Seminários Temáticos para o biênio 2009-2011

Estudos do Som

Resumo

    Esta proposição do seminário temático sobre os estudos do som no cinema visa repetir o êxito que o mesmo seminário obteve no último encontro da SOCINE, na ECA/USP. Como no congresso de 2009 este grupo de estudos havia sido proposto pela primeira vez, sua repetição com os mesmos proponentes enquadra-se nas regras estabelecidas e votadas em plenária.

    Quando comentamos sobre o êxito deste seminário em 2009, isto significa dizer que a partir das mesas pré-constituídas nos encontros da SOCINE até 2008 criou-se um encontro onde nomes que vêm se tornando conhecidos por estudar costumeiramente a trilha sonora dos filmes no Brasil puderam dialogar com pesquisadores novos e com uma platéia sempre em bom número.

    Assim, continuam sendo objetivos deste seminário temático estudar as relações entre som e imagem nas suas mais variadas manifestações, sejam elas: analisar as questões postas pelo uso da música; escrutinar as funções narrativas dos ruídos, dos silêncios; entender o papel das vozes, para além do uso mais costumeiro dos diálogos; discutir as relações entre o som e a criação do espaço cinematográfico; tornar mais complexas as discussões em torno da fronteira diegese/não-diegese; trazer à lembrança nomes relevantes ligados ao trabalho com o som no cinema; atentar para pontos obscuros da história do cinema sonoro; entender até que ponto a crescente teoria sobre o som no cinema vem trazer novas e pertinentes questões para a teoria cinematográfica atual.

    Este grupo de estudos, proposto por pesquisadores advindos da USP, da UFSCar e da UFF, que no encontro passado agregou ainda nomes vindos de demais instituições do estado de São Paulo e do Rio de Janeiro, da Bahia, de Pernambuco, espera, a partir de sua nova convocatória, referendar-se como um lugar de discussão nacional sobre a metade sonora da narrativa fílmica.

    BIBLIOGRAFIA

    ALTMAN, Rick (org.). Sound theory – Sound practice. New York: Routledge, 1992.

    __________. Silent Film Sound. New York: Columbia University Press, 2004.

    BURCH, Nöel. Práxis do cinema. São Paulo: Perspectiva, 1992.

    CAGE, John. M: Writings 67-72. Hanover: Wesleyan University Press, 1973.

    _________. Silence: Lectures and writings. Hanover: Wesleyan University Press, 1961.

    COSTA, Fernando Morais da. O som no cinema brasileiro. Rio de Janeiro: 7Letras/Faperj, 2008.

    CHION, Michel. Audio-vision: sound on screen. New York: Columbia University Press, 1994.

    ________. The voice in cinema. New York: Columbia University Press, 1999.

    GOLDMARK, Daniel, KRAMER, Lawrence, LEPPERT, Richard (org.). Beyond the soundtrack: representing music in cinema. Los Angeles: University of California Press, 2007.

    GORBMAN, Claudia. Unheard melodies – narrative film music. Blommington: Indiana University Press, 1987.

    MANZANNO. Luiz Adelmo. Som-imagem no cinema. São Paulo: Perspectiva, 2003.

    SCHAFER, Murray. A afinação do mundo. São Paulo: UNESP, 2001.

    _________. O ouvido pensante. São Paulo: UNESP, 1992.

    SIDER, Larry et al (org). Soundscape – The school of sound lectures 1998-2001. London: Wallflower, 2003.

    WEIS, Elisabeth, BELTON, John (org.). Film Sound: theory and practice. New York: Columbia University Press, 1985.

Coordenadores

    Fernando Morais da Costa
    Eduardo Simões dos Santos Mendes
    Suzana Reck Miranda