Ficha do Proponente
Proponente
- Carina Schroder (PUCRS)
Minicurrículo
- Mestranda em Comunicação Social no Programa de Pós-Gadruação da Escola de Comunicação, Artes e Design da PUC-RS, e bolsista da CAPES. Foi bolsista no projeto de P&D de parceria Dell e Tecna. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, também na PUC-RS. Tem interesse e pesquisa as áreas de audiovisual, teoria feminista do cinema, narrativas audiovisuais, linguagem fílmica e estudos culturais.
Ficha do Trabalho
Título
- PROTAGONISMO FEMININO NO CINEMA DE FICÇÃO CIENTÍFICA
Resumo
- Este relatório tem como objetivo apresentar a pesquisa em andamento sobre o protagonismo feminino no cinema de ficção científica a partir da personagem Ellen Ripley do filme Alien, o Oitavo Passageiro (Alien, Ridley Scott,1979). Através deste recorte sobre a história do gênero de FC na literatura e no cinema, e da teoria feminista do cinema, será feita uma análise das características de Ellen Ripley e de outras personagens femininas de filmes de FC americanos que surgiram após seu lançamento.
Resumo expandido
- Esta pesquisa propõe-se a realizar um estudo sobre o protagonismo feminino no cinema de ficção científica, a partir da figura da personagem Ellen Ripley do filme Alien, o Oitavo Passageiro (Alien, Ridley Scott, 1979). Através de um recorte sobre a história do gênero de ficção científica na literatura e no cinema, e da teoria feminista do cinema, o trabalho tem como objetivo analisar as características da personagem Ripley e de outras personagens femininas de filmes de sci-fi americanos que surgiram após o lançamento de Alien.
No primeiro momento da pesquisa temos o olhar direcionado para Ripley: o que a fez se destacar? Quais são as características da personagem que a fazem ser lembrada mesmo após tantos anos? No segundo momento, olharemos para o presente – através da criação de uma Galeria de Personagens, analisaremos se houve uma nova tendência a partir do surgimento de personagens femininas em filmes de ficção científica a partir de Ellen Ripley. Quais as características apresentadas por elas que se assemelham às características identificadas na personagem interpretada por Sigourney Weaver? Como essas personagens (incluindo Ripley) se relacionam com padrões de gênero considerados “femininos”, e qual o significado para a representação do gênero no cinema de ficção científica?
O estudo proposto é realizado através da leitura de Laura Mulvey e Barbara Creed, da teoria feminista do cinema, que levantam questões a respeito da representação feminina no cinema, e da análise fílmica intertextual de Robert Stam. Os filmes que irão compor o corpus analisado deverão ser do gênero de ficção científica, com data de lançamento após a estréia de Alien. Os filmes devem ter mulheres como protagonistas e a história deverá se passar em ambientes hostis, envolvendo viagem espacial e/ou contato com espécies extraterrestres, não envolvendo elementos sobrenaturais, como superpoderes e magia. Visto que o objetivo da pesquisa é identificar uma possível tendência de novas personagens femininas criada a partir do surgimento de Ellen Ripley, neste corpus de análise será necessário selecionar uma série de filmes que tenham certa influência no meio cinematográfico. Portanto, considerando-se que, na indústria cinematográfica, a norte-americana possui uma significante hegemonia em relação aos filmes de outros países, terão preferência obras audiovisuais feitas neste ambiente e que estejam catalogados no IMDb como filmes de ficção científica. Para selecionar as personagens que irão compor a Galeria a ser construída, seguiremos o seguinte critério: uma personagem de cada filme selecionado será escolhida, essa personagem deverá ser caracterizada como heroína na história do filme e deve ter uma profissão ou uma história que não envolva apenas seu status como mãe, esposa ou filha.
A análise fílmica intertextual de Stam servirá como base para a criação da já mencionada Galeria de Personagens, que por sua vez, irá sustentar a análise traçada a partir da personagem Ellen Ripley. Tal análise será construída a partir da teoria do cinema em relação a criação de personagens e narrativas, bem como na teoria feminista proposta por Laura Mulvey, a fim de compreender especificamente o papel do gênero feminino nos filmes aqui analisados. A partir destas teorias, portanto, será realizada uma leitura feminista dos filmes listados, a fim de examinar criticamente o cinema de ficção científica e como ele representa mulheres em suas narrativas. Algumas das características a serem analisados nas personagens serão: em qual categoria de personagem feminina elas se encontram, baseando-nos na nas pesquisas de Barbara Creed e Susan A. George; qual a sua importância na narrativa da história; se a trajetória da personagem se encaixa no Neomito de Creed; qual o figurino da personagem; suas características e personalidade; e como elas se relacionam com os conceitos apresentados por Mulvey de contemplação, masculinidade e feminilidade.
Bibliografia
- ALIEN, O Oitavo Passageiro. Direção Ridley Scott. Estados Unidos: Twentieth Century Fox Productions, 1979
CREED, Barbara. The Neomyth In Film: The Woman Warrior from Joan of Arc to Ellen Ripley. In: ANDRIS, S.; FREDERICK, U. (eds). Women Willing to Fight: The Fighting Woman in Film. Newcastle: Cambridge Scholars Publishing, 2007. p. 15 – 37
GEORGE, Susan A. Science Fiction Film: Nineteenth and Twentieth Centuries. In: REID, Robin Anne (Ed.). Women in Science Fiction and Fantasy. Volume 1: Overviews. Westport: Greenwood Press, 2009. p. 112 – 122
MULVEY, Laura. Visual Pleasure and Narrative Cinema. In: THORNHAM, Sue (Ed.). Feminist Film Theory: A Reader. New York: New York University Press, 1999. p. 58 -69
STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Campinas: Papirus, 2003.