Ficha do Proponente
Proponente
- Alessandra Schimite da Silva (UFRJ)
Minicurrículo
- Doutoranda em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em História Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Cinema Documentário pela Fundação Getúlio Vargas. Bacharel e Licenciada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010).
Ficha do Trabalho
Título
- Entre a Memória e a História: o documentário de Silvio Tendler
Resumo
- “Entre a Memória e a História: o documentário de Silvio Tendler (1968-2014)” pretende analisar a revisão histórica proposta pelo historiador e documentarista Silvio Tendler, identificando as interpretações do Brasil Contemporâneo apresentadas pelo diretor em suas mais de 70 obras.
Conhecido como o “cineasta dos sonhos interrompidos” ou o “cineasta dos vencidos”, Tendler assumiu, desde o início de sua trajetória, o compromisso de produzir um cinema-engajado, desenvolvendo uma filmografia pautada nas questões fundamentais de sua geração, reunindo, por conseguinte, uma série de intelectuais, artistas, políticos e pensadores para debater temáticas sócio-políticas e culturais essenciais para a compreensão da sociedade brasileira de meados do século XX até os dias atuais.
Resumo expandido
- “Entre a Memória e a História: o documentário de Silvio Tendler (1968-2014)” pretende analisar a revisão histórica proposta pelo historiador e documentarista Silvio Tendler, identificando as interpretações do Brasil Contemporâneo apresentadas pelo diretor em suas mais de 70 obras.
Conhecido como o “cineasta dos sonhos interrompidos” ou o “cineasta dos vencidos”, Tendler assumiu, desde o início de sua trajetória, o compromisso de produzir um cinema-engajado, desenvolvendo uma filmografia pautada nas questões fundamentais de sua geração, reunindo, por conseguinte, uma série de intelectuais, artistas, políticos e pensadores para debater temáticas sócio-políticas e culturais essenciais para a compreensão da sociedade brasileira de meados do século XX até os dias atuais.
Para Silvio Tendler seus filmes revelam a construção de uma obra única: uma tese sobre o percurso histórico brasileiro pós anos 1960. Com esse objetivo, o cineasta se lança à tarefa de traduzir, em seus documentários, uma leitura própria do período a partir da coleta de depoimentos e entrevistas, do resgate de registros audiovisuais de arquivo e da construção de um mosaico de informações para sustentar seu ponto de vista. Para entender acontecimentos recentes do país retoma uma série de episódios históricos de âmbito nacional e internacional no sentido de embasar sua concepção conjuntural, concebendo, dentro das possibilidades do gênero documental e da mídia visual um trabalho também historiográfico.
Esta comunicação tem como objetivo apresentar os estudos iniciais sobre a obra de Silvio Tendler, buscando traçar um panorama das possíveis diretrizes para análise das teorias desenvolvidas pelo diretor e sustentadas por meio de seus documentários.
Bibliografia
- BRAGA, Adriana. Silvio Tendler e o cinema de colagem. In: PENAFRIA, Manuela; FREIRE, Marcius (orgs.). Revista Digital de Cinema Documentário, n. 13. Disponível em: . Acesso em: 25/10/2015.
CARDOSO, Ciro Flamarion; OLIVEIRA Jr., Antonio Ribeiro de Oliveira. Também com a imagem se faz história. Rio de Janeiro: Cadernos do ICHF/ UFF, n.32, set. 1990.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
LABAKI, Amir. É tudo verdade: reflexões sobre a cultura do documentário. São Paulo: Francis, 2005.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2012.
LOWY, Michael. Para uma sociologia dos intelectuais revolucionários. São Paulo: Lech Editora, 1979.
NORA, Pierre. Entre memória e história – a problemática dos lugares. Tradução: Yara Khoury. Projeto História. São Paulo, n. 10, p. 7-28, dez. 1993.
ROSENSTONE, Robert A. A história nos filmes, os filmes na história. São Paulo: Paz e Terra, 2010.