Fernando Morais da Costa
Das poéticas que irrompem: notas para pensar a educação
Inscrição Individual
Proponente: Daniela da Silva
De catálogo a canal: os 10 anos de Netflix no Brasil
Inscrição Individual
Proponente: Pedro Peixoto Curi
Decolonialidade e resistência no cinema indígena da Amazônia
Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Angela Nelly dos Santos Gomes
Desafios da descrição na análise de LIMITE (1931), de Mário Peixoto.
Trabalho em Seminário: Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência
Proponente: Rubens Luis Ribeiro Machado Júnior
Desejo e desilusão – melodramas romanescos na Hollywood dos anos 50
Painel
Proponente: Victor Cardozo Barbosa
DESEJOS COLONIAIS: articulações do erótico no cinema brasileiro
Inscrição Individual
Proponente: Leon Orlanno Lôbo Sampaio
DESVIOS NA IMAGEM: A INSCRIÇÃO GRÁFICA NO FILME A PAIXÃO DE JL (2015)
Inscrição Individual
Proponente: Giulianna Nogueira Ronna
Dez anos da Rosza Filmes no Recôncavo da Bahia, cinema e território
Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Angelita Maria Bogado
Diagrama e fantasmagoria em Eclipse de Antônio Moreno
Inscrição Individual
Proponente: Lucas Gadelha Parente
Diante daqueles que estão à beira: os filmes de A. Sissako
Trabalho em Seminário: Cinema Comparado
Proponente: Hannah Serrat de Souza Santos
DIASPORÁTICAS – Desenvolvimento de uma experiência imersiva
Inscrição Individual
Proponente: Lyara Luisa de Oliveira Alvarenga
Diálogos trágicos em Dias de Nietzsche em Turim (2001)
Painel
Proponente: Thaís Teixeira Folgosi
Dimensões do visível em Filme Para Poeta Cego
Inscrição Individual
Proponente: Haroldo Ferreira Lima
Direção de arte e cenografia virtual na TV Cultura
Trabalho em Seminário: Estética e teoria da direção de arte audiovisual
Proponente: João Paulo Amaral Schlittler
Direção de fotografia como estratégia no cinema “Beyond Nollywood”
Trabalho em Seminário: Estética e plasticidade da direção de fotografia
Proponente: Ana Camila de Souza EstevesCoautor: Marina Cavalcanti Tedesco
Dispositivo, atmosfera e nostalgia na retomada de filmagens de arquivo
Trabalho em Seminário: Outros Filmes
Proponente: Vanessa Maria Rodrigues
Diversidade no filme Tatuagem: experimentações criativas
Inscrição Individual
Proponente: Wilton Garcia Sobrinho
Do experimental ao filme-ensaio: passagens
Trabalho em Seminário: Cinema experimental: histórias, teorias e poéticas
Proponente: Francisco Elinaldo Teixeira
Do Menino Maluquinho a um novo modelo narrativo no Cinema Infantil
Trabalho em Seminário: Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual
Proponente: ARTHUR FELIPE DE OLIVEIRA FIEL
Do ponto de vista ao ponto de ver: camerar o cinema para sair de si
Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Isaac Pipano Alcantarilla
Do Sistema ao Mecanismo: a política segundo Padilha em dois tempos
Trabalho em Seminário: Teoria de Cineastas
Proponente: Guilherme Fumeo Almeida
Doce Amianto: Disjunções entre o corpo e a fala
Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Joice Scavone Costa
DOCUMENT[AÇÃO] PARATEXTUAL: TEORIA DE CINEASTAS E CRÍTICA GENÉTICA
Trabalho em Seminário: Teoria de Cineastas
Proponente: Cristiane do Rocio Wosniak
Edgard Navarro, cineasta em queda livre
Inscrição Individual
Proponente: Marise Berta de Souza
Elaborações da história alemã em Harun Farocki e Straub-Huillet
Trabalho em Seminário: Cinema Comparado
Proponente: LUÍS FELIPE DUARTE FLORES
Em busca do filme perdido: Les Antillais (1967) de Norma Bahia Pontes
Trabalho em Seminário: Cinemas mundiais entre mulheres: feminismos contemporâneos em perspectiva
Proponente: Lívia Perez de Paula
Em busca do pai: duas construções visuais por Walter Carvalho
Trabalho em Seminário: Estética e plasticidade da direção de fotografia
Proponente: Maria Fernanda Riscali de Lima Moraes
Em busca dos espaços outros
Inscrição Individual
Proponente: Luiz Fernando Wlian
Em meio à profusão: inscrição de si pelas filmagens domésticas
Inscrição Individual
Proponente: Laís de Lorenço Teixeira
Emergência Audiovisual: A Casa, a Tela e a Virtualização da Vida
Inscrição Individual
Proponente: Ivana Bentes
Emergências fílmicas das mulheres sem-terra como sujeitas políticas
Trabalho em Seminário: Cinemas mundiais entre mulheres: feminismos contemporâneos em perspectiva
Proponente: Cláudia Cardoso Mesquita
Empregadas domésticas na comédia latino-americana: Desideria & Dercy
Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Fabián Rodrigo Magioli Núñez
ENCARNAÇÃO DO DEMÔNIO e tendências do horror brasileiro nos anos 2000
Inscrição Individual
Proponente: Laura Loguercio Cánepa
Encenando e cantando a tragédia já conhecida
Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Leandro Afonso Guimarães
Enquadramentos e encenações do espaço: tecnologias do cenário
Trabalho em Seminário: Estética e teoria da direção de arte audiovisual
Proponente: Cesar de Siqueira Castanha
Ensino remoto emergencial: uma experiência promissora no IFB
Painel
Proponente: Roberval de Jesus Leone dos Santos
Entre autor e obra: Cronenberg do feminino ao masculino monstruoso
Trabalho em Seminário: Teoria de Cineastas
Proponente: Fernando Mascarello
Entre gêneros cinematográficos: uma análise dos musicais africanos
Trabalho em Seminário: Cinemas negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas.
Proponente: Jusciele Conceição Almeida de Oliveira
Entre o jogo e a experimentação: o lúdico na fotografia contemporânea
Trabalho em Mesa: Hibridismos e formas impuras: temporalidades e estéticas da imagem
Proponente: osmar gonçalves dos reis filho
Entre os ruídos e a música – a fronteira indefinida no cinema japonês
Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Demian Albuquerque Garcia
Entrevista: Festivais audiovisuais e/como políticas públicas
Trabalho em Mesa: Festivais audiovisuais e (como) políticas públicas
Proponente: Amaranta Cesar
Entrevista: Festivais audiovisuais e/como políticas públicas
Trabalho em Mesa: Festivais audiovisuais e (como) políticas públicas
Proponente: Juliana Muylaert Mager
Entrevista: Festivais audiovisuais e/como políticas públicas
Trabalho em Mesa: Festivais audiovisuais e (como) políticas públicas
Proponente: EDUARDO N VALENTE
Escada pro palhaço: direção de arte e comédia física na cidade moderna
Trabalho em Seminário: Estética e teoria da direção de arte audiovisual
Proponente: Gianna Gobbo Larocca
Escravidão, terror branco: casas assombradas em O Nó do Diabo e Açúcar
Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Marcelo Rodrigues Souza RibeiroCoautor: Marina Lordelo Carneiro
Escrevivência fílmica em “Sementes: Mulheres Pretas no Poder”
Trabalho em Seminário: Cinemas negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas.
Proponente: Maria Amália Borges Cursino de Freitas Arruda
Espetáculos Noturnos: do Fantástico como Ambiência Cinematográfica
Trabalho em Seminário: Cinema Comparado
Proponente: Erick Felinto de Oliveira
Estilo e fusão sonora de Christopher Nolan
Inscrição Individual
Proponente: Ian Costa Cavalcanti
Estratégias para o ensino de direção presencial e remoto
Trabalho em Mesa: O ensino de direção audiovisual nas universidades brasileiras
Proponente: Katia Augusta Maciel
Exibições ambulantes de 1897 a 1905 em Campos dos Goytacazes (RJ)
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Tiago Bravo Pinheiro de Freitas Quintes
Experiências de ensino e práticas audiovisuais em âmbito virtual
Trabalho em Mesa: A propósito de investigação sobre a produção pandêmica no audiovisual.
Proponente: Deisy Fernanda Feitosa
Experimentalismo: diálogo entre o cinema marginal e as artes visuais
Trabalho em Seminário: Cinema experimental: histórias, teorias e poéticas
Proponente: Mario Caillaux Oliveira
Experimentando cinema na escola a partir de paisagens em desaparição
Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Katharine Rafaela Diniz Nunes
États généraux: uma dinâmica econômica para o documentário
Inscrição Individual
Proponente: Teresa Noll Trindade
Êxodo Hollywoodiano
Inscrição Individual
Proponente: Laís Lima Pinho
Fabulação e Memória no Filme Ensaio – Análise de Coração de Cachorro
Trabalho em Seminário: Outros Filmes
Proponente: Carolina Goncalves pinto
Fazeres das imagens, saberes das lutas
Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Vinícius Andrade de Oliveira
Festivais e a história do cinema: I Festival de Cinema da Bahia (1962)
Trabalho em Seminário: Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência
Proponente: Izabel de Fátima Cruz Melo
Figurações e fulgurações lésbicas no cinema
Trabalho em Mesa: Figurações e fulgurações lésbicas no cinema
Proponente: Ana Caroline de Almeida
Figurações e fulgurações lésbicas no cinema
Trabalho em Mesa: Figurações e fulgurações lésbicas no cinema
Proponente: Ramayana Lira de Sousa
Figurações e fulgurações lésbicas no cinema
Trabalho em Mesa: Figurações e fulgurações lésbicas no cinema
Proponente: Alessandra Soares Brandão
Filmar a mãe: exercícios-fílmicos no confinamento do ensino remoto
Trabalho em Seminário: Cinemas mundiais entre mulheres: feminismos contemporâneos em perspectiva
Proponente: Roberta Veiga
Filmar os quilombos, ontem e hoje: rememoração em Aruanda e Nove Águas
Painel
Proponente: Alessandra Pereira Brito
Filme Demência, cidade, subjetividade e alegoria.
Painel
Proponente: Cauê Costa Soares
Filmes para quedas: a incerteza como dispositivo no documentário
Inscrição Individual
Proponente: Daniel Velasco Leão
FLUXO EXPANDIDO NAS AUDIOVISUALIDADES CONTEMPORÂNEAS
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: EDEMAR MIQUETA
Fora de ordem, fora da ordem: fuga do real e desejo de transcendência
Inscrição Individual
Proponente: Lyana Guimarães Martins
Formar diretores ou autores?
Inscrição Individual
Proponente: Roberto Franco Moreira
Frontalidade e absorção: dois paradigmas representacionais
Trabalho em Seminário: Cinema Comparado
Proponente: Luiz Carlos Oliveira Junior
Fronteiras da alteridade na representação de refugiados no audiovisual
Inscrição Individual
Proponente: José Augusto Mendes Lobato
Fundo de quintal S/A: estratégias do audiovisual no RN, na PB e em PE
Inscrição Individual
Proponente: Janaine Sibelle Freires Aires
Garota de Ipanema, o mercado e a modernização da comédia musical
Inscrição Individual
Proponente: Pedro Vaz Perez
Geografias Flexíveis do Cinema em Pernambuco
Trabalho em Mesa: Ensaios Audiovisuais sobre Geografias Afetivas
Proponente: Samuel Paiva
Geografias Flexíveis do Cinema em Pernambuco
Trabalho em Mesa: Ensaios Audiovisuais sobre Geografias Afetivas
Proponente: Amanda Mansur Custódio Nogueira
Geografias Flexíveis do Cinema em Pernambuco
Trabalho em Mesa: Ensaios Audiovisuais sobre Geografias Afetivas
Proponente: Alexandre Figueirôa Ferreira
GERAÇÃO CINEMATECA EM FESTIVAIS BRASILEIROS ENTRE 1975 E 1985
Trabalho em Seminário: Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência
Proponente: Luciane Carvalho
Gestos de resistência no documentário autobiográfico de mulheres
Trabalho em Seminário: Cinemas mundiais entre mulheres: feminismos contemporâneos em perspectiva
Proponente: Coraci Bartman Ruiz
Gestos ensaísticos no cinema de realizadoras do Sul global
Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Julia Vilhena Rodrigues
Golden Shower no Carnaval: formas de olhar para um escândalo digital.
Painel
Proponente: Fábio de Carvalho Penido
Governo, governamentalidade e imagens em movimento
Trabalho em Seminário: Outros Filmes
Proponente: Arlindo Rebechi Junior
Grimórios em Movimento: A Arte de Méliès à Luz de Outros Fantasmas
Inscrição Individual
Proponente: Giordano Dexheimer Gil
Guitar Days e Time Will Burn: uma análise sobre os documentários sobre
Painel
Proponente: Eliza Dias Möller
Heil Darling: uma Hollywood que esqueceu de acontecer
Trabalho em Seminário: Cinema Comparado
Proponente: Pablo Gonçalo
Helena Ignez e o gesto arqueológico
Painel
Proponente: Daniela Pereira Strack
Helena Ignez: guerreira nômade hipersensível
Inscrição Individual
Proponente: Samantha Ribeiro de Oliveira
Heranças acústicas e pós-memória no cinema
Inscrição Individual
Proponente: Tiago Jorge Alves Fernandes
Hierofonia: O Som do Sagrado e a Voz de Deus
Inscrição Individual
Proponente: Fabrizio Di Sarno
Historicidade sincrônica na poética audiovisual de Valêncio Xavier
Trabalho em Seminário: Cinema experimental: histórias, teorias e poéticas
Proponente: Daniel Felipe Espinola Lima Fonseca
Historicizar a estética: um método diante do documentário brasileiro
Trabalho em Seminário: Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência
Proponente: Naara Fontinele dos Santos
História do cinema & sociedade: as ideias de Jean-Claude Bernardet
Trabalho em Seminário: Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência
Proponente: Arthur Autran Franco de Sá Neto
Histórias cinematográficas nacionais: Eisner, Kracauer e Wollenberg
Inscrição Individual
Proponente: Rafael Morato Zanatto
Hopper e Wenders: temporalidade das imagens em “Duas ou três coisas”
Trabalho em Mesa: Hibridismos e formas impuras: temporalidades e estéticas da imagem
Proponente: NINA VELASCO E CRUZ
Identidade atomizada em Cabra e Peões: o passado ilumina o presente
Painel
Proponente: Marco Escrivão
Ilustrações historiográficas: “90 anos de cinema”, a série e o livro
Trabalho em Seminário: Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência
Proponente: Luís Alberto Rocha Melo
Imagem e nostalgia no filme De longe, ninguém vê o Presidente
Inscrição Individual
Proponente: Márcio Zanetti Negrini
Imagens críticas do Estado Novo. Propaganda Oficial em Conflito
Trabalho em Seminário: Outros Filmes
Proponente: Sayd Mansur
Imagens de segunda mão: vídeo-ensaio como novo território crítico
Inscrição Individual
Proponente: LUIZ GUSTAVO VILELA TEIXEIRA
Imagens em disputa no documentário brasileiro contemporâneo
Inscrição Individual
Proponente: Cristiane Freitas Gutfreind
IMAGINAÇÕES E PAISAGENS URBANAS NO CINEMA: UTOPIAS E DISTOPIAS
Inscrição Individual
Proponente: Maria Helena Braga e Vaz da Costa
Imágenes de la homosexualidad en el cine argentino y brasileño
Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Cecilia Nuria Gil Mariño
Impacto das políticas públicas na cadeia produtiva: Portugal e Brasil
Trabalho em Mesa: Políticas Públicas e Cinema
Proponente: Claudio Roberto de Araujo Bezerra
Inês: cinema, arquivo e resistência
Trabalho em Seminário: Outros Filmes
Proponente: Thais BlankCoautor: Patricia Furtado Mendes Machado
Intermidialidade na videodança: a singularidade inicial
Painel
Proponente: Samuel Leandro de Almeida
Inventar mundos: uma análise crítica do Programa Imagens em Movimento
Painel
Proponente: Gisella Cardoso Franco
Investigando quadros de dor: uma pedagogia para a imagem da catástrofe
Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Alice Andrade Drummond
Joaquim e as dimensões do político no cinema brasileiro recente
Inscrição Individual
Proponente: Eduardo Paschoal de Sousa
John Akomfrah, artista como arquivista
Trabalho em Seminário: Cinemas negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas.
Proponente: Rodrigo Sombra
Juntar o visível e o invisível em A paz com os mortos, de Rithy Panh
Trabalho em Seminário: Teoria de Cineastas
Proponente: Tomyo Costa Ito
Karim Aïnouz e o(a) pesquisador(a) na T. de C.: outras aproximações
Trabalho em Seminário: Teoria de Cineastas
Proponente: Marcelo Carvalho da Silva
L’image écrite e os múltiplos tempos de Aurélia Steiner
Inscrição Individual
Proponente: Isabela Magalhães Bosi
La grammaire de la grandmère: oralidade como poética cinematográfica
Trabalho em Seminário: Teoria de Cineastas
Proponente: Morgana Gama de Lima
La sed y la imagen, sequía en el cine latinoamericano de la modernidad
Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Francisco Javier Ramírez Miranda
Laços que unem? – escrita de si (e das outras) em “Finding Christa”
Trabalho em Seminário: Cinemas mundiais entre mulheres: feminismos contemporâneos em perspectiva
Proponente: Carla Italiano
Leitura documentarizante no SciFi – testando um tensionamento
Inscrição Individual
Proponente: Raquel Valadares de Campos
Leituras bachelardianas em Me Chame Pelo Seu Nome
Inscrição Individual
Proponente: Wendell Marcel Alves da Costa
Leon Cakoff no MASP e o início da Mostra Internacional de Cinema
Trabalho em Mesa: Festivais e Mostras de cinema nascidas em Museus: três estudos de caso
Proponente: Emerson Dylan Gomes Ribeiro
Leonor Teles: O autorretrato de uma jovem cineasta portuguesa
Inscrição Individual
Proponente: Ana Catarina Pereira
Lésbicas racializadas e o “final feliz” em filmes de amadurecimento
Trabalho em Seminário: Cinemas mundiais entre mulheres: feminismos contemporâneos em perspectiva
Proponente: Camila Macedo Ferreira Mikos
Limite (1931) de Mário Peixoto e um Modernismo melancólico
Trabalho em Seminário: Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência
Proponente: Denilson Lopes Silva
Live-streaming, saved footage e montagem em Present.perfect.
Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: Reflexões e Experiências
Proponente: Regiane Akemi Ishii
Lotman e a articulação das narrativas fílmicas
Trabalho em Seminário: Teoria de Cineastas
Proponente: Fábio Sadao Nakagawa
Luta e sonho yanomami. Davi Kopenawa em 6 documentários brasileiros
Inscrição Individual
Proponente: Gustavo Soranz
Manifestações da Não-Trama na estrutura dramatúrgica de “A Febre”
Trabalho em Seminário: Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual
Proponente: Caio Cesar Neves
Maranhão: perspectivas e contradições de um mercado invisibilizado
Inscrição Individual
Proponente: Andréia de Lima Silva
Matando em série: os assassinatos em Memórias de um Estrangulador de L
Inscrição Individual
Proponente: Albert Elduque
Matar os pais: por uma arquivologia emancipatória
Trabalho em Seminário: Outros Filmes
Proponente: Beatriz Rodovalho
Melancolia e nostalgia em Twin Peaks – O Retorno (2017)
Inscrição Individual
Proponente: Milton do Prado Franco Neto
Memória e barbárie: dispositivos confessionais no cinema documentário
Inscrição Individual
Proponente: Letícia Xavier de Lemos Capanema
Metalinguagem: proposta para uma abordagem na educação audiovisual.
Inscrição Individual
Proponente: Ricardo Jose de Barros Cavalcanti
Metamorfoses de uma cidade
Trabalho em Seminário: Cinema Comparado
Proponente: Lucas Bastos Guimarães Baptista
Mito e cinema em “Antígona – a resistência está no sangue” (2019)
Inscrição Individual
Proponente: Alex Beigui de Paiva Cavalcante
Mítico, Maravilhoso, Fantástico? Fraturas em um Documentário Amazônico
Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Uriel Nascimento Santos Pinho
Modo e gênero melodramático em “Mad Men”: serialidade e alusão
Inscrição Individual
Proponente: Giancarlo Casellato Gozzi
Modulações do tempo
Trabalho em Mesa: Hibridismos e formas impuras: temporalidades e estéticas da imagem
Proponente: Antonio Pacca Fatorelli
Montadores brasileiros entre as décadas de 1910 e 1940
Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: Reflexões e Experiências
Proponente: Elianne Ivo Barroso
Montagem 360º: os desafios da edição em experiências de cinematic VR
Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: Reflexões e Experiências
Proponente: João Cláudio Simões de Oliveira (JC Oliveira)
Montagem e som no cinema Artesanal: o caso de Estrada Para Ythaca
Inscrição Individual
Proponente: Kira Santos Pereira
Montagem sobreposta: de Movie-Drome (1965) a 3x3D (2013) e 3X3D (2015)
Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: Reflexões e Experiências
Proponente: Fabiano Pereira de Souza
MONTAGENS GESTÁLTICAS E ESPECTADORES-INTERLOCUTORES
Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: Reflexões e Experiências
Proponente: Denize Correa AraujoCoautor: Luciano Marafon
Mossane e o Mulherismo Africana
Trabalho em Seminário: Cinemas negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas.
Proponente: mariana angelito bessa de souza
Mostra Clássicos & Raros: um modelo para salvaguarda e valorização?
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Vivian Malusá
Mudança de paradigma do roteiro: dos manuais ao processo criativo.
Trabalho em Seminário: Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual
Proponente: Fahya Kury Cassins
Mujeres en el cine del Perú: (in)existencias entre 1910 y 1960
Trabalho em Seminário: Cinemas mundiais entre mulheres: feminismos contemporâneos em perspectiva
Proponente: Carla Daniela Rabelo Rodrigues
Mulher Trans* Tornada: o documentário como narrador do corpo desviante
Inscrição Individual
Proponente: Aline Rebouças Azevedo Soares
Música e imagem, da ascensão à queda: Sarabande em Barry Lyndon
Painel
Proponente: Filipe Jhonata Schettini Azevedo
Música “nacional” em adaptações de livros brasileiros no Cinema Novo
Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Luíza Beatriz Amorim Melo Alvim
Narrativas de si mediadas pelo cinema
Painel
Proponente: ANA PAULA SOARES DA SILVA GOMES
Negro Léo, o último anjo da história
Trabalho em Seminário: Teoria de Cineastas
Proponente: Jamer Guterres de Mello
Nice: formação, criação audiovisual e cineclubismo em Sergipe
Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Maria Beatriz Colucci
Norma Bengell, o colocar-se na História e a construção de si
Inscrição Individual
Proponente: Andressa Gordya Lopes dos Santos
Nostalgia e Ruínas: a UNB em 3 filmes nacionais.
Painel
Proponente: Pablo Rossi Barreira
Notas sobre monstro e multidão em Béla Tarr e Vladimir Herzog
Inscrição Individual
Proponente: João Victor de Sousa Cavalcante
Notas sobre um Apocalipse: Pasolini, Salò e os Escritos corsários
Painel
Proponente: RENATO TREVIZANO DOS SANTOS
Novos procedimentos: roteiro e encenação em Moscou
Inscrição Individual
Proponente: Helena Oliveira Teixeira de Carvalho
O ambiente sonoro em Luz nos Trópicos
Painel
Proponente: Guilherme Farkas
O anacronismo no Barroco de Paul Leduc
Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Marco Túlio de Sousa Ulhôa
O ANJO EXTERMINADOR NO MUNDO DE 2020: DE UM FILME A OUTRO
Trabalho em Mesa: SONS E AURAS DO ESTRANHO: ALIENS, MULHERES E ANJOS
Proponente: IVAN CAPELLER
O ANJO EXTERMINADOR NO MUNDO DE 2020: DE UM FILME A OUTRO
Trabalho em Mesa: SONS E AURAS DO ESTRANHO: ALIENS, MULHERES E ANJOS
Proponente: Érica Faleiro Rodriguess
O ANJO EXTERMINADOR NO MUNDO DE 2020: DE UM FILME A OUTRO
Trabalho em Mesa: SONS E AURAS DO ESTRANHO: ALIENS, MULHERES E ANJOS
Proponente: Carlos Ruiz Carmona
O Brasil em Cannes (1966-1969): políticas do INC e o apoio da França
Trabalho em Seminário: Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência
Proponente: Belisa Brião Figueiró
O brega e o artifício na direção de arte de filmes pernambucanos
Trabalho em Seminário: Estética e teoria da direção de arte audiovisual
Proponente: Iomana Rocha de Araújo Silva
O cineasta e sua gestalt. Contribuições metodológicas para a teoria.
Trabalho em Seminário: Teoria de Cineastas
Proponente: Mannuela Ramos da Costa
O cinema de baixo orçamento no Brasil como urgência do tempo
Trabalho em Seminário: Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência
Proponente: Miriam de Souza Rossini
O cinema de invenção brasileiro contemporâneo no Zero4 Cineclube
Inscrição Individual
Proponente: ROBERTO RIBEIRO MIRANDA COTTA
O cinema e as outras artes em Salvador nos anos 1950
Inscrição Individual
Proponente: Cyntia Araújo Nogueira
O cinema imóvel: espaços e subjetividades
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: JOSE CLAUDIO S CASTANHEIRA
O cinema indígena Kayapó e o corpo-câmera
Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Brener Neves Silva
O cinema negro LGBT e queer no Brasil
Trabalho em Seminário: Cinemas negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas.
Proponente: Gilberto Alexandre Sobrinho
O cinema no ensino de artes remoto na Educação Básica
Painel
Proponente: Luciano Dantas Bugarin
O cinema no processo de criação dos roteiros de Giancarlo Berardi
Inscrição Individual
Proponente: Maria Ignês carlos Magno
O cinema paulista independente dos anos 1950 na imprensa
Inscrição Individual
Proponente: Gabriel Henrique de Paula Carneiro
O cinema sobre cinema nos filmes de Manuel Mozos
Trabalho em Seminário: Teoria de Cineastas
Proponente: Eduardo Tulio Baggio
O cinema submerso: visualidades hidrográficas da Amazônia
Trabalho em Seminário: Cinema experimental: histórias, teorias e poéticas
Proponente: Mariana Arruda Carneiro da Cunha
O circuito de Darwin pelos cineteatros do Rio de Janeiro (1914-1932)
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Sancler Ebert
O coletivo mexicano Cine Mujer e a sua importância socio-política
Trabalho em Seminário: Cinemas mundiais entre mulheres: feminismos contemporâneos em perspectiva
Proponente: Maíra Tristão Nogueira
O conceito de realidade criativa nas obras da cineasta Maya Deren
Painel
Proponente: Fernanda Ianoski Ferro
O Corpo Nordestino: O Nordestern, Bacurau e o Cinema Háptico.
Painel
Proponente: Matheus de Arruda Morais
O COSMOPOLITA NACIONAL: OS CINEMAS DE ARTE E O FILME BRASILEIRO
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Vitor Oliveira Côrtes
O diálogo paródico na produção criativa de Woody Allen.
Inscrição Individual
Proponente: Alexandre Silva Wolf
O Díptico no Cinema Contemporâneo
Inscrição Individual
Proponente: Pedro Henrique Villela de Souza Ferreira
O documentário de Agnès Varda: um percurso entre o filmar e o brincar
Inscrição Individual
Proponente: Leonardo Fernandes Motta
O ECLIPSE DA EXCEÇÃO (Cinema e ditadura na 2a metade dos anos 1980)
Painel
Proponente: THIAGO MENDONCA
O ENCONTRO INTERMIDIÁTICO NO VIDEOCLIPE DE RAP “BLUESMAN”
Painel
Proponente: Monyse Rayne Damasceno da Silva
O ensino de Direção de Arte no curso de Cinema e Audiovisual da UFRB
Trabalho em Seminário: Estética e teoria da direção de arte audiovisual
Proponente: Dorotea Souza Bastos
O espectador de cinema e o Jornal Nacional
Trabalho em Seminário: Outros Filmes
Proponente: Consuelo LinsCoautor: Caio Bortolotti Batista
O espectador e o processo criativo: concepções a partir de cineastas
Trabalho em Seminário: Teoria de Cineastas
Proponente: Manuela PenafriaCoautor: André Rui Nunes Bernardes da Cunha Graça
O Estereótipo da cigana femme fatale no cinema brasileiro (1908-1989)
Inscrição Individual
Proponente: Mariana Sabino-Salazar
O fantasma palpável no cinema de Kiyoshi Kurosawa
Painel
Proponente: Natália Mendes Maia
O fantástico no longa-metragem “Vida de Menina” de Helena Solberg
Inscrição Individual
Proponente: Juliana Soares Mendes
O fazer-se: Lygia Clark e o cinema como produtor de gestos
Trabalho em Seminário: Cinema experimental: histórias, teorias e poéticas
Proponente: Maria Bogado
O filme Biutiful e a imagem-cristal
Trabalho em Seminário: Estética e plasticidade da direção de fotografia
Proponente: Lorena da Silva FigueiredoCoautor: Dandara Ferreira
O fim do corte? O filme-plano, o plano-filme e o corpo zumbi do cinema
Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: Reflexões e Experiências
Proponente: Silvia Okumura Hayashi
O FUNDO SETORIAL DO AUDIOVISUAL E O ESTADO DA BAHIA: ESTUDO DE CASO
Inscrição Individual
Proponente: André Ricardo Araujo Virgens
O Galo cantou em Recife: uma história do Cinema Pathé (1909-1919)
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Felipe Davson Pereira da Silva
O Gigante da América e a direção de arte das contravisualidades
Trabalho em Seminário: Estética e teoria da direção de arte audiovisual
Proponente: Benedito Ferreira dos Santos Neto
O giro colonial no Cinema e no Audiovisual rumo à Educação
Inscrição Individual
Proponente: Eliany Salvatierra Machado
O háptico no Tríptico elementar da Espanha de José Val de Omar
Trabalho em Seminário: Cinema experimental: histórias, teorias e poéticas
Proponente: Erly Milton Vieira Junior
O homem com a câmera (1929) como um filme-diário
Inscrição Individual
Proponente: Luis Felipe Gurgel Ribeiro Labaki
O horror da bomba atômica como origem do mal em Twin Peaks: The Return
Trabalho em Mesa: Perspectivas transversais sobre o Insólito: horror e política
Proponente: Rogério Ferraraz
O imaginário e Direção de Arte em “Os Pássaros” de Alfred Hitchcock.
Trabalho em Seminário: Estética e teoria da direção de arte audiovisual
Proponente: Laís Serra
O intemporal nas músicas experimentais de Pátio, de Glauber Rocha
Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Damyler Ferreira Cunha
O Lugar da Cenografia no Espaço Cênico Televisivo.
Trabalho em Seminário: Estética e teoria da direção de arte audiovisual
Proponente: flavia yared rocha
O melodrama no cinema brasileiro e o paradigma do popular
Inscrição Individual
Proponente: David Ken Gomes Terao
O Palácio dos Anjos: Mercado financeiro e meretrício de luxo
Inscrição Individual
Proponente: Geraldo Blay Roizman
O papel da caracterização na representação de personagens realistas
Trabalho em Seminário: Estética e teoria da direção de arte audiovisual
Proponente: Theresa Christina Barbosa de Medeiros
O pensamento da cor na direção de arte audiovisual
Trabalho em Seminário: Estética e teoria da direção de arte audiovisual
Proponente: Milena Leite Paiva
O processo intermidiático no roteiro de BabyDoll de Tennessee Williams
Trabalho em Seminário: Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual
Proponente: Fernanda Sales Rocha Santos
O QUE PODEMOS APRENDER COM OS PINTORES?
Trabalho em Seminário: Estética e plasticidade da direção de fotografia
Proponente: André Schütz
O relato de um operário contemporâneo em “Arábia”
Inscrição Individual
Proponente: MAURICIO VASSALI
O repertório musical pós-golpe em “Bethânia bem de perto: A Propósito
Painel
Proponente: Rafael Saar da Costa
O RISO, O CINEMA E A CIDADE: GRANDES CLOWNS DO CINEMA DA AMÉRICA LATIN
Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: YANET AGUILERA VIRUEZ FRANKLIN DE MATOS
O roteiro audiovisual e as implicações da cena imersiva
Trabalho em Seminário: Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual
Proponente: Rafael Leal
O roteiro no cinema pós-industrial: “Antônio um dois três”
Trabalho em Seminário: Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual
Proponente: Ana Patricia de Queiroz Carneiro Dourado
O roteiro nos primórdios do cinema brasileiro (1913-1931)
Trabalho em Seminário: Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual
Proponente: Natasha Romanzoti Graziano
O sentido do precário na montagem
Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: Reflexões e Experiências
Proponente: ana rosa marques
O ser como invenção – Das dramaturgias da memória às simulações de si
Inscrição Individual
Proponente: Márcio Henrique Melo de Andrade
O silêncio audível sobre Alice Guy
Trabalho em Seminário: Cinemas mundiais entre mulheres: feminismos contemporâneos em perspectiva
Proponente: Amanda Lopes Fernandes
O som ao redor de Bacurau: conflitos e estranhamentos sonoros
Inscrição Individual
Proponente: Andreson Silva de Carvalho
O tempo vaza: a mancha em Inverno de sangue em Veneza
Inscrição Individual
Proponente: Wellington Gilmar Sari
O território artístico nas obras de Freitas, Parente e Andrade
Trabalho em Seminário: Outros Filmes
Proponente: Paula Nogueira Ramos
O trabalho no cinema brasileiro contemporâneo: prismas conceituais
Painel
Proponente: Pedro Félix Pereira Moura
O utópico e disruptivo nas imagens de Branco Sai, Preto Fica
Trabalho em Seminário: Estética e plasticidade da direção de fotografia
Proponente: Cyntia Gomes Calhado
O VÍDEO-ENSAIO COMO INSTRUMENTO ACADÊMICO
Painel
Proponente: Murilo Nogueira dos Anjos
O zumbi e o negro em D. W. Griffith e George A. Romero
Inscrição Individual
Proponente: Francisco Etruri Parente
O “filme estrutural” e o “problema dos três corpos”
Trabalho em Seminário: Cinema experimental: histórias, teorias e poéticas
Proponente: Rodrigo Faustini dos Santos
OBJETIFICAÇÃO DO CORPO FEMININO NO FILME “MÃE!”
Painel
Proponente: Maria Eduarda Santos Medeiros
Oficina Os óculos do vovô: aprendendo com infância, velhice e cinema
Inscrição Individual
Proponente: ALINE VERISSIMO MONTEIRO
Olhares (Im)Possíveis: cartografia de Contra-monumentos em Ouro Preto
Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Arthur Medrado Soares Araujo
Orgasmos musicais e revolução cultural em América do Sexo
Painel
Proponente: Francisco José Pereira da Costa Júnior
Os critérios de Aumont
Trabalho em Seminário: Teoria de Cineastas
Proponente: Bruno Leites
Os filmes didáticos de Éric Rohmer: rascunhos do porvir
Painel
Proponente: Giovanni Alencar Comodo
OUTROS VIDEODANÇARES: EXPERIMENTAÇÕES ENTRE O FÍLMICO E O COREOGRÁFICO
Inscrição Individual
Proponente: JOUBERT DE ALBUQUERQUE ARRAIS
Paisagens familiares. Deriva, arquivos, rastros e espaços íntimos
Trabalho em Seminário: Cinema Comparado
Proponente: Angela Freire Prysthon
Panóptico Invertido: democratizar o audiovisual pela narrativa de rede
Painel
Proponente: Filippo Pitanga Goytacaz Cavalheiro
Para ler o filme: roteiro, literatura e mercado editorial no Brasil
Trabalho em Seminário: Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual
Proponente: Maria Castanho Caú
Paradigmas da ferramenta de edição não-linear de video digital
Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: Reflexões e Experiências
Proponente: João Velho
Paradoxos da visibilidade: a melancolia da imagem no databending
Inscrição Individual
Proponente: Mariana Dias Miranda
Passagem para a cidade
Trabalho em Mesa: Dossiê Erotismo, literatura e cinema em “A dama do lotação”
Proponente: Maria Filomena Gregori
Passagem para o corpo
Trabalho em Mesa: Dossiê Erotismo, literatura e cinema em “A dama do lotação”
Proponente: Esther Hamburger
Passagem para o transe
Trabalho em Mesa: Dossiê Erotismo, literatura e cinema em “A dama do lotação”
Proponente: Eliane Robert Moraes
Patrocínio e marketing no financiamento da produção contemporânea
Trabalho em Seminário: Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência
Proponente: Sheila Schvarzman
Paz e Amor (1910): reexaminando os filmes cantantes e a “Bela época”
Trabalho em Seminário: Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência
Proponente: Rafael de Luna Freire
Pensar o cinema a partir dos diários íntimos dos cineastas
Inscrição Individual
Proponente: RAFAEL ROSINATO VALLES
Perfil e narrativas das protagonistas de filmes comerciais brasileiros
Trabalho em Seminário: Cinemas mundiais entre mulheres: feminismos contemporâneos em perspectiva
Proponente: Bárbara Malta Rabello
Personagem-câmera: a lucidografia de Resident Evil 7: Biohazard
Trabalho em Seminário: Estética e plasticidade da direção de fotografia
Proponente: Paulo Souza dos Santos Junior
Personagens roteiristas e suas poéticas de roteiro
Trabalho em Seminário: Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual
Proponente: Joanise Levy (Jô Levy)
Pioneiras e Rebeldes: as Mulheres Cineastas do Cinema Francês
Inscrição Individual
Proponente: Fernanda Aguiar Carneiro Martins
Plano a plano: poética das transições na montagem de “Acossado”
Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: Reflexões e Experiências
Proponente: Vinicius Augusto Carvalho
Pluralidade na ficção científica em The Future was Desert (2016)
Trabalho em Mesa: A imagem como contraespaço
Proponente: Ana Maria de Assunção Carvalho
Pode a subalterna cantar? A empregada doméstica nas chanchadas
Inscrição Individual
Proponente: Daniel Matos
Políticas de presença e autoria trans negra no documentário brasileiro
Trabalho em Seminário: Cinemas negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas.
Proponente: Daniel Zacariotti
Políticas do Olhar, diálogos sobre curadoria e descolonização.
Trabalho em Seminário: Cinemas negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas.
Proponente: Janaína Oliveira
Políticas públicas para o Cinema em Portugal (1971-2021)
Trabalho em Mesa: Políticas Públicas e Cinema
Proponente: Paulo Cunha
Políticas públicas para o Cinema: Comparabilidades
Trabalho em Mesa: Políticas Públicas e Cinema
Proponente: Leandro José Luz Riodades de Mendonça
Ponto de vista distorcido em histórias desconfortáveis: Fábulas Ruins
Inscrição Individual
Proponente: Gabriela Kvacek Betella
Por uma tríade praiana: modos de existir-resistir no espaço e tempo
Inscrição Individual
Proponente: Ana Luisa de Castro Coimbra
POSSIBILIDADES FÍLMICAS DO CORPO COM DEFICIÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR
Painel
Proponente: Odair Rodrigues dos Santos Junior
Potencialidades de um Suburbanismo Fantástico Brasileiro
Inscrição Individual
Proponente: PEDRO ARTUR BAPTISTA LAURIA
Povos indígenas isolados e sua imagem no documentário nacional.
Inscrição Individual
Proponente: JANAINA WELLE
PRÁTICAS CULTURAIS DE PÚBLICOS EM FESTIVAIS DE CINEMA
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Tetê Mattos (Maria Teresa Mattos de Moraes)
PretEspaço: descorporificação e desaparição no cinema negro
Trabalho em Seminário: Cinemas negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas.
Proponente: KENIA CARDOSO VILACA DE FREITAS
Primavera de um festival: o MIS-SP e o Festival de Curtas (1990-1994)
Trabalho em Mesa: Festivais e Mostras de cinema nascidas em Museus: três estudos de caso
Proponente: Adriano Ramalho Garrett
Processo criativo na escrita da série original Netflix “Boca a Boca”
Trabalho em Seminário: Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual
Proponente: Raphael Aragão de Carvalho Cavalcante
Processos de criação com cinemas que inventam comunidades
Inscrição Individual
Proponente: Deisimer Gorczevski
Processos e formas coletivas de cine em Marta Rodríguez e Jorge Silva
Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Rafael de Amorim Albuquerque e Mello
Projeto CinEdu: práticas sobre cinema e educação por meio da extensão
Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Ana Graciela Voltolini
Promessas, promessas: “Paramount e a filmagem brasileira” em Cinearte
Trabalho em Seminário: Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência
Proponente: Pedro Butcher
Prometeu 21: CARA-O-QUÊ? webTVs na gravidade sob controle remoto
Trabalho em Mesa: Prometeu 21: CARA-O-QUÊ? webTVs na gravidade sob controle remoto
Proponente: MILENA SZAFIR
Prometeu 21: CARA-O-QUÊ? webTVs na gravidade sob controle remoto
Trabalho em Mesa: Prometeu 21: CARA-O-QUÊ? webTVs na gravidade sob controle remoto
Proponente: Caio Victor da Silva Brito
Prometeu 21: CARA-O-QUÊ? webTVs na gravidade sob controle remoto
Trabalho em Mesa: Prometeu 21: CARA-O-QUÊ? webTVs na gravidade sob controle remoto
Proponente: José Wilker Carneiro Paiva
QUANDO NÃO ESTÃO AS CRIANÇAS O QUE ESTÁ VIVO EM FILMES DO LUGAR-ESCOLA
Trabalho em Mesa: Experimentações com cinema no/do lugar-escola da Educação Infantil
Proponente: Wenceslao Machado de Oliveira Jr
Quando o cinema na escola emerge como mafuá
Trabalho em Mesa: Experimentações com cinema no/do lugar-escola da Educação Infantil
Proponente: marina mayumi bartalini
Quando teatro e literatura vão ao cinema
Trabalho em Seminário: Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência
Proponente: Luciana Corrêa de Araújo
Quando você olha para mim para quem eu olho? DA e as dimensões do ver
Trabalho em Seminário: Estética e teoria da direção de arte audiovisual
Proponente: Elizabeth Motta Jacob
QUEBRANDO AS REGRAS DO JOGO – Leitura semiótica da vinheta de abertura
Painel
Proponente: Patricia Machado Fernandes
Quem gritar “ação”: a direção cinematografia no Rio Grande do Sul
Inscrição Individual
Proponente: Daniela Carvalhal Israel
Questões de classe, racismo e religiosidade no filme Jubiabá
Inscrição Individual
Proponente: Maria Neli Costa Neves
Questões de estilo no cinema ficcional de som direto brasileiro
Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Igor Araújo Porto
Questões estéticas sobre a modalidade da produção audiovisual.
Trabalho em Mesa: A propósito de investigação sobre a produção pandêmica no audiovisual.
Proponente: Régis Orlando Rasia
Questões públicas no documentário autobiográfico estadunidense recente
Inscrição Individual
Proponente: Gabriel Kitofi Tonelo
QuilomboCinema : Ficções e encruzilhadas no Cinema Negro Brasileiro C
Trabalho em Seminário: Cinemas negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas.
Proponente: tatiana a c costa
Rastros de ódio: o horror como representação dos traumas da ditadura
Inscrição Individual
Proponente: Lucas Procópio Caetano
Realismo Fantasmagórico em Longa Jornada Noite Adentro, de Bi Gan
Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: Reflexões e Experiências
Proponente: Cecília Antakly de Mello
Reality Show: Narrativas de Survivor e Big Brother Brasil
Painel
Proponente: Felipe Lopes
REALIZADORAS CAPIXABAS: 3 GERAÇÕES EM 30 ANOS DE AUDIOVISUAL NO ES
Painel
Proponente: Raysa Calegari Aguiar
REBELDIA E EXPERIMENTAÇÃO: ANA ROMPENDO FRONTEIRAS LATINOAMERICANAS
Inscrição Individual
Proponente: Antonio Carlos Tunico Amancio da Silva
Recepção do New American Cinema e do cinema underground no Brasil
Trabalho em Seminário: Cinema experimental: histórias, teorias e poéticas
Proponente: Theo Costa Duarte
Recursos do horror: o gênero sob o olhar da descontinuidade
Painel
Proponente: João Antonio Ribeiro Neto
REDES DE CRIAÇÃO E CONVERGÊNCIAS NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE AGNÈS VARDA
Painel
Proponente: Silvane Maltaca
REFLETINDO SOBRE A PRÁTICA ARTÍSTICA EM DISCIPLINAS DE DIREÇÃO
Trabalho em Mesa: O ensino de direção audiovisual nas universidades brasileiras
Proponente: DENISE MORAES CAVALCANTE
Reflexões sobre a patrimonialização do filme experimental
Trabalho em Seminário: Cinema experimental: histórias, teorias e poéticas
Proponente: Liciane Timoteo de Mamede
Reflexões sobre cinema e pintura em Retrato de uma moça em chamas
Trabalho em Seminário: Estética e plasticidade da direção de fotografia
Proponente: ALINE DE CALDAS COSTA DOS SANTOSCoautor: Camila Lacerda Lopes
Reichenbach fotografa Garrett: intercâmbios na Boca do Lixo
Trabalho em Seminário: Estética e plasticidade da direção de fotografia
Proponente: Bruno Vieira Lottelli
Rememorando imagens do passado – Um Casamento (2016), de Mônica Simões
Inscrição Individual
Proponente: Francisco Alves dos Santos Junior
Remontando uma narrativa: o documentário A libertação da Guiné-Bissau
Trabalho em Seminário: Outros Filmes
Proponente: Ninna de Araújo Carneiro Lima
Repetição no cinema: no palácio de Moebius ou retornados da história?
Inscrição Individual
Proponente: Alexandre Wahrhaftig
Resistência cultural em documentários musicais da América Latina
Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: MARCUS VINICIUS BARCELOS LIMA LOSANOFF
Resistir, apesar de tudo
Inscrição Individual
Proponente: Fabiana de Oliveira Assis
Ressignificando fotografias de idas ao cinema: dois exemplos
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: João Luiz Vieira
Retratos e esquemas em filmes brasileiros com vários protagonistas
Painel
Proponente: Pedro Oliveira G. de Arruda
Revisitando a chanchada na historiografia recente do cinema brasileiro
Inscrição Individual
Proponente: NEZI HEVERTON CAMPOS DE OLIVEIRA
Romper a superfície da imagem: Brecht e o cinema
Trabalho em Seminário: Cinema Comparado
Proponente: Maria Alzuguir Gutierrez
Ruttman e Eggeling: análise de dois exemplos de música visual
Inscrição Individual
Proponente: Marcus Vinicius Fainer Bastos
Sala de roteiristas: aspectos teóricos da escrita colaborativa
Trabalho em Seminário: Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual
Proponente: Marcel Vieira Barreto Silva
SALAS DE CINEMA NO VALE DO ITAJAÍ (SC): CULTURA E DESENVOLVIMENTO
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Yasmin Lopes MüllerCoautor: Renata Rogowski Pozzo
São Paulo dos diretores de fotografia: do neon às luzes dos faróis.
Trabalho em Seminário: Estética e plasticidade da direção de fotografia
Proponente: TAIS A S NARDI
Se essa rua fosse nossa: o olhar do cinema sobre a mulher na cidade
Painel
Proponente: Carolina Maciel de Arruda
Se não me vejo, não assisto: um estudo sobre consumo audiovisual negro
Trabalho em Seminário: Cinemas negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas.
Proponente: Joselaine Caroline
Seria Ôrí um filme do domínio do ensaio?
Inscrição Individual
Proponente: Reginaldo do Carmo Aguiar
Sete Anos em Maio: fabular o irrepresentável
Inscrição Individual
Proponente: Ricardo Tsutomu Matsuzawa
Sérgio Muniz, uma obra entre o Documento e o Filme Ensaio.
Inscrição Individual
Proponente: Silvia Helena Cardoso
Silvio Tendler e a criação artística em contexto pandêmico
Trabalho em Seminário: Teoria de Cineastas
Proponente: Fabiola Bastos Notari
Síncresis y escucha atenta en “Brouwer: el origen de la sombra”
Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Carlos Fernando Elias Llanos
Sobre a Estética da Aproximação
Trabalho em Mesa: Casa Grande e Que horas ela volta? em três olhares diferentes
Proponente: Isabel Alencar de Castro
Sobre lugares morais, fronteiras e afetos
Trabalho em Mesa: Casa Grande e Que horas ela volta? em três olhares diferentes
Proponente: Janie Kiszewski Pacheco
Sobre poder e papeis de gênero
Trabalho em Mesa: Casa Grande e Que horas ela volta? em três olhares diferentes
Proponente: Luíza Buzzacaro Barcellos
Sois belle et tais-to: Manifesto da atuação feminina autoral
Trabalho em Seminário: Cinemas mundiais entre mulheres: feminismos contemporâneos em perspectiva
Proponente: Catarina de Almeida
SOLO: A REALIZAÇÃO DE CINEMA FICCIONAL NARRATIVO POR UMA SÓ PESSOA.
Painel
Proponente: Kelvin Cigognini
SONÁRIO – imaginário, patrimônio e territorialidade do acervo sonoro
Inscrição Individual
Proponente: camila machado garcia de lima
Sons do demônio em Possuídos
Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Rodrigo Carreiro
Stranger Things e a nostalgia dos anos 1980
Inscrição Individual
Proponente: Rosana Cordeiro Parede
Tata Amaral: feminilidades e subjetividades políticas em dramas urbano
Inscrição Individual
Proponente: Luiza Cristina Lusvarghi
TATUAGEM, OUTRAS IMAGENS E FANTASMAS
Inscrição Individual
Proponente: Samuel Macêdo do Nascimento
Taxonomia lúdica das imagens e políticas de uma pedagogia do cinema
Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Álvaro Renan José de Brito Alves
Táticas projetuais de Lina Bo Bardi na cenografia de A Compadecida
Trabalho em Seminário: Estética e teoria da direção de arte audiovisual
Proponente: Rafael Vieira Blas
Tecer uma teresa em roda: “Tremor Iê” e o fazer entre mulheres
Trabalho em Seminário: Cinemas mundiais entre mulheres: feminismos contemporâneos em perspectiva
Proponente: Aline Bittencourt PortugalCoautor: Érico Oliveira de Araújo Lima
TECNOLOGIAS DA VIOLÊNCIA NO CINEMA DE STANLEY KUBRICK.
Inscrição Individual
Proponente: João Guilherme Barone Reis e Silva
Tecnologias Impossíveis
Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Paola Barreto Leblanc
Tecnostalgia e sala de cinema: apostas discursivas em meio à pandemia
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Talitha Gomes Ferraz
Telenovela brasileira e estudos de roteiro: um estado da questão
Trabalho em Seminário: Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual
Proponente: Lucas Martins Néia
Telenovela infantojuvenil: à procura de um conceito
Inscrição Individual
Proponente: João Paulo Lopes de Meira Hergesel
Tempo, narrativa e Boyhood
Trabalho em Seminário: Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual
Proponente: CAROLINA OLIVEIRA DO AMARAL
Temporalidades: imagens em Tempo de Ruínas e Refúgios do Captoloceno
Trabalho em Mesa: Temporalidades: imagens em Tempo de Ruínas e Refúgios do Captoloceno
Proponente: Raquel de Oliveira Pedro Garbelotti
Temporalidades: imagens em Tempo de Ruínas e Refúgios do Captoloceno
Trabalho em Mesa: Temporalidades: imagens em Tempo de Ruínas e Refúgios do Captoloceno
Proponente: Diego Kern Lopes
Teoria do cinema e métodos para pesquisa de vídeo nas redes sociais
Inscrição Individual
Proponente: Adil Giovanni Lepri
TIPOLOGIA PRELIMINAR DOS MODOS AUDIOVISUAIS
Inscrição Individual
Proponente: Alexandre Brasil de Matos Guedes
Toque e Afetos: dança, corpo e sexualidade em “E então nós dançamos”
Inscrição Individual
Proponente: Thalita Cruz Bastos
Três personagens trágicos da II Guerra Mundial tombam na paisagem
Trabalho em Seminário: Cinema Comparado
Proponente: Susana Dobal
Triste trópico e a peste de Antonin Artaud
Trabalho em Seminário: Cinema experimental: histórias, teorias e poéticas
Proponente: Maria Guiomar Pessoa de Almeida Ramos
Tropa de Elite e Elite da Tropa: descrições esquemáticas
Trabalho em Seminário: Cinema Comparado
Proponente: Leandro Rocha Saraiva
Tutoria de “Documentários contemporâneos’: imagens em liberdade
Painel
Proponente: Fátima Luiza da Silva Santos
Um Rasgo na Imagem: A constelação Macunaíma
Painel
Proponente: Fabio Rodrigues da Silva Filho
UM SET DE FILMAGEM DENTRO DA PANDEMIA
Inscrição Individual
Proponente: Flávia Seligman
Um “pé” quebrado e uma vitrine estilhaçada: a pandemia na exibição
Inscrição Individual
Proponente: Márcio Rodrigo Ribeiro
UMA ANÁLISE ESTILÍSTICA DA MORTE EM A BALADA DE BUSTER SCRUGGS
Painel
Proponente: Ian Abé Santiago Maffioletti
Uma análise transnacional da crítica cinematográfica na América Latina
Trabalho em Seminário: Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência
Proponente: Isabella Regina Oliveira Goulart
Uma breve história local entre as imagens fixas e em movimento
Inscrição Individual
Proponente: Annádia Leite Brito
Uma cena sem paredes: refletindo Todorov e o fantástico no cinema
Trabalho em Seminário: Cinema Comparado
Proponente: Fabio Cardoso Andrade
Uma Cinemateca de grandes novidades: festivais e ineditismo no MAM/RJ.
Trabalho em Mesa: Festivais e Mostras de cinema nascidas em Museus: três estudos de caso
Proponente: Bianca Salles Pires
Uma ilha rodeada de terras: o ostracismo paraguaio e “El pueblo”
Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Andrea C. Scansani
Uma leitura bissexual do filme Les Rendez-Vous D’Anna
Painel
Proponente: Julie de Oliveira
VANGUARDA REALISTA: PRIMEIRAS DIVERGÊNCIAS DA CAHIERS DU CINÈMA
Painel
Proponente: Gabriel Linhares Falcão
Ver o tempo: Atmosfera em Sophia de Mello e “Me chame pelo seu nome’’
Painel
Proponente: RODRIGO CORREA DA FONSECA
Violeta Parra: diálogos da sua filha Carmen Luisa com Ignacio Agüero
Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Adriana Mabel Fresquet
Violência, o Corpo e os Sentidos no filme “A Divisão”
Inscrição Individual
Proponente: Ketlyn Mara Rosa
Viver nas ruínas
Trabalho em Mesa: Viver nas ruínas
Proponente: ANA PAULA VERAS CAMURÇA VIEIRA
Viver nas ruínas
Trabalho em Mesa: Viver nas ruínas
Proponente: yuri firmeza
Viver nas ruínas
Trabalho em Mesa: Viver nas ruínas
Proponente: Maria Ines Dieuzeide Santos Souza
Viver nas ruínas
Trabalho em Mesa: Viver nas ruínas
Proponente: Janaina Braga de Paula
Viver nas ruínas
Trabalho em Mesa: Viver nas ruínas
Proponente: Rúbia Mércia de O.Medeiros
Viver nas ruínas
Trabalho em Mesa: Viver nas ruínas
Proponente: Sylvia Beatriz Bezerra Furtado
Vídeo Cartas: imagens e sons que viajam entre o Brasil e o Uruguai
Inscrição Individual
Proponente: Solange Straube Stecz
Web documentários: formas audiovisuais adaptadas à pandemia
Inscrição Individual
Proponente: Guilherme de Souza Castro
Whose Streets: de quem são as ruas e de quem são as imagens das ruas?
Trabalho em Seminário: Cinemas negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas.
Proponente: Pedro de Alencar Sant’Ana do Nascimento
Zumbis, pixels e pandemia: o derretimento do corpo em Guli Silberstein
Inscrição Individual
Proponente: Nicholas Andueza
“Cuidado com ele”: o galã Anselmo Duarte
Painel
Proponente: Lucas dos Reis Tiago Pereira
“Dina do cavalo branco”, de Paulo Emílio Salles Gomes (1962)
Inscrição Individual
Proponente: Victor Santos Vigneron de La Jousselandière
“Je vous salue, Sarajevo” (Godard, 1993) e a fotografia de Bijeljina
Trabalho em Seminário: Cinema Comparado
Proponente: Nikola Matevski
“Mãe dos netos” Afeto, memória e identidade no cinema
Trabalho em Seminário: Cinemas negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas.
Proponente: Edileuza Penha de Souza
“Montagens de um casamento”
Trabalho em Mesa: Temporalidades: imagens em Tempo de Ruínas e Refúgios do Captoloceno
Proponente: Aline Maria Dias
“That doesn´t look very scary”: quando a imagem adquire carne.
Inscrição Individual
Proponente: Diego Paleólogo
TOTAL: 581 PROPOSTAS