Ficha do Proponente
Proponente
- Joao de Lima Gomes (UFPB)
Minicurrículo
- Documentarista e professor universitário, integra o quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPB/UFPE. Cursou o doutoramento em Comunicação na ECA/USP com tese sobre a cinematografia regional de expressão internacional intitulada “Terra distante” .Técnico em “single sistem” pela Associação Varan-Paris, em 1984. Coordena o NUDOC da UFPB. Publicou “Aruanda – jornada brasileira” e dirigiu juntamente com Manuel Clemente “José Américo”, série documental e “Pericles Leal”.
Ficha do Trabalho
Título
- Pedro Segundo Pedro
Resumo
- O maestro Pedro Pereira dos Santos teve ativa participação na trajetória do cinema na Paraíba desde fins dos anos cinquenta a meados dos anos oitenta do século passado. Inicialmente como autor de trilhas de filmes na Paraíba realizados e posteriormente como gestor público na Universidade Federal da Paraíba onde coordenou o NUDOC-UFPB num decisivo movimento de formação de quadros em cinema a partir da cooperação com cineastas franceses e brasileiros que no Núcleo atuaram especialmente ate 1986.
Resumo expandido
- Autor de trilhas sonoras para filmes como “Menino de Engenho”, Pedro Santos deixou sua marca como criador de trilhas sonoras de filmes paraibanos realizados desde fins dos anos cinquenta e meados dos anos oitenta do século XX e também como formador de uma geração que participou ativamente da renovação e retomada dos ciclos paraibanos de filmes. Sobre seu trabalho artístico e de formador a publicação “Varan: um mundo visível” ,organizada por Juliana Araújo e Michel Marie , flagra um pequeno aspecto das ideias que o mesmo tinha da relação entre a música e o cinema. Com efeito, nela o francês Louis Marcorelles indica que suas ideias a respeito do cinema super-8 extrapolam a simples inserção da música no universo fílmico. Tratava-se de desenvolver um pensamento em torno da apropriação de do super-8 desvinculando-o de seus propósitos tradicionais. Na comunicação trataremos disso e de como seu pensamento em torno do tema evolui desde o entendimento da música e sua função na estrutura fílmica ao contexto maior de pensar uma cinematografia com especificidades mais complexas na inserção do mundo industrializado dos países do chamado “Terceiro Mundo”. Ideias e contraposições farão parte de um percurso marcado notadamente por textos e filmes.
Bibliografia
- MARIE , Michel & ARAUJO, Juliana. Varan: um mundo visível. Belo Horizonte: Balafon, 2016
GOMES, João de Lima. Pedro segundo Pedro. João Pessoa: Caderno de textos do CCHLA. João Pessoa, 1987
ADORNO, Theodor & EISLER, Hanns. “El cine e la música”. Madri. Editorial Fundamentos, Coleccion Arte n.64.,1981.