Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Resumo
- O objetivo do Seminário é discutir a produção audiovisual realizada na (e sobre a) América Latina, considerando suas especificidades, hibridismos e paralelismos. Pretende-se contemplar a totalidade do fenômeno audiovisual na região – a saber, produção, distribuição, exibição, recepção e preservação -, através de análises sobre seus aspectos estéticos, culturais, sociais, econômicos, políticos, institucionais e tecnológicos. Logo, o propósito do Seminário é reunir pesquisas em torno do audiovisual e da América Latina, com o intuito de aprofundar e ampliar a reflexão sobre o tema, e contribuir à revisão de sua historiografia. Daí a necessidade de procedimentos interdisciplinares, a estabelecer novos recortes e vieses de estudo. Assim, o presente Seminário visa nuclear pesquisadores preocupados em propor outros e distintos métodos teóricos sobre o fenômeno audiovisual na América Latina.
Resumo expandido
- O objetivo do Seminário é discutir a produção audiovisual realizada na (e sobre a) América Latina, considerando suas especificidades, hibridismos e paralelismos. Pretende-se contemplar a totalidade do fenômeno audiovisual na região – a saber, produção, distribuição, exibição, recepção e preservação -, através de análises sobre seus aspectos estéticos, culturais, sociais, econômicos, políticos, institucionais e tecnológicos.
A partir dos anos 1960, cinemas de diversos países da América Latina chamaram a atenção internacional ao estabelecerem, entre si e com a teoria e a crítica estrangeiras, um diálogo em que buscavam se autodefinir, ou seja, compreender suas singularidades estéticas e ideológicas, com base, sobretudo, numa contraposição às produções forâneas ou regionais anteriores. Desta forma se estabeleceu o que se convencionou chamar Nuevo Cine Latinoamericano (NCL), que se converteu mais tarde no código pelo qual tudo o que é entendido por “cinema latino-americano” deveria assim ser interpretado. Ao se tornar um marco de referência nas discussões sobre cinema e América Latina, o NCL sofreu uma espécie de “monumentalização”, que implicou no risco de se apagarem as nuances e contradições inerentes a qualquer processo artístico.
O propósito do Seminário, então, é reunir pesquisas em torno do audiovisual e da América Latina, com o intuito de aprofundar e ampliar a reflexão sobre o tema e contribuir à revisão de sua historiografia. Daí a necessidade de procedimentos interdisciplinares, a estabelecer novos recortes e vieses de estudo. Assim, o presente Seminário visa nuclear pesquisadores preocupados em propor outros e distintos métodos teóricos sobre o fenômeno audiovisual na América Latina.
Entre nossas abordagens, enfatizamos: 1) o aprofundamento de novas propostas de estudos sobre movimentos estéticos consolidados na historiografia; 2) análises de filmes e realizadores subestimados pela crítica, pela historiografia e pelas pesquisas acadêmicas; 3) a ampliação das investigações em áreas tradicionalmente não abrangidas, como a recepção e a preservação; 4) debates sobre produções contemporâneas e sua recepção, a partir de estudos que inter-relacionem o audiovisual brasileiro àquele dos outros países da América Latina. Nesse sentido, visamos estimular perspectivas plurais a envolverem o cinema brasileiro e as cinematografias vizinhas.
Bibliografia
- AMANCIO, Tunico; TEDESCO, Marina (Org). Brasil-México: aproximações cinematográficas. Niterói: EdUFF, 2011.
AVELLAR, José Carlos. A ponte clandestina. Rio de Janeiro/São Paulo: Ed.34/Edusp, 1995.
BRANDÃO, Alessandra et al. (Org). Políticas dos cinemas latino-americanos contemporâneos. Palhoça: Unisul, 2012.
GETINO, Octavio; VELLEGGIA, Susana. El cine de las historias de la revolución: aproximación a las teorías y prácticas del cine político en América Latina (1967-1977). Buenos Aires: Altamira, 2002.
LEÓN FRÍAS, Isaac. El nuevo cine latinoamericano de los años sesenta. Lima: Universidad de Lima, 2013.
JOHNSON, Randal. The Film Industry in Brazil: Culture and State. Pittsburgh: U. of Pittsburgh, 1987.
PARANAGUÁ, Paulo Antônio. Le cinéma en Amérique Latine: le miroir eclaté: historiographie et comparatisme. Paris: L’Harmattan, 2000.
________. Tradición y modernidad en el cine de América Latina Madri: FCE, 2003.
Coordenadores
- Fabián Rodrigo Magioli Núñez
Eliska Altmann
Maria Alzuguir Gutierrez