Estudos do Insólito e do Horror no Audiovisual
Resumo
- A proposta deste Seminário Temático é a expansão e consolidação do campo de estudos brasileiros do Insólito Ficcional, a partir do reconhecimento das inúmeras potências políticas e socioculturais contidas nas narrativas audiovisuais de matriz não-realista, e com ênfase no horror e suas vertentes (CLASEN, 2017; THACKER, 2011). “O vocábulo insólito [é] formado por derivação prefixal a partir de sólito, o qual significa, em linhas gerais, usado, habitual, costumeiro, frequente (…), denotando, negativamente, além dos sentidos opostos àqueles expressos por sua construção afirmativa, extraordinário, raro, singular, incomum, estranho, que não se espera” (GARCIA, 2019 in REIS et al., 2022). Embora tenha se desenvolvido como conceito instrumental no âmbito dos estudos literários, o insólito pode se manifestar em diversas mídias e linguagens artísticas, abrangendo múltiplas modulações, como o estranho, o maravilhoso, o realismo mágico, a fantasia, o grotesco, a ficção-científica e o horror.
Resumo expandido
Bibliografia
- CÁNEPA, L. L. Configurações do horror cinematográfico brasileiro nos anos 2000: continuidades e inovações. In: João Batista Freitas Cardoso; Roberto Elísio dos Santos. (Org.). Série Comunicação & Inovação: Miradas sobre o cinema ibero latino-americano contemporâneo. 1ed.São Caetano do Sul: Universidade de São Caetano do Sul, 2016, v. 8, p. 121-144.
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TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. São Paulo: Perspectiva, 2007.
WILSON, Natalie. Willful monstrosity: Gender and race in 21st century horror. New York: McFarland, 2020.
Coordenadores
- Laura Loguercio Cánepa
Filipe Tavares Falcão Maciel
PEDRO ARTUR BAPTISTA LAURIA