Seminários Temáticos para o biênio 2025-2026

Teoria de Cineastas: dos processos de criação à dimensão política do cinema

Resumo

    Este seminário temático tem como objetivo ampliar as questões tratadas pela Teoria de Cineastas em STs anteriores, buscando diálogo com os estudos sobre os processos de criação no cinema. O ST vislumbra cineastas como ponto de partida para as investigações de modo a construir argumentações numa relação direta com suas obras fílmicas e as fontes de pesquisa que as esclareçam, como os roteiros, as entrevistas, diários de produção etc. Entendemos que cineastas são todos que fazem filmes, independentemente de qual seja a função. Este ST apresenta-se como a segunda fase da Teoria de Cineastas em sua trajetória na Socine. Se nas edições anteriores – nos biênios 2016/2017 e 2018/2019, e no triênio 2020/2022 – a preocupação era estabelecer os fundamentos da proposta, esta nova fase procura aprofundar e ampliar o debate, conectando a Teoria de Cineastas a outros domínios, sobretudo em relação aos processos de criação e a uma perspectiva política de renovação das teorias do cinema.

Resumo expandido

    Bibliografia

      AUMONT, Jacques. As teorias dos cineastas. Campinas: Papirus, 2004.
      AUMONT, Jacques. Pode um filme ser um ato de teoria? Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 1, n. 33, p. 21-34, jan/jun, 2008.
      ASTRUC, Alexandre. Nascimento de uma Nova Vanguarda: A Caméra-Stylo. Revista Foco, 2012.
      CORRIGAN, Timothy. O Filme-Ensaio: desde Montaigne e depois de Marker. Campinas: Papirus, 2015.
      DELEUZE, Gilles. O ato de criação. In: DELEUZE, Gilles. Dois regimes de loucos – textos e entrevistas (1975-1995). São Paulo: Editora 34, 2016.
      GRAÇA, André Rui; BAGGIO, Eduardo; PENAFRIA, Manuela. Teoria dos cineastas: uma abordagem para a teoria do cinema, Revista Científica/FAP, Curitiba, v.12, p. 19-32, jan./jun. 2015.
      GRAÇA, André Rui; PENAFRIA, Manuela; BAGGIO, Eduardo (Org.). Filmmakers on Film: Global Perspectives. 1ed.London (UK): The British Film Institute/Bloomsbury Publishing, 2023.
      MITCHELL, W. J. Thomas. Picture Theory: essays on verbal and visual representation. Chicago e Londres: The University of Chicago Press, 1994.
      PENAFRIA, Manuela; BAGGIO, Eduardo Tulio; GRAÇA, André Rui; ARAUJO, Denize Correa (orgs.). Ver, ouvir e ler os cineastas: Teoria dos cineastas – vol 1. Covilhã: Editora LabCom.IFP, 2016.
      PENAFRIA, Manuela; BAGGIO, Eduardo Tulio; GRAÇA, André Rui; ARAUJO, Denize Correa (orgs.). Propostas para a teoria do cinema: Teoria dos cineastas – vol 2. Covilhã: Editora LabCom.IFP, 2016.
      PENAFRIA, Manuela; BAGGIO, Eduardo; GRAÇA, André Rui; ARAUJO, Denize Correa (orgs.). Revisitar a teoria do cinema: Teoria dos cineastas – vol 3. Covilhã: Editora LabCom.IFP, 2017.
      RANCIÈRE, Jacques. A imagem pensativa. In: RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
      SALLES, Cecília Almeida. Redes da criação: construção da obra de arte. Vinhedo-SP: Editora Horizonte, 2006.
      XAVIER, Ismail (org.) A experiência do cinema. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.

    Coordenadores

      Patricia de Oliveira Iuva
      CRISTIANE MOREIRA VENTURA
      Fábio Sadao Nakagawa