Trabalhos Aprovados 2017

“Manias” na mise-en-scène: a construção gestual de Daniel Day-Lewis

Painel
Proponente: Daiane Freitas Guimarães Gonçalves

“O Cine-Eu”: ou de como a terra passou a girar em torno do meu umbigo.

Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Marcius Freire

“O jardim das espumas”, de Luiz Rosemberg Filho

Inscrição Individual
Proponente: Renato Pannacci

“Pasolini”, um Pasolini

Trabalho em Mesa: Pasolini em três tempos
Proponente: Mariarosaria Fabris

A (DES)CONSTRUÇÃO TÉORICA DO GESTO NO DOCUMENTÁRIO DE EVALDO MOCARZEL

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Cristiane do Rocio Wosniak

A aldeia das imagens

Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Ernesto de Carvalho

A anti-hospitalidade que habita o fetiche em “Um lugar ao sol”

Inscrição Individual
Proponente: Carlos Cézar Mascarenhas de Souza

A Anunciação no cinema: uma análise iconográfica de “As Sombras”

Inscrição Individual
Proponente: Pedro de Andrade Lima Faissol

A barbárie da guerra retratada no documentário Fantasmas de Abu Ghraib

Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Altair Reis de Jesus

A beleza que petrifica e a imagem como devir: de Kafka a Sokurov.

Inscrição Individual
Proponente: Marcelo Monteiro Costa

A CELERIDADE DO STREAMING E A MOROSIDADE DE UMA NOVA LEI DE REGULAÇÃO

Painel
Proponente: Ivanildo Araujo Nunes

A cena, o comum e o tempo dos trabalhadores: figuras do proletário

Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Érico Oliveira de Araújo Lima

A COR NO FIGURINO DO DIABO DE O AUTO DA COMPADECIDA (2000)

Painel
Proponente: PAULA GUIMARÃES DE OLIVEIRA

A criação de arte na obra de João Botelho: Os Maias.

Trabalho em Seminário: Cinemas em português: aproximações – relações
Proponente: Nívea Faria de Souza

A crítica de cinema como sistema promotor de crises

Painel
Proponente: LUIZ GUSTAVO VILELA TEIXEIRA

A duração serial: Satie, Cage, Warhol

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Hermano Arraes Callou

A emergência de discussões feministas na Bollywood contemporânea

Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Juily Jyotsna Seixas Manghirmalani

A escola francesa de som direto: Antoine Bonfanti e Jean-Pierre Ruh.

Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Sérgio Puccini Soares

A estetização do horror na série Hannibal

Painel
Proponente: Vanessa Ramos Furtado da Silva

A evolução dos corpos no abrigo da casa

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Ana Lucia Lobato de Azevedo

A experiência de duração que atravessa e aproxima a pintura do cinema

Painel
Proponente: Raquel Assunção Oliveira

A experiência do coletivo feminista Mulheres no Audiovisual PE – MAPE

Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Yanara Cavalcanti Galvão

A experiência sonora e o processo criativo no filme Eugênia no Espaço

Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Henrique Gomes

A extenuação das certezas: primeira pessoa e política em Nanni Moretti

Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: Gabriela Kvacek Betella

A ética do ator experimental no cinema

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Sandro de Oliveira

A FORÇA DE TERRA EM TRANSE. 50 ANOS DEPOIS.

Inscrição Individual
Proponente: João Guilherme Barone Reis e Silva

A função crítica segundo Serge Daney e os Cahiers

Inscrição Individual
Proponente: Ricardo Lessa Filho

A Hollywood hispânica na crítica cinematográfica brasileira (1930-35)

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Isabella Regina Oliveira Goulart

A Imagem Movediça: Datamoshing e a aparição imprevista como atração

Painel
Proponente: PEDRO PEREIRA DRUMOND

A imagem no documentário de Patricio Guzmán

Painel
Proponente: Luís Martins Villaça

A imagem política em Leona Assassina Vingativa: três suspeitas

Painel
Proponente: Álvaro Andrade Alves

A imaginação melodramática: atualidade de um modelo narrativo

Inscrição Individual
Proponente: Lisandro Nogueira

A infância no documentário – intersecções com as Ciências Sociais

Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Letizia Osorio Nicoli

A Ininteligibilidade Intencional em Manchester à Beira-Mar

Inscrição Individual
Proponente: Fabrizio Di Sarno

A intolerável visão da carne no cinema de Gaspar Noé

Painel
Proponente: Mario Sergio Righetti

A invenção do comum: Estratégias de montagem em Era o Hotel Cambridge

Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: LUÍS FELIPE DUARTE FLORES

A Índia imaginada por Rossellini e Pasolini.

Trabalho em Mesa: Pasolini em três tempos
Proponente: Flavio Kactuz (Flávio C. P. de Brito)

A jovem passante, a fotogenia e a retomada de imagens

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Andrea França Martins

A Lei da Tabanca: cultura popular, filme amador e novas tecnologias

Trabalho em Seminário: Cinemas em português: aproximações – relações
Proponente: Paulo Cunha

A Longa Duração de Petróleo Bruto, de Wang Bing

Inscrição Individual
Proponente: Cecília Antakly de Mello

A longa duração em Lav Diaz: obstáculo ou deleite para a crítica?

Inscrição Individual
Proponente: Lúcia Ramos Monteiro

A mãe, imagem impossível: Perlov, Barthes e a tarefa do luto

Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: Ilana Feldman

A memória da cidade na websérie “Cinema de Rua em Juiz de Fora”

Painel
Proponente: Valéria Fabri Carneiro Marques

A memória que se ensaia: Já visto, jamais visto e o tempo experimental

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Laís Ferreira Oliveira

A metrópole latino-americana no cinema contemporâneo

Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Alisson Gutemberg

A mise en scène da morte na era da proliferação das imagens.

Inscrição Individual
Proponente: Milton do Prado Franco Neto

A narrativa do outro e a ética da mediação em “Fuocoammare”

Inscrição Individual
Proponente: José Augusto Mendes Lobato

A noção de estilo na abordagem crítica do cinema para Gilles Deleuze

Inscrição Individual
Proponente: ANDRE LUIS LA SALVIA

A paixão de JL: os arquivos pessoais na construção de microhistórias

Inscrição Individual
Proponente: Gabriel Filgueira Marinho

A pecadora cardosiana: da coluna “O crime do dia” a Porto das Caixas

Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: Livia Azevedo Lima

A performance da violência no documentário

Trabalho em Mesa: Figurações da violência no documentário
Proponente: Gabriela Machado Ramos de Almeida

A performance queer na dupla encenação do filme The Watermelon Woman

Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Marília Xavier de Lima

A PRÁTICA CURATORIAL NOS FESTIVAIS DE CINEMA BRASILEIROS – REFLEXÕES

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Tetê Mattos (Maria Teresa Mattos de Moraes)

A PSICANÁLISE EXPLICANDO O CINEMA: O QUE RESTOU DESSE DISCURSO?

Inscrição Individual
Proponente: Carlos Gerbase

A questão Brecht: Ôshima e os signos de teatralidade

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Pedro de Araujo Nogueira Tinen

A reinvenção do passado: as páginas teóricas de Julio Bressane

Inscrição Individual
Proponente: Fabio Camarneiro

A relação da mise en scène e rostocopia nos filmes Waking Life e Tower

Inscrição Individual
Proponente: João Paulo Feitoza Clementino Palitot

A relação espectador-usuário nos documentários interativos

Painel
Proponente: Gustavo de Oliveira

A representação da vida mental em Alain Resnais e Virginia Woolf

Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: Isadora Meneses Rodrigues

A resistência das mulheres na crítica: a experiência das Elviras

Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Maria Castanho CaúCoautor: Samantha da Silva Brasil

A tarefa do cineasta: problemas de tradução no filme Kurdish Lover

Painel
Proponente: Ana Luiza Rocha de Siqueira

A teoria do fascínio cinemático e o corpo de Cronenberg

Inscrição Individual
Proponente: Lillian Bento de Souza

A TRANSGRESSÃO DO CORPO NO CORPO DO FILME CASTANHA

Inscrição Individual
Proponente: Guilherme de Souza Castro

A voz da interface no i-doc

Inscrição Individual
Proponente: Gianna Gobbo Larocca

A voz do corpo feminino negro: afeto e ancestralidade em cena

Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Geisa Rodrigues

A voz do filme: Estudo de caso dos filmes Santiago e Pacific

Painel
Proponente: Laís Lima Pinho

A voz no cinema, “Família Rodante” e o significado fora da palavra

Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Debora Regina Taño

A “descapitalização” do Rio imaginada pela crítica cinematográfica

Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Eliska Altmann

A(s) câmera(s) e a cena na série cinematográfica Atividade paranormal

Inscrição Individual
Proponente: Rodrigo TerplakCoautor: Rogério Ferraraz

A(s) pedagogia(s) da imagem em Black Mirror

Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Ana Paula Nunes

ABECEDÁRIOS AUDIOVISUAIS: PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO CRÍTICA E CRIATIVA

Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Adriana Mabel Fresquet

Adaptações e transcriações nas indústrias cinematográfica e editorial

Inscrição Individual
Proponente: Dostoiewski Mariatt de Oliveira ChampangnatteCoautor: Anna Paula Soares Lemos

AFETOS ANALÓGICOS O SUPER 8 EM ELENA E ADIEU MONDE

Painel
Proponente: Barbara Bergamaschi Novaes

Afetos e Narrativas Mistas em As Mil e Uma Noites, Volume 1 O Inquieto

Inscrição Individual
Proponente: Thalita Cruz Bastos

Alberto Cavalcanti: entre a produção e a direção de cinema.

Painel
Proponente: Tania Arrais de Campos

Amador, de Krzysztof Kieslowski, e o cine-olho de Dziga Vertov

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Davi Marques Camargo de Mello

Análise da versão restaurada do filme “O padre e a moça”

Inscrição Individual
Proponente: Débora Lúcia Vieira Butruce

ANÁLISE DOS ESCRITOS DE CINCO GRANDES TEÓRICOS DO CINEMA SOBRE O S3D

Painel
Proponente: Priscilla Barbosa Durand

Análises sobre o uso do sound effect como leitmotiv no cinema

Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: ROBERTA AMBROZIO DE AZEREDO COUTINHO

Ancestralidade e Memória na construção identitária no documentário

Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Guilherme Rezende Landim

André Abujamra: música e ruído no cinema brasileiro recente

Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: GEÓRGIA CYNARA COELHO DE SOUZA

APONTAMENTOS SOBRE O CINEMA NA ESCOLA:O MINUTO LUMIÈRE COMO EXERCÍCIO

Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Andreza Oliveira Berti

ARQUEOLOGIA HOMOERRÁTICA DE A CRUZ NA PRAÇA – GLAUBER ROCHA (1959)

Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Fabricio Fernades

Arquivo e montagem anarquívica em A Imagem que Falta

Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro

As abominações do visível: monstro, excesso e erotismo em La Bête

Inscrição Individual
Proponente: João Victor de Sousa Cavalcante

As duas faces de Gustavo Dahl em Uirá: entre o realizador e o crítico

Inscrição Individual
Proponente: Margarida Maria Adamatti

As formas da vida (em) comum em A viznhança do tigre

Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: César Geraldo Guimarães

As janelas e as portas de Clara: a questão do espaço em “Aquarius”

Inscrição Individual
Proponente: Fabiano Grendene de Souza

As ondas de Martenot e a criação sonora no cinema

Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Filipe Barros Beltrão

AS POLÍTICAS PÚBLICAS DO AUDIOVISUAL E A REGIONALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO

Inscrição Individual
Proponente: Angela Nelly dos Santos Gomes

As protagonistas de Jenji Kohan: entre o american dream e o crime

Painel
Proponente: Bárbara Camirim Almeida Lopes

As regras de uma ilusão.

Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Sylvia Beatriz Bezerra Furtado

As ‘majors’ e o governo estadunidense contra as taxas no Brasil – 1940

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Camila Goetzinger

Aspectos hipertextuais no cinema de Jorge Furtado: Montagem e estilo.

Inscrição Individual
Proponente: DANILO LUNA DE ALBUQUERQUE

Assista outra vez: estratégias revisionistas feministas no cinema

Painel
Proponente: Amanda Rosasco Mazzini

Autoficção e autoria em “Elena” e “Olmo e a gaivota”

Inscrição Individual
Proponente: SUÉLLEN RODRIGUES RAMOS DA SILVA

Autoria e autobiografia na obra documental de Chantal Akerman

Inscrição Individual
Proponente: José Francisco Serafim

Autorias queer no cinema brasileiro contemporâneo

Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Dieison Marconi

Autorreferencialidades em Saneamento básico: o espectador confabulado

Inscrição Individual
Proponente: Afonso Manoel da Silva Barbosa

Autorretrato e performatividade: o ensaio no cinema de exposição

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Rodrigo Corrêa Gontijo

Azov Films: divergências sobre a nudez masculina púbere no audiovisual

Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: João Paulo Lopes de Meira HergeselCoautor: Carolina de Oliveira Silva

À escuta de “Sophia”

Inscrição Individual
Proponente: VIRGÍNIA DE OLIVEIRA SILVA

Batatinha, o Diplomata do Samba: De Barravento a Sangue Azul

Inscrição Individual
Proponente: Marcos Pierry

Bazin e Merleau-Ponty: o cinema e sua aposta ontológica

Inscrição Individual
Proponente: Julio Bezerra

Beatriz Costa, atriz e comediante portuguesa: a franjinha rebelde

Trabalho em Seminário: Cinemas em português: aproximações – relações
Proponente: Afrânio Mendes Catani

Benedito Junqueira Duarte e sua atuação no cinema científico

Painel
Proponente: Fernanda Teixeira Mendes

Black Mirror e a melancólica festa da punição.

Inscrição Individual
Proponente: Isabel Almeida Marinho do Rêgo

Bonnie x Bonnie: paralelos entre Bonnie Parker Story e Bonnie&Clyde

Painel
Proponente: Andressa Gordya Lopes dos Santos

Brás Cubas e Dom Casmurro: a adaptação da narrativa autoconsciente e não-confiável

Inscrição Individual
Proponente: Carolina Soares Pires

Breves notas sobre a noção de filme como “dispositivo de alerta”

Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Mauro Luiz Rovai

Caminhar sobre os cacos da linguagem: Mario Handler e Aloysio Raulino

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Victor Ribeiro Guimarães

Campo de neve, ruído branco. O segundo jogo, de Corneliu Porumboiu.

Inscrição Individual
Proponente: Luiz Garcia Vieira Junior

Canto do Mar, canto da terra: Cavalcanti na obra de Linduarte Noronha

Inscrição Individual
Proponente: Fernando Trevas Falcone

CARACTERÍSTICAS DO CINEMA MUMBLECORE NA SÉRIE GIRLS

Painel
Proponente: Bárbara Fernandes Vieira de Souza

Características do cinema musical na tevê: o caso Cheias de Charme

Painel
Proponente: Hanna Nolasco

Cartografía y lectura crítica de la crítica de cine en Chile

Inscrição Individual
Proponente: María Marcela Parada

Casa Grande e Senzala na Obra de Kleber Mendonça Filho

Painel
Proponente: Leon Orlanno Lôbo Sampaio

Câmera também é brinquedo: cinema na escola e culturas infantis

Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Karine Joulie Martins

CINE.AR: plataforma transmídia do cinema argentino

Trabalho em Mesa: Plataformas transmídia: espaço de experimentação de midias audiovisuais
Proponente: João Carlos Massarolo

Cinema brasileiro na Web: novos arranjos produtivos e de circulação

Inscrição Individual
Proponente: Miriam de Souza Rossini

Cinema brasileiro: o uso da sociologia para se pensar o hegemônico

Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Vanessa Kalindra Labre de Oliveira

Cinema comunitario e Revolucao Molecular: novas potencias políticas

Inscrição Individual
Proponente: Andrea Molfetta

Cinema Direto na Paraíba: A consolidação de um estilo

Inscrição Individual
Proponente: Leandro Cunha de Souza

Cinema do entrelugar: um estudo sobre limiares e fronteiras

Inscrição Individual
Proponente: Angelita Maria Bogado

Cinema e Educação: o dentro, o “fora” e o entrelaçado

Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Gustavo Jardim

Cinema e história na obra de Jean-Claude Bernardet

Painel
Proponente: Bárbara Felice

Cinema e infância e pesquisa: em modos de re-existência

Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: César Donizetti Pereira Leite

Cinema e processos subjetivos: a criação em Centros Socioeducativos

Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Cezar Migliorin

Cinema e sound-systems: construindo um gênero musical e o som do filme

Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Leonardo Alvares Vidigal

Cinema e territorialidades: cartografias de som, imagem e afeto

Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Tatiane Mendes Pinto

Cinema Negro Brasileiro. Existe?

Inscrição Individual
Proponente: Celia Torres

Cinema neonoir italiano: a perspectiva hedonista em Romanzo criminale

Inscrição Individual
Proponente: Alexandre Rossato Augusti

Cinema paraibano de ficção em diálogo com o cinema marginal

Inscrição Individual
Proponente: Arthur Fernandes Andrade Lins

Cinema pornô e a verdade do sexo: efeitos performativos

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Camila Macedo Ferreira MikosCoautor: Jamil Cabral Sierra

Cinema quantificado, aplicações de métodos de análise audiovisual

Inscrição Individual
Proponente: Roberto Tietzmann

Cinema, sociedade e emoções: revisitando o amor hollywoodiano

Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Túlio Cunha Rossi

Cinemas em português: uma proposta metodológica

Trabalho em Seminário: Cinemas em português: aproximações – relações
Proponente: Leandro José Luz Riodades de Mendonça

Cinéma beur: as impressões iniciais do movimento pela crítica francesa

Inscrição Individual
Proponente: Ryan Brandão Barbosa Reinh de Assis

Circulação do cinema universitário português e brasileiro na internet

Inscrição Individual
Proponente: Maria Cristina Tonetto

Cláudio Assis e a imagem que faz sintoma

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Bruno Leites

Cleópatra de Júlio Bressane: A Voz, o Incarnado

Inscrição Individual
Proponente: Adriano Carvalho Araújo e Sousa

Como ir de um lugar a outro? Cartografias da Baixada cinematográfica

Trabalho em Seminário: Cinemas em português: aproximações – relações
Proponente: Liliane Leroux

Como lembrar os vencidos da historia? Uma leitura benjaminiana do “gótico tropical”

Inscrição Individual
Proponente: Marc Berdet

Conceitos estéticos e crítica de cinema na recepção de Aquarius

Trabalho em Mesa: Crítica e academia: Uma relação possível?
Proponente: Rodrigo Cássio Oliveira

Concerto para Super-8

Inscrição Individual
Proponente: Patricia Moran Fernandes

Contrato vitalício: Porta dos Fundos, humor e os males do criptotexto

Inscrição Individual
Proponente: Antonio Carlos Tunico Amancio da Silva

Contribuições do atlas para a pesquisa sobre audiovisual e educação

Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Beatriz Moreira de Azevedo Porto Gonçalves

Coproduções no contexto ibero-americano: o caso da produtora Ukbar.

Trabalho em Seminário: Cinemas em português: aproximações – relações
Proponente: Helyenay Souza Araujo

Corpo e plasticidade do gesto no cinema de animação

Inscrição Individual
Proponente: Christiane Quaresma Medeiros

Corpo e sexo: estratégias de resistência num auto-retrato gay

Inscrição Individual
Proponente: Coraci Bartman Ruiz

Corumbiara: relações entre o documentário, o ensaio e o mundo.

Painel
Proponente: Fabiana de Oliveira Assis

Crônica de um desaparecimento: espaços para um povo em exílio

Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Maria Ines Dieuzeide Santos Souza

Curadoria da perspectiva das mulheres

Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Amaranta Cesar

Dançando no Escuro: panóptico e biopolítica no musical

Inscrição Individual
Proponente: Nicholas Andueza

DANÇAS FILMADAS: COREOGRAFIA E COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: JOUBERT DE ALBUQUERQUE ARRAIS

Darwin, o imitador do belo sexo: dos palcos às telas

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Sancler Ebert

David Neves: senso de concretude na transmissão da crítica moderna

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Pedro Plaza Pinto

De dentro do espelho: a imagem-cristal em Laura Mulvey e Agnès Varda

Inscrição Individual
Proponente: Ana Caroline de Almeida

De Kiarostami para a educação: experimentar o cinema na escola

Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Mirna Juliana Santos Fonseca

De prosa com as imagens – pela etnografia visual e da duração

Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Roberta Simon

De um mito a outro: Pasolini entre os Tikmu’un

Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: André Guimarães Brasil

Dente Canino e Miss Violence: a violência dos afetos

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Catarina Andrade

Desejos carnudos: corpos gordos e o háptico na pornografia gay amadora

Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Erly Milton Vieira Junior

Design Transmídia – Modelos de Experiências em Multiplataformas

Trabalho em Mesa: Plataformas transmídia: espaço de experimentação de midias audiovisuais
Proponente: Dario de Souza Mesquita Júnior

Deslocar o mito, elaborar a história: a Oréstia africana de Pasolini

Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Cláudia Cardoso Mesquita

Destruição e criação: temporalidade nas naturezas mortas de Ori Gersht

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Manuela de Mattos Salazar

Deus é um DJ: A música diegética em A Árvore da Vida

Painel
Proponente: Guilherme Augusto Bonini

Devaneios de um caminhante solitário: o homem das multidões.

Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: Consuelo Lins

Dimensões da crítica em Jean-Claude Bernardet e Ismail Xavier

Inscrição Individual
Proponente: Mateus Araujo Silva

Direção de fotografia e pintura: da analogia à deformação

Inscrição Individual
Proponente: Rogério Luiz Silva de Oliveira

Direção de fotografia: a luz expressionista em O veneno da madrugada

Inscrição Individual
Proponente: Ana Carolina Roure Malta de Sá

Disputas de memória urbana: os casos de Remoção e Domínio Público.

Inscrição Individual
Proponente: Gabriel Neiva

Distopia em tons pastéis: afetos e resistências em Black Mirror.

Trabalho em Mesa: Distopias contemporâneas: Black Mirror, tecnologias e subjetividade
Proponente: Diego Paleólogo

Do fim do mundo à abertura da história: cinema e resistência ameríndia

Inscrição Individual
Proponente: Ana Carolina Cernicchiaro

Do homem-máquina: jogos de máscaras na ficção científica

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: João Vitor Resende Leal

Documentário brasileiro, invisibilidade e encenação

Painel
Proponente: Daniel Brandi do Couto

Documentário e TV pública: o caso emblemático da BBC.

Inscrição Individual
Proponente: JULIO DE MATOS LIMA

Documentário moderno brasileiro – o lado B da história

Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Karla Holanda

Documentário rondoniense: filmes, realizadores e contextos de produção

Inscrição Individual
Proponente: Juliano José de Araújo

Documentários de Scorsese: cinema, teatro, literatura e música

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Denize Correa AraujoCoautor: Cynthia Schneider

Dos primeiros frames à novas histórias – o início do cinema em Sergipe

Painel
Proponente: Luzileide Silva

Drama Inacabado, recitado: políticas do antinaturalismo em duas obras

Inscrição Individual
Proponente: ROBERTO RIBEIRO MIRANDA COTTA

E o desenho animado foi à Bienal de Veneza

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Annateresa Fabris

El Club, de Pablo Larraín, ou como esconder padres em uma praia fria.

Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Marina Soler Jorge

Em benefício do cinema, a nostalgia. O caso do Movimento Cine Vaz Lobo

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Talitha Gomes Ferraz

Em busca das estaturas miúdas: imaginação e resiliência nos…

Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: denise tavares da silva

Em busca de uma filiação: O Rei do Carimã (Tatá Amaral – 2009)

Inscrição Individual
Proponente: Francisco Alves dos Santos Junior

Em busca do retorno do mútuo: as retratações de Pasolini

Trabalho em Mesa: Pasolini em três tempos
Proponente: Davi Pessoa Carneiro Barbosa

Em busca dos “Zés-ninguém”: Individuação no cinema de Jia Zhangke

Painel
Proponente: Ítalo Rocha Viana

Em favor do cinema soviético ordinário: uma curadoria na precariedade.

Inscrição Individual
Proponente: Alexandre Curtiss Alvarenga

Em mundo de telas: crítica e indústria cultural

Inscrição Individual
Proponente: Esther Hamburger

Encantamento e desencantamento do mundo na trilogia Coração de Ouro

Painel
Proponente: Larissa Malfatti Vieira

Encarceramento feminino no Brasil: construções no cinema documental de

Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Gabriela Santos Alves

Encenação de gestos – estética na propaganda da Ditadura Militar

Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Guilherme Bento de Faria Lima

Encenações humanistas: de Ken Loach aos Irmãos Dardenne

Inscrição Individual
Proponente: Alexandre Silva Guerreiro

Entre a passagem e a permanência: estética do desaparecimento em Linz

Inscrição Individual
Proponente: Camila Vieira da Silva

Entre acumulação e passagem: imagem em movimento na arte contemporânea

Inscrição Individual
Proponente: Eduardo Antonio de Jesus

Entre Bazin e Kracauer: a atualização do realismo na contemporaneidade

Inscrição Individual
Proponente: Cristiane Freitas Gutfreind

Entre documentário e ficção, a encenação no cinema brasileiro

Inscrição Individual
Proponente: Elizabeth Maria Mendonça Real

Entre lá e cá, experiências transatlânticas

Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Henri Arraes de Alencar Gervaiseau

Entre meios e médiuns: espectros em Séances de Guy Maddin

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Rodrigo Faustini dos Santos

Entre o fora e o dentro da cena, o descontrole na construção do “eu”

Painel
Proponente: Txai de Almeida Ferraz

Epifania melancólica do real: montagem e alegoria no filme-ensaio.

Inscrição Individual
Proponente: Alberto Greciano Merino

Erotismo e o Abjeto em Carlos Reichenbach: Extremos do Prazer

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: RODRIGO AUGUSTO FERREIRA DE MORAES

ESCOLA DE CINEMA CINEMENTO

Inscrição Individual
Proponente: DANIELE C GRAZINOLI

Escritas do Silêncio em El Sol del Membrillo (Víctor Erice, 1992)

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: RAFAEL TASSI TEIXEIRA

Estender o instante: a longa-duração em Out 1 de Jacques Rivette

Inscrição Individual
Proponente: Maria Leite Chiaretti

ESTÉTICA DA RECEPÇÃO E CORPORIDADE NO CINEMA EXPANDIDO

Inscrição Individual
Proponente: CRISTIANE MOREIRA VENTURA

Estética, Cor e Direção de Arte em Meu Pedacinho de Chão

Inscrição Individual
Proponente: Milena Leite Paiva

Estilo e autoria nas séries de ficção: uma análise de Fargo

Inscrição Individual
Proponente: Ludmila Moreira Macedo de Carvalho

Estrangeiros – O documentário institucional dos Corpos da Paz na AL

Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Fernando Weller

Estratégias de representação do desejo lésbico

Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Éri Ramos Sarmet dos Santos

Estratégias em 4000 disparos

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Annádia Leite Brito

Etnografia Visual Corpórea… algumas reflexões

Inscrição Individual
Proponente: Sílvia Aguiar Carneiro Martins

Etnografias fílmicas da cidade em filmes de ficção brasileiros

Painel
Proponente: Wendell Marcel Alves da Costa

Eu indecifrável: o ator no underground brasileiro e argentino

Painel
Proponente: Fernanda Andrade Fava

Experimentações com o som na videoarte brasileira nos anos 1970

Inscrição Individual
Proponente: CLOTILDE BORGES GUIMARÃRS

Experimentalismo sonoro no cinema latino-americano

Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Damyler Ferreira Cunha

Extremidades: abordagem crítica em Station to station de Doug Aitken

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Christine Pires Nelson de Mello

É uma crítica filmada ou um documento sobre as obsessões de seu autor?

Inscrição Individual
Proponente: Daniela Giovana Siqueira

Faceless, reapropriação de imagens de câmeras de vigilância no cinema

Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Viviana Echávez Molina

Favor não tocar. Imagem pungente e impotência em “Amarelo Manga”.

Trabalho em Mesa: A semântica da textura na direção de arte
Proponente: TAINA XAVIER PEREIRA HUHOLD

Feminismo em Grey’s Anatomy como forma de representação e resistência

Painel
Proponente: Virgínia Jangrossi

Fernando Spencer: os primeiros passos de um crítico

Inscrição Individual
Proponente: Alexandre Figueirôa Ferreira

Figuras do Outro e marcas da alteridade em Costa, Ozu e Ford

Inscrição Individual
Proponente: Edson Pereira da Costa Júnior

Figuras na neblina. Paisagem e melancolia no cinema da Emilia Romagna

Inscrição Individual
Proponente: Angela Freire Prysthon

Figurinos e textura espacial: falamos do cinema de Paulo Rocha.

Trabalho em Seminário: Cinemas em português: aproximações – relações
Proponente: Caterina Cucinotta

Films d’amour (1969-89): cinzelamento e erotismo no cinema de Lemaître

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: FABIO RADDI UCHOA

FILOSOFIA, ANDRÉ BAZIN E O MÉTODO DA CRÍTICA NOS ANOS 60

Inscrição Individual
Proponente: Fatimarlei Lunardelli

Fluxos narrativos acelerados nos remakes de horror contemporâneos

Inscrição Individual
Proponente: Filipe Tavares Falcão Maciel

Formas de variação do antecampo nas imagens insurgentes

Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Paula Kimo

Fronteiras do “Verdear”: o fantástico em Mal dos Trópicos e Droenha

Painel
Proponente: Fabrício Basílio Pacheco da Silva

Fronteiras e Ritornelos em O Passo Suspenso da Cegonha de Angelopoulos

Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: JOCIMAR SOARES DIAS JUNIOR

García-Espinosa, leitor de Brecht

Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Maria Alzuguir Gutierrez

Gestos de Montagem @ Linguagem Audiovisual em Educação

Inscrição Individual
Proponente: MILENA SZAFIR

Gênero e Autoria: Algumas Reflexões entre o Western e o Cangaço

Inscrição Individual
Proponente: Marcelo Dídimo Souza Vieira

Glauber Rocha e Roberto Schwarz: aproximações

Inscrição Individual
Proponente: Arlindo Rebechi Junior

Godard: cinema mundo e adeus à linguagem

Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: Junia Barreto

Guerra de Estrelas?: O Star-System e as Revistas Italianas(1938-1944)

Inscrição Individual
Proponente: Cid Vasconcelos de Carvalho

Há sempre uma imagem que falta

Inscrição Individual
Proponente: Roberta Veiga

Histórias de vida: o documentário biográfico brasileiro

Inscrição Individual
Proponente: Flávia Seligman

Hollywood é aqui?

Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Luís Alberto Rocha Melo

Holodeck: Uma parede de vidro da verdade e da ilusão?

Inscrição Individual
Proponente: Ricardo Tsutomu Matsuzawa

Hong Sang-Soo e a quarta parede performática

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Vitor Gurgel de Medeiros

Horror, erotismo e violência: prazeres e afetos do feminino monstruoso

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Mariana Ramos Vieira de Sousa

Huillca: o ator social e a auto-representação no cinema andino peruano

Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Carlos Francisco Pérez Reyna

ICBA/Bahia 1971-1978 – Espaço de ocupação artística e de resistência

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Marise Berta de Souza

Identidade social e a representação da epilepsia no cinema

Painel
Proponente: Fernanda Sayuri Gutiyama

Idiossincrasias da diversidade no filme português O fantasma

Trabalho em Seminário: Cinemas em português: aproximações – relações
Proponente: Wilton Garcia Sobrinho

Imagem e narração: Às políticas da memoria nos filmes de Pedro Costa

Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: Marisol Fila

Imagens de si e construção social no cinema em língua portuguesa

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Maria Beatriz Colucci

Imagens de um casamento: o cinema doméstico sob a ditadura militar.

Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Patricia Furtado Mendes MachadoCoautor: Thais Blank

Imagens do Estado Novo 1937-45: reflexividade e montagem de arquivos

Inscrição Individual
Proponente: Márcio Zanetti Negrini

Imagens do mar no cinema contemporâneo feito em Pernambuco

Inscrição Individual
Proponente: Amanda Mansur Custódio Nogueira

imagens e violência – cinema em centros socioeducativos

Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Bruno PaesCoautor: Isaac Pipano Alcantarilla

Inovação na telenovela? Uma análise da crítica de “Avenida Brasil”

Inscrição Individual
Proponente: Inara de Amorim Rosas

Intermidialidade à serviço da transexualidade e travestilidade

Inscrição Individual
Proponente: Cristina Teixeira Vieira de Melo

Interpretações do final feliz inter-racial na recepção fílmica

Inscrição Individual
Proponente: Ceiça Ferreira [Conceição de Maria Ferreira Silva]

Interseções entre classe e gênero no cinema brasileiro contemporâneo

Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Mariana Souto

Interseções entre o cinema e a videoarte feita em Pernambuco

Painel
Proponente: Maria da Conceição Fontoura de Paula Cardoso

Introdução à noção de cinema como dança

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Cristian Borges

Iracema, Cinema e Colonização Amazônica

Inscrição Individual
Proponente: Claudio Aurelio Leal Dias Filho

Irmãs Jamais, imagens pálidas de (uma) família

Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: Julia Scamparini

Jabor filma Nelson: tensões entre tragicomédia e pornochanchada

Inscrição Individual
Proponente: Juliano Rodrigues PimentelCoautor: Guilherme Fumeo Almeida

James Dean: Mito e herói em Juventude Transviada

Painel
Proponente: Guilherme Popolin

Jean Renoir: A arte em defesa da unidade

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Cícero Pedro Leão de Almeida Oliveira

Jonas Mekas e a busca por “lampejos de felicidades”

Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: RAFAEL ROSINATO VALLES

Just “Looking”: analisando um passo adiante da intimidade gay na TV

Inscrição Individual
Proponente: RODRIGO RIBEIRO BARRETO

Kléber Mendonça e a ciranda de todos nós: configurações espaciais e re

Inscrição Individual
Proponente: Genilda Azeredo

Latinas do tráfico, senhoras das mídias: versões de La reina del sur

Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Maurício de BragançaCoautor: Hadija Chalupe da Silva

Latino Bar (1991) de Paul Leduc: o grito dos marginalizados

Inscrição Individual
Proponente: Josette maria alves de souza monzani

LEI 12.485 E AS DIFICULDADES NA COPRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA TV PAGA

Inscrição Individual
Proponente: MARTA CORREA MACHADO

Leon Hirszman ao gravador: as origens estéticas do filme Black-tie

Inscrição Individual
Proponente: Reinaldo Cardenuto Filho

Lifelogging: experiências narrativas do self com câmeras vestíveis

Inscrição Individual
Proponente: Tarcisio Torres Silva

LIN E KATAZAN: IMAGENS DE EDARD NAVARRO, PALAVRAS DE CHICO BUARQUE

Inscrição Individual
Proponente: Maria do Socorro Sillva Carvalho

Little boxes, de Bego Santiago: os espaços urbanos e o brincar.

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Pablo Villavicencio

Logan: os super-heróis e o drama

Inscrição Individual
Proponente: Vilson André Moreira Gonçalves

Luz, sombra, corpos: subversão fotográfica em A morte pede carona

Inscrição Individual
Proponente: Matheus José Pessoa de Andrade

Luzes, sombras, corpos: a exposição da pele negra no cinema brasileiro

Inscrição Individual
Proponente: Felipe Corrêa Bomfim

Luzes, sombras, corpos: a fotografia de narrativas televisivas negras

Inscrição Individual
Proponente: Marina Cavalcanti TedescoCoautor: Emília Silveira Silberstein

Made in Brazil to the world: cinema brasileiro transnacional

Trabalho em Seminário: Cinemas em português: aproximações – relações
Proponente: Erika Amorim Profeta

Marcas receptivas no discurso da crítica nacional sobre filmes “LGBT”

Painel
Proponente: Katarina Kelly Brito Castro

Masculinidades, raça e religiosidade popular em “O amuleto de Ogum”

Inscrição Individual
Proponente: Maria Neli Costa Neves

Meio complexo, corpo performático em “Holy Motors” (Leos Carax, 2012)

Painel
Proponente: Isabel Veiga

Memória e crítica: Coração de cachorro, de Laurie Anderson

Inscrição Individual
Proponente: Marcos Fabris

Memória e Esquecimento: o filme como dispositivo de memória coletiva

Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Lara Santos de Amorim

Memória e narração na tradução televisiva de “Dois Irmãos”

Inscrição Individual
Proponente: Letícia Xavier de Lemos Capanema

MEMÓRIA, MÍDIA E CRIMINOLOGIA: casos brasileiros (1988-2016)

Inscrição Individual
Proponente: Corália Thalita Viana Almeida Leite

Memória,escrita pessoal e performance no documentário Por parte de pai

Inscrição Individual
Proponente: Maria Guiomar Pessoa de Almeida Ramos

MESHES OF THE ADVENTURE: Diálogos entre Maya Deren e Pendleton Ward

Inscrição Individual
Proponente: Janiclei Aparecida Mendonça

Miragens dos afetos: a textura enquanto elemento expressivo em Wong Ka

Trabalho em Mesa: A semântica da textura na direção de arte
Proponente: Elizabeth Motta Jacob

Modernidade e a nova vida: Brasil no cinema alemão nos anos 1950/60

Inscrição Individual
Proponente: Wolfgang Fuhrmann

Modulações da voz off em ‘Wai’a: o segredo dos homens’

Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Bernard Belisário

Montagem e sobrevivência: os arquivos em Retratos de Identificação

Painel
Proponente: Letícia Marotta Pedersoli de Oliveira

Monte Hellman e as subversões do Western

Painel
Proponente: Josy Samanta Ramos Correa de Miranda

MULHERES CINEASTAS E ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA: TESSITURAS DA OBRA-VIDA

Inscrição Individual
Proponente: Juslaine de Fátima Abreu Nogueira

Mundos em dissolução – tragédia em minisséries brasileiras

Inscrição Individual
Proponente: mariana maciel nepomuceno

Múltiplos ecrãs: narrativas de deslocamento e visualidade háptica

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Ruy Cézar Campos Figueiredo

Na nuca do cinema, cinemas tantos

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Nataska Conrado Veiga Braga

Narrativa audiovisual em videoclipes e filmes de Xavier Dolan

Inscrição Individual
Proponente: Rodrigo Oliva

Narrativa contra mundo: a crítica para Tag Gallagher e Robin Wood

Trabalho em Mesa: Crítica e academia: Uma relação possível?
Proponente: Sérgio Eduardo Alpendre de Oliveira

Narrativas de pertencimento nos filmes Aquarius e Boi neon

Inscrição Individual
Proponente: aline lisboa da silva

Narrativas do improviso em ‘Partido Alto’ (Leon Hirszman, 1976-1982)

Inscrição Individual
Proponente: Albert Elduque

Nas trilhas do desejo: ciência, educação e arte em “A pele que habito”

Inscrição Individual
Proponente: ANA LUCIA DE ALMEIDA SOUTTO MAYOR

Não-sincronia: a dublagem criativa

Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Joice Scavone Costa

Negritudes, corporeidade e educabilidade no filme Aniceto do Império

Inscrição Individual
Proponente: Fábio José Paz da Rosa

No abismo da escrita: o ato de criar roteiros cinematográficos

Painel
Proponente: Victor Vinícius do Carmo

No limite e no limiar – O hiper-real no cinema de Akira Kurosawa

Painel
Proponente: Edylene Daniel Severiano

Notas Flanantes: por uma estética do fragmento no audiovisual contempo

Inscrição Individual
Proponente: osmar gonçalves dos reis filho

Notas para um cinema de ocupação

Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Pedro Loureiro Severien

O “animal” no cinema e as figuras da distância: uma metodologia

Inscrição Individual
Proponente: Luís Fernando Lira Barros Correia de Moura

O “poético” no discurso crítico acerca da obra de Cao Guimarães

Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: Carla Miguelote

O ‘Nuevo Cine Latinoamericano’ sob revisão: uma análise bibliográfica

Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Fabián Rodrigo Magioli Núñez

O afeto e a memória no cinema de Fernando Spencer

Inscrição Individual
Proponente: Claudio Roberto de Araujo Bezerra

O anatomista especulativo: Filme, Frampton, Frye

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Lucas Bastos Guimarães Baptista

O ato da fala como gerador da violência em filmes brasileiros

Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: debora regina opolski

O ator da desconfiança no cinema de Christian Petzold

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: David Ken Gomes Terao

O avesso dos arquivos na instalação “Natureza Morta/Stilleben”

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Eduarda Kuhnert

O BLUES NA PAISAGEM SONORA DE “O BROTHER, WHERE ART THOU?”

Inscrição Individual
Proponente: Daniel Dória Possollo Carrijo

O Camp como criação estética de novas formas de vida

Painel
Proponente: Ricardo José Gonçalves Duarte Filho

O caso Charlie Hebdo através do telejornal infantil “Journal Junior”

Inscrição Individual
Proponente: Mariana de Souza Gomes

O cinema animado dos artistas plásticos de Pernambuco

Inscrição Individual
Proponente: Marcos Buccini Pio Ribeiro

O cinema autodocumental: revisão crítica de uma época.

Inscrição Individual
Proponente: Candida Maria Monteiro

O Cinema Brasileiro em Carnets Brésiliens de Pierre Karst.

Inscrição Individual
Proponente: Alessandra Souza Melett Brum

O cinema de Lizzie Borden: feminismo e frontalidade

Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: KENIA CARDOSO VILACA DE FREITAS

O cinema de Sana Na N’Hada, pioneiro na Guiné-Bissau

Inscrição Individual
Proponente: Fernando Arenas

O cinema digital e a subjetividade no documentário brasileiro contempo

Painel
Proponente: César Ramos Macedo

O CINEMA PRESCRITO: SALAS, DISPOSITIVO, EXPERIÊNCIA

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: JOSE CLAUDIO S CASTANHEIRA

O Corpo Hippie em Céu Sobre Água (1978) de José Agrippino de Paula

Inscrição Individual
Proponente: Geraldo Blay Roizman

O corpo partido: conformações no cinema brasileiro recente

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Raul Lemos Arthuso

O demoníaco universo audiovisual de Häxan, de Benjamin Christensen

Inscrição Individual
Proponente: Ana Maria Acker

O Deserto Azul de Eder Santos – paisagens futuristas

Painel
Proponente: Celiene Santana Lima

O documentário alagoano contemporâneo e a figura do sujeito comum

Painel
Proponente: Leandro Alves da Silva

O documentário segundo Raúl Ruiz

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Rodrigo Sombra

O efeito de real nas séries de tevê: o uso da imagem de arquivo

Painel
Proponente: Melissa Fontenele

O Encarar a câmera e os afetos partilhados

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Mariana Baltar

O ensaio nos arquivos: “Sinfonia e Cacofonia” e “Cinemacidade”

Painel
Proponente: Jefferson Bruno de Sousa Cabral

O Ensaístico no Cinema de Carlos Nader

Inscrição Individual
Proponente: Francisco Elinaldo Teixeira

O enterro da discórdia: notas sobre consumo cinematográfico carioca

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Pedro Vinicius Asterito Lapera

O erotismo em “Um estranho no lago”

Inscrição Individual
Proponente: Elcio Silva Nunes Basilio

O espaço de palavra e o lugar do espectador no cinema de Rithy Panh

Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: Tomyo Costa Ito

O espaço entre visível e audível: zona de subversão no audiovisual

Inscrição Individual
Proponente: Alexandre Brasil de Matos Guedes

O espaço imaterial no cinema de Jia zhangke : uma política do olhar

Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Camilo Soares

O Estado e o cinema: o Caderno 2 e a Retomada nos anos 1990

Inscrição Individual
Proponente: Márcio Rodrigo Ribeiro

O exibidor do interior: J. B. Andrade e suas salas de cinema

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Natasha Hernandez Almeida Zapata

O êxtase segundo Werner Herzog

Painel
Proponente: Gilberto Caetano Manea

O feedback como um “espaço comum” na prática do documentário

Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Douglas Resende

O filme histórico e o melodrama: Holocausto e Guerra

Inscrição Individual
Proponente: Fabio Luciano Francener Pinheiro

O filme-ensaio como acontecimento em Ex-Isto de Cao Guimarães

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Marco Túlio de Sousa Ulhôa

O flicker no cinema experimental e a música como estrutura

Inscrição Individual
Proponente: NINA VELASCO E CRUZ

O fora-de-campo na formulação crítica de Der siebente Kontinent

Inscrição Individual
Proponente: Thiago Henrique Ramari

O gesto químico: uma subversão da forma no cinema

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Andrea C. Scansani

O ideal órfico de Kubrick a partir da crítica de Godard a The Killing

Painel
Proponente: Caio Menezes Graça de Carvalho

O mal-estar do viajante na Trilogia da Estrada de Wim Wenders

Painel
Proponente: Cesar de Siqueira Castanha

O mercado exibidor e o vídeo doméstico no Brasil

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Filipe Brito Gama

O MÚSICO, A MÚSICA E A CENA: PERFORMANCES MUSICAIS DE JARDS MACALÉ

Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Cristiane da Silveira Lima

O narrador metaléptico em House of Cards

Painel
Proponente: Giancarlo Casellato Gozzi

O Novíssimo Cinema Brasileiro e a Afirmação de uma Qualquerização

Inscrição Individual
Proponente: felipe maciel xavier diniz

O NOVO LUGAR DO TRAILER: CASO HBO BRASIL E GAME OF THRONES NO YOUTUBE

Painel
Proponente: Nathalia Michelle Grisi Rezende

O Pagador de Promessas e sua recepção crítica

Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho

O parecer e o aparecer do ator : registros do jogo atoral

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Pedro Maciel Guimaraes Junior

O PASSADO, ESTE PAÍS ESTRANGEIRO

Inscrição Individual
Proponente: Maria do Carmo de Siqueira Nino

O PENSAMENTO DE ROGÉRIO SGANZERLA SOBRE O ATOR CINEMATOGRÁFICO

Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: ANNA KARINNE MARTINS BALLALAI

O personagem como figura: o caso de Jogo de cena

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Diego Pacheco Damasceno

O pictórico presente no cinema de Jean-Luc Godard

Painel
Proponente: Veruza de Morais Ferreira

O porvir da contemplação: “Em Nome da Razão” e a reforma psiquiátrica.

Painel
Proponente: Iago Rezende de Almeida

O Povo vs O.J. Simpson: Continuidade Intensificada nas Séries de TV

Inscrição Individual
Proponente: Marcel Vieira Barreto Silva

O produtor no cinema contemporâneo. Cotidiano, partilha e resistências

Inscrição Individual
Proponente: Mannuela Ramos da Costa

O projeto de cinema popular no primeiro Leon Hirszman

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Eduardo Tulio Baggio

O quadro e o fluxo: relações entre Yasujiro Ozu e Hou Hsiao-hsien

Painel
Proponente: Thiago Rodrigues Lima

O que temos a temer? – O cinema de horror brasileiro contemporâneo

Painel
Proponente: Lucas Procópio Caetano

O realismo como método em São Bernardo, de Leon Hirszman

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Pedro Vaz Perez

O reverso da imagem e o indizível da literatura em Paterson (2016)

Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: Barbara Cristina Marques

O sagrado e o profano no filme “Cavaleiro de copas” (2015)

Inscrição Individual
Proponente: Sander Cruz Castelo

O Semiárido nordestino em “Na quadrada das águas perdidas” (2011)

Inscrição Individual
Proponente: Carla Conceição da Silva Paiva

O silêncio do ruído

Inscrição Individual
Proponente: Andreson Silva de Carvalho

O som documental segundo Jerónimo Labrada

Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Glauber Brito Matos Lacerda

O sopro do vento em Sob a Sombra

Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Rodrigo Carreiro

O tempo do transe no roteiro de Glauber Rocha

Painel
Proponente: Nayla Mendes Ramalho

O testemunho, a montagem e as margens do arquivo

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: leandro pimentel abreu

O zumbido das abelhas: contágio social e ética em “Odiados na nação”

Trabalho em Mesa: Distopias contemporâneas: Black Mirror, tecnologias e subjetividade
Proponente: Ericson Telles Saint Clair

O “gringo” é outro: pandeiristas e seus peculiares “mundos” no cinema.

Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Suzana Reck Miranda

O(s) fragmento(s) – adaptação audiovisual, memória e referência

Inscrição Individual
Proponente: MARCELA DUTRA DE OLIVEIRA SOALHEIRO CRUZ

Odeon ao vivo: tradição e inovação num cinema de rua carioca

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Wilson Oliveira da Silva FilhoCoautor: Márcia Bessa (Márcia C. S. Sousa)

Odilon Lopez, um pioneiro do cinema negro brasileiro

Inscrição Individual
Proponente: Noel dos Santos Carvalho

Oficina de cinema com mulheres

Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Maíra Norton

Olhar, sentir, curar: o cinema de garagem e a crítica contemporânea

Painel
Proponente: Diego Morais Vieira Franco

Olivier Culman: a fotografia e o autorretrato nos limiares da ficção

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Maria Teresa Ferreira Bastos

Onde começa o mar? Os roteiros não filmados de Mário Peixoto

Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: Pablo Gonçalo

Os filmes e os escritos de P. P. Pasolini: entre a teoria a poética

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Marcelo Carvalho da Silva

OS GÊNEROS DOS PROGRAMAS TELEVISIVOS

Trabalho em Mesa: POLÍTICAS PÚBLICAS DO AUDIOVISUAL – DESAFIOS
Proponente: Angélica Coutinho

Os intelectuais e o pensamento cinematográfico independente brasileiro

Inscrição Individual
Proponente: Maria Cristina Couto Melo

Os três mundos de Brian De Palma: Inferno, Purgatório e Paraíso

Painel
Proponente: Matheus Cartaxo Domingues

Os Visitantes da Noite: Entre O Fantástico e o Reflexivo

Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: Erick Felinto de Oliveira

Otto e Elena: reciclagens do cinema doméstico no filme-ensaio

Inscrição Individual
Proponente: Rafael de Almeida

Outros Cinemas Pernambucanos

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Iomana Rocha de Araújo Silva

Paisagem, natureza e imanência em Post Tenebras Lux de Carlos Reygadas

Inscrição Individual
Proponente: Mariana Arruda Carneiro da Cunha

PAISAGENS E LUGARES DISTÓPICOS NO CINEMA DE KLEBER MENDONÇA FILHO

Inscrição Individual
Proponente: Maria Helena Braga e Vaz da Costa

Paraíba, Crítica & Filmes e o realismo “mágico” da criação do cinema.

Inscrição Individual
Proponente: José Umbelino de Sousa Pinheiro Brasil

Passeio pelos rios aquerônticos da História: ensaísmo e arte

Painel
Proponente: Álvaro Renan José de Brito Alves

Paulo Emilio Salles Gomes: do Cinema Novo ao Marginal

Inscrição Individual
Proponente: Fernão Pessoa Ramos

Paulo Leminski e o cinema americano: moral do comportamento e romance

Inscrição Individual
Proponente: Maria Cristina Mendes

Pela reabilitação da entrevista na prática documentária – parte 3

Inscrição Individual
Proponente: Laécio Ricardo de Aquino Rodrigues

Performances musicais em filmes de Godard, Truffaut e Rohmer – anos 60

Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Luíza Beatriz Amorim Melo Alvim

Persistências da autoria nos estudos de cinema.

Inscrição Individual
Proponente: Gustavo Henrique Ferreira Bittencourt

Philippe Garrel: entre duas desconstruções no pós-Maio de 68

Inscrição Individual
Proponente: Leonardo Esteves

Pintescrituras : Memória, Imagem , História(s) em Greenaway

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Marco AntônioVieira

Plataformas transmídia: espaço de experimentação de midias audiovisuais

Trabalho em Mesa: Plataformas transmídia: espaço de experimentação de midias audiovisuais
Proponente: Joao de Lima Gomes

Poesia e memória no cinema de Carlos Adriano

Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: João Paulo Rabelo de Farias

Políticas de Regionalização Audiovisual no Brasil: reflexões Iniciais

Inscrição Individual
Proponente: André Ricardo Araujo Virgens

Pontos cegos no olhar sobre o olhar: Mate-me por favor

Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Amanda Brum de Moraes Ponce Devulsky

Por que a crítica de telenovela? Como ela entra nesse debate?

Trabalho em Mesa: Crítica e academia: Uma relação possível?
Proponente: Maria Ignês carlos Magno

Por uma viabilidade autoral – Reichenbach na transição dos anos 80/90

Inscrição Individual
Proponente: Daniel P. V. Caetano

Por uma “Poètika kino”: uma análise de “A Hora da Estrela”

Inscrição Individual
Proponente: Fernanda Aguiar Carneiro Martins

Pradões estéticos do som do horror nos videogames

Painel
Proponente: Vicente Reis de Souza Farias

Problemas acerca da cultura hermenêutica na crítica cinematográfica

Painel
Proponente: Alan Campos Araújo

Processo de criação do som em Medo do Escuro

Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Marina Mapurunga de Miranda Ferreira

Processos sociais da imigração nos filmes “A última estação” e “Iván”

Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Roberta Nabuco de Oliveira

Produção e destruição: a guerra e o método dialético de Harun Farocki

Trabalho em Mesa: Figurações da violência no documentário
Proponente: Jamer Guterres de Mello

Protagonistas e Figurantes da Política Nacional do Cinema (2001-2016)

Trabalho em Mesa: POLÍTICAS PÚBLICAS DO AUDIOVISUAL – DESAFIOS
Proponente: Ricardo Cardoso Silva

Que a Força esteja no Cinema: práticas de fãs nas salas de exibição

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Pedro Peixoto Curi

Queer, Triunfo, Lixo

Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: José GattiCoautor: Mauricio Reinaldo Gonçalves

Quem foi a primeira cineasta brasileira?

Inscrição Individual
Proponente: Marcella Grecco de Araujo

Quem nos protegeu? Infância afeminada, audiovisual e sexualidade.

Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: VINICIOS KABRAL RIBEIRO

Raça e cinema: considerações metodológicas

Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Ana Ligia Muniz Rodrigues

Reafirmando a autoridade: a crítica de cinema online no Brasil

Inscrição Individual
Proponente: Rafael Oliveira Carvalho

Recepção e difusão cinematográfica na obra de Paulo Emílio (1941-1959)

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Rafael Morato Zanatto

Reflexão sobre imagem e crítica da violência em Marker,Godard e Guzmán

Inscrição Individual
Proponente: Luís Henrique Barbosa Leal Maranhão

Reflexões sobre a formação da cineasta Mbya Guarani Patrícia Ferreira

Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Clarisse Maria Castro de Alvarenga

Registros híbridos:uma análise dos filmes O Som ao Redor e Recife Frio

Inscrição Individual
Proponente: Carlos Eduardo Japiassú de Queiroz

Reichenbach evoca Person: Pilhagem no Cinema Corsário

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Bruno Vieira Lottelli

Rememorar para intervir, intervir para rememorar

Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Vinícius Andrade de Oliveira

Resistência e Memória: A Política e a Recepção da Crítica a Aquarius

Inscrição Individual
Proponente: Regina Lucia Gomes Souza e SilvaCoautor: Wanderley de Mattos Teixeira Neto

Revisitando o horror 2: Ato de Matar, de Joshua Oppenheimer (2012)

Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Paulo Menezes

Robatto, Glauber e o mar: primeiros tempos do cinema na Bahia

Inscrição Individual
Proponente: Ana Luisa de Castro Coimbra

Robert Smithson e o “modelo” do cinema

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Patrícia Mourão de Andrade

Robert Stam, leitor de A hora da estrela

Inscrição Individual
Proponente: Luiz Antonio Mousinho

Roberto Rossellini: em direção a um cinema experimental

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Nikola Matevski

Santiago Álvarez: Um Vertov Latino?

Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Marcelo Vieira Prioste

Santo Forte: um diálogo entre Eduardo Coutinho e a história oral

Painel
Proponente: Helena Oliveira Teixeira de Carvalho

Scénario du film Passion, ensaio sob/sobre a criação audiovisual

Inscrição Individual
Proponente: Lyara Luisa de Oliveira Alvarenga

Se o relatório fosse do Victor? Exercícios para uma Educação Selvagem

Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Fernanda Omelczuk Walter

Segredo, intimidade, comunidade: o cinema como abertura para o outro

Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Samuel Leal Barquete

Sem essa Aranha e O dragão: diálogos críticos

Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Estevão de Pinho Garcia

Sexualidade no Cinema Argentino: Olhares sobre a obra de Lucía Puenzo

Inscrição Individual
Proponente: Lady Dayana Silva de Oliveira

Sexualidade, erudição e moralidade: a censura ao filme Anjo Loiro

Inscrição Individual
Proponente: Caio Túlio Padula Lamas

Siegfried Kracauer crítico, ensaísta, teórico e historiador.

Inscrição Individual
Proponente: Rubens Luis Ribeiro Machado Júnior

Slow Cinema em defesa do tempo e duração na experiência espectatorial

Painel
Proponente: Pablo Gea

SNUFF À BRASILEIRA: MARKETING DE EXPLORAÇÃO NO CINEMA DA BOCA

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Tiago José Lemos Monteiro

Sobre a legislação de cinema em Cabo Verde

Trabalho em Seminário: Cinemas em português: aproximações – relações
Proponente: Jorge Luiz Cruz

Spike Lee: a identidade negra na construção de imagens e ideias

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Aida Rodrigues Feitosa

Stranger Things: memória e nostalgia no audiovisual contemporâneo

Painel
Proponente: Eutália Silva Ramos

Sujeitos à margem e exílio no cinema latino-americano contemporâneo

Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Bárbara Xavier França

Superando a invisibilidade: cinema de mulheres a partir de 1990

Inscrição Individual
Proponente: Lívia Perez de Paula

Suspensão do tempo no cinema de Apichatpong Weerasethakul

Painel
Proponente: Lyana Guimarães Martins

Tarantino: entre a intertextualidade e a pós-modernidade

Inscrição Individual
Proponente: Fabíola Paes de Almeida Tarapanoff

Tensões entre imagem-movimento e imagem-tempo em Linha de Passe

Inscrição Individual
Proponente: Cyntia Gomes Calhado

Teoria dos cineastas na Saga Filmes: autoria, gênero e grossura lírica

Inscrição Individual
Proponente: Simplicio Neto Ramos de Sousa

Teoria experimental na obra de Arthur Omar. Antropolgia Estética

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Ivana Bentes

Terrível e belo, cinema: imagem e barricadas

Inscrição Individual
Proponente: Roberto Robalinho Lima

Tese, tema, narrativa e dramaturgia na avaliação de projetos audiovis.

Trabalho em Mesa: POLÍTICAS PÚBLICAS DO AUDIOVISUAL – DESAFIOS
Proponente: Daniel Vidal Mattos

Texturas da memória e do tempo em Dois irmãos, de L. F. Carvalho

Trabalho em Mesa: A semântica da textura na direção de arte
Proponente: Carolina Bassi de Moura

Timbres e Sons: o diabolus in musica na terra de Santa Cruz

Inscrição Individual
Proponente: Mauricio Monteiro

Tomada e retomada, militância e ensaio no cinema de Chris Marker

Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Julia Gonçalves Declié Fagioli

Tornar-se cineasta no Brasil nos anos 1960: o caso de Gilda Bojunga

Inscrição Individual
Proponente: Sheila Schvarzman

Trans-posições em “A república di mininus”: alegorias em análise

Trabalho em Seminário: Cinemas em português: aproximações – relações
Proponente: Morgana Gama de Lima

TRÊS ESTÁGIOS DA DIREÇÃO DE ARTE: REPRESENTATIVO, BELO E SIMBÓLICO

Inscrição Individual
Proponente: Ivan Ferrer Maia

Trinh T. Minh-ha: entre a prática e a teoria do documentário

Inscrição Individual
Proponente: Gustavo Soranz

Tudo nos trilhos: a experiência do cine-trem na União Soviética

Inscrição Individual
Proponente: Rafael Fermino Beverari

Um Expressionismo em Capitu: a apropriação imagética contemporânea

Painel
Proponente: Yasmin Pires Ferreira

Um olhar feminista sobre a crítica cinematográfica

Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Bárbara de Pina Cabral

Um pato no caminho: a FIESP e a disputa do território no audiovisual

Inscrição Individual
Proponente: Adil Giovanni Lepri

Um sadismo singular

Inscrição Individual
Proponente: César Takemoto Quitério

Uma luz sobre O Pátio, uma análise do curta-metragem de Glauber Rocha

Painel
Proponente: George Rocha Holanda

Uma mulher com uma câmera: performatividade e o cinema de Naomi Kawase

Painel
Proponente: Eduardo dos Santos Oliveira

Uma política de formação possível: estudo de caso do Programa Elipse

Inscrição Individual
Proponente: Lia Bahia

Uma reflexão sobre o reuso das imagens de arquivo no documentário

Painel
Proponente: Vanessa Maria Rodrigues

Vanguardas e filmes-ensaio no cinema brasileiro contemporâneo

Inscrição Individual
Proponente: Denise Trindade

VARIAÇÕES DA DESMONTAGEM: ARQUITETURA DA TELA EM “PICTURESQUE EPOCHS”

Inscrição Individual
Proponente: Patricia Rebello da Silva

VESTÍGIOS DA MEMÓRIA EM NOSTALGIA DA LUZ, DE PATRICIO GUZMÁN

Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Ana Costa Ribeiro

Vestígios do tempo: a memória nos(dos) making ofs documentários

Inscrição Individual
Proponente: Patricia de Oliveira Iuva

Vida e Morte em “Cemitério do Esplendor”, de Apichatpong Weerasethakul

Inscrição Individual
Proponente: Henrique Codato

Vida e morte em “Meu corpo, minha vida” (2017) de Helena Solberg.

Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Mariana Ribeiro da Silva Tavares

Vidas precárias, vidas em trânsito

Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Alessandra Soares Brandão

Vingança e estética realista em “Matar um Homem”

Inscrição Individual
Proponente: Ana Ângela Farias Gomes

Violência e ressentimento em O Som ao Redor e História del Miedo

Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Fernanda Sales Rocha Santos

Vozes e sons ambientes sobre telas azuis, negras, imagens fixas

Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Fernando Morais da Costa

Woody Allen e a crítica de cinema na Trumpland contemporânea

Inscrição Individual
Proponente: Marcos César de Paula Soares

Woody Allen e sua relação com a crítica e a autocrítica

Inscrição Individual
Proponente: Myriam Pessoa Nogueira

XAPIRI: O CINE-TRANSE PELAS LENTES E CORES DE UM RITUAL YANOMAMI

Inscrição Individual
Proponente: Caio de Salvi LazaneoCoautor: Thomaz Marcondes Garcia Pedro

ZAUMDATA e a arte pós-aurática

Inscrição Individual
Proponente: Fernando Gerheim

“Crítica”, comentário e paródia: o “falar de cinema” no YouTube

Inscrição Individual
Proponente: Jose Maria Mendes Pereira Junior

“Das vicissitudes dos estudos acadêmicos de cinema no Brasil de hoje”

Inscrição Individual
Proponente: Alfredo Luiz Paes de Oliveira SuppiaCoautor: Paula Gomes

“Interseccionalidade” em imagens: uma análise de Pobre Preto Puto

Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Cristian Carla Bernava

“Pássaros sem pés”: o que que/e/r o filme lésbico negro?

Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Ramayana Lira de Sousa

“Queda livre” nos labirintos da avaliação

Trabalho em Mesa: Distopias contemporâneas: Black Mirror, tecnologias e subjetividade
Proponente: Maria Cristina Franco Ferraz

“Um dia na vida”: princípio de arquivo e desnaturalização da violência

Trabalho em Mesa: Figurações da violência no documentário
Proponente: Mariana Duccini Junqueira da Silva

TOTAL: 497 PROPOSTAS