Seminários Temáticos para o biênio 2025-2026

Edição e Montagem audiovisual: reflexões, articulações e experiências entre telas e além das telas

Resumo

    O estudo crítico da montagem cinematográfica se confunde ao do próprio cinema como modelo audiovisual dominante no século XX. Mas, e agora, no século XXI, em que múltiplos dispositivos imagéticos nos oferecem uma miríade de imagens a assimilar? A montagem ainda é articuladora do pensamento? Ainda constroi a forma que pensa ou perdeu terreno para o automatismo que acelera os processos? Investigamos as mudanças e as constâncias que o tempo digital pode operar no ofício, na linguagem, no ritmo e nos resultados da montagem/edição. Buscamos, portanto, reunir professores, pesquisadores, realizadores (cineastas, animadores, designers etc.) interessados em debater conceitos, práticas, tecnologia e criatividade empregadas na construção audiovisual: no processo e no resultado estrutural, estético, histórico, ético e político nas diferentes expressões imagético-sonoras.

Resumo expandido

    Bibliografia

      AUMONT, J. Montage. Montreal: Caboose, 2020.

      AMIEL, V. Estética da Montagem. Lisboa: Texto&Grafia, 2010.

      BELLOUR, R. La querelle des dispositifs. Paris: POL, 2012.

      BERNSTEIN, J.; NASCIMENTO, V., SBRAGIA, P., MEDEIROS, B. (Org.). Na ilha – conversas sobre montagem cinematográfica. São Paulo: Paraquedas, 2022.

      DUBOIS, P. Cinema, vídeo, Godard. Cosac Naify, São Paulo: 2004.

      FAUCON, T. Penser et experimenter le montage. Paris: PSN, 2009.

      FURTADO, B. e DUBOIS, P. Pós-fotografia, pós-cinema: novas configurações das imagens. São Paulo: Edições Sesc, 2019.

      GODARD, J.L. Montage, mon beau souci. In: Cahiers du Cinema, n.65, p. 30-31, dez. 1956.

      LEONE, E. Reflexões sobre a montagem cinematográfica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

      MACHADO, A. A arte do vídeo. Tatuapé, SP: Editora Brasiliense, 1997.

      MANOVICH, L. Cultural Analytics. Cambridge: MIT Press, 2020.

      MOURÃO, M. D. G. (2006). A montagem cinematográfica como ato criativo. In: Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 33(25), 229-250.

      MURCH, W. Num piscar de olhos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

      PEARLMAN, K. Cutting Rhythms. Melbourne: Taylor&Francis, 2009.

      SÁNCHEZ, R. C. Montaje cinematográfico: arte de movimento. Cidade do México, México: Universidade Nacional Autônoma de México, 1992.

    Coordenadores

      Fernanda Bastos Braga Marques
      Arthur Fernandes Andrade Lins
      Vinicius Augusto Carvalho