Ficha do Proponente
Proponente
- Francisco Elinaldo Teixeira (UNICAMP)
Minicurrículo
- Professor livre-docente do Decine, Midialogia e PPG_Multimeios, da Unicamp, com pesquisas nos territórios do cine-ensaio, experimental-vanguarda e documentário. Autor, entre outros, dos livros: O ensaio no cinema: Formação de um quarto domínio das imagens na cultura audiovisual contemporânea; Cinemas ‘não narrativos’: Experimental e documentário – Passagens.
Ficha do Trabalho
Título
- Filme-ensaio e documentário – Passagens
Resumo
- A comunicação, com um horizonte teórico-conceitual, visa as passagens entre os domínios do filme-ensaio e do documentário, as trocas-intercambialidades entre eles, com ênfase nas confluências e linhas de fuga de um a outro, assim expondo a complexidade de um rico e avançado debate na cultura informacional-digital da atualidade
Resumo expandido
- Dos anos de 1980 em diante o território do documentário (anti-documentários?) atingiu um relevo inédito na cultura audiovisual, com estilísticas emergentes que o liberaram de sua longa subsunção à ficção, assim adquirindo uma autonomia em mostras e antologias exclusivas. Algo homólogo aconteceu com o domínio do filme-ensaio no início da década seguinte, diferentemente de sua trajetória moderna rarefeita, com desafios teóricos-conceituais lançados até à atualidade. Mas, ao contrário do documentário, sua indexação (inscrição social) permaneceu frouxa e hesitante, praticamente recoberta pela indexação documental, na condição flutuante de um não-lugar, de objeto estranho à estabilidade que os outros domínios adquiriram desde o período clássico (ficcional, documental, experimental-vanguarda). Ou seja, via de regra o filme-ensaio é indexado como um desdobramento das novas estilísticas do documentário que, assim, lhe retiram sua diferença e especificidade. Filme-ensaio e documentário, embora com trocas intensas de materiais e procedimentos composicionais, num primeiro momento parecem indiscerníveis, mas não se confundem em sua concepção e consistência de domínios relativamente autônomos.
O propósito dessa comunicação, teórico-conceitual, é trazer elementos que iluminem as passagens entre ambos, confluências e linhas de fuga de um a outro, assim expondo a complexidade de um avançado e rico debate na cultura informacional-digital da atualidade.
Bibliografia
- Corrigan, Timothy – O filme-ensaio: Desde Montaigne e depois de Marker. Campinas: Papirus, 2015.
Teixeira, Francisco E. (org.) – O ensaio no cinema: Formação de um quarto domínio das imagens na cultura audiovisual contemporânea. Sao Paulo: Hucitec, 2015.
Teixeira, Francisco E. – Cinemas ‘não narrativos’: Experimental e documentário – Passagens. São Paulo: Alameda, 2013.
Teixeira, Francisco E. (org.) – Documentário no Brasil – Tradição e transformação. São Paulo: Summus Editorial, 2005.
Yakhni, Sarah – Cinensaios de Agnès Varda: O documentário como escrita para além de si. São Paulo, Hucitec, 2014.
Weinrichter, Antonio – La forma que piensa: Tentativas en torno al cine-ensayo. Navarra: Fondo de Publicaciones del Gobierno de Navarra, 2007.