Ficha do Proponente
Proponente
- Renata Faria dos Santos (CEFET/UFRJ)
Minicurrículo
- Doutoranda em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento na UFRJ. Mestre em Engenharia de Produção (UENF). MBA em Gestão de Recursos Humanos (ESAB) e em Planejamento, Implementação e Gestão de educação à distância (UFF). Graduada em Administração pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professora do curso de Administração no CEFET-Valença/RJ e pesquisadora sobre Economia Criativa e as políticas públicas para os setores de exibição e distribuição do cinema no Brasil e Portugal.
Ficha do Trabalho
Título
- PERSPECTIVAS DA EXIBIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO NO BRASIL E PORTUGAL
Seminário
- Cinemas em português: aproximações – relações
Resumo
- O crescimento da indústria cinematográfica é marcado por transformações constantes, em um processo de produção cada vez mais complexo que necessita de maior entendimento sobre a forma de organização de seus arranjos, bem como as principais estratégias desenvolvidas para o setor. Percebe-se que desenvolver estes arranjos, independentemente de sua situação econômica, pode favorecer uma maior interação entre os atores envolvidos, estimulando assim, a troca de conhecimento entre as empresas do setor, e influenciando diretamente o desenvolvimento econômico.
Resumo expandido
- A evolução do cinema passou por diversas transformações ao longo das décadas, sendo marcada por constantes mudanças em seu processo de produção, distribuição e exibição. Devido ao aumento da concorrência e as novas exigências do mercado, os setores de distribuição e exibição tornaram-se mais complexos, necessitando de um maior entendimento sobre suas formas de organização e gestão, para que possam traçar estratégias para manterem-se competitivos no mercado.
Ao analisarmos os dados qualitativos e quantitativos referentes ao Brasil e a Portugal, percebe-se que ambos apresentaram no ano de 2015 resultados positivos, tanto em número de espectadores quanto em receita, portanto, verifica-se que a preferência do público ainda é por filmes norte-americanos, o que dificulta o desenvolvimento dos pequenos cinemas nacionais e da generalidade dos cinemas periféricos.
Assim, este artigo tem como objetivo desenvolver um referencial sobre o termo “arranjo institucional”, a fim de apresentar embasamento teórico que possibilite uma análise sobre os setores de distribuição e exibição do cinema, além de demonstrar a atual realidade e as principais políticas públicas desenvolvidas para esses setores, tanto no Brasil quanto em Portugal.
Visa ainda, analisar a forma de organização das empresas distribuidoras e exibidoras do cinema nos dois países, buscando levantar: seus principais concorrentes; fatia de mercado; dificuldades do setor; suas principais estratégias competitivas de gestão; incentivos do governo para o setor; e os principais resultados alcançados.
Esta proposta se justifica, pois, a partir de um melhor entendimento de como é a dinâmica dos arranjos do audiovisual no Brasil e em Portugal, serão levantadas ações e políticas de incentivos utilizadas pelos dois países, a fim de demonstrar quais são principais forças e fraquezas encontradas por cada um, e qual a contribuição que cada experiência pode trazer no combate às dificuldades das organizações destes setores.
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