Arquivo e contra-arquivo: práticas, métodos e análises de imagens
Resumo
- Este Seminário Temático busca promover o debate sobre as noções de arquivo e contra-arquivo no cinema e no audiovisual, enfocando imagens que revelam histórias e sujeitos marginalizados e subalternizados. A proposta se concentra em materiais não canônicos – filmes amadores, registros clandestinos e militantes, produções e experiências não hegemônicas – que desafiam as práticas institucionais de memória e as formas convencionais de escrita da história. Propomos explorar questões relacionadas à produção, preservação, migração e reapropriação de imagens visuais e audiovisuais, considerando o arquivo como espaço de disputa política e histórica. Espera-se consolidar a recém-criada Rede de Pesquisa das Imagens de Arquivo e expandir os horizontes teórico-metodológicos de estudos que envolvem imagens de arquivo, seja para compreender suas histórias, seja para interrogar as histórias múltiplas de seus usos, apagamentos e metamorfoses.
Resumo expandido
Bibliografia
- AZOULAY, Ariella Aïsha. Archives: the commons, not the past. In: AZOULAY, Ariella Aïsha. Potential History. London: Verso Books, 2019.
BEIGUELMAN, Giselle. Impulso historiográfico. São Paulo: Peligro Edições, 2019. Disponível em: https://www.desvirtual.com/project/impulso-historiografico/. Acesso em: 17 nov. 2024.
BLANK, Thais Continentino. Cinema Doméstico Brasileiro. Curitiba: Editora Appris, 2020.
CVETKOVICH, Ann. An Archive of Feelings: Trauma, Sexuality, and Lesbian Public Cultures. Durham: Duke University Press, 2003
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Tradução: Cláudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
DERRIDA, Jacques. Rastro e arquivo, imagem e arte. In: MASÓ, Joana; VILA, Javier Bassas; MICHAUD, Ginnete (org.). Pensar em não ver: escritos sobre as artes do visível (1979-2004). Tradução: Marcelo Jacques de Moraes. Florianópolis: Editora da UFSC, 2012, p. 91–144.
EICHORN, Kate. The Archival Turn in Feminism: Outrage in Order. Philadelphia: Temple University Press, 2013.
FARGE, Arlete. O Sabor do Arquivo. Tradução de Fátima Murad. São Paulo: Edusp, 2009.
FOSTER, Hal. An Archival Impulse. October, v. 110, p. 3–22, 2004.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Tradução: Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
HARTMAN, Saidiya. Vênus em dois atos. Tradução: Fernanda Silva e Sousa; Marcelo R. S. Ribeiro. Revista ECO-Pós, v. 23, n. 3, p. 12–33, 2020.
LINDEPERG, Sylvie. O caminho das imagens: três histórias de filmagens na primavera-verão de 1944. Revista Estudos Históricos, v. 26, n. 51, p. 9–34, 2013.
LISSOVSKY, Maurício. Quatro + uma dimensões do arquivo. In: MATTAR, Eliana (Org.). Acesso à informação e política de arquivos. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2003. p. 47-63
MACHADO, Patrícia. Cinema de arquivo: imagens e memória da ditadura militar. Rio de Janeiro: Sagarana; Faperj, 2024.
MBEMBE, Achille. The Power of the Archive and its Limits. In: HAMILTON, Carolyn et al. (org.). Refiguring the Archive. Dordrecht: Springer Netherlands, 2002. p. 19–27. Disponível em: http://link.springer.com/10.1007/978-94-010-0570-8_2. Acesso em: 6 ago. 2020.
RIBEIRO, Marcelo R. S. Do inimaginável. Goiânia: Editora da UFG, 2019.
ROTHBERG, Michael. Multidirectional Memory: Remembering the Holocaust in the Age of Decolonization. Stanford, California: Stanford University Press, 2009.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Acerca do Anarquivamento. In: SELIGMANN-SILVA, Márcio. Walter Benjamin e a guerra de imagens. São Paulo: Perspectiva, 2023.
TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte : Editora UFMG
Coordenadores
- Patricia Furtado Mendes Machado
Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro
Thais Blank