“Manias” na mise-en-scène: a construção gestual de Daniel Day-Lewis
Painel
Proponente: Daiane Freitas Guimarães Gonçalves
“O Cine-Eu”: ou de como a terra passou a girar em torno do meu umbigo.
Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Marcius Freire
“O jardim das espumas”, de Luiz Rosemberg Filho
Inscrição Individual
Proponente: Renato Pannacci
“Pasolini”, um Pasolini
Trabalho em Mesa: Pasolini em três tempos
Proponente: Mariarosaria Fabris
A (DES)CONSTRUÇÃO TÉORICA DO GESTO NO DOCUMENTÁRIO DE EVALDO MOCARZEL
Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Cristiane do Rocio Wosniak
A aldeia das imagens
Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Ernesto de Carvalho
A anti-hospitalidade que habita o fetiche em “Um lugar ao sol”
Inscrição Individual
Proponente: Carlos Cézar Mascarenhas de Souza
A Anunciação no cinema: uma análise iconográfica de “As Sombras”
Inscrição Individual
Proponente: Pedro de Andrade Lima Faissol
A barbárie da guerra retratada no documentário Fantasmas de Abu Ghraib
Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Altair Reis de Jesus
A beleza que petrifica e a imagem como devir: de Kafka a Sokurov.
Inscrição Individual
Proponente: Marcelo Monteiro Costa
A CELERIDADE DO STREAMING E A MOROSIDADE DE UMA NOVA LEI DE REGULAÇÃO
Painel
Proponente: Ivanildo Araujo Nunes
A cena, o comum e o tempo dos trabalhadores: figuras do proletário
Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Érico Oliveira de Araújo Lima
A COR NO FIGURINO DO DIABO DE O AUTO DA COMPADECIDA (2000)
Painel
Proponente: PAULA GUIMARÃES DE OLIVEIRA
A criação de arte na obra de João Botelho: Os Maias.
Trabalho em Seminário: Cinemas em português: aproximações – relações
Proponente: Nívea Faria de Souza
A crítica de cinema como sistema promotor de crises
Painel
Proponente: LUIZ GUSTAVO VILELA TEIXEIRA
A duração serial: Satie, Cage, Warhol
Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Hermano Arraes Callou
A emergência de discussões feministas na Bollywood contemporânea
Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Juily Jyotsna Seixas Manghirmalani
A escola francesa de som direto: Antoine Bonfanti e Jean-Pierre Ruh.
Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Sérgio Puccini Soares
A estetização do horror na série Hannibal
Painel
Proponente: Vanessa Ramos Furtado da Silva
A evolução dos corpos no abrigo da casa
Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Ana Lucia Lobato de Azevedo
A experiência de duração que atravessa e aproxima a pintura do cinema
Painel
Proponente: Raquel Assunção Oliveira
A experiência do coletivo feminista Mulheres no Audiovisual PE – MAPE
Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Yanara Cavalcanti Galvão
A experiência sonora e o processo criativo no filme Eugênia no Espaço
Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Henrique Gomes
A extenuação das certezas: primeira pessoa e política em Nanni Moretti
Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: Gabriela Kvacek Betella
A ética do ator experimental no cinema
Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Sandro de Oliveira
A FORÇA DE TERRA EM TRANSE. 50 ANOS DEPOIS.
Inscrição Individual
Proponente: João Guilherme Barone Reis e Silva
A função crítica segundo Serge Daney e os Cahiers
Inscrição Individual
Proponente: Ricardo Lessa Filho
A Hollywood hispânica na crítica cinematográfica brasileira (1930-35)
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Isabella Regina Oliveira Goulart
A Imagem Movediça: Datamoshing e a aparição imprevista como atração
Painel
Proponente: PEDRO PEREIRA DRUMOND
A imagem no documentário de Patricio Guzmán
Painel
Proponente: Luís Martins Villaça
A imagem política em Leona Assassina Vingativa: três suspeitas
Painel
Proponente: Álvaro Andrade Alves
A imaginação melodramática: atualidade de um modelo narrativo
Inscrição Individual
Proponente: Lisandro Nogueira
A infância no documentário – intersecções com as Ciências Sociais
Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Letizia Osorio Nicoli
A Ininteligibilidade Intencional em Manchester à Beira-Mar
Inscrição Individual
Proponente: Fabrizio Di Sarno
A intolerável visão da carne no cinema de Gaspar Noé
Painel
Proponente: Mario Sergio Righetti
A invenção do comum: Estratégias de montagem em Era o Hotel Cambridge
Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: LUÍS FELIPE DUARTE FLORES
A Índia imaginada por Rossellini e Pasolini.
Trabalho em Mesa: Pasolini em três tempos
Proponente: Flavio Kactuz (Flávio C. P. de Brito)
A jovem passante, a fotogenia e a retomada de imagens
Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Andrea França Martins
A Lei da Tabanca: cultura popular, filme amador e novas tecnologias
Trabalho em Seminário: Cinemas em português: aproximações – relações
Proponente: Paulo Cunha
A Longa Duração de Petróleo Bruto, de Wang Bing
Inscrição Individual
Proponente: Cecília Antakly de Mello
A longa duração em Lav Diaz: obstáculo ou deleite para a crítica?
Inscrição Individual
Proponente: Lúcia Ramos Monteiro
A mãe, imagem impossível: Perlov, Barthes e a tarefa do luto
Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: Ilana Feldman
A memória da cidade na websérie “Cinema de Rua em Juiz de Fora”
Painel
Proponente: Valéria Fabri Carneiro Marques
A memória que se ensaia: Já visto, jamais visto e o tempo experimental
Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Laís Ferreira Oliveira
A metrópole latino-americana no cinema contemporâneo
Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Alisson Gutemberg
A mise en scène da morte na era da proliferação das imagens.
Inscrição Individual
Proponente: Milton do Prado Franco Neto
A narrativa do outro e a ética da mediação em “Fuocoammare”
Inscrição Individual
Proponente: José Augusto Mendes Lobato
A noção de estilo na abordagem crítica do cinema para Gilles Deleuze
Inscrição Individual
Proponente: ANDRE LUIS LA SALVIA
A paixão de JL: os arquivos pessoais na construção de microhistórias
Inscrição Individual
Proponente: Gabriel Filgueira Marinho
A pecadora cardosiana: da coluna “O crime do dia” a Porto das Caixas
Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: Livia Azevedo Lima
A performance da violência no documentário
Trabalho em Mesa: Figurações da violência no documentário
Proponente: Gabriela Machado Ramos de Almeida
A performance queer na dupla encenação do filme The Watermelon Woman
Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Marília Xavier de Lima
A PRÁTICA CURATORIAL NOS FESTIVAIS DE CINEMA BRASILEIROS – REFLEXÕES
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Tetê Mattos (Maria Teresa Mattos de Moraes)
A PSICANÁLISE EXPLICANDO O CINEMA: O QUE RESTOU DESSE DISCURSO?
Inscrição Individual
Proponente: Carlos Gerbase
A questão Brecht: Ôshima e os signos de teatralidade
Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Pedro de Araujo Nogueira Tinen
A reinvenção do passado: as páginas teóricas de Julio Bressane
Inscrição Individual
Proponente: Fabio Camarneiro
A relação da mise en scène e rostocopia nos filmes Waking Life e Tower
Inscrição Individual
Proponente: João Paulo Feitoza Clementino Palitot
A relação espectador-usuário nos documentários interativos
Painel
Proponente: Gustavo de Oliveira
A representação da vida mental em Alain Resnais e Virginia Woolf
Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: Isadora Meneses Rodrigues
A resistência das mulheres na crítica: a experiência das Elviras
Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Maria Castanho CaúCoautor: Samantha da Silva Brasil
A tarefa do cineasta: problemas de tradução no filme Kurdish Lover
Painel
Proponente: Ana Luiza Rocha de Siqueira
A teoria do fascínio cinemático e o corpo de Cronenberg
Inscrição Individual
Proponente: Lillian Bento de Souza
A TRANSGRESSÃO DO CORPO NO CORPO DO FILME CASTANHA
Inscrição Individual
Proponente: Guilherme de Souza Castro
A voz da interface no i-doc
Inscrição Individual
Proponente: Gianna Gobbo Larocca
A voz do corpo feminino negro: afeto e ancestralidade em cena
Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Geisa Rodrigues
A voz do filme: Estudo de caso dos filmes Santiago e Pacific
Painel
Proponente: Laís Lima Pinho
A voz no cinema, “Família Rodante” e o significado fora da palavra
Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Debora Regina Taño
A “descapitalização” do Rio imaginada pela crítica cinematográfica
Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Eliska Altmann
A(s) câmera(s) e a cena na série cinematográfica Atividade paranormal
Inscrição Individual
Proponente: Rodrigo TerplakCoautor: Rogério Ferraraz
A(s) pedagogia(s) da imagem em Black Mirror
Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Ana Paula Nunes
ABECEDÁRIOS AUDIOVISUAIS: PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO CRÍTICA E CRIATIVA
Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Adriana Mabel Fresquet
Adaptações e transcriações nas indústrias cinematográfica e editorial
Inscrição Individual
Proponente: Dostoiewski Mariatt de Oliveira ChampangnatteCoautor: Anna Paula Soares Lemos
AFETOS ANALÓGICOS O SUPER 8 EM ELENA E ADIEU MONDE
Painel
Proponente: Barbara Bergamaschi Novaes
Afetos e Narrativas Mistas em As Mil e Uma Noites, Volume 1 O Inquieto
Inscrição Individual
Proponente: Thalita Cruz Bastos
Alberto Cavalcanti: entre a produção e a direção de cinema.
Painel
Proponente: Tania Arrais de Campos
Amador, de Krzysztof Kieslowski, e o cine-olho de Dziga Vertov
Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Davi Marques Camargo de Mello
Análise da versão restaurada do filme “O padre e a moça”
Inscrição Individual
Proponente: Débora Lúcia Vieira Butruce
ANÁLISE DOS ESCRITOS DE CINCO GRANDES TEÓRICOS DO CINEMA SOBRE O S3D
Painel
Proponente: Priscilla Barbosa Durand
Análises sobre o uso do sound effect como leitmotiv no cinema
Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: ROBERTA AMBROZIO DE AZEREDO COUTINHO
Ancestralidade e Memória na construção identitária no documentário
Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Guilherme Rezende Landim
André Abujamra: música e ruído no cinema brasileiro recente
Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: GEÓRGIA CYNARA COELHO DE SOUZA
APONTAMENTOS SOBRE O CINEMA NA ESCOLA:O MINUTO LUMIÈRE COMO EXERCÍCIO
Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Andreza Oliveira Berti
ARQUEOLOGIA HOMOERRÁTICA DE A CRUZ NA PRAÇA – GLAUBER ROCHA (1959)
Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Fabricio Fernades
Arquivo e montagem anarquívica em A Imagem que Falta
Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro
As abominações do visível: monstro, excesso e erotismo em La Bête
Inscrição Individual
Proponente: João Victor de Sousa Cavalcante
As duas faces de Gustavo Dahl em Uirá: entre o realizador e o crítico
Inscrição Individual
Proponente: Margarida Maria Adamatti
As formas da vida (em) comum em A viznhança do tigre
Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: César Geraldo Guimarães
As janelas e as portas de Clara: a questão do espaço em “Aquarius”
Inscrição Individual
Proponente: Fabiano Grendene de Souza
As ondas de Martenot e a criação sonora no cinema
Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Filipe Barros Beltrão
AS POLÍTICAS PÚBLICAS DO AUDIOVISUAL E A REGIONALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO
Inscrição Individual
Proponente: Angela Nelly dos Santos Gomes
As protagonistas de Jenji Kohan: entre o american dream e o crime
Painel
Proponente: Bárbara Camirim Almeida Lopes
As regras de uma ilusão.
Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Sylvia Beatriz Bezerra Furtado
As ‘majors’ e o governo estadunidense contra as taxas no Brasil – 1940
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Camila Goetzinger
Aspectos hipertextuais no cinema de Jorge Furtado: Montagem e estilo.
Inscrição Individual
Proponente: DANILO LUNA DE ALBUQUERQUE
Assista outra vez: estratégias revisionistas feministas no cinema
Painel
Proponente: Amanda Rosasco Mazzini
Autoficção e autoria em “Elena” e “Olmo e a gaivota”
Inscrição Individual
Proponente: SUÉLLEN RODRIGUES RAMOS DA SILVA
Autoria e autobiografia na obra documental de Chantal Akerman
Inscrição Individual
Proponente: José Francisco Serafim
Autorias queer no cinema brasileiro contemporâneo
Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Dieison Marconi
Autorreferencialidades em Saneamento básico: o espectador confabulado
Inscrição Individual
Proponente: Afonso Manoel da Silva Barbosa
Autorretrato e performatividade: o ensaio no cinema de exposição
Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Rodrigo Corrêa Gontijo
Azov Films: divergências sobre a nudez masculina púbere no audiovisual
Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: João Paulo Lopes de Meira HergeselCoautor: Carolina de Oliveira Silva
À escuta de “Sophia”
Inscrição Individual
Proponente: VIRGÍNIA DE OLIVEIRA SILVA
Batatinha, o Diplomata do Samba: De Barravento a Sangue Azul
Inscrição Individual
Proponente: Marcos Pierry
Bazin e Merleau-Ponty: o cinema e sua aposta ontológica
Inscrição Individual
Proponente: Julio Bezerra
Beatriz Costa, atriz e comediante portuguesa: a franjinha rebelde
Trabalho em Seminário: Cinemas em português: aproximações – relações
Proponente: Afrânio Mendes Catani
Benedito Junqueira Duarte e sua atuação no cinema científico
Painel
Proponente: Fernanda Teixeira Mendes
Black Mirror e a melancólica festa da punição.
Inscrição Individual
Proponente: Isabel Almeida Marinho do Rêgo
Bonnie x Bonnie: paralelos entre Bonnie Parker Story e Bonnie&Clyde
Painel
Proponente: Andressa Gordya Lopes dos Santos
Brás Cubas e Dom Casmurro: a adaptação da narrativa autoconsciente e não-confiável
Inscrição Individual
Proponente: Carolina Soares Pires
Breves notas sobre a noção de filme como “dispositivo de alerta”
Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Mauro Luiz Rovai
Caminhar sobre os cacos da linguagem: Mario Handler e Aloysio Raulino
Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Victor Ribeiro Guimarães
Campo de neve, ruído branco. O segundo jogo, de Corneliu Porumboiu.
Inscrição Individual
Proponente: Luiz Garcia Vieira Junior
Canto do Mar, canto da terra: Cavalcanti na obra de Linduarte Noronha
Inscrição Individual
Proponente: Fernando Trevas Falcone
CARACTERÍSTICAS DO CINEMA MUMBLECORE NA SÉRIE GIRLS
Painel
Proponente: Bárbara Fernandes Vieira de Souza
Características do cinema musical na tevê: o caso Cheias de Charme
Painel
Proponente: Hanna Nolasco
Cartografía y lectura crítica de la crítica de cine en Chile
Inscrição Individual
Proponente: María Marcela Parada
Casa Grande e Senzala na Obra de Kleber Mendonça Filho
Painel
Proponente: Leon Orlanno Lôbo Sampaio
Câmera também é brinquedo: cinema na escola e culturas infantis
Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Karine Joulie Martins
CINE.AR: plataforma transmídia do cinema argentino
Trabalho em Mesa: Plataformas transmídia: espaço de experimentação de midias audiovisuais
Proponente: João Carlos Massarolo
Cinema brasileiro na Web: novos arranjos produtivos e de circulação
Inscrição Individual
Proponente: Miriam de Souza Rossini
Cinema brasileiro: o uso da sociologia para se pensar o hegemônico
Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Vanessa Kalindra Labre de Oliveira
Cinema comunitario e Revolucao Molecular: novas potencias políticas
Inscrição Individual
Proponente: Andrea Molfetta
Cinema Direto na Paraíba: A consolidação de um estilo
Inscrição Individual
Proponente: Leandro Cunha de Souza
Cinema do entrelugar: um estudo sobre limiares e fronteiras
Inscrição Individual
Proponente: Angelita Maria Bogado
Cinema e Educação: o dentro, o “fora” e o entrelaçado
Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Gustavo Jardim
Cinema e história na obra de Jean-Claude Bernardet
Painel
Proponente: Bárbara Felice
Cinema e infância e pesquisa: em modos de re-existência
Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: César Donizetti Pereira Leite
Cinema e processos subjetivos: a criação em Centros Socioeducativos
Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Cezar Migliorin
Cinema e sound-systems: construindo um gênero musical e o som do filme
Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Leonardo Alvares Vidigal
Cinema e territorialidades: cartografias de som, imagem e afeto
Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Tatiane Mendes Pinto
Cinema Negro Brasileiro. Existe?
Inscrição Individual
Proponente: Celia Torres
Cinema neonoir italiano: a perspectiva hedonista em Romanzo criminale
Inscrição Individual
Proponente: Alexandre Rossato Augusti
Cinema paraibano de ficção em diálogo com o cinema marginal
Inscrição Individual
Proponente: Arthur Fernandes Andrade Lins
Cinema pornô e a verdade do sexo: efeitos performativos
Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Camila Macedo Ferreira MikosCoautor: Jamil Cabral Sierra
Cinema quantificado, aplicações de métodos de análise audiovisual
Inscrição Individual
Proponente: Roberto Tietzmann
Cinema, sociedade e emoções: revisitando o amor hollywoodiano
Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Túlio Cunha Rossi
Cinemas em português: uma proposta metodológica
Trabalho em Seminário: Cinemas em português: aproximações – relações
Proponente: Leandro José Luz Riodades de Mendonça
Cinéma beur: as impressões iniciais do movimento pela crítica francesa
Inscrição Individual
Proponente: Ryan Brandão Barbosa Reinh de Assis
Circulação do cinema universitário português e brasileiro na internet
Inscrição Individual
Proponente: Maria Cristina Tonetto
Cláudio Assis e a imagem que faz sintoma
Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Bruno Leites
Cleópatra de Júlio Bressane: A Voz, o Incarnado
Inscrição Individual
Proponente: Adriano Carvalho Araújo e Sousa
Como ir de um lugar a outro? Cartografias da Baixada cinematográfica
Trabalho em Seminário: Cinemas em português: aproximações – relações
Proponente: Liliane Leroux
Como lembrar os vencidos da historia? Uma leitura benjaminiana do “gótico tropical”
Inscrição Individual
Proponente: Marc Berdet
Conceitos estéticos e crítica de cinema na recepção de Aquarius
Trabalho em Mesa: Crítica e academia: Uma relação possível?
Proponente: Rodrigo Cássio Oliveira
Concerto para Super-8
Inscrição Individual
Proponente: Patricia Moran Fernandes
Contrato vitalício: Porta dos Fundos, humor e os males do criptotexto
Inscrição Individual
Proponente: Antonio Carlos Tunico Amancio da Silva
Contribuições do atlas para a pesquisa sobre audiovisual e educação
Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Beatriz Moreira de Azevedo Porto Gonçalves
Coproduções no contexto ibero-americano: o caso da produtora Ukbar.
Trabalho em Seminário: Cinemas em português: aproximações – relações
Proponente: Helyenay Souza Araujo
Corpo e plasticidade do gesto no cinema de animação
Inscrição Individual
Proponente: Christiane Quaresma Medeiros
Corpo e sexo: estratégias de resistência num auto-retrato gay
Inscrição Individual
Proponente: Coraci Bartman Ruiz
Corumbiara: relações entre o documentário, o ensaio e o mundo.
Painel
Proponente: Fabiana de Oliveira Assis
Crônica de um desaparecimento: espaços para um povo em exílio
Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Maria Ines Dieuzeide Santos Souza
Curadoria da perspectiva das mulheres
Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Amaranta Cesar
Dançando no Escuro: panóptico e biopolítica no musical
Inscrição Individual
Proponente: Nicholas Andueza
DANÇAS FILMADAS: COREOGRAFIA E COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL
Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: JOUBERT DE ALBUQUERQUE ARRAIS
Darwin, o imitador do belo sexo: dos palcos às telas
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Sancler Ebert
David Neves: senso de concretude na transmissão da crítica moderna
Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Pedro Plaza Pinto
De dentro do espelho: a imagem-cristal em Laura Mulvey e Agnès Varda
Inscrição Individual
Proponente: Ana Caroline de Almeida
De Kiarostami para a educação: experimentar o cinema na escola
Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Mirna Juliana Santos Fonseca
De prosa com as imagens – pela etnografia visual e da duração
Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Roberta Simon
De um mito a outro: Pasolini entre os Tikmu’un
Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: André Guimarães Brasil
Dente Canino e Miss Violence: a violência dos afetos
Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Catarina Andrade
Desejos carnudos: corpos gordos e o háptico na pornografia gay amadora
Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Erly Milton Vieira Junior
Design Transmídia – Modelos de Experiências em Multiplataformas
Trabalho em Mesa: Plataformas transmídia: espaço de experimentação de midias audiovisuais
Proponente: Dario de Souza Mesquita Júnior
Deslocar o mito, elaborar a história: a Oréstia africana de Pasolini
Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Cláudia Cardoso Mesquita
Destruição e criação: temporalidade nas naturezas mortas de Ori Gersht
Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Manuela de Mattos Salazar
Deus é um DJ: A música diegética em A Árvore da Vida
Painel
Proponente: Guilherme Augusto Bonini
Devaneios de um caminhante solitário: o homem das multidões.
Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: Consuelo Lins
Dimensões da crítica em Jean-Claude Bernardet e Ismail Xavier
Inscrição Individual
Proponente: Mateus Araujo Silva
Direção de fotografia e pintura: da analogia à deformação
Inscrição Individual
Proponente: Rogério Luiz Silva de Oliveira
Direção de fotografia: a luz expressionista em O veneno da madrugada
Inscrição Individual
Proponente: Ana Carolina Roure Malta de Sá
Disputas de memória urbana: os casos de Remoção e Domínio Público.
Inscrição Individual
Proponente: Gabriel Neiva
Distopia em tons pastéis: afetos e resistências em Black Mirror.
Trabalho em Mesa: Distopias contemporâneas: Black Mirror, tecnologias e subjetividade
Proponente: Diego Paleólogo
Do fim do mundo à abertura da história: cinema e resistência ameríndia
Inscrição Individual
Proponente: Ana Carolina Cernicchiaro
Do homem-máquina: jogos de máscaras na ficção científica
Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: João Vitor Resende Leal
Documentário brasileiro, invisibilidade e encenação
Painel
Proponente: Daniel Brandi do Couto
Documentário e TV pública: o caso emblemático da BBC.
Inscrição Individual
Proponente: JULIO DE MATOS LIMA
Documentário moderno brasileiro – o lado B da história
Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Karla Holanda
Documentário rondoniense: filmes, realizadores e contextos de produção
Inscrição Individual
Proponente: Juliano José de Araújo
Documentários de Scorsese: cinema, teatro, literatura e música
Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Denize Correa AraujoCoautor: Cynthia Schneider
Dos primeiros frames à novas histórias – o início do cinema em Sergipe
Painel
Proponente: Luzileide Silva
Drama Inacabado, recitado: políticas do antinaturalismo em duas obras
Inscrição Individual
Proponente: ROBERTO RIBEIRO MIRANDA COTTA
E o desenho animado foi à Bienal de Veneza
Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Annateresa Fabris
El Club, de Pablo Larraín, ou como esconder padres em uma praia fria.
Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Marina Soler Jorge
Em benefício do cinema, a nostalgia. O caso do Movimento Cine Vaz Lobo
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Talitha Gomes Ferraz
Em busca das estaturas miúdas: imaginação e resiliência nos…
Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: denise tavares da silva
Em busca de uma filiação: O Rei do Carimã (Tatá Amaral – 2009)
Inscrição Individual
Proponente: Francisco Alves dos Santos Junior
Em busca do retorno do mútuo: as retratações de Pasolini
Trabalho em Mesa: Pasolini em três tempos
Proponente: Davi Pessoa Carneiro Barbosa
Em busca dos “Zés-ninguém”: Individuação no cinema de Jia Zhangke
Painel
Proponente: Ítalo Rocha Viana
Em favor do cinema soviético ordinário: uma curadoria na precariedade.
Inscrição Individual
Proponente: Alexandre Curtiss Alvarenga
Em mundo de telas: crítica e indústria cultural
Inscrição Individual
Proponente: Esther Hamburger
Encantamento e desencantamento do mundo na trilogia Coração de Ouro
Painel
Proponente: Larissa Malfatti Vieira
Encarceramento feminino no Brasil: construções no cinema documental de
Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Gabriela Santos Alves
Encenação de gestos – estética na propaganda da Ditadura Militar
Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Guilherme Bento de Faria Lima
Encenações humanistas: de Ken Loach aos Irmãos Dardenne
Inscrição Individual
Proponente: Alexandre Silva Guerreiro
Entre a passagem e a permanência: estética do desaparecimento em Linz
Inscrição Individual
Proponente: Camila Vieira da Silva
Entre acumulação e passagem: imagem em movimento na arte contemporânea
Inscrição Individual
Proponente: Eduardo Antonio de Jesus
Entre Bazin e Kracauer: a atualização do realismo na contemporaneidade
Inscrição Individual
Proponente: Cristiane Freitas Gutfreind
Entre documentário e ficção, a encenação no cinema brasileiro
Inscrição Individual
Proponente: Elizabeth Maria Mendonça Real
Entre lá e cá, experiências transatlânticas
Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Henri Arraes de Alencar Gervaiseau
Entre meios e médiuns: espectros em Séances de Guy Maddin
Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Rodrigo Faustini dos Santos
Entre o fora e o dentro da cena, o descontrole na construção do “eu”
Painel
Proponente: Txai de Almeida Ferraz
Epifania melancólica do real: montagem e alegoria no filme-ensaio.
Inscrição Individual
Proponente: Alberto Greciano Merino
Erotismo e o Abjeto em Carlos Reichenbach: Extremos do Prazer
Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: RODRIGO AUGUSTO FERREIRA DE MORAES
ESCOLA DE CINEMA CINEMENTO
Inscrição Individual
Proponente: DANIELE C GRAZINOLI
Escritas do Silêncio em El Sol del Membrillo (Víctor Erice, 1992)
Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: RAFAEL TASSI TEIXEIRA
Estender o instante: a longa-duração em Out 1 de Jacques Rivette
Inscrição Individual
Proponente: Maria Leite Chiaretti
ESTÉTICA DA RECEPÇÃO E CORPORIDADE NO CINEMA EXPANDIDO
Inscrição Individual
Proponente: CRISTIANE MOREIRA VENTURA
Estética, Cor e Direção de Arte em Meu Pedacinho de Chão
Inscrição Individual
Proponente: Milena Leite Paiva
Estilo e autoria nas séries de ficção: uma análise de Fargo
Inscrição Individual
Proponente: Ludmila Moreira Macedo de Carvalho
Estrangeiros – O documentário institucional dos Corpos da Paz na AL
Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Fernando Weller
Estratégias de representação do desejo lésbico
Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Éri Ramos Sarmet dos Santos
Estratégias em 4000 disparos
Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Annádia Leite Brito
Etnografia Visual Corpórea… algumas reflexões
Inscrição Individual
Proponente: Sílvia Aguiar Carneiro Martins
Etnografias fílmicas da cidade em filmes de ficção brasileiros
Painel
Proponente: Wendell Marcel Alves da Costa
Eu indecifrável: o ator no underground brasileiro e argentino
Painel
Proponente: Fernanda Andrade Fava
Experimentações com o som na videoarte brasileira nos anos 1970
Inscrição Individual
Proponente: CLOTILDE BORGES GUIMARÃRS
Experimentalismo sonoro no cinema latino-americano
Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Damyler Ferreira Cunha
Extremidades: abordagem crítica em Station to station de Doug Aitken
Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Christine Pires Nelson de Mello
É uma crítica filmada ou um documento sobre as obsessões de seu autor?
Inscrição Individual
Proponente: Daniela Giovana Siqueira
Faceless, reapropriação de imagens de câmeras de vigilância no cinema
Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Viviana Echávez Molina
Favor não tocar. Imagem pungente e impotência em “Amarelo Manga”.
Trabalho em Mesa: A semântica da textura na direção de arte
Proponente: TAINA XAVIER PEREIRA HUHOLD
Feminismo em Grey’s Anatomy como forma de representação e resistência
Painel
Proponente: Virgínia Jangrossi
Fernando Spencer: os primeiros passos de um crítico
Inscrição Individual
Proponente: Alexandre Figueirôa Ferreira
Figuras do Outro e marcas da alteridade em Costa, Ozu e Ford
Inscrição Individual
Proponente: Edson Pereira da Costa Júnior
Figuras na neblina. Paisagem e melancolia no cinema da Emilia Romagna
Inscrição Individual
Proponente: Angela Freire Prysthon
Figurinos e textura espacial: falamos do cinema de Paulo Rocha.
Trabalho em Seminário: Cinemas em português: aproximações – relações
Proponente: Caterina Cucinotta
Films d’amour (1969-89): cinzelamento e erotismo no cinema de Lemaître
Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: FABIO RADDI UCHOA
FILOSOFIA, ANDRÉ BAZIN E O MÉTODO DA CRÍTICA NOS ANOS 60
Inscrição Individual
Proponente: Fatimarlei Lunardelli
Fluxos narrativos acelerados nos remakes de horror contemporâneos
Inscrição Individual
Proponente: Filipe Tavares Falcão Maciel
Formas de variação do antecampo nas imagens insurgentes
Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Paula Kimo
Fronteiras do “Verdear”: o fantástico em Mal dos Trópicos e Droenha
Painel
Proponente: Fabrício Basílio Pacheco da Silva
Fronteiras e Ritornelos em O Passo Suspenso da Cegonha de Angelopoulos
Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: JOCIMAR SOARES DIAS JUNIOR
García-Espinosa, leitor de Brecht
Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Maria Alzuguir Gutierrez
Gestos de Montagem @ Linguagem Audiovisual em Educação
Inscrição Individual
Proponente: MILENA SZAFIR
Gênero e Autoria: Algumas Reflexões entre o Western e o Cangaço
Inscrição Individual
Proponente: Marcelo Dídimo Souza Vieira
Glauber Rocha e Roberto Schwarz: aproximações
Inscrição Individual
Proponente: Arlindo Rebechi Junior
Godard: cinema mundo e adeus à linguagem
Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: Junia Barreto
Guerra de Estrelas?: O Star-System e as Revistas Italianas(1938-1944)
Inscrição Individual
Proponente: Cid Vasconcelos de Carvalho
Há sempre uma imagem que falta
Inscrição Individual
Proponente: Roberta Veiga
Histórias de vida: o documentário biográfico brasileiro
Inscrição Individual
Proponente: Flávia Seligman
Hollywood é aqui?
Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Luís Alberto Rocha Melo
Holodeck: Uma parede de vidro da verdade e da ilusão?
Inscrição Individual
Proponente: Ricardo Tsutomu Matsuzawa
Hong Sang-Soo e a quarta parede performática
Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Vitor Gurgel de Medeiros
Horror, erotismo e violência: prazeres e afetos do feminino monstruoso
Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Mariana Ramos Vieira de Sousa
Huillca: o ator social e a auto-representação no cinema andino peruano
Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Carlos Francisco Pérez Reyna
ICBA/Bahia 1971-1978 – Espaço de ocupação artística e de resistência
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Marise Berta de Souza
Identidade social e a representação da epilepsia no cinema
Painel
Proponente: Fernanda Sayuri Gutiyama
Idiossincrasias da diversidade no filme português O fantasma
Trabalho em Seminário: Cinemas em português: aproximações – relações
Proponente: Wilton Garcia Sobrinho
Imagem e narração: Às políticas da memoria nos filmes de Pedro Costa
Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: Marisol Fila
Imagens de si e construção social no cinema em língua portuguesa
Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Maria Beatriz Colucci
Imagens de um casamento: o cinema doméstico sob a ditadura militar.
Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Patricia Furtado Mendes MachadoCoautor: Thais Blank
Imagens do Estado Novo 1937-45: reflexividade e montagem de arquivos
Inscrição Individual
Proponente: Márcio Zanetti Negrini
Imagens do mar no cinema contemporâneo feito em Pernambuco
Inscrição Individual
Proponente: Amanda Mansur Custódio Nogueira
imagens e violência – cinema em centros socioeducativos
Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Bruno PaesCoautor: Isaac Pipano Alcantarilla
Inovação na telenovela? Uma análise da crítica de “Avenida Brasil”
Inscrição Individual
Proponente: Inara de Amorim Rosas
Intermidialidade à serviço da transexualidade e travestilidade
Inscrição Individual
Proponente: Cristina Teixeira Vieira de Melo
Interpretações do final feliz inter-racial na recepção fílmica
Inscrição Individual
Proponente: Ceiça Ferreira [Conceição de Maria Ferreira Silva]
Interseções entre classe e gênero no cinema brasileiro contemporâneo
Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Mariana Souto
Interseções entre o cinema e a videoarte feita em Pernambuco
Painel
Proponente: Maria da Conceição Fontoura de Paula Cardoso
Introdução à noção de cinema como dança
Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Cristian Borges
Iracema, Cinema e Colonização Amazônica
Inscrição Individual
Proponente: Claudio Aurelio Leal Dias Filho
Irmãs Jamais, imagens pálidas de (uma) família
Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: Julia Scamparini
Jabor filma Nelson: tensões entre tragicomédia e pornochanchada
Inscrição Individual
Proponente: Juliano Rodrigues PimentelCoautor: Guilherme Fumeo Almeida
James Dean: Mito e herói em Juventude Transviada
Painel
Proponente: Guilherme Popolin
Jean Renoir: A arte em defesa da unidade
Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Cícero Pedro Leão de Almeida Oliveira
Jonas Mekas e a busca por “lampejos de felicidades”
Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: RAFAEL ROSINATO VALLES
Just “Looking”: analisando um passo adiante da intimidade gay na TV
Inscrição Individual
Proponente: RODRIGO RIBEIRO BARRETO
Kléber Mendonça e a ciranda de todos nós: configurações espaciais e re
Inscrição Individual
Proponente: Genilda Azeredo
Latinas do tráfico, senhoras das mídias: versões de La reina del sur
Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Maurício de BragançaCoautor: Hadija Chalupe da Silva
Latino Bar (1991) de Paul Leduc: o grito dos marginalizados
Inscrição Individual
Proponente: Josette maria alves de souza monzani
LEI 12.485 E AS DIFICULDADES NA COPRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA TV PAGA
Inscrição Individual
Proponente: MARTA CORREA MACHADO
Leon Hirszman ao gravador: as origens estéticas do filme Black-tie
Inscrição Individual
Proponente: Reinaldo Cardenuto Filho
Lifelogging: experiências narrativas do self com câmeras vestíveis
Inscrição Individual
Proponente: Tarcisio Torres Silva
LIN E KATAZAN: IMAGENS DE EDARD NAVARRO, PALAVRAS DE CHICO BUARQUE
Inscrição Individual
Proponente: Maria do Socorro Sillva Carvalho
Little boxes, de Bego Santiago: os espaços urbanos e o brincar.
Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Pablo Villavicencio
Logan: os super-heróis e o drama
Inscrição Individual
Proponente: Vilson André Moreira Gonçalves
Luz, sombra, corpos: subversão fotográfica em A morte pede carona
Inscrição Individual
Proponente: Matheus José Pessoa de Andrade
Luzes, sombras, corpos: a exposição da pele negra no cinema brasileiro
Inscrição Individual
Proponente: Felipe Corrêa Bomfim
Luzes, sombras, corpos: a fotografia de narrativas televisivas negras
Inscrição Individual
Proponente: Marina Cavalcanti TedescoCoautor: Emília Silveira Silberstein
Made in Brazil to the world: cinema brasileiro transnacional
Trabalho em Seminário: Cinemas em português: aproximações – relações
Proponente: Erika Amorim Profeta
Marcas receptivas no discurso da crítica nacional sobre filmes “LGBT”
Painel
Proponente: Katarina Kelly Brito Castro
Masculinidades, raça e religiosidade popular em “O amuleto de Ogum”
Inscrição Individual
Proponente: Maria Neli Costa Neves
Meio complexo, corpo performático em “Holy Motors” (Leos Carax, 2012)
Painel
Proponente: Isabel Veiga
Memória e crítica: Coração de cachorro, de Laurie Anderson
Inscrição Individual
Proponente: Marcos Fabris
Memória e Esquecimento: o filme como dispositivo de memória coletiva
Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Lara Santos de Amorim
Memória e narração na tradução televisiva de “Dois Irmãos”
Inscrição Individual
Proponente: Letícia Xavier de Lemos Capanema
MEMÓRIA, MÍDIA E CRIMINOLOGIA: casos brasileiros (1988-2016)
Inscrição Individual
Proponente: Corália Thalita Viana Almeida Leite
Memória,escrita pessoal e performance no documentário Por parte de pai
Inscrição Individual
Proponente: Maria Guiomar Pessoa de Almeida Ramos
MESHES OF THE ADVENTURE: Diálogos entre Maya Deren e Pendleton Ward
Inscrição Individual
Proponente: Janiclei Aparecida Mendonça
Miragens dos afetos: a textura enquanto elemento expressivo em Wong Ka
Trabalho em Mesa: A semântica da textura na direção de arte
Proponente: Elizabeth Motta Jacob
Modernidade e a nova vida: Brasil no cinema alemão nos anos 1950/60
Inscrição Individual
Proponente: Wolfgang Fuhrmann
Modulações da voz off em ‘Wai’a: o segredo dos homens’
Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Bernard Belisário
Montagem e sobrevivência: os arquivos em Retratos de Identificação
Painel
Proponente: Letícia Marotta Pedersoli de Oliveira
Monte Hellman e as subversões do Western
Painel
Proponente: Josy Samanta Ramos Correa de Miranda
MULHERES CINEASTAS E ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA: TESSITURAS DA OBRA-VIDA
Inscrição Individual
Proponente: Juslaine de Fátima Abreu Nogueira
Mundos em dissolução – tragédia em minisséries brasileiras
Inscrição Individual
Proponente: mariana maciel nepomuceno
Múltiplos ecrãs: narrativas de deslocamento e visualidade háptica
Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Ruy Cézar Campos Figueiredo
Na nuca do cinema, cinemas tantos
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Nataska Conrado Veiga Braga
Narrativa audiovisual em videoclipes e filmes de Xavier Dolan
Inscrição Individual
Proponente: Rodrigo Oliva
Narrativa contra mundo: a crítica para Tag Gallagher e Robin Wood
Trabalho em Mesa: Crítica e academia: Uma relação possível?
Proponente: Sérgio Eduardo Alpendre de Oliveira
Narrativas de pertencimento nos filmes Aquarius e Boi neon
Inscrição Individual
Proponente: aline lisboa da silva
Narrativas do improviso em ‘Partido Alto’ (Leon Hirszman, 1976-1982)
Inscrição Individual
Proponente: Albert Elduque
Nas trilhas do desejo: ciência, educação e arte em “A pele que habito”
Inscrição Individual
Proponente: ANA LUCIA DE ALMEIDA SOUTTO MAYOR
Não-sincronia: a dublagem criativa
Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Joice Scavone Costa
Negritudes, corporeidade e educabilidade no filme Aniceto do Império
Inscrição Individual
Proponente: Fábio José Paz da Rosa
No abismo da escrita: o ato de criar roteiros cinematográficos
Painel
Proponente: Victor Vinícius do Carmo
No limite e no limiar – O hiper-real no cinema de Akira Kurosawa
Painel
Proponente: Edylene Daniel Severiano
Notas Flanantes: por uma estética do fragmento no audiovisual contempo
Inscrição Individual
Proponente: osmar gonçalves dos reis filho
Notas para um cinema de ocupação
Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Pedro Loureiro Severien
O “animal” no cinema e as figuras da distância: uma metodologia
Inscrição Individual
Proponente: Luís Fernando Lira Barros Correia de Moura
O “poético” no discurso crítico acerca da obra de Cao Guimarães
Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: Carla Miguelote
O ‘Nuevo Cine Latinoamericano’ sob revisão: uma análise bibliográfica
Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Fabián Rodrigo Magioli Núñez
O afeto e a memória no cinema de Fernando Spencer
Inscrição Individual
Proponente: Claudio Roberto de Araujo Bezerra
O anatomista especulativo: Filme, Frampton, Frye
Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Lucas Bastos Guimarães Baptista
O ato da fala como gerador da violência em filmes brasileiros
Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: debora regina opolski
O ator da desconfiança no cinema de Christian Petzold
Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: David Ken Gomes Terao
O avesso dos arquivos na instalação “Natureza Morta/Stilleben”
Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Eduarda Kuhnert
O BLUES NA PAISAGEM SONORA DE “O BROTHER, WHERE ART THOU?”
Inscrição Individual
Proponente: Daniel Dória Possollo Carrijo
O Camp como criação estética de novas formas de vida
Painel
Proponente: Ricardo José Gonçalves Duarte Filho
O caso Charlie Hebdo através do telejornal infantil “Journal Junior”
Inscrição Individual
Proponente: Mariana de Souza Gomes
O cinema animado dos artistas plásticos de Pernambuco
Inscrição Individual
Proponente: Marcos Buccini Pio Ribeiro
O cinema autodocumental: revisão crítica de uma época.
Inscrição Individual
Proponente: Candida Maria Monteiro
O Cinema Brasileiro em Carnets Brésiliens de Pierre Karst.
Inscrição Individual
Proponente: Alessandra Souza Melett Brum
O cinema de Lizzie Borden: feminismo e frontalidade
Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: KENIA CARDOSO VILACA DE FREITAS
O cinema de Sana Na N’Hada, pioneiro na Guiné-Bissau
Inscrição Individual
Proponente: Fernando Arenas
O cinema digital e a subjetividade no documentário brasileiro contempo
Painel
Proponente: César Ramos Macedo
O CINEMA PRESCRITO: SALAS, DISPOSITIVO, EXPERIÊNCIA
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: JOSE CLAUDIO S CASTANHEIRA
O Corpo Hippie em Céu Sobre Água (1978) de José Agrippino de Paula
Inscrição Individual
Proponente: Geraldo Blay Roizman
O corpo partido: conformações no cinema brasileiro recente
Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Raul Lemos Arthuso
O demoníaco universo audiovisual de Häxan, de Benjamin Christensen
Inscrição Individual
Proponente: Ana Maria Acker
O Deserto Azul de Eder Santos – paisagens futuristas
Painel
Proponente: Celiene Santana Lima
O documentário alagoano contemporâneo e a figura do sujeito comum
Painel
Proponente: Leandro Alves da Silva
O documentário segundo Raúl Ruiz
Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Rodrigo Sombra
O efeito de real nas séries de tevê: o uso da imagem de arquivo
Painel
Proponente: Melissa Fontenele
O Encarar a câmera e os afetos partilhados
Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Mariana Baltar
O ensaio nos arquivos: “Sinfonia e Cacofonia” e “Cinemacidade”
Painel
Proponente: Jefferson Bruno de Sousa Cabral
O Ensaístico no Cinema de Carlos Nader
Inscrição Individual
Proponente: Francisco Elinaldo Teixeira
O enterro da discórdia: notas sobre consumo cinematográfico carioca
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Pedro Vinicius Asterito Lapera
O erotismo em “Um estranho no lago”
Inscrição Individual
Proponente: Elcio Silva Nunes Basilio
O espaço de palavra e o lugar do espectador no cinema de Rithy Panh
Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: Tomyo Costa Ito
O espaço entre visível e audível: zona de subversão no audiovisual
Inscrição Individual
Proponente: Alexandre Brasil de Matos Guedes
O espaço imaterial no cinema de Jia zhangke : uma política do olhar
Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Camilo Soares
O Estado e o cinema: o Caderno 2 e a Retomada nos anos 1990
Inscrição Individual
Proponente: Márcio Rodrigo Ribeiro
O exibidor do interior: J. B. Andrade e suas salas de cinema
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Natasha Hernandez Almeida Zapata
O êxtase segundo Werner Herzog
Painel
Proponente: Gilberto Caetano Manea
O feedback como um “espaço comum” na prática do documentário
Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Douglas Resende
O filme histórico e o melodrama: Holocausto e Guerra
Inscrição Individual
Proponente: Fabio Luciano Francener Pinheiro
O filme-ensaio como acontecimento em Ex-Isto de Cao Guimarães
Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Marco Túlio de Sousa Ulhôa
O flicker no cinema experimental e a música como estrutura
Inscrição Individual
Proponente: NINA VELASCO E CRUZ
O fora-de-campo na formulação crítica de Der siebente Kontinent
Inscrição Individual
Proponente: Thiago Henrique Ramari
O gesto químico: uma subversão da forma no cinema
Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Andrea C. Scansani
O ideal órfico de Kubrick a partir da crítica de Godard a The Killing
Painel
Proponente: Caio Menezes Graça de Carvalho
O mal-estar do viajante na Trilogia da Estrada de Wim Wenders
Painel
Proponente: Cesar de Siqueira Castanha
O mercado exibidor e o vídeo doméstico no Brasil
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Filipe Brito Gama
O MÚSICO, A MÚSICA E A CENA: PERFORMANCES MUSICAIS DE JARDS MACALÉ
Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Cristiane da Silveira Lima
O narrador metaléptico em House of Cards
Painel
Proponente: Giancarlo Casellato Gozzi
O Novíssimo Cinema Brasileiro e a Afirmação de uma Qualquerização
Inscrição Individual
Proponente: felipe maciel xavier diniz
O NOVO LUGAR DO TRAILER: CASO HBO BRASIL E GAME OF THRONES NO YOUTUBE
Painel
Proponente: Nathalia Michelle Grisi Rezende
O Pagador de Promessas e sua recepção crítica
Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho
O parecer e o aparecer do ator : registros do jogo atoral
Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Pedro Maciel Guimaraes Junior
O PASSADO, ESTE PAÍS ESTRANGEIRO
Inscrição Individual
Proponente: Maria do Carmo de Siqueira Nino
O PENSAMENTO DE ROGÉRIO SGANZERLA SOBRE O ATOR CINEMATOGRÁFICO
Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: ANNA KARINNE MARTINS BALLALAI
O personagem como figura: o caso de Jogo de cena
Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Diego Pacheco Damasceno
O pictórico presente no cinema de Jean-Luc Godard
Painel
Proponente: Veruza de Morais Ferreira
O porvir da contemplação: “Em Nome da Razão” e a reforma psiquiátrica.
Painel
Proponente: Iago Rezende de Almeida
O Povo vs O.J. Simpson: Continuidade Intensificada nas Séries de TV
Inscrição Individual
Proponente: Marcel Vieira Barreto Silva
O produtor no cinema contemporâneo. Cotidiano, partilha e resistências
Inscrição Individual
Proponente: Mannuela Ramos da Costa
O projeto de cinema popular no primeiro Leon Hirszman
Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Eduardo Tulio Baggio
O quadro e o fluxo: relações entre Yasujiro Ozu e Hou Hsiao-hsien
Painel
Proponente: Thiago Rodrigues Lima
O que temos a temer? – O cinema de horror brasileiro contemporâneo
Painel
Proponente: Lucas Procópio Caetano
O realismo como método em São Bernardo, de Leon Hirszman
Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Pedro Vaz Perez
O reverso da imagem e o indizível da literatura em Paterson (2016)
Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: Barbara Cristina Marques
O sagrado e o profano no filme “Cavaleiro de copas” (2015)
Inscrição Individual
Proponente: Sander Cruz Castelo
O Semiárido nordestino em “Na quadrada das águas perdidas” (2011)
Inscrição Individual
Proponente: Carla Conceição da Silva Paiva
O silêncio do ruído
Inscrição Individual
Proponente: Andreson Silva de Carvalho
O som documental segundo Jerónimo Labrada
Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Glauber Brito Matos Lacerda
O sopro do vento em Sob a Sombra
Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Rodrigo Carreiro
O tempo do transe no roteiro de Glauber Rocha
Painel
Proponente: Nayla Mendes Ramalho
O testemunho, a montagem e as margens do arquivo
Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: leandro pimentel abreu
O zumbido das abelhas: contágio social e ética em “Odiados na nação”
Trabalho em Mesa: Distopias contemporâneas: Black Mirror, tecnologias e subjetividade
Proponente: Ericson Telles Saint Clair
O “gringo” é outro: pandeiristas e seus peculiares “mundos” no cinema.
Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Suzana Reck Miranda
O(s) fragmento(s) – adaptação audiovisual, memória e referência
Inscrição Individual
Proponente: MARCELA DUTRA DE OLIVEIRA SOALHEIRO CRUZ
Odeon ao vivo: tradição e inovação num cinema de rua carioca
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Wilson Oliveira da Silva FilhoCoautor: Márcia Bessa (Márcia C. S. Sousa)
Odilon Lopez, um pioneiro do cinema negro brasileiro
Inscrição Individual
Proponente: Noel dos Santos Carvalho
Oficina de cinema com mulheres
Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Maíra Norton
Olhar, sentir, curar: o cinema de garagem e a crítica contemporânea
Painel
Proponente: Diego Morais Vieira Franco
Olivier Culman: a fotografia e o autorretrato nos limiares da ficção
Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Maria Teresa Ferreira Bastos
Onde começa o mar? Os roteiros não filmados de Mário Peixoto
Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: Pablo Gonçalo
Os filmes e os escritos de P. P. Pasolini: entre a teoria a poética
Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Marcelo Carvalho da Silva
OS GÊNEROS DOS PROGRAMAS TELEVISIVOS
Trabalho em Mesa: POLÍTICAS PÚBLICAS DO AUDIOVISUAL – DESAFIOS
Proponente: Angélica Coutinho
Os intelectuais e o pensamento cinematográfico independente brasileiro
Inscrição Individual
Proponente: Maria Cristina Couto Melo
Os três mundos de Brian De Palma: Inferno, Purgatório e Paraíso
Painel
Proponente: Matheus Cartaxo Domingues
Os Visitantes da Noite: Entre O Fantástico e o Reflexivo
Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: Erick Felinto de Oliveira
Otto e Elena: reciclagens do cinema doméstico no filme-ensaio
Inscrição Individual
Proponente: Rafael de Almeida
Outros Cinemas Pernambucanos
Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Iomana Rocha de Araújo Silva
Paisagem, natureza e imanência em Post Tenebras Lux de Carlos Reygadas
Inscrição Individual
Proponente: Mariana Arruda Carneiro da Cunha
PAISAGENS E LUGARES DISTÓPICOS NO CINEMA DE KLEBER MENDONÇA FILHO
Inscrição Individual
Proponente: Maria Helena Braga e Vaz da Costa
Paraíba, Crítica & Filmes e o realismo “mágico” da criação do cinema.
Inscrição Individual
Proponente: José Umbelino de Sousa Pinheiro Brasil
Passeio pelos rios aquerônticos da História: ensaísmo e arte
Painel
Proponente: Álvaro Renan José de Brito Alves
Paulo Emilio Salles Gomes: do Cinema Novo ao Marginal
Inscrição Individual
Proponente: Fernão Pessoa Ramos
Paulo Leminski e o cinema americano: moral do comportamento e romance
Inscrição Individual
Proponente: Maria Cristina Mendes
Pela reabilitação da entrevista na prática documentária – parte 3
Inscrição Individual
Proponente: Laécio Ricardo de Aquino Rodrigues
Performances musicais em filmes de Godard, Truffaut e Rohmer – anos 60
Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Luíza Beatriz Amorim Melo Alvim
Persistências da autoria nos estudos de cinema.
Inscrição Individual
Proponente: Gustavo Henrique Ferreira Bittencourt
Philippe Garrel: entre duas desconstruções no pós-Maio de 68
Inscrição Individual
Proponente: Leonardo Esteves
Pintescrituras : Memória, Imagem , História(s) em Greenaway
Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Marco AntônioVieira
Plataformas transmídia: espaço de experimentação de midias audiovisuais
Trabalho em Mesa: Plataformas transmídia: espaço de experimentação de midias audiovisuais
Proponente: Joao de Lima Gomes
Poesia e memória no cinema de Carlos Adriano
Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: João Paulo Rabelo de Farias
Políticas de Regionalização Audiovisual no Brasil: reflexões Iniciais
Inscrição Individual
Proponente: André Ricardo Araujo Virgens
Pontos cegos no olhar sobre o olhar: Mate-me por favor
Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Amanda Brum de Moraes Ponce Devulsky
Por que a crítica de telenovela? Como ela entra nesse debate?
Trabalho em Mesa: Crítica e academia: Uma relação possível?
Proponente: Maria Ignês carlos Magno
Por uma viabilidade autoral – Reichenbach na transição dos anos 80/90
Inscrição Individual
Proponente: Daniel P. V. Caetano
Por uma “Poètika kino”: uma análise de “A Hora da Estrela”
Inscrição Individual
Proponente: Fernanda Aguiar Carneiro Martins
Pradões estéticos do som do horror nos videogames
Painel
Proponente: Vicente Reis de Souza Farias
Problemas acerca da cultura hermenêutica na crítica cinematográfica
Painel
Proponente: Alan Campos Araújo
Processo de criação do som em Medo do Escuro
Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Marina Mapurunga de Miranda Ferreira
Processos sociais da imigração nos filmes “A última estação” e “Iván”
Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Roberta Nabuco de Oliveira
Produção e destruição: a guerra e o método dialético de Harun Farocki
Trabalho em Mesa: Figurações da violência no documentário
Proponente: Jamer Guterres de Mello
Protagonistas e Figurantes da Política Nacional do Cinema (2001-2016)
Trabalho em Mesa: POLÍTICAS PÚBLICAS DO AUDIOVISUAL – DESAFIOS
Proponente: Ricardo Cardoso Silva
Que a Força esteja no Cinema: práticas de fãs nas salas de exibição
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Pedro Peixoto Curi
Queer, Triunfo, Lixo
Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: José GattiCoautor: Mauricio Reinaldo Gonçalves
Quem foi a primeira cineasta brasileira?
Inscrição Individual
Proponente: Marcella Grecco de Araujo
Quem nos protegeu? Infância afeminada, audiovisual e sexualidade.
Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: VINICIOS KABRAL RIBEIRO
Raça e cinema: considerações metodológicas
Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Ana Ligia Muniz Rodrigues
Reafirmando a autoridade: a crítica de cinema online no Brasil
Inscrição Individual
Proponente: Rafael Oliveira Carvalho
Recepção e difusão cinematográfica na obra de Paulo Emílio (1941-1959)
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Rafael Morato Zanatto
Reflexão sobre imagem e crítica da violência em Marker,Godard e Guzmán
Inscrição Individual
Proponente: Luís Henrique Barbosa Leal Maranhão
Reflexões sobre a formação da cineasta Mbya Guarani Patrícia Ferreira
Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Clarisse Maria Castro de Alvarenga
Registros híbridos:uma análise dos filmes O Som ao Redor e Recife Frio
Inscrição Individual
Proponente: Carlos Eduardo Japiassú de Queiroz
Reichenbach evoca Person: Pilhagem no Cinema Corsário
Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Bruno Vieira Lottelli
Rememorar para intervir, intervir para rememorar
Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Vinícius Andrade de Oliveira
Resistência e Memória: A Política e a Recepção da Crítica a Aquarius
Inscrição Individual
Proponente: Regina Lucia Gomes Souza e SilvaCoautor: Wanderley de Mattos Teixeira Neto
Revisitando o horror 2: Ato de Matar, de Joshua Oppenheimer (2012)
Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Paulo Menezes
Robatto, Glauber e o mar: primeiros tempos do cinema na Bahia
Inscrição Individual
Proponente: Ana Luisa de Castro Coimbra
Robert Smithson e o “modelo” do cinema
Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Patrícia Mourão de Andrade
Robert Stam, leitor de A hora da estrela
Inscrição Individual
Proponente: Luiz Antonio Mousinho
Roberto Rossellini: em direção a um cinema experimental
Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Nikola Matevski
Santiago Álvarez: Um Vertov Latino?
Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Marcelo Vieira Prioste
Santo Forte: um diálogo entre Eduardo Coutinho e a história oral
Painel
Proponente: Helena Oliveira Teixeira de Carvalho
Scénario du film Passion, ensaio sob/sobre a criação audiovisual
Inscrição Individual
Proponente: Lyara Luisa de Oliveira Alvarenga
Se o relatório fosse do Victor? Exercícios para uma Educação Selvagem
Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Fernanda Omelczuk Walter
Segredo, intimidade, comunidade: o cinema como abertura para o outro
Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Samuel Leal Barquete
Sem essa Aranha e O dragão: diálogos críticos
Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Estevão de Pinho Garcia
Sexualidade no Cinema Argentino: Olhares sobre a obra de Lucía Puenzo
Inscrição Individual
Proponente: Lady Dayana Silva de Oliveira
Sexualidade, erudição e moralidade: a censura ao filme Anjo Loiro
Inscrição Individual
Proponente: Caio Túlio Padula Lamas
Siegfried Kracauer crítico, ensaísta, teórico e historiador.
Inscrição Individual
Proponente: Rubens Luis Ribeiro Machado Júnior
Slow Cinema em defesa do tempo e duração na experiência espectatorial
Painel
Proponente: Pablo Gea
SNUFF À BRASILEIRA: MARKETING DE EXPLORAÇÃO NO CINEMA DA BOCA
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Tiago José Lemos Monteiro
Sobre a legislação de cinema em Cabo Verde
Trabalho em Seminário: Cinemas em português: aproximações – relações
Proponente: Jorge Luiz Cruz
Spike Lee: a identidade negra na construção de imagens e ideias
Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Aida Rodrigues Feitosa
Stranger Things: memória e nostalgia no audiovisual contemporâneo
Painel
Proponente: Eutália Silva Ramos
Sujeitos à margem e exílio no cinema latino-americano contemporâneo
Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Bárbara Xavier França
Superando a invisibilidade: cinema de mulheres a partir de 1990
Inscrição Individual
Proponente: Lívia Perez de Paula
Suspensão do tempo no cinema de Apichatpong Weerasethakul
Painel
Proponente: Lyana Guimarães Martins
Tarantino: entre a intertextualidade e a pós-modernidade
Inscrição Individual
Proponente: Fabíola Paes de Almeida Tarapanoff
Tensões entre imagem-movimento e imagem-tempo em Linha de Passe
Inscrição Individual
Proponente: Cyntia Gomes Calhado
Teoria dos cineastas na Saga Filmes: autoria, gênero e grossura lírica
Inscrição Individual
Proponente: Simplicio Neto Ramos de Sousa
Teoria experimental na obra de Arthur Omar. Antropolgia Estética
Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Ivana Bentes
Terrível e belo, cinema: imagem e barricadas
Inscrição Individual
Proponente: Roberto Robalinho Lima
Tese, tema, narrativa e dramaturgia na avaliação de projetos audiovis.
Trabalho em Mesa: POLÍTICAS PÚBLICAS DO AUDIOVISUAL – DESAFIOS
Proponente: Daniel Vidal Mattos
Texturas da memória e do tempo em Dois irmãos, de L. F. Carvalho
Trabalho em Mesa: A semântica da textura na direção de arte
Proponente: Carolina Bassi de Moura
Timbres e Sons: o diabolus in musica na terra de Santa Cruz
Inscrição Individual
Proponente: Mauricio Monteiro
Tomada e retomada, militância e ensaio no cinema de Chris Marker
Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Julia Gonçalves Declié Fagioli
Tornar-se cineasta no Brasil nos anos 1960: o caso de Gilda Bojunga
Inscrição Individual
Proponente: Sheila Schvarzman
Trans-posições em “A república di mininus”: alegorias em análise
Trabalho em Seminário: Cinemas em português: aproximações – relações
Proponente: Morgana Gama de Lima
TRÊS ESTÁGIOS DA DIREÇÃO DE ARTE: REPRESENTATIVO, BELO E SIMBÓLICO
Inscrição Individual
Proponente: Ivan Ferrer Maia
Trinh T. Minh-ha: entre a prática e a teoria do documentário
Inscrição Individual
Proponente: Gustavo Soranz
Tudo nos trilhos: a experiência do cine-trem na União Soviética
Inscrição Individual
Proponente: Rafael Fermino Beverari
Um Expressionismo em Capitu: a apropriação imagética contemporânea
Painel
Proponente: Yasmin Pires Ferreira
Um olhar feminista sobre a crítica cinematográfica
Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Bárbara de Pina Cabral
Um pato no caminho: a FIESP e a disputa do território no audiovisual
Inscrição Individual
Proponente: Adil Giovanni Lepri
Um sadismo singular
Inscrição Individual
Proponente: César Takemoto Quitério
Uma luz sobre O Pátio, uma análise do curta-metragem de Glauber Rocha
Painel
Proponente: George Rocha Holanda
Uma mulher com uma câmera: performatividade e o cinema de Naomi Kawase
Painel
Proponente: Eduardo dos Santos Oliveira
Uma política de formação possível: estudo de caso do Programa Elipse
Inscrição Individual
Proponente: Lia Bahia
Uma reflexão sobre o reuso das imagens de arquivo no documentário
Painel
Proponente: Vanessa Maria Rodrigues
Vanguardas e filmes-ensaio no cinema brasileiro contemporâneo
Inscrição Individual
Proponente: Denise Trindade
VARIAÇÕES DA DESMONTAGEM: ARQUITETURA DA TELA EM “PICTURESQUE EPOCHS”
Inscrição Individual
Proponente: Patricia Rebello da Silva
VESTÍGIOS DA MEMÓRIA EM NOSTALGIA DA LUZ, DE PATRICIO GUZMÁN
Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Ana Costa Ribeiro
Vestígios do tempo: a memória nos(dos) making ofs documentários
Inscrição Individual
Proponente: Patricia de Oliveira Iuva
Vida e Morte em “Cemitério do Esplendor”, de Apichatpong Weerasethakul
Inscrição Individual
Proponente: Henrique Codato
Vida e morte em “Meu corpo, minha vida” (2017) de Helena Solberg.
Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Mariana Ribeiro da Silva Tavares
Vidas precárias, vidas em trânsito
Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Alessandra Soares Brandão
Vingança e estética realista em “Matar um Homem”
Inscrição Individual
Proponente: Ana Ângela Farias Gomes
Violência e ressentimento em O Som ao Redor e História del Miedo
Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Fernanda Sales Rocha Santos
Vozes e sons ambientes sobre telas azuis, negras, imagens fixas
Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Fernando Morais da Costa
Woody Allen e a crítica de cinema na Trumpland contemporânea
Inscrição Individual
Proponente: Marcos César de Paula Soares
Woody Allen e sua relação com a crítica e a autocrítica
Inscrição Individual
Proponente: Myriam Pessoa Nogueira
XAPIRI: O CINE-TRANSE PELAS LENTES E CORES DE UM RITUAL YANOMAMI
Inscrição Individual
Proponente: Caio de Salvi LazaneoCoautor: Thomaz Marcondes Garcia Pedro
ZAUMDATA e a arte pós-aurática
Inscrição Individual
Proponente: Fernando Gerheim
“Crítica”, comentário e paródia: o “falar de cinema” no YouTube
Inscrição Individual
Proponente: Jose Maria Mendes Pereira Junior
“Das vicissitudes dos estudos acadêmicos de cinema no Brasil de hoje”
Inscrição Individual
Proponente: Alfredo Luiz Paes de Oliveira SuppiaCoautor: Paula Gomes
“Interseccionalidade” em imagens: uma análise de Pobre Preto Puto
Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Cristian Carla Bernava
“Pássaros sem pés”: o que que/e/r o filme lésbico negro?
Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Ramayana Lira de Sousa
“Queda livre” nos labirintos da avaliação
Trabalho em Mesa: Distopias contemporâneas: Black Mirror, tecnologias e subjetividade
Proponente: Maria Cristina Franco Ferraz
“Um dia na vida”: princípio de arquivo e desnaturalização da violência
Trabalho em Mesa: Figurações da violência no documentário
Proponente: Mariana Duccini Junqueira da Silva
TOTAL: 497 PROPOSTAS