Histórias e tecnologias do som no audiovisual
Resumo
- Novas, renovadas e antigas formas narrativas, estéticas e de engajamento arte-espectador do audiovisual emergem e submergem em fluxo rápido e contínuo na história contemporânea. Os processos tecnológicos do último século possibilitaram a dissolução de barreiras espaço-temporais, permitindo o transporte e manipulação acelerados de materialidades e energias mecânicas e eletromagnéticas. Essas mudanças geraram um vasto campo de possibilidades para criação e fruição artística, que se embaralham, reivindicam e recusam práticas dos séculos XIX e XX. Neste contexto, o seminário intenciona investigar o som de forma multidisciplinar e transversal, refletindo sobre os aspectos teóricos, históricos, culturais, sociais e tecnológicos que conjugam as mídias sonoro-visuais. Especificamente, vislumbra-se aprofundar o debate sobre as relações teóricas e históricas entre materialidades sonoras e tecnologias de gravação, reprodução, processamento, armazenamento e transferência no audiovisual.
Resumo expandido
Bibliografia
- ALTMAN, Rick. Sound Theory, Sound Practice. Londres: Routledge, 1992
CARREIRO, Rodrigo, OPOLSKI, Débora, SOUZA, João (orgs.). O som do filme: uma introdução. 2 ed. e rev. Curitiba: Editora UFPR, 2024.
CARREIRO, Rodrigo; ALVIM, Luíza. “Uma questão de método: notas sobre a análise de som e música no cinema”. Matrizes (USP), v. 10, n. 2, São Paulo, p. 175-193, 2016.
CARREIRO, Rodrigo, OPOLSKI, Débora, MEIRELLES, Rodrigo. A imersão sonora no cinema. São José dos Pinhais: Estronho, 2023.
CHION, Michel. A audiovisão: som e imagem no cinema. Lisboa: Texto & Grafia, 2011.
COSTA, Fernando Morais da. O som no cinema brasileiro. Rio de Janeiro: 7letras, 2008.
GORBMAN, Claudia. Unheard Melodies, Narrative Film Music. Indiana: Indiana University Press, 1987.
COX, Cristoph. Beyond Representation and Signification: Toward a Sonic Materialism. Journal of Visual Culture, v.10, n. 2, p. 145-161, 2011.
LABRADA, Jerónimo. El sentido del sonido – la expresión sonora en el medio audiovisual. Barcelona: Alba Editorial, 2009.
MIRANDA, Suzana R. Música, Cinema e a Constituição do Campo Teórico. Contracampo, v. 23, pp. 160-170, 2011.
ROGERS, Holly (ed.). Music and sound in documentary film. London: Routledge, 2015.
SCHAEFFER, Pierre. Treatise on musical objects: an essay across disciplines. Tradução: Christine North e John Dack. California: UC Press, 2017 [1966].
SCHAFER, Murray. The new soundscape. Don Mills: BMI Canada Limited, 1969.
STERNE, Jonathan. The audible past: Cultural origins of sound reproduction. Duke University Press, 2003.
STERNE, Jonathan (org.). The sound studies reader. Routledge, 2012.
Coordenadores
- Glauber Brito Matos Lacerda
Renan Paiva Chaves
debora regina opolski