Seminários Temáticos para o biênio 2025-2026

Estética e Teoria da Direção de Arte Audiovisual

Resumo

    Este seminário explora a multidisciplinaridade da Direção de Arte Audiovisual, abordando-a como um campo dinâmico na criação de atmosferas e experiências sensoriais por meio de elementos materiais e visuais. A direção de arte é analisada em sua atuação na concepção, planejamento e execução de cenários, figurinos, paisagens, ambientes e personagens, não apenas no cinema e no audiovisual, mas também em práticas artísticas expandidas. Procura-se também revelar as materialidades e destacar os impactos dos espaços, paisagens e objetos, explorando suas relações com os corpos, tanto os presentes no espaço fílmico quanto os que vivenciam os espaços de exibição. Nesse sentido, a pesquisa em direção de arte é reconhecida por explorar suas relações com matrizes culturais, sociais e identitárias capazes de reiterar, apontar, questionar ou combater estereótipos e marginalizações.

Resumo expandido

    Bibliografia

      AFFRON, Charles; AFFRON, Mirela Jona. Sets in motion: Art direction and film narrative. New Brunswick, New Jersey: Rutgers University Press, 1995.

      BARNWELL, Jane. Production Design for Screen: Visual Storytelling in Film and Television. Bloomsbury Visual Arts, 2017.

      BUTRUCE, Débora; BOUILLET, Rodrigo (orgs.). A direção de arte no cinema brasileiro. Rio de Janeiro: Caixa Cultural, 2017

      ELSAESSER, Thomas; HAGENER, Malte. Teoria do cinema: Uma introdução através dos sentidos. Campinas, SP: Papirus, 2018.

      FERREIRA, Benedito (org.) et al. Dimensões da direção de arte na experiência audiovisual. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2023.

      GUMBRECHT, Hans Ulrich. Atmosfera, ambiência, Stimmung: Sobre um potencial oculto da literatura. Rio de Janeiro: Contraponto: Editora PUC Rio, 2014.

      HAMBURGER, Vera. Arte em cena: a direção de arte no cinema brasileiro. São Paulo: Ed. Senac e Edições Sesc, 2014.

      HEISNER, Bervely, Production Design in the Contemporary American Film. A Critical Study of 23 Movies and Their Designers. North Carolina: McFarland, 2004

      JACOB, Elizabeth M. Um Lugar para Ser Visto: a direção de arte e a construção da paisagem do cinema. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal Fluminense, 2006.

      MCDOWELL, Alex. Storytelling shapes the future. Journal of Futures Studies, March 2019, 23(3): 105–112. Disponível em: https://jfsdigital.org/wp-content/uploads/2019/04/09-McDowell_Storytelling-Shapes-the-Future.pdf

      TASHIRO, C. S. Pretty Pictures: Production Design and the History Film. Austin: University of Texas Press, 1998.

      RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Ed. 34, 2005.

      SANTOS NETO, Benedito Ferreira dos. Três reflexões sobre a direção de arte no cinema brasileiro. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Goiás, 2019.

      XAVIER, Tainá. Encenar sobre ruínas: a figura da ruína no cinema brasileiro contemporâneo e suas implicações no espaço cênico. Tese de Doutorado, Universidade Federal Fluminense, 2023.

    Coordenadores

      TAINA XAVIER PEREIRA HUHOLD
      Nívea Faria de Souza
      Sabrina Tenório Luna da Silva