Políticas, economias e culturas do cinema e do audiovisual no Brasil.
Resumo
- Nesse momento em que a cultura retorna como elemento-chave na elaboração de um projeto de país, abre-se uma oportunidade histórica para se repensar as políticas públicas e reguladoras do cinema e do audiovisual em uma conjuntura contemporânea. A reflexão sobre o audiovisual brasileiro precisa se debruçar sobre essas questões a partir de uma lógica processual e transversal, capaz de imaginar uma nova cultura política que dê conta da complexidade do ecossistema audiovisual. A visão que separa os espectros industriais e culturais da atividade, como tem sido a tradição brasileira, já não faz mais sentido. O desafio é ampliar a visão para além da tríade produção-distribuição-exibição, incluindo como eixos essenciais a preservação e a formação. Ao mesmo tempo, uma nova política e ética das imagens já não admite a invisibilidade de grupos historicamente excluídos. Nesse esforço de reconstrução, é preciso pensar um audiovisual comprometido com a democracia antirracista e a equidade de gênero.
Resumo expandido
Bibliografia
- AMANCIO, Tunico. Artes e manhas da Embrafilme. Niterói: EdUFF, 2000.
AUTRAN, Arthur. O pensamento industrial cinematográfico brasileiro. São Paulo: Hucitec Editora, 2013.
BAHIA, Lia. Discursos, políticas e ações: processos de industrialização do campo cinematográfico brasileiro. São Paulo, Itaú Cultural, 2012.
BAHIA, Lia, BUTCHER, Pedro e Tinen, PEDRO. Imaginar o audiovisual como política pública. Belo Horizonte, Universo Produção, 2023.
BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, no11. Brasília, maio – agosto de 2013, pp. 89-117.
BUTCHER, P. Hollywood e o mercado de cinema brasileiro: princípios de uma hegemonia. 2019. Tese de Doutorado em cinema. UFF, Niterói, 2019.
COSTA, MANNUELA; SANTOS, WILLIAM FERNANDO DE OLIVEIRA . Uma trama em vários atos. Ou o cinema brasileiro em busca de seu público.. REVISTA PARADOXOS, v. 6, p. 188-202, 2021.
CHALUPE DA SILVA, Hadija. O filme nas telas – a distribuição do cinema nacional. São Paulo: Terceiro Nome; Ecofalante, 2010.
Carta de Tiradentes. Fórum de Tiradentes, Belo Horizonte, 2023.
DE VANY, Arthur. Hollywood Economics: How extreme uncertainty shapes the film industry. Nova York, Londres: Routledge, 2004.
GAUDREAULT, André e MARION, Philippe. O fim do cinema: uma mídia em crise na era digital. Campinas; Papirus, 2016.
GOMES, Paulo Emilio. Uma situação colonial? São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
SCHVARZMAN, Sheila. Cinema brasileiro contemporâneo de grande bilheteria. São Paulo, Sesc, 2018.
SOUSA, Ana Paula. Dos conflitos ao pacto: as lutas no campo cinematográfico brasileiro no século XXI. Tese de doutorado. Instituto de Filosofia e Ciências Sociais. UNICAMP. Campinas: 2018.
ZUBOFF, Shoshana. A era do capitalismo de vigilância: a luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2020.
Coordenadores
- Lia Bahia
Sheila Schvarzman
Pedro Butcher