Ficha do Proponente
Proponente
- Sheila Schvarzman (UAM)
Minicurrículo
- Sheila Schvarzman é Pós-Doutora em Multimeios e doutora em História Social- UNICAMP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi – SP. Organizou com Fernão Ramos a “Nova História do Cinema Brasileiro” em 2 volumes. São Paulo, Editora Sesc, 2018, na qual escreveu 3 capítulos, dentre eles O Cinema Brasileiro Contemporâneo de Grande Bilheteria. entre outros artigos e livros sobre a História do Cinema e o Cinema na História. É membro do Conselho da SOCINE.
Ficha do Trabalho
Título
- O que resta do Cinema Brasileiro Contemporâneo de Grande Bilheteria
Resumo
- Refletimos sobre os caminhos atuais do cinema brasileiro de grande bilheteria marcado por forte perda de público, diminuição de produções, mudança nas temáticas e gêneros e a crise nas formas de sustentação. O que resta de uma produção – talvez errática, talvez já por se firmar – que políticas públicas haviam permitido se desenvolver? Por onde caminha esse cinema durante os últimos três anos? A quem se dirige e o que procura dizer? Que país é possível entrever a partir dessas ficções?
Resumo expandido
- O cinema brasileiro contemporâneo de grande bilheteria veio se afirmando desde 2002-3, ano de sucessos e repercussão pública. A partir de 2006 a comédia se firma como o gênero de maior público e a partir de 2009 é sensível no aumento do público e nas temáticas a participação do público popular, a então chamada Classe C, camada que estava ascendendo de níveis de pobreza para uma maior possibilidade de consumo, educação e valorização pelo trabalho. Apesar dessa mesma classe ser ainda alvo do riso e de preconceitos arraigados que se exprimiam em muitas dessas comédias, e do consumo através de enriquecimento súbito, viagens de cruzeiro ou compras em Miami ou visitas à Disneyworld ser um dos seus temas mais frequentes, ao longo da década seguinte filmes mais voltados para essa camada, ou mais sensíveis aos seus interesses e características também despontam com grandes resposta de público que passava a frequentar os multiplexes dos Shoppings Centers, outra das aspirações significativas do período. Título exemplar nesse sentido é Vai que Cola, onde atributos, signos e lugares cultuados pela classe média tradicional são subvertidos e convertidos em alvo do riso. Ao longo desse período, apesar do caráter errático dos temas e gêneros (ora apoiados em sucessos da TV e depois da TV paga, ora adaptando sucessos literários, ou do teatro e apostando até mesmo em adolescentes da TV e da internet), o cinema brasileiro foi capaz de criar franquias de sucesso na comédia e na comédia romântica, revelar seus cômicos de sucesso (todos da TV paga), e abria brechas em direção a comédias francamente populares, como nos filmes cearenses de Helder Gomes. Ou seja, temáticas, recriações e reapropriações a partir da TV e da TV paga, comediantes de prestígio e até mesmo incursões por novos gêneros como o filme religioso em suas vertentes católica, espírita e evangélica, recheados de melodrama e até mistério. Com a crise política e econômica que começa a se fazer sentir mais fortemente a partir de 2015 no cinema e sobretudo, 2016, as produções ganham novas inflexões. O ano de 2016 tem ainda apostas num público francamente popular, mas esses filmes diminuem muito em 2017 quando são substituídos por tios e mães simpáticas ou histéricas, crianças e adolescentes em direção à formatação de ‘filmes familiares’ não mais centrados no consumo e ascensão social como na franquia Até que a Sorte nos Separe, por exemplo. Trata-se agora da convivência entre jovens e adultos, as diferenças geracionais, ou o bulling entre os jovens, resolvidos por fadas!
Há apostas em filmes de caráter político sob o manto do filme de ação, tornando heróis agentes da Polícia Federal, aproveitando-se do clima de conflito político, chegando até a um super-herói vingador: O Doutrinador (2018). Importante lembrar que a maioria expressiva dessas produções conta com a co-produção de Majors norte-americanas que garantem inclusive o investimento tecnológico, como é perceptível nesse ‘primeiro super-herói brasileiro’, conforme saudado pelo entusiasmo de um crítico jornalístico. No entanto, o público popular desapareceu das salas. As grandes bilheterias que entre 2003 até ao menos 2016 chegavam à dezena, restringem-se já em 2018 a um ou dois filmes, com bilheterias que não alcançam mais os milhões que outros anos conheceram. Em 2019 volta-se a apostar em comédias e franquias aparentemente seguras. Voltam as apostas nos filmes religiosos, mas os problemas com a Ancine e o corte drástico dos patrocínios a cultura e, antes de tudo a relação negativa com o país e o alto custo dos ingressos impactam o interesse do público pelos filmes brasileiros. Sendo assim, do que ainda falam esses filmes? A que realidade estão conectados? A que espectador se dirigem? Que país constroem em suas imagens?
É a esse período crítico política, social, econômica e culturalmente que lançamos nosso olhar a partir dos filmes realizados e por realizar. E às políticas em vigor ou, até mesmo aquelas que deixarão de existir.
Bibliografia
- CAETANO, Maria Rosario – Em busca de circuito exibidor. Entrevista com Bruno Wainer. Revista de Cinema. 18.3.2019 http://revistadecinema.com.br/2019/03/em-busca-de-circuito-exibidor/ Acesso em 17.4.2019
FAILACHE, Maurício José Vera – Cinema Brasileiro e Mercado: estudo de caso sobre o filme Dois Filhos de Francisco. Tese de Doutoramento. UFSCAR, 2019
OBSERVATÓRIO BRASILEIRO DO CINEMA E DO AUDIOVISUAL https://oca.ancine.gov.br/cinema Acesso em 17 e 18/4/2019
SCHVARZMAN, Sheila – O cinema contemporâneo brasileiro de grande público e a crise brasileira, Revista Olho da História 23, novembro de 2016
SCHVARZMAN, Sheila – O Cinema Contemporâneo Brasileiro de Grande Público IN RAMOS, Fernão P. e SCHVARZMAN, Sheila (org.) Nova História do Cinema Brasileiro vol II. São Paulo: EDSESC, 2018.