Seminários Temáticos para o biênio 2025-2026

(Re)existências negras e africanas no audiovisual: epistemes, fabulações e experiências

Resumo

    Os estudos sobre audiovisual (som e imagem), notadamente o cinema, geraram muitas reflexões ao longo do século XX e, no século XXI. Na esteira dessa produção intelectual, questionamo-nos: com que práticas, epistemologias, teorias, fabulações, estéticas, histórias e experiências o audiovisual dialoga? Quais delas criouliza, incorpora ou redefine? É a partir destas e de outras questões que o ST (Re)existências negras e africanas no audiovisual: epistemes, fabulações e experiências propõe ser um ambiente de diálogo e reflexão sobre cinemas negros, africanos e afrodiaspóricos, visto que, no Brasil, ainda há poucos estudos críticos e analíticos nesta área, especialmente, no que concerne à teoria e à história do cinema.

Resumo expandido

    Bibliografia

      BAMBA, M. MELEIRO, A. (orgs.). Filmes da África e da diáspora. Objetos de Discursos. Salvador: EdUFBA, 2012.
      BARZAGHI, C. et al. (Orgs.). Pensamento negro radical: antologia de ensaios. São Paulo: Crocodilo; n-1 edições, 2021.
      CARVALHO, Noel dos Santos (org). Cinema negro brasileiro.Campinas,SP: Papirus Editora, 2022.
      COLEMAN, Robin R. Means. Horror noire: a representação negra no cinema de terror. Tradução: Jim Anotsu. Rio de Janeiro: Darkside Books, 2019.
      COSTA JR, Edson. “Crossroads in Contemporary Black Cinema: Atlantic Identity and Fugitivity”. In: CONDE, Maite; FURTADO, Gustavo Procópio (ed.). Oxford Handbook of Brazilian Cinema. Oxford: Oxford University Press. (no prelo)
      ESTEVES, Ana Camila; OLIVEIRA, Jusciele. Cinemas africanos contemporâneos: abordagens críticas. São Paulo: Sesc, 2020.
      FREITAS, K., & MESSIAS, J. O futuro será negro ou não será: Afrofuturismo versus Afropessimismo – as distopias do presente. Imagofagia, (17), 402–424, 2021.
      FREITAS, Kênia. “Afrofuturismo no cinema: os errantes no tempo da diáspora negra”. In: Noel dos Santos Carvalho. (Org.). Cinema negro brasileiro. Campinas: Papirus, 2022, p. 199-216.
      GATES, Racquel J.; GILLESPIE, Michael Boyce;. Reivindicando os Estudos de Filme e Mídia Pretos. Tradução de Kênia Freitas. Film Quarterly, Spring 2019, Volume 72, Issue 3, pp. 13-15.
      HARTMAN, Saidiya. Vidas Rebeldes, Belos Experimentos: Histórias íntimas de meninas negras desordeiras, mulheres encrenqueiras e queers radicais. Tradução de Floresta. São Paulo: Fósforo, 2022.
      LIMA, Diane (org.). Negros na piscina: arte contemporânea, curadoria e educação. São Paulo: Fósforo, 2023.
      MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar: poéticas do corpo-tela. São Paulo: Cobogó, 2021.
      OLIVEIRA, Jusciele. “Precisamos vestirmo-nos com a luz negra”: uma análise autoral nos cinemas africanos – o caso Flora Gomes. (TESE). Faro/PT: Centro de Investigação em Artes e Cultura, da Universidade do Algarve – CIAC-UALG, 2018.
      OLIVEIRA, Janaína. “Kbela” e “Cinzas”: o cinema negro no feminino do “Dogma Feijoada” aos dias de hoje. In FLAUZINA, Ana; PIRES, Thula (org.). Encrespando. Brasília: Brado Negro, 2016.
      SOBRINHO, GILBERTO ALEXANDRE; RODRIGUES, N.R.S. . O cinema negro LGBT+ e queer no Brasil. In: Noel dos Santos Carvalho. (Org.). O cinema negro brasileiro. 1ed.Campinas: Papirus, 2022, v. 01, p. 177-198.

    Coordenadores

      KENIA CARDOSO VILACA DE FREITAS
      Edson Pereira da Costa Júnior
      Jusciele Conceição Almeida de Oliveira