Ficha do Proponente
Proponente
- Aloísio Corrêa de Araújo (PGCOM-UAM)
Minicurrículo
- Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (PPGCOM-UAM). Graduado em Cinema e Audiovisual também pela UAM, atua na área do audiovisual como técnico de som, roteirista, diretor e montador freelancer. Já foi educador no Instituto Criar de Cinema, Tv e novas mídias.
Ficha do Trabalho
Título
- Suzuki e a Trilogia Taisho: Fantasmas na pós-modernidade
Resumo
- Este trabalho busca realizar uma análise dos personagens fantasmagóricos dos três filmes da trilogia “Taisho” de Seijun Suzuki (“Zigeunerweisen”, 1980; “Kagero-za”, 1981; e “Yumeji”, 1991), levando em conta o contexto histórico. O objetivo é pensar o que há de pós-moderno nestes filmes, a partir de seus personagens, com base nas ideias de nostalgia e pós-modernidade, conceituadas por Fredric Jameson.
Resumo expandido
- Atualmente considerado cult, Seijun Suzuki foi pouco analisado ou admirado pela crítica, talvez pela alcunha de cineasta de filmes B. Trabalhou em sua primeira fase nos estúdios da “Nikkatsu”, fazendo filmes de “Yakuza” até a realização de seu filme “Branded to Kill” (1967), que resultou na sua demissão. Segundo o produtor executivo da “Nikkatsu”, o filme era incompreensível. O cineasta ficou uma década sem filmar longas metragens e voltou a realizar no final da década de 1970 com “A Tale of Sorrow and Sadness” (1977).
A trilogia “Taisho” (nome referente ao reinado do imperador Taisho, que ocorreu no período histórico entre 1912 e 1926 no Japão), é composta por três filmes com ritmo e potência imagética bastante específicos e que reverberam como uma continuidade de seu trabalho como diretor. “Zigeunerweisen” (1980), o primeiro filme da trilogia conta a história de um professor universitário e seu estranho amigo que participam de triângulos amorosos envolvendo mortes. Em “Kagero-za” (1981), um dramaturgo encontra uma bela mulher que pode ser a fantasma da esposa de seu patrão. Em “Yumeji” (1991), o pintor e poeta Yumeji Takehisa (1884-1934) se envolve com uma bela viúva, se tornando rival do fantasma do marido dela e também do invejoso amante que o matou.
Esta breve análise busca agregar diálogo e reflexão à filmografia desse diretor, com um foco específico sobre os personagens fantasmas de cada filme da trilogia, que são retratados de forma muito curiosa. A interpretação, além do estilo e linguagem dos filmes levanta questões acerca de temas como pós-modernidade e nostalgia, além da própria infância do diretor (que nasceu no final período “Taisho”).
Gerações de cineastas pelo mundo buscam realizar filmes e de alguma forma se contrapor aos mestres, ao mesmo tempo em que homenageiam-os. Embora não pareça algo consciente em sua filmografia, Suzuki rompia esteticamente com as gerações passadas de cineastas japoneses, sendo que em seu caso a negação também é uma ferramenta de aceitação dos antecessores. Na trilogia “Taisho”, isto pode ser visto na forma como as personagens femininas são retratadas (em comparação às mulheres nos filmes de Mizoguchi, por exemplo). O intuito desta pesquisa é explorar um pouco dessa relação que Seijun Suzuki tinha com as gerações passadas, por meio do recorte das características singulares dos fantasmas dos três filmes da trilogia.
Como principal procedimento metodológico adotamos a análise de produtos audiovisuais, aliada a um olhar atento aos temas desenvolvidos nos textos que tratam da pós-modernidade, em especial os estudos de Fredric Jameson, que podem de alguma forma se conectar com as personagens fantasmas dos filmes. Para este trabalho serão percorridas algumas etapas para a construção do texto. Em primeiro lugar a leitura de autores que pensaram a análise fílmica, como Marie Michel e Jacques Aumont. A partir da leitura reflexiva dos textos que trabalham este assunto, buscamos identificar nos filmes os momentos das aparições dos personagens fantasmas, a sua relação com os personagens vivos e como suas ações implicam a movimentação da trama, elucidando a presença da nostalgia em um filme de época nos seus diversos elementos narrativos (estética, som, montagem, decupagem, fotografia e roteiro).
Após este trabalho de pesquisa e análise, seguimos com a leitura de textos sobre a vida do diretor, envolvendo entrevistas, críticas de filmes e materiais que ajudem a construir a historicidade ao redor dos três filmes e sua relação com o período “Taisho”. Por fim, após coletar todos os dados, determinaremos a relação das personagens fantasmagóricas com textos sobre a pós-modernidade e os dados históricos coletados relevantes ao trabalho.
Os objetivos principais deste estudo serão compreender o tema da nostalgia e gerar associações, paralelos ou antíteses que poderiam ser extraídos do contexto das personagens fantasmagóricas, levando em consideração as nuances biográficas, históricas e narrativas.
Bibliografia
- AUMONT, Jacques; MARIE, Michel, A análise do filme, Edições Texto & Grafia, 2013.
DINITTO, Rachel, Translating Prewar Culture into Film: The Double Vision of Suzuki Seijun’s “Zigeunerweisen”, Journal of Japanese Studies, Vol. 30, No 1, The Society for Japanese Studies, 2004.
HUNTER, Jack, Eros in Hell: Sex, Blood and Madness in Japanese Cinema (Creaton Cinema Collection), Creation Books, 1999.
JAMESON, Fredric, Postmodernism, or, The Cultural Logic of Late Capitalism, Duke University Press, 1992.
MINICHIELLO, Sharon A.; BROWN, Kendall H., Taisho Chic: Japanese Modernity, Nostalgia and Deco, Honolulu Academy Arts, 2002.
RICHIE, Donald, Hundred Years of Japanese Cinema, Kodansha International, 2012.
TRIFONOVA, Temenuga, From Genre Flick to Art Film: Seijun Suzuki’s Branded to Kill and Pistol Opera, Palgrave Macmillan, 2011.
TSUDA, Noritale; GRAHAM, Patricia, History of Japanese Art: From Prehistory to the Taisho Period (Tuttle Classics), Tuttle Publishing, 2009