Ficha do Proponente
Proponente
- Guilherme Bento de Faria Lima (UFF / PUC-Rio)
Minicurrículo
- Doutorando em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor Assistente da Universidade Federal Fluminense (UFF), do curso de Comunicação Social – Publicidade. Autor do livro: “Imagens de arquivo: montagem e ressignificação no documentário Ônibus 174”. Vice-coordenador de Audiovisual do LACCOPS (Laboratório de Pesquisa). Profissional com experiência de produção de conteúdo e organização de acervo audiovisual em empresas nacionais e internacionais.
Ficha do Trabalho
Título
- Memórias do futuro da Metrópolis – retomada-ensaística de Ridley Scott
Seminário
- Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Resumo
- A proposta é recuperar e estabelecer diálogo entre diferentes produções de Ridley Scott através da organização espacial da metrópole. Retomar imagens que foram utilizadas para representar a aceleração e o fluxo de informações próprios das cidades globalizadas. Refletir sobre mudanças ocorridas a partir do digital, sobretudo, transformações na lógica de seleção que passa a ser procedimento essencial para compreender a (re)apropriação da mídia e atualizações nos modos de montagem.
Resumo expandido
- A interação entre homem e máquina passou por inúmeras transformações com as novas tecnologias de tal forma que a máquina assume, muitas vezes, o protagonismo e a responsabilidade pelo processamento das informações. Problematizar o lugar do artista na contemporaneidade como proposto por Lev Manovich (uma espécie de técnico ou simples acessório da máquina) através das características e potencialidade das mídias ópticas.
A representação futurística da metrópole presente no filme de Fritz Lang (1927) e recuperada em Blade Runner (1982) em diálogo com a perspectiva de cidade como mídia apresentada por Friedrich Kittler em sua proposta reflexiva sobre o mundo técnico. O entrelaçamento das linguagens do cinema e da publicidade como pressuposto para avaliar processos de trocas informacionais e processamento de dados. A influência e a relevância das experiências comerciais vivenciadas por Ridley Scott como uma etapa de aprendizagem e aprimoramento de técnicas para trabalhar o tempo e a capacidade de produzir fascínio diante do olhar atento do espectador.
A proposta metodológica do trabalho consiste na montagem de um vídeo-ensaio – como apresentado por Timothy Corrigan; “um tipo mais vibrante e significativo de produção cinematográfica” – a partir da (re)apropriação do vasto material audiovisual produzido por Ridley Scott ao longo da década de 80. Juntamente com o “caçador de androides”, serão recuperados cinco filmes publicitários realizados pelo diretor inglês; o lançamento do Macintosh (1984), a espaçonave da nova geração Pepsi (1984), o serviço ao consumidor da Barclays (1986), o julgamento geracional promovido pela W R Grace & Co (1986) e a responsabilidade da política interna da companhia aérea TWA (1988). Em consonância com este material, também serão articuladas imagens de produções cinematográficas que buscaram representar o intenso ritmo da cidade, entre elas: Manhattan (1921), Rien que les heures (1926), Berlim – Sinfonia de uma grande cidade (1927), A ponte (1928), O homem com a câmera (1929), São Paulo, Sinfonia da metrópole e, por fim, Koyaanisqatsi (1982).
A visualização das imagens conjugadas com análises de seus respectivos monitores de escopos (vectorscópico, forma de ondas e padrão RGB) como uma tentativa de observação e reflexão que vá além da superficialidade digital. A possibilidade de investigação de ondas espectrais das imagens como procedimento de escavação arqueológica midiática. Além disso, como estratégia estética da montagem, a intenção é pensar de forma crítica o glitch (falha no sistema eletrônico) como uma potencial ferramenta de produção de sentido e acesso à peculiaridades e especificidades do banco de dados. O ruído da imagem como uma possibilidade de resistência e comunicação contra hegemônica própria da cultura computacional. Estratégias e escrita em palimpsesto (composições digitais) a partir da (re)diagramação de imagens provenientes da Getty Images (um dos principais bancos de dados audiovisual no cenário mundial) como forma de questionar e ressignificar estruturas de poder e controle desempenhadas por conglomerados das imagens e da informação.
Bibliografia
- CORRIGAN, T. O filme-ensaio: desde Montaigne e depois de Marker. SP: Papirus, 2015
EISENSTEIN, S. A forma do filme. RJ: Jorge Zahar, 2002
_______. O sentido do filme. RJ: Jorge Zahar, 2002
ERNST, W. The Archive as Metaphor. onlineopen.org. 2004
FLUSSER, V. Filosofia da Caixa Preta: Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. RJ: Relume Dumará, 2002
KITTLER. F. Mídias ópticas: curso em Berlim. RJ: Contraponto, 2016
_______. A verdade do mundo técnico: ensaios sobre a genealogia da atualidade. RJ: Contraponto, 2017
KRAPP, P. Noise channels: glitch and error in digital culture. University of Minnesota, 2011
MANOVICH, L. The Language of New Media. The MIT Press, 2001
MARGEL, S. Arqueologias do fantasma: técnica, cinema, etnografia, arquivo. BH: Relicário Edições, 2017
MORAES, D. (org.). Por uma outra comunicação: mídia, mundialização, cultura e poder. RJ: Record, 2004
ORWELL, George. 1984. SP: Companhia das Letras, 2009
PARIKKA, Jussi. A Geology of Media. University of Minnesota, 2015