Festivais e mostras de cinema e audiovisual
Resumo
- O presente seminário tem como objetivo a criação de um espaço para a reflexão sobre os festivais e mostras de cinema e audiovisual, e para a discussão acerca dos desafios envolvidos nos estudos desses eventos. Estamos abertas para receber propostas de trabalhos voltados para os festivais em sua multiplicidade de formatos e propostas, em diferentes espaços e temporalidades, a partir de abordagens teórico-metodológicas diversas.
A proposta busca contribuir para os estudos de cinema e audiovisual no Brasil através do estímulo à investigação dos eventos brasileiros, seus circuitos e conexões internacionais; do fomento às trocas transdisciplinares com campos do saber como as ciências sociais, a história e a comunicação; e da promoção do intercâmbio com pesquisadores e redes estrangeiras, particularmente da América Latina
Resumo expandido
Bibliografia
- ALENCAR, Miriam. O cinema em festivais e os caminhos do curta-metragem no Brasil. Rio de Janeiro: Artenova, 1978.
AMIEVA, Mariana. El Festival Internacional de Cine Documental y Experimental del SODRE: las voces del documental y un espacio de encuentro para el cine latinoamericano y nacional. In: TORELLO, Georgina (Org.). Uruguay se filma: prácticas documentales (1920-1990). Montevidéu: Irrupiciones, 2018. p 85-113.
CESAR, Amaranta et al. (Org.) Desaguar em cinema: documentário, memória e ação com o CachoeiraDoc. Salvador: Edufba, 2020.
CORRÊA, Paulo Luz. Panorama dos Festivais/Mostras Audiovisuais Brasileiros – edição 2022. São Paulo. Disponível em: https://issuu.com/pauloluzcorrea/docs/panorama_dos_festivais_e_mostras_audiovisuais_bras
DE VALCK, Marikje; KREDELL, Brendan e LOIST, Skadi (Orgs). Film Festivals – History, theory, method, practice. London and New York: Routledge, 2016.
DYLAN, Emerson. Território da cinefilia: a Mostra Internacional de Cinema e a cidade de São Paulo (1977-1983). 2021. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Guarulhos, São Paulo.
FOSTER, Lila. “Matizes da cultura jovem: imagens e imaginários em torno do Festival de Cinema Amador JB/Mesbla”. Estudos históricos, n. 34 (72), Jan-Abr 2021, p. 30-53. https://doi.org/10.1590/S2178-149420210103.
GARRETT, Adriano. A curadoria em cinema no Brasil contemporâneo: festivais de cinema e o caso da Mostra Aurora (2008-2012). 2020. 176 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação), Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo.
IORDANOVA, Dina; Rhyne, Ragan (Orgs.). Film Festival Yearbook 1: The Festival Circuit. St Andrews Film Studies, 2009.
LEAL, Antonio; MATTOS, Tetê. Festivais audiovisuais: diagnóstico setorial 2007 – indicadores 2006. Rio de Janeiro: Fórum dos Festivais / MinC/SAv, 2008.
MATTOS, Tetê. O Festival do Rio e as configurações da cidade do Rio de Janeiro. 2018. Tese (Doutorado em Comunicação), Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
MELO, Izabel de Fátima Cruz. “Cinema é mais que filme”: uma história das Jornadas de Cinema da Bahia (1972-1978). Salvador: EDUNEB. 2016.
MUYLAERT, Juliana. A Contribuição do Festival É Tudo Verdade ao Cânone do Documentário Brasileiro. Aniki, v. 8, n. 1, 2021, p. 219-244. (Festivais de cinema e os seus contextos socioculturais). DOI: https://doi.org/10.14591/aniki.v8n1.718
PEIRANO, María Paz. Mapping histories and archiving ephemeral landscapes: strategies and challenges to research film festivals. Studies in European Cinema, n. 17:2, 2020, p. 170-184
PIRES, Bianca Salles. A formação de públicos cinéfilos: circuitos paralelos, museus e festivais internacionais. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
VALLEJO, Aida (Org.). “Número dedicado a Festivales Cinematográficos”. Secuencias, n. 39, 2014.
ZANATTO, Rafael Morato. O I Festival Internacional de Cinema do Brasil (1954). Aniki, v. 8, n. 1, 2021, p. 101-130.
Coordenadores
- Izabel de Fátima Cruz Melo
Tetê Mattos (Maria Teresa Mattos de Moraes)
Amaranta Cesar