Seminários Temáticos para o biênio 2025-2026

Estudos Comparados de Cinema

Resumo

    O Seminário Temático Estudos Comparados de Cinema pretende reunir pesquisadores interessados nos métodos, nas análises e nas práticas comparatistas no âmbito dos Estudos de Cinema. As possibilidades abarcadas são múltiplas: da prática da comparação interna ao campo do cinema (entre filmes ou conjuntos de filmes, cineastas, movimentos, cinematografias) ao cotejo de teorias do cinema, passando pela comparação entre o cinema e seus campos vizinhos nas artes (literatura, pintura, fotografia, vídeo, televisão, arte contemporânea) e no pensamento (filosofia e demais ciências humanas). Sua intenção é contemplar um amplo espectro de pesquisas e de abordagens. Ao mesmo tempo, serão priorizados trabalhos que enfatizem uma dimensão metodológica, pois, se o gesto comparativo é algo frequente no campo dos Estudos Cinematográficos, raros ainda são os trabalhos que se propõem a sistematizar as estratégias empregadas.

Resumo expandido

    Bibliografia

      ARAUJO SILVA, Mateus. “Jean Rouch e Glauber Rocha: de um transe a outro”. In: _____ (Org.). Jean Rouch 2009. Belo Horizonte: Balafon, 2010, p.47-89.
      AUMONT, Jacques (Org.). Pour un cinéma comparé: influences et répétitions. Paris: Cinémathèque française, 1996.
      AUMONT, Jacques. “Raison de la comparaison”. In: Comment pensent les films: Apologie du filmique. Milão: Ed. Mimesis, 2021, p.195-216.
      CARVALHAL, Tania F. & COUTINHO, Eduardo F. (Org.). Literatura comparada – Textos fundadores. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
      DETIENNE, Marcel. Comparer l’incomparable. Paris: Seuil, 2009.
      FAISSOL, Pedro. A representação do milagre no cinema: Iconografia, idolatria e crença. Curitiba: A Quadro, 2022.
      FOUCAULT, Michel. “Os fatos comparativos”. In: ____. A arqueologia do saber. 8ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013, p. 192-201.
      PRYSTHON, Angela. Constelações do visível: notas sobre cinema comparado como método e sobre a paisagem nas artes visuais. In: Poéticas de pesquisa: cartografando o audiovisual. Aracaju: Criação, 2021.
      RAMOS MONTEIRO, Lúcia. “Remaking a European, Post-catastrophic Atmosphere in 2000s China: Jia Zhangke’s Still Life, Iconology and Ruins”. In: CinémaS, v. 25, n. 2-3, 2015, p. 97-117.
      SOUTO, Mariana. Infiltrados e invasores – uma perspectiva comparada sobre as relações de classe no cinema brasileiro. Salvador: EDUFBA, 2019.
      SOUTO, Mariana. Constelações fílmicas: um método comparatista no cinema. Galáxia, n. 45, 2020.
      STAM, Robert. Reflexivity in Film and Literature: From Don Quixote to Jean-Luc Godard. New York: Columbia University Press, 1992.

    Coordenadores

      Lúcia Ramos Monteiro
      Pedro de Andrade Lima Faissol
      Mariana Souto