Ficha do Proponente
Proponente
- Marcel Vieira Barreto Silva (UFPB)
Minicurrículo
- Mestre e Doutor em Comunicação pela UFF. Professor do curso de Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPB. Escritor, roteirista e pesquisador. Atualmente, pesquisa os métodos de criação colaborativa em salas de roteiristas para a criação de séries ficcionais.
Ficha do Trabalho
Título
- Salas de roteirista: questões metodológicas para a criação de séries
Resumo
- O trabalho busca discutir questões metodológicas sobre o funcionamento das chamadas Salas de roteiristas (Writer’s room) no desenvolvimento de séries televisivas, a partir das discussões sobre crítica de processo de criação em equipe (SALLES, 2016).
Resumo expandido
- Este trabalho ambiciona compreender os processos de criação de ficção seriada televisiva na contemporaneidade, com foco nas metodologias de trabalho colaborativo desenvolvidas em Salas de roteiristas (“Writer’s room”). Para tanto, devemos recorrer ao estudo dos Processos de Criação (SALLES, 2008; 2016), para, num primeiro momento, refletir sobre aspectos teóricos, poéticos e autorais que envolvem esse tipo de escrita audiovisual. Como nos esclarece a autora, o estudo dos processos criativos:
“Trata-se de uma discussão das obras como objetos móveis e inacabados, que difere significativamente dos estudos sobre os fenômenos comunicativos, em suas diversas manifestações, que discutem produtos considerados finalizados ou acabados. (…) Cabe àqueles que se interessam pela criação artística entender os procedimentos que tornam essa construção possível. Os documentos dos processos instigam um método de pesquisa fiel à experiência guardada nesses registros. As descobertas feitas saem, portanto, de dentro dos próprios processos, isto é, são alimentadas pelos documentos que pareceram necessários aos artistas ao longo de suas produções” (SALLES, 2016, p. 05-06).
No caso brasileiro, sobretudo a partir dos editais de Núcleos Criativos de produtoras independentes fomentadas pelo FSA, o uso das Salas de Roteiristas como processo de criação se tornou comum. A questão que se impõe é, portanto, metodológica: como essas diversas Salas de Roteiristas criadas no país nos últimos anos se estruturam para organizar os seus processos de criação, estabelecendo hierarquias funcionais, divisão de tarefas (argumento, escaleta, diálogos, cenas) e lógicas de manutenção da autoria (do todo e das partes) dentro de dinâmicas próprias de trabalho e criação?
Esta comunicação individual é uma primeira etapa do projeto de pesquisa “DRAMATURGIA SERIADA CONTEMPORÂNEA: processos de criação na Cultura das Séries brasileira”, aprovada pelo CNPq (Edital Universal 2018). No projeto, haverá a pesquisa empírica dentro de Salas de Roteiristas com Núcleos Criativos do FSA, composta de entrevistas semi-estruturadas e observação participante de processos de criação, de modo a colher os elementos analíticos e as experiências empíricas desenvolvidas no país. Por ora, este trabalho proposto à SOCINE se limita a uma primeira discussão teórico-metodológica sobre a escrita coletiva para séries de televisão, de modo a desenvolver categorias que sistematizem os modelos de Salas de Roteiristas tanto a nível industrial, quanto em produtoras independentes.
Bibliografia
- NEWMAN, Michael Z. From beats to Arcs: toward a poetics of television narrative. The velvet light trap, n. 58, Texas: University of Texas Press, 2006. p. 72-81.
PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia de Televisão. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.
PRINGLE, Ashley. A Methodology for Television Analysis with Reference to the Drama Series. Screen, Volume 10, p. 116-128.
SALLES, Cecília de Almeida. Redes da Criação: Construção da Obra de Arte. São Paulo: Editora Horizonte, 2008.
________________________. A complexidade dos processos de criação em equipe: Uma reflexão sobre a produção audiovisual. Relatório de pós-doutorado. ECA-USP, 2016.
SILVA, Marcel Vieira Barreto. Cultura das Séries: Forma, Contexto e Consumo de Ficção Seriada na Contemporaneidade. Galaxia (São Paulo. Online) . 27, jun. 2014, pg. 241-252.
THOMPSON, Kristen. Storytelling in film and television. Harvard: Harvard University Press, 2003.