Cinema Comparado
Resumo
- O seminário pretende explorar os diversos aspectos de uma abordagem comparatista do cinema, examinando, por um lado, seus fundamentos e implicações teóricas e metodológicas, e, por outro, um conjunto amplo de objetos particulares em suas múltiplas formas de relação e cotejo. Tais objetos serão investigados no interior do próprio campo do cinema (pela confrontação de filmes, cineastas, movimentos, períodos, cinematografias etc.) ou na sua fronteira com outros campos e saberes (literatura, artes visuais, artes cênicas, ciências humanas etc).
Assim concebidas, as discussões do seminário tendem a interceptar debates em curso sobre a história do cinema, suas relações com outras artes e saberes, a prática da programação ou da curadoria de filmes, e assim por diante. Nas propostas que esperamos receber, gostaríamos de nos deparar com um leque amplo de comparantes (internos e externos), mas privilegiaremos, em todo caso, aquelas que tomem o cinema como ponto de ancoragem.
Resumo expandido
Bibliografia
- ARAUJO SILVA, Mateus. “Jean Rouch e Glauber Rocha: de um transe a outro”. In: _____ (Org.). Jean Rouch 2009. Belo Horizonte: Balafon, 2010, p.47-89.
AUMONT, Jacques (Org.). Pour un cinéma comparé: influences et répétitions. Paris: Cinémathèque française, 1996.
_______. Le Septième Art: Le cinéma parmi les arts. Paris: Léó Scheer, 2003.
BELLOUR, Raymond. La Querelle des dispositifs: Cinéma – installations, expositions. Paris: P.O.L., 2012.
CARVALHAL, Tania F. & COUTINHO, Eduardo F. (Org.). Literatura comparada – Textos fundadores. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
COSTA, Antonio. Il cinema e le arti visive. Torino: Einaudi, 2002.
FOUCAULT, Michel. “Os fatos comparativos”. In: ____. A arqueologia do saber. 8ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013, p. 192-201.
OLIVEIRA Jr., Luiz Carlos. Vertigo, a teoria artística de Alfred Hitchcock e seus desdobramentos no cinema moderno. [Tese de Doutorado]. São Paulo: ECA-USP, 2015.
PRYSTHON, Angela. “Constelações do visível: notas sobre cinema comparado como método e sobre a paisagem nas artes visuais”. In: Ana Angela Farias Gomes, César Guimarães, Fernando de Mendonça, Renato Izidoro da Silva (org.). Poéticas de pesquisa: cartografando o audiovisual. Aracaju: Criação, 2021.
RAMOS MONTEIRO, Lúcia. “Remaking a European, Post-catastrophic Atmosphere in 2000s China: Jia Zhangke’s Still Life, Iconology and Ruins”. In: CinémaS, v. 25, n. 2-3, 2015, p. 97-117.
SOUTO, Mariana. Infiltrados e invasores – uma perspectiva comparada sobre as relações de classe no cinema brasileiro contemporâneo. Salvador: EDUFBA, 2019.
STAM, Robert. Reflexivity in Film and Literature: From Don Quixote to Jean-Luc Godard. New York: Columbia University Press, 1992.
_______. Multiculturalismo tropical: uma história comparativa da raça na cultura e no cinema brasileiros. São Paulo: Edusp, 2008.
XAVIER, Ismail. Sertão mar: Glauber Rocha e a estética da fome. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.
_______. Alegorias do subdesenvolvimento: cinema novo, tropicalismo, cinema marginal. [1993]. 2a ed. São Paulo: Cosac e Naify, 2012.
Coordenadores
- Mateus Araujo Silva
Lúcia Ramos Monteiro
Angela Freire Prysthon