Trabalhos Aprovados 2016

“Mulher” (1977): A nova trilha sonora de “Mulher” à moda antiga.

Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Joice Scavone Costa

“O TERCEIRO MUNDO VAI EXPLODIR!”: O CINEMA DE SGANZERLA À LUZ DE FANON

Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: ANNA KARINNE MARTINS BALLALAI

“Temos !!! ” – A autoficção do cinema na Baixada Fluminense.

Trabalho em Seminário: Cinemas em português: aproximações – relações
Proponente: Liliane Leroux

‘Toda felicidade é memória e projeto’ – o tempo em Aquarius e Horas de verão

Trabalho em Seminário: Cinemas em português: aproximações – relações
Proponente: Patrícia da Silva Cardoso

(Des)Caminhos na realidade: subjetividade e espaço coletivo

Painel
Proponente: Raul Lemos Arthuso

(Re)Descobrindo László Moholy-Nagy, Teoria e Prática

Inscrição Individual
Proponente: Fernanda Aguiar Carneiro Martins

11/9 e os filmes-catástrofe a partir do Unheimliche de Freud

Inscrição Individual
Proponente: Tiago Sarmento

O fantasma de Lessing: a literatura e o cinema segundo Borges

Inscrição Individual
Proponente: Palmireno Couto Moreira Neto

A intimidade nos filmes Estado de Sítio e Ela volta na quinta

Inscrição Individual
Proponente: Scheilla Franca de Souza

A ação como desestabilizador. Crime e vertigem em Les amants criminels

Trabalho em Mesa: François Ozon – Narrativas mutantes para um espectador indiscreto
Proponente: Junia Barreto

A adultização dos corpos infantis em Baby Burlesks

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Beatriz Saldanha

A ALEGORIA DO SAGRADO EM BERGMAN

Inscrição Individual
Proponente: Fabiana Rodrigues

A Arte da Tecnologia no filme Gravidade, de Alfonso Cuarón

Inscrição Individual
Proponente: PAULO ROBERTO MUNHOZ

A Astúcia da Matéria: Notas sobre a Animação do Inorgânico

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Erick Felinto de Oliveira

A ausência e a presença: notas sobre o documentário Histórias Cruzadas

Inscrição Individual
Proponente: Francisco Alves dos Santos Junior

A bela e a boa morte na TV, transmutações do corpo

Inscrição Individual
Proponente: Cristina Teixeira Vieira de Melo

A Cabana de James Benning

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Hermano Arraes Callou

A catástrofe e o “tempo do depois” em Béla Tarr

Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Daniel Soares Abib

A câmera na mão de Dib Lutfi no Desafio de Saraceni

Trabalho em Mesa: Movimentos de câmera: teorias e análises sobre um recurso fotográfico
Proponente: Miguel Freire

A Chanchada em Paralaxe: perspectivas sobre um gênero

Inscrição Individual
Proponente: Euro Prédes de Azevêdo Júnior

A Cidade é uma Só?: A montagem cinematográfica partir do conflito

Painel
Proponente: Hector Rocha Isaias

A constituição do estilo da voz falada no cinema de ficção comercial

Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: debora regina opolski

A construção da atuação no filme “Tatuagem”, do diretor Hilton Lacerda

Inscrição Individual
Proponente: maria alice lucena de gouveia

A construção do insólito ficcional em Trabalhar Cansa

Painel
Proponente: Fabrício Basílio Pacheco da Silva

A convergência de imagem e som no videoclipe digital

Inscrição Individual
Proponente: Claudio Henrique Brant Campos

A crítica à mercantilização do dissenso em Stanley Kubrick

Inscrição Individual
Proponente: Marcos César de Paula Soares

A desconstrução do oásis de paz português na perspectiva do forasteiro

Trabalho em Seminário: Cinemas em português: aproximações – relações
Proponente: Marcio Aurelio Recchia

A DF e a sutilização da câmera num processo sócio-histórico

Trabalho em Mesa: Movimentos de câmera: teorias e análises sobre um recurso fotográfico
Proponente: Rogério Luiz Silva de Oliveira

A emergência de uma estético-política queer em Freaks de Tod Browning.

Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Diego Paleólogo

A encenação performativa em Ela Volta na Quinta

Inscrição Individual
Proponente: Susana Amaral

A Encenação-Direta em Documentários Autobiográficos

Inscrição Individual
Proponente: Gabriel Kitofi Tonelo

A escuta e o sensível: a crônica de “Happy Birthday to John”.

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Laís Ferreira Oliveira

A ESPACIALIDADE EM ÓRFÃOS DO ELDORADO

Inscrição Individual
Proponente: Ana Lucia Lobato de Azevedo

A estética da gambiarra no cinema brasileiro contemporâneo

Trabalho em Mesa: As pesquisas em direção de arte no cinema contemporâneo
Proponente: Iomana Rocha de Araújo Silva

A estética do GIF: ímpeto de movimento e repetição

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Manuela de Mattos Salazar

A ESTÉTICA DO SOM FÍLMICO:ANÁLISES DO RUÍDO NA OBRA DE LUCRECIA MARTEL

Painel
Proponente: ROBERTA AMBROZIO DE AZEREDO COUTINHO

A estrada como alegoria da identidade cultural em filmes de estrada

Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Gheysa Lemes Gonçalves Gama

A EVOLUÇÃO DO HOMEM FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS – UMA INTRODUÇÃO

Inscrição Individual
Proponente: giselle gubernikoff

A experiência coletiva do audiovisual no Programa Cinema Para Todos

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidade e artes da projeção no Brasil
Proponente: Adil Giovanni Lepri

A fotografia como instrução documentarizante em Diários de motocicleta

Inscrição Individual
Proponente: Sancler Ebert

A fotografia de família no documentário “Diário de uma busca”

Painel
Proponente: Patricia Cunegundes Guimaraes

A fuga como um caminho

Painel
Proponente: Virgínia Paula Pinho Freitas

A gravidez no filme Olmo e a Gaivota: cinema híbrido e intimidade

Painel
Proponente: Bárbara de Pina Cabral

A história dos fabricantes de projetores cinematográficos no Brasil

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidade e artes da projeção no Brasil
Proponente: Rafael de Luna Freire

A iconografia do sofrimento na pintura e no cinema: Goya e Godard

Trabalho em Mesa: Experimentações estéticas: entre cinema, pintura e videoinstalação
Proponente: Gabriela Machado Ramos de Almeida

A Imagem Analógica: Entre Desejo de Presença e de Memória

Painel
Proponente: Barbara Bergamaschi Novaes

A imagem e as figurações do sensível na obra de Miguel Rio Branco

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Marco Túlio de Sousa Ulhôa

A Jornada de Cinema e o mercado paralelo de exibição (1972-1985)

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidade e artes da projeção no Brasil
Proponente: Marise Berta de Souza

A jornada dos heróis-cineastas em “A visita”

Inscrição Individual
Proponente: Álvaro André Zeini Cruz

A LÓGICA DAS IMAGENS DOCUMENTAIS DE WIM WENDERS COMO ATOS TEÓRICOS

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Cristiane do Rocio Wosniak

A luta do representativo e do predicativo em Lavra-dor (1968)

Inscrição Individual
Proponente: Naara Fontinele dos Santos

A luz e a escuridão em “Cavalo Dinheiro”, de Pedro Costa

Painel
Proponente: Marcelo Miranda da Silva

A metáfora do zumbi gay em Bruce LaBruce

Painel
Proponente: Thales Figueiredo da Silva

A MGM em São Paulo: atrações de palco e tela no Teatro Santa Helena

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidade e artes da projeção no Brasil
Proponente: Luciana Corrêa de Araújo

A MISE EN SCÈNE DOS FILMES EM 3D ANAGLIFO COMPARADO AOS POLARIZADOS

Painel
Proponente: Priscilla Barbosa Durand

A mise-en-scène como construção de metáforas em Fresa y Chocolate

Inscrição Individual
Proponente: Marina de Morais Faria Novais

A Mostra de Tiradentes e o cinema brasileiro: rastros de uma recepção

Inscrição Individual
Proponente: Rafael Oliveira Carvalho

A Mulher de Todos – Canção e Invenção

Inscrição Individual
Proponente: Marcos Pierry

A mulher experiente: um amadurecimento do blaxploitation a Jackie Brow

Painel
Proponente: Carolina de Oliveira Silva

A música pop não original nos longas-metragens de David Lynch

Painel
Proponente: Fabiano Pereira de Souza

A natureza selvagem: o processo criativo sonoro no filme Anticristo

Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Filipe Barros Beltrão

A orquestração como componente da teoria de gêneros cinematográficos

Painel
Proponente: Pedro Henrique Ghoneim

A paisagem potencializando a atmosfera filmica no cinema brasileiro

Trabalho em Mesa: As pesquisas em direção de arte no cinema contemporâneo
Proponente: India Mara Martins

A paixão de JL ou a alegoria documentada

Inscrição Individual
Proponente: José Umbelino de Sousa Pinheiro Brasil

A perambulação em Irreversível: subversão lírico-poética de Gaspar Noé

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Josette maria alves de souza monzaniCoautor: Mario Sergio Righetti

A Personagem e a Cidade: Ficção e realidade em Rosetta

Inscrição Individual
Proponente: Alexandre Silva Guerreiro

A poética cinematográfica de Eugène Green

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Pedro de Andrade Lima Faissol

A poética de Waly Salomão em Pan-cinema permanente

Painel
Proponente: João Paulo Rabelo de Farias

A poética intermidiática do roteiro seriado

Inscrição Individual
Proponente: Marcel Vieira Barreto Silva

A Política da Boa Vizinhança e os Filmes Educativos de Julien Bryan (1940-1945)

Inscrição Individual
Proponente: Darlene J Sadlier

A política e a partilha do comum em O fundo do ar é vermelho

Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Julia Gonçalves Declié Fagioli

A presença da ética modesta no cinema direto paraibano dos anos 1980

Inscrição Individual
Proponente: Bertrand de Souza Lira

A presença do figurante como estremecimento da imagem no Cinema Novo

Painel
Proponente: Pedro Figueiredo Veras

A presença do humor-crítico em Corpse Bride

Inscrição Individual
Proponente: Carla Lima Massolla Aragão da Cruz

A privatização da imagem: do youtube ao cinema, o desvio do politico

Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Roberta Veiga

A propósito de uma arqueologia do ensaio no cinema brasileiro

Inscrição Individual
Proponente: Francisco Elinaldo Teixeira

A reflexividade e os dilemas éticos nos filmes de linguagem híbrida

Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Camilla Vidal Shinoda

A relativização da fala no filme surdo ucraniano A Gangue

Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Fabiana Paula Bubniak

A religiosidade ultrajada: o cinema crítico de João Cesar Monteiro

Trabalho em Seminário: Cinemas em português: aproximações – relações
Proponente: Sérgio Eduardo Alpendre de Oliveira

A representação da mulher prostituta em Iracema uma transamazônica

Painel
Proponente: Lívia Perez de Paula

A Significação dos Lugares e das Coisas no “Gattopardo”

Inscrição Individual
Proponente: Pascoal Farinaccio

A simbologia da natureza humana em A árvore da vida

Painel
Proponente: Guilherme Augusto Bonini

A vida na|da imagem: o ‘espaço cinematográfico’ no ensaio audiovisual

Inscrição Individual
Proponente: Arthur Fernandes Andrade Lins

A violência em Tarantino: uma abordagem pela Teoria dos Cineastas

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: LUIZ GUSTAVO VILELA TEIXEIRA

A vizinhança do tigre : empatia e interterritorialidade

Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Vitor Zan

A Vizinhança do Tigre ou a Expressão de um Infame Qualquer

Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: felipe maciel xavier diniz

A voz como objeto sonoro: flutuações vocais em Família Rodante

Painel
Proponente: Debora Regina Taño

A voz das “Mulheres xavantes sem nome”: empoderamento e reivindicação

Inscrição Individual
Proponente: Felipe Corrêa Bomfim

A voz do pagão: Ramon Novarro, masculinidade e cinema sonoro

Inscrição Individual
Proponente: Natasha Hernandez Almeida Zapata

A voz e a tomada sonora no cinema direto

Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Renan Paiva Chaves

A “cativa” no cinema e na literatura argentina

Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: Maria Celina Ibazeta

A “quebra” do quadro e o corpo abstrato em O Pátio (1959)

Inscrição Individual
Proponente: Juliana Froehlich

Abril del Viet Nam en el año del gato: a trilha de Alvarez e Labrada

Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Glauber Brito Matos Lacerda

Actas de Marusia, da palavra à audiovisão

Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Maria Alzuguir Gutierrez

Adaptação Neobarroca: Catatau de Leminski e ExIsto de Cao Guimarães

Inscrição Individual
Proponente: Maria Cristina Mendes

Afeto, comunico: experimentando Emile Reynaud

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidade e artes da projeção no Brasil
Proponente: Gilberto Caserta

Afrofuturismo e a diáspora negra: uma viagem temporal por imagens

Inscrição Individual
Proponente: KENIA CARDOSO VILACA DE FREITAS

Aki Kaurismäki: corpos melodramáticos que engolem as próprias lágrimas

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Caio Neves de Castro

Alemanha-Brasil: Uma historiografia do cinema transnacional

Inscrição Individual
Proponente: Wolfgang Fuhrmann

Aloysio Raulino, leitor de Borges

Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: Glaura Cardoso Vale

Amadorismo como estética sonora e modo de produção

Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Rodrigo Carreiro

Ambiências das imagens técnicas nos filmes de horror found footage

Inscrição Individual
Proponente: Ana Maria Acker

Analisando webdocumentários: navegação, interação, orientação

Inscrição Individual
Proponente: Tatiana Levin Lopes da Silva

Análise da cineinstalação multitelas Rheo: 5 horizons, de R. Kurokawa.

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Pablo Villavicencio

Análise fílmica, crítica imanente e tradições do ensaio.

Inscrição Individual
Proponente: Rubens Luis Ribeiro Machado Júnior

ANCINE E CNC: AS POLÍTICAS DO SETOR CINEMATOGRÁFICO BRASIL-FRANÇA

Inscrição Individual
Proponente: Teresa Noll Trindade

Andrea Tonacci: 1966 – 1971

Inscrição Individual
Proponente: Priscyla Bettim

Animação, motion graphics e interfaces transmídia

Inscrição Individual
Proponente: João Paulo Amaral Schlittler

Antoine Bonfanti e a escuta do mundo em documentários não controlados

Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Sérgio Puccini Soares

Antropologia e Cinema: análise fílmica e memória narrativa do Super8

Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Lara Santos de Amorim

Apontamentos sobre as relações entre corpo e repertório

Inscrição Individual
Proponente: Fabio Allan Mendes Ramalho

Arqueologia do gesto : proposta de estudo “atoral”

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Pedro Maciel Guimaraes Junior

As “Proezas de Satanás” e os “efeitos de magia” no cinema brasileiro

Inscrição Individual
Proponente: Simplicio Neto Ramos de Sousa

As cinzas das letras: o cinema e os escritores europeus do pós-guerra

Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: Pablo Gonçalo

As duas ficções de Rick e os regimes da fábula cinematográfica

Trabalho em Mesa: François Ozon – Narrativas mutantes para um espectador indiscreto
Proponente: Nilson Assunção Alvarenga

As imagens e sons de Leon Hirszman: analisando abordagens da crítica

Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Pedro Vaz Perez

As mulheres hindus no cinema de diáspora indiano de Deepa Mehta

Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Juily Jyotsna Seixas Manghirmalani

As potências do fútil em “A Seita”

Painel
Proponente: Ricardo José Gonçalves Duarte Filho

As proximidades do ensaio em “Diego Velázquez ou le réalisme sauvage”

Painel
Proponente: Eduardo Paschoal de Sousa

As reterritorializações no cinema de Adirley Queirós

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Eduardo Antonio de Jesus

As teorias de Pudovkin sobre o trabalho do ator no cinema

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Sabrina Tozatti Greve

Aspectos inovadores da Construção Narrativa de Som em Interestelar

Inscrição Individual
Proponente: Fabrizio Di Sarno

Até a China e a produção de documentários animados no Brasil

Inscrição Individual
Proponente: Jennifer Jane Serra

Atmosferas do medo em filmes brasileiros e argentinos contemporâneos

Painel
Proponente: Fernanda Sales Rocha Santos

Atrações dos Corpos e a reapropriação dos gêneros

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Mariana Baltar

Autobiografia e autorretrato em As Praias de Agnès, de Agnès Varda

Inscrição Individual
Proponente: Tainah Negreiros Oliveira de Souza

À sombra de Pierpà

Trabalho em Mesa: Confluências Pasolinianas
Proponente: Mariarosaria Fabris

Batman, terrorismo e tortura: ressonâncias da Guerra ao Terror

Inscrição Individual
Proponente: Nicholas Andueza

BIOPODER E CINEMA: DEVIR-ANIMAL, BIOPOLÍTICA E ALIANÇA DEMONÍACA

Inscrição Individual
Proponente: Vladimir Lacerda Santafé

Boi Neon e os corpos híbridos

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Douglas Deó Ribeiro

Brasil em Tempo de Cinema como método da crítica de cinema engajada

Inscrição Individual
Proponente: Margarida Maria Adamatti

Caçando capivara: com o cinema-morcego dos Tikmu’un (Maxakali)

Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: André Guimarães Brasil

Caminhos de convergência: política e resistência no cinema Huni Kuin

Inscrição Individual
Proponente: Karliane Macedo Nunes

Campo, tradição e propriedade. Paisagens de Thomas Hardy no cinema.

Inscrição Individual
Proponente: Angela Freire Prysthon

Caro Pier Paolo, espero que compreenda suficientemente o português.

Trabalho em Mesa: Confluências Pasolinianas
Proponente: Flavio Kactuz (Flávio C. P. de Brito)

Cartografias da memória: Chris Marker e W.G. Sebald

Painel
Proponente: Álvaro Renan José de Brito Alves

Cemitério do Esplendor: o despertar para a mediunidade pela partilha

Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Luciano Viegas da Silveira

Central do Brasil: A retomada das coproduções com a França

Painel
Proponente: Belisa Brião Figueiró

Chico Xavier, o filme. Um santo do nosso tempo.

Trabalho em Mesa: Exemplaridade e Devoção nos Filmes Hagiográficos
Proponente: Luiz Vadico

Cinefilia e cultura cinematográfica na Guiné-Bissau

Trabalho em Seminário: Cinemas em português: aproximações – relações
Proponente: Paulo Cunha

Cinema “pós-industrial”: fluxos de trabalho e esteticas sonoras

Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Kira Santos Pereira

Cinema Brasileiro de Grande Bilheteria. Um período que se fecha?

Inscrição Individual
Proponente: Sheila Schvarzman

Cinema Brasileiro na Escola: formação de professores

Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Salete Paulina Machado Sirino

Cinema colonial na África Britânica: aspectos positivos e negativos

Inscrição Individual
Proponente: Tiago de Castro Machado Gomes

Cinema de atração e Publicidade – a experiência do espectador

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidade e artes da projeção no Brasil
Proponente: Guilherme Bento de Faria Lima

Cinema e Educação. Experiências sensíveis e territorialidades

Inscrição Individual
Proponente: Tatiane Mendes Pinto

CINEMA E ERRÂNCIA: NOTAS SOBRE UM ENCONTRO COM CRIS

Inscrição Individual
Proponente: Raquel do Monte Silva

Cinema e literatura: a adaptação literária enquanto espaço de memória

Inscrição Individual
Proponente: MARCELA DUTRA DE OLIVEIRA SOALHEIRO CRUZ

Cinema e pintura em “Um Pombo…” (2014), de Roy Andersson

Painel
Proponente: Raquel Assunção Oliveira

Cinema lésbico experimental – permanências e atualizações

Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Éri Ramos Sarmet dos Santos

Cinema na escola entre a lei 13006/14, a BNCC e as escolas ocupadas.

Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Adriana Mabel Fresquet

Cinema no Brasil, anos 1970 – por um Mercado Paralelo de filmes

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidade e artes da projeção no Brasil
Proponente: Maria do Socorro Sillva Carvalho

Cinema noir e neonoir italianos: o hedonismo e a femme fatale

Inscrição Individual
Proponente: Alexandre Rossato Augusti

Cinema, história e compilation films

Inscrição Individual
Proponente: Eduardo Victorio Morettin

Cinema, pintura e literatura: diálogos na obra de Manoel de Oliveira

Trabalho em Seminário: Cinemas em português: aproximações – relações
Proponente: Mariana Veiga Copertino Ferreira da Silva

Cinemas do Recife – morfologia de edifícios e salas de exibição

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidade e artes da projeção no Brasil
Proponente: KATE VIVIANNE ALCANTARA SARAIVA

Cinemas em português: cinema nacional e transnacional

Trabalho em Seminário: Cinemas em português: aproximações – relações
Proponente: Leandro José Luz Riodades de Mendonça

Cinemas entre o vivo e a morte

Inscrição Individual
Proponente: Saulo de Araujo Lemos

Ciné-tract e o paradoxo do anonimato

Inscrição Individual
Proponente: Leonardo Esteves

Compromisso e vulnerabilidade no díptico gay-hétero de Andrew Haigh

Inscrição Individual
Proponente: RODRIGO RIBEIRO BARRETO

Comum com os bichos: conversa com idiotas em As quatro voltas

Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Luís Fernando Lira Barros Correia de Moura

Confissões, afetos e as marcas da diferença no documentário

Inscrição Individual
Proponente: Gilberto Alexandre Sobrinho

Considerações sobre o Trágico – O papel do amor patológico em Vertigo

Painel
Proponente: Daniel Lukan Schimith Silva

Constelações de “Terra em transe”: reflexões sobre a imagem dialética

Painel
Proponente: Bruno Fabri Carneiro Valadão

Construção do suspense em Sueurs Froides e em Vertigo

Inscrição Individual
Proponente: Maria do Socorro Aguiar Pontes Giove

Contribuição para a história do cinema em Cabo Verde

Trabalho em Seminário: Cinemas em português: aproximações – relações
Proponente: Jorge Luiz Cruz

Convergências com a Psicanálise no foco narrativo de Beleza Americana

Inscrição Individual
Proponente: Antonio Marcos Aleixo

Convergências e dissonâncias: a educação brasileira na tela do cinema

Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Aristóteles de Paula Berino

Convergências entre crítica e cineasta na recepção de O Som ao Redor

Inscrição Individual
Proponente: Wanderley de Mattos Teixeira Neto

Coproduções Cinematográficas em Português: uma arqueologia do conceito

Trabalho em Seminário: Cinemas em português: aproximações – relações
Proponente: Helyenay Souza Araujo

Corpo dândi: Bryan Ferry em Painted Smile

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Denilson Lopes Silva

Corpo erótico e invenção: as ruínas da História em “Cinema inocente”

Inscrição Individual
Proponente: Fabio Camarneiro

Corpo, desejo e perversão no cinema de Larry Clark.

Inscrição Individual
Proponente: Henrique Codato

Corpo, deslocamento e memória em Chocolat e Venus Negra

Inscrição Individual
Proponente: Catarina Andrade

Corpos abjetos que habitam a imagem: um trans-documentário?

Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Alessandro José de oliveira

Corpos acolhidos, retocados e revelados: os gestos da câmera e o ator

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Andrea C. Scansani

CORPOS E SUBJETIVIDADES ANIMADAS: A ESTÉTICA DE MONIQUE RENAULT

Painel
Proponente: Fernanda Resende Serradourada

Corpos em transe: estudo sobre a lógica do fluido de Jean Epstein

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Cristian Borges

Cristologias heterodoxas em Luis Buñuel e Glauber Rocha

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Mateus Araujo Silva

Cutopia – aterrorizando o cinema narrativo

Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Ramayana Lira de Sousa

Da Crítica e da Crônica em Artur da Távola e Helena Silveira.

Inscrição Individual
Proponente: Maria Ignês carlos Magno

Da história ao mito: os biopics de Henry Fonda e Daniel Day Lewis

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Daiane Freitas Guimarães Gonçalves

Da tela à câmera: educação do olhar, subjetivação e política

Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Daniela Giovana Siqueira

De quadro a quadro – uma abordagem metodológica de análise fílmica

Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Ana Paula Nunes

Decisão-tomada: um conceito para pensar a prática do documentarista

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Jair Giacomini

Depois da Chuva e Califórnia: Visões dos Anos 1980

Inscrição Individual
Proponente: Fabiano Grendene de Souza

Depuração e exageração: Escritura sonora nos filmes de sabre japoneses

Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Demian Albuquerque Garcia

Desejo e nacionalismo em Tabu, de Nagisa Oshima

Painel
Proponente: Pedro de Araujo Nogueira Tinen

Destruir, dizem elas: uma revisita a Daisies, de Vera Chytilová

Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Carla Ludmila Maia Martins

Diálogos entre cinema e literatura no Japão: o caso de Kanae Minato

Inscrição Individual
Proponente: Janete da Silva Oliveira

Diálogos entre o cinema e a videoinstalação na obra de Harun Farocki

Trabalho em Mesa: Experimentações estéticas: entre cinema, pintura e videoinstalação
Proponente: Jamer Guterres de Mello

Dimensões existenciais e políticas em São Paulo S.A (Person, 1965)

Inscrição Individual
Proponente: Juliano Rodrigues PimentelCoautor: Guilherme Fumeo Almeida

Direção de fotografia: Impressionismo e Barroco em Lavoura Arcaica

Inscrição Individual
Proponente: Ana Carolina Roure Malta de SáCoautor: Susana Dobal

Distribuição de cinema: formação de uma hegemonia e abalos históricos

Inscrição Individual
Proponente: Pedro Butcher

Divergências de escutas do cinema com estudantes de educação básica

Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Glauber Resende Domingues

Do Bando da Lua para o cinema: músicos filmados e intermidialidade

Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Suzana Reck Miranda

Do corpo filmado ao corpo que filma Rowlands/Cassavetes Ogier/Rivette

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Maria Leite Chiaretti

Do espectador pensativo à imagem pensativa: fotografia e filme-ensaio

Inscrição Individual
Proponente: Rafael de Almeida

Do Melodrama ao New Queer Cinema Brasileiro: As fronteiras subversivas

Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Juliana Ribeiro Pinto Bravo

Do périplo e seus encontros

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Annádia Leite Brito

Documentário e guerra fria. Chris Marker e a série “On vous parle de”

Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Marcius Freire

Documentário e narrativa biográfica: análise de Fabricando Tom Zé

Inscrição Individual
Proponente: Marcia Regina Carvalho da Silva

Documentário radical ou a ficção como colaboração: da crise ao engajam

Painel
Proponente: Philipi Emmanuel Lustosa Bandeira

Documentários políticos contemporâneos: estéticas para a história

Inscrição Individual
Proponente: Alexandre Curtiss Alvarenga

Dona Flor e seus dois maridos e a recepção histórica da crítica

Inscrição Individual
Proponente: Regina Lucia Gomes Souza e Silva

Dos cacos às migalhas: alternativas para a narrativa cinematográfica

Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Luiz Otávio Vieira PereiraCoautor: Carlos Pernisa Júnior

Dot e Framed:Processos criativos em realização audiovisual via celular

Inscrição Individual
Proponente: aline lisboa da silva

Doug Aitken, narrativas multiplataformas, performance e audiovisual

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Christine Pires Nelson de Mello

Doze homens e uma sentença: Uma obra dois olhares

Inscrição Individual
Proponente: Débora Chabes dos Santos

Dubshashs de “Ela quer pau”: recepção, discurso e autobiografia

Painel
Proponente: Telmo Medici Sillos Fadul

Ecos musicais no começo e no fim do filme: 03 casos do Cinema Moderno

Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Luíza Beatriz Amorim Melo Alvim

Eduardo Coutinho, o singular e o comum

Inscrição Individual
Proponente: Josué da Silva Bochi

Eduardo Coutinho, os camponeses e os rastros de histórias esquecidas.

Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Patricia Furtado Mendes Machado

Educação e Cinema no/do hospital: experimentações e deslocamentos

Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Fernanda Omelczuk Walter

Edward Hopper e o cinema

Inscrição Individual
Proponente: Marcos Fabris

Em busca de um conceito de restauração audiovisual

Inscrição Individual
Proponente: Débora Lúcia Vieira Butruce

Emoção, subjetividade e experiência: percursos entre o espectador e a

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Beatriz Avila Vasconcelos

Encontros e desencontros entre linguagem e tecnologia na sonorização.

Inscrição Individual
Proponente: Andreson Silva de Carvalho

Ensaios, interações e imersões epistémicas no documentário complexo.

Inscrição Individual
Proponente: Alberto Greciano Merino

Entre a imagem e a técnica: o cinema segundo Harun Farocki

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: LUÍS FELIPE DUARTE FLORES

Entre a Memória e a História: o documentário de Silvio Tendler

Inscrição Individual
Proponente: Alessandra Schimite da Silva

Entre a paisagem e a natureza – o cinema de Rose Lowder

Trabalho em Mesa: Experimentações estéticas: entre cinema, pintura e videoinstalação
Proponente: Lucas de Castro Murari

Entre a retórica e a base de dados: o material de arquivo no i-doc

Inscrição Individual
Proponente: Gianna Gobbo Larocca

Entre dois, entre muitos: as cenas do comum em Avi Mograbi

Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: César Geraldo Guimarães

Entre fatos e boatos: as aventuras de um mitômano no cinema silencioso

Painel
Proponente: Ingrid Hannah Salame da Silva

Entre o ficcionista de si e o leitor da própria vida

Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: PEDRO PEREIRA DRUMOND

Epistolaridade audiovisual em I for India: uma análise etnobiográfica

Inscrição Individual
Proponente: Sandra Straccialano Coelho

Errol Morris: análise da encenação em Gates of Heaven e The Fog of war

Painel
Proponente: Dayane de Andrade

Esboços de uma teoria do documentário em Aloysio Raulino

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Victor Ribeiro Guimarães

Escobar, o patrão da mídia – tensões no audiovisual na escobarmania

Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Maurício de BragançaCoautor: Hadija Chalupe da Silva

Escrever para a câmera: a videografia de Marilá Dardot

Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: Carla Miguelote

ESPAÇO-FORA-DA-TELA E O (DES)APARECER DO ROSTO EM LES YEUX SANS VISAGE

Painel
Proponente: Isabel Paz Sales Ximenes Carmo

ESTRUTURAS NARRATIVAS NAS ANIMAÇÕES DE SYLVAIN CHOMET

Painel
Proponente: Mariana Aymee Sacchetto

Etnoficção e representação na narrativa oral andina de “La escuela de Cuzco”

Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Carlos Francisco Pérez Reyna

Eventos de Afeto: a expressão pós-colonial em Paradise: Love

Inscrição Individual
Proponente: Thalita Cruz Bastos

Everlyn e Tabu: Belas, Recatadas e do Lar

Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: VINICIOS KABRAL RIBEIRO

Exercícios para um filme-ensaio: a experiência da Escola de Cinema

Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Theresa Christina Barbosa de Medeiros

Exit Through the Gift Shop: o documentário-spray

Inscrição Individual
Proponente: Gustavo Russo Estevão

Expectativa e figuração de Pasolini no debate de Dahl com Paulo Emilio

Trabalho em Mesa: Confluências Pasolinianas
Proponente: Pedro Plaza Pinto

Experiências com vídeos transmídia na TV e no cinema

Inscrição Individual
Proponente: Carlos GerbaseCoautor: Paula Jung Rocha

Explodindo a Ficção: invasões iconográficas em filmes de Lars v. Trier

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Patrícia Kruger

É hora de cinema: a narrativa cinematográfica em “Hora de Aventura”

Inscrição Individual
Proponente: Janiclei Aparecida Mendonça

ÉRIC ROHMER: FILMES E TEORIA

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Alexandre Rafael Garcia

ÉTICA CAÓTICA: proposições sobre o cinema marginal de Júlio Bressane.

Painel
Proponente: Ana Beatriz Buoso Marcelino

Fábulas fílmicas do povo: A cidade é uma só? e Branco sai, preto fica

Inscrição Individual
Proponente: Júlio César Alves da Luz

FESTIVAL DO RIO E O IMAGINÁRIO DA CIDADE

Inscrição Individual
Proponente: Tetê Mattos (Maria Teresa Mattos de Moraes)

Ficção e rastros documentais na obra de Miguel Gomes.

Inscrição Individual
Proponente: DANIELA ZANETTI

Figurações da justiça no “cine de la marginalidad”

Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Dinaldo Sepúlveda Almendra Filho

Film Literacy – O Filme-educação e o fator-experiência

Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Pâmela de Bortoli Machado

Filmando frame a frame: Rose Lowder e seus buquês imagéticos

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: NINA VELASCO E CRUZ

Filmes paraibanos em ambientes educativos

Inscrição Individual
Proponente: VIRGÍNIA DE OLIVEIRA SILVA

Formação audiovisual e políticas públicas: um caso não resolvido

Inscrição Individual
Proponente: Lia Bahia

Formação estética em salas universitárias de cinema

Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Cíntia Langie Araujo

Formas de devolução e comunidades por vir

Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Érico Oliveira de Araújo Lima

Fotografia – do estático para o movimento. Aproximações e resistências

Inscrição Individual
Proponente: Cristiano Franco Burmester

Fotografia cinematográfica: as tramas do cinema documentário

Inscrição Individual
Proponente: Matheus José Pessoa de Andrade

Frantz Fanon e o cinema latino-americano moderno pós-1968

Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Estevão de Pinho Garcia

Fronteiras entre meios e formas em Cabra marcado para morrer

Inscrição Individual
Proponente: Esther Hamburger

Gestão de pessoas em estúdios de animação brasileiros

Inscrição Individual
Proponente: MARTA CORREA MACHADO

Gêneros e fronteiras em Caro diario (Nanni Moretti, 1993)

Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: Gabriela Kvacek Betella

Godard-Górgias: materialização da palavra em imagem no corpo feminino

Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho

Guerra nas telas: o widescreen chega a São Paulo (1959-60)

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidade e artes da projeção no Brasil
Proponente: João Luiz Vieira

Hanseníase no cinema: deslocamentos políticos em vídeos de um acervo

Inscrição Individual
Proponente: Luiz Augusto Coimbra de Rezende FilhoCoautor: Marcia Bastos de Sá

Helena Solberg: Da militância feminista ao documentário contemporâneo

Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Mariana Ribeiro da Silva Tavares

Heróis/anti-heróis: crítica estilística em Escobar, el patrón del mal

Inscrição Individual
Proponente: Simone Maria Rocha

História do olho: a teoria rosselliniana do conhecimento

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Luiz Carlos Oliveira Junior

História e Cinema: memórias do Trabalho em ditaduras ibero-americanas

Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: valeria marques lobo

Hollywood para América Latina: versões em espanhol no início do sonoro

Inscrição Individual
Proponente: Isabella Regina Oliveira Goulart

HOMENS E WALKERS: RESTOS E DEVIRES NA SÉRIE THE WALKING DEAD

Inscrição Individual
Proponente: Juliene da Silva Marques

Horror, Excesso e a Violenta Conformação dos Corpos Femininos

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Mariana Ramos Vieira de Sousa

HQs & Cinema: a sinergia das interações recíprocas e convergentes

Inscrição Individual
Proponente: Denise Azevedo Duarte Guimarães

Humberto Mauro e uma certa história do cinema brasileiro

Trabalho em Mesa: Atualidades de Paulo Emílio
Proponente: adilson mendes

Humor e riso na TV brasileira: análise da qualidade nas sitcoms

Inscrição Individual
Proponente: Gabriela Borges

Imagem e memória acerca dos atentados de 11 de setembro de 2001

Inscrição Individual
Proponente: Marília Régio

Imagem e transgressão: o monstro como limite em Freaks

Inscrição Individual
Proponente: João Victor de Sousa Cavalcante

Imagem, cultura e diversidade no filme “Febre do rato”

Inscrição Individual
Proponente: Wilton Garcia Sobrinho

Imagem, palavra e neonaturalismo em Cláudio Assis

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Bruno Leites

Imagem, persona, personagem: o ator experimental na Belair Filmes

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Sandro de Oliveira

Imagens amadoras de guerras e conflitos – usos na arte contemporânea

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Wagner Perez Morales Junior

Imaginação e Realidade: O País de São Saruê e O Fabliaux de Cocagne

Inscrição Individual
Proponente: Mauricio Monteiro

Instabilidade e equilíbrio na Trilogia do Pós-Guerra de Fassbinder

Inscrição Individual
Proponente: ROBERTO RIBEIRO MIRANDA COTTA

Interstício e forma meditativa no cinema de Yasujiro Ozu

Painel
Proponente: Thiago Rodrigues Lima

Intervenção divina ou a reinvenção pelo cinema

Inscrição Individual
Proponente: Maria Ines Dieuzeide Santos Souza

Inventar os jogos: o ator no Cinema Marginal e no Grupo de los Cinco

Painel
Proponente: Fernanda Andrade Fava

Jards: reverberações entre som e imagem

Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Cristiane da Silveira Lima

Jasmim de Matos e a construção estética no cinema português

Trabalho em Seminário: Cinemas em português: aproximações – relações
Proponente: Nívea Faria de Souza

La Dama de las Camelias, Carnaval Atlântida e a ilusão industrialista

Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Luís Alberto Rocha Melo

Lágrima Pantera (Fragmento): entre cinema e quase-cinema

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Theo Costa Duarte

LETRAMENTO CINEMATOGRÁFICO: UMA NOVA PERSPECTIVA

Inscrição Individual
Proponente: MARIBEL BARBOSA DA CUNHA

LIMITES DO EU: AUTOBIOGRAFIA E AUTOFICÇÃO NO CINEMA DE JEAN EUSTACHE

Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: Romero Fidelis de Souza Maciel

Literatura e cinema: uma metodologia de análise “infiel” da adaptação

Inscrição Individual
Proponente: ADRIANE ROBERTA RIBEIRO DE MACEDO

Love: quando a comédia romântica encontra a ficção seriada

Inscrição Individual
Proponente: CAROLINA OLIVEIRA DO AMARAL

Mad Max: Masculinidades em crise e nuances homoeróticas em Wasteland

Painel
Proponente: Andressa Gordya Lopes dos Santos

Magnífica 70, a censura e o cinema da Boca do Lixo

Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Marina Soler Jorge

Mais alhures que o cinema: o extracampo das imagens feitas na escola

Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Isaac Pipano Alcantarilla

Manoel de Oliveira entre fantasmas e antimatéria

Trabalho em Seminário: Cinemas em português: aproximações – relações
Proponente: Edimara Lisboa

Mar Adentro: literatura e jornalismo como matéria-prima do cinema

Inscrição Individual
Proponente: Gisele Krodel Rech

Matriz Estética: Imagens da Metrópole no Cinema Brasileiro

Inscrição Individual
Proponente: Maria Helena Braga e Vaz da Costa

Máximo Serrano: um typo queer no cinema silencioso.

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Mateus Nagime

Memórias e ativismo no caso da reativação do cine-teatro belga De Roma

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidade e artes da projeção no Brasil
Proponente: Talitha Gomes Ferraz

Mobz, Inteligência Coletiva e Mobilizações de Sessões de Cinema.

Inscrição Individual
Proponente: Jose Maria Mendes Pereira Junior

Montagem e história nas imagens documentais das Jornadas de Junho/2013

Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Vinícius Andrade de Oliveira

Mulheres de Almodóvar- Uma análise da representação feminina em Volver

Painel
Proponente: Monique Carneiro Aguiar

Na experiência do limite, o ser, tal qual importa: The Act of Killing

Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Patricia Rebello da Silva

Na terra prometida, o entendimento era apenas uma promessa

Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: Ilana Feldman

Na trilha da poesia, leituras luminares: Heddy e Gabriela fabulam cine

Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: denise tavares da silva

NAMORANDO O BRASIL: O CASO DE ROMANCE NO RIO

Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Arthur Autran Franco de Sá Neto

Napoleã do Crime: Implicações da Mudança de Gênero em Moriarty

Painel
Proponente: Larissa BougleuxCoautor: Maria Eduarda RodriguesCoautor: Fabio Coura de Faria

Narrativa e retórica na ficção científica: o caso de Gattaca (1997)

Inscrição Individual
Proponente: Cristiano Figueira Canguçu

Narrativas Criminais e Convergência na TV da América Latina

Inscrição Individual
Proponente: Luiza Cristina Lusvarghi

Narrativas Imaginárias da Pós-Produção Cinematográfica

Inscrição Individual
Proponente: Mauricio Gomes da Silva Fonteles

Narrativas que viajam – Elyza Linch: Queen of Paraguay

Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Anelise Reich Corseuil

Narratividade e plano-sequência no cinema brasileiro comtemporâneo

Painel
Proponente: GIAN FILIPE RODRIGUES ORSINI

Nem homem, nem mosca: O corpo cinemático de David Cronenberg

Inscrição Individual
Proponente: Lillian Bento de Souza

Neonoir, novos homens?: Masculinidades em Drive, eXistenZ e Twin Peaks

Inscrição Individual
Proponente: Fernando Mascarello

Nos cursos visuais do Velho Chico: direção de arte e imagem mítica

Inscrição Individual
Proponente: Milena Leite PaivaCoautor: Dorotea Souza Bastos

Notas sobre ensaio e poesia em “Nostalgia da Luz”

Inscrição Individual
Proponente: Laila Melchior Pimentel Francisco

Notas sobre o tempo e o esquecimento em dois filmes de Alain Resnais

Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Mauro Luiz Rovai

Números musicais de Watson Macedo nos filmes dos anos 1940s e 1950s

Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Flávia Cesarino Costa

O “narrador” autoficcional

Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: Julia Scamparini

O ‘roto’ na tela: o tipo popular urbano no cinema clássico chileno

Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Fabián Rodrigo Magioli Núñez

O antecampo militante na disputa do visível

Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Paula Kimo

O autoritarismo e o filme político no Brasil contemporâneo

Inscrição Individual
Proponente: Cristiane Freitas Gutfreind

O biopic (biografia cinematográfica): o clássico e a desconstrução

Inscrição Individual
Proponente: Fabio Luciano Francener Pinheiro

O cinema à prova da opinião

Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Heitor Benjamim Campos

O cinema brasileiro e sua recepção no Reino Unido a partir da Retomada

Inscrição Individual
Proponente: Alexandre Figueirôa Ferreira

O cinema bruto de Birgit e Wilhelm Hein: rumo ao Paracinema

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Rodrigo Faustini dos Santos

O cinema como objeto da sociologia

Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: MARIA JOSÉ GENUINO BARROS

O CINEMA DE AMBIÊNCIAS DE ALEKSANDR SOKUROV

Inscrição Individual
Proponente: Alex Sandro Martoni

O cinema de câmara de Edgardo Cozarinsky

Inscrição Individual
Proponente: Andre Piazera Zacchi

O cinema de John Akomfrah e os devires da memórias diaspórica

Inscrição Individual
Proponente: Rodrigo Sombra

O cinema meramente interessante de Hong Sang-Soo

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Vitor Gurgel de Medeiros

O compositor-personagem no cinema brasileiro: André Abujamra

Inscrição Individual
Proponente: GEÓRGIA CYNARA COELHO DE SOUZA

O corpo como lugar de experimentação nos filmes de Leos Carax

Painel
Proponente: Isabel Veiga

O DESPERTAR DA MAGIA TECNOLÓGICA: O CAMPO DO MAKING OF NA CULTURA POP

Inscrição Individual
Proponente: Patricia de Oliveira Iuva

O despertar do fã: o papel da sala de cinema no fandom de Star Wars

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidade e artes da projeção no Brasil
Proponente: Pedro Peixoto Curi

O diálogo crítico de Glauber Rocha e Walter da Silveira

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Claudio Leal

O documentário autoetnográfico do projeto Vídeo nas Aldeias

Inscrição Individual
Proponente: Juliano José de Araújo

O documentário etnográfico de Fernando Spencer: primeiras impressões

Inscrição Individual
Proponente: Claudio Roberto de Araujo Bezerra

O encontro basilar – identidade e afeto no documentário autobiográfico

Inscrição Individual
Proponente: Coraci Bartman Ruiz

O encontro da palavra em Carolina Maria de Jesus e João Candido

Inscrição Individual
Proponente: Tallyssa Izabella Machado Sirino Rezende

O espaço como operação de montagem no projeto Meu Bairro Vale um Filme

Inscrição Individual
Proponente: Marcio Blanco

O ESTATUTO DO ROTEIRO EM MARÇAL AQUINO E LUIZ FERNANDO CARVALHO

Inscrição Individual
Proponente: Cristiane Passafaro Guzzi

O estilo sutil: distinções de estilo nos sitcoms multicâmera All in th

Inscrição Individual
Proponente: Christian Hugo Pelegrini

O ESTRANHO NO COTIDIANO: LUGAR E DESLOCAMENTO NO CINEMA DE MUYLAERT

Inscrição Individual
Proponente: Sandra Fischer

O expressivo e o sutil como vias poéticas no cinema

Inscrição Individual
Proponente: Elcio Silva Nunes Basilio

O figurino em Os 10 Mandamentos: a moda como estratégia de consumo

Inscrição Individual
Proponente: Agda Patrícia Pontes de Aquino

O filme Cidade Mulher (1936) e o Samba de Noel Rosa

Painel
Proponente: AFONSO FELIPE GALDINO LEITE ROMAGNA

O filme-dispositivo enquanto pesquisa experimental em artes

Painel
Proponente: Thalita Gonçalves da Rocha

O futuro em curto-circuito: Branco Sai, Preto Fica

Inscrição Individual
Proponente: Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia

O herói na tela: José Martí e José Maceo no cinema histórico cubano

Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Ignacio Del Valle Dávila

O homem que desafiou o facínora: o assassinato do “general sem medo”

Trabalho em Seminário: Cinemas em português: aproximações – relações
Proponente: Aparecida de Fátima Bueno

O Homem Sem Sombra: Um Pacto Demoníaco do Conto para a Animação

Inscrição Individual
Proponente: Adriano Carvalho Araújo e Sousa

O humor político nos filmes do Grupo Cine de la Base

Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Cristina Alvares Beskow

O legado do cinema como meio de instrução nos tutoriais na internet

Inscrição Individual
Proponente: Roberto Tietzmann

O menor no documentário: influências da televisão e do Vídeo Popular

Inscrição Individual
Proponente: Letizia Osorio Nicoli

O mercado exibidor no Brasil e na Bahia

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidade e artes da projeção no Brasil
Proponente: Filipe Brito Gama

O método investigativo de Henry-François Imbert

Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Mili Bursztyn de Oliveira Santos

O México e o Mundo de Alejandro G. Iñárritu

Inscrição Individual
Proponente: Mauro Giuntini Viana

O mosaico de contradições em Annie Hall

Inscrição Individual
Proponente: Ana Paula Bianconcini Anjos

O mundo num grão: desejo de comunidade nos diários de Jonas Mekas

Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Carla Italiano

O olhar pictórico de Van Gogh pela lente poética de Resnais

Painel
Proponente: gilmara Martins feliciano

O performer-espectador entre a imagem e o som do projetor de Frampton

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidade e artes da projeção no Brasil
Proponente: Wilson Oliveira da Silva Filho

O personagem cinematográfico: do corpo filmado ao corpo do filme

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: João Vitor Resende Leal

O QUE PODE AS PRODUÇÕES INFANTIS IMAGÉTICAS?

Inscrição Individual
Proponente: BIANCA SANTOS CHISTE

O RECONHECIMENTO NO CINEMA NEGRO CONTEMPORÂNEO NO BRASIL

Inscrição Individual
Proponente: Pedro Andrade Caribé

O resíduo do humor entre épocas: Monty Python e Porta dos Fundos

Painel
Proponente: Eutália Silva Ramos

O Rio Capital imaginado pela crítica cinematográfica

Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Eliska Altmann

O sentido do transdiciplinar: entre cinemas e ciências.

Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Gustavo Jardim

O social, o histórico e o estético nas paisagens do cinema português

Trabalho em Seminário: Cinemas em português: aproximações – relações
Proponente: Filipa Raposo do Amaral Ribeiro do Rosário

O SOM AO VIVO NO CINEMA BRASILEIRO ATUAL

Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Marina Mapurunga de Miranda Ferreira

O SOM DIRETO NO CINEMA BRASILEIRO: ENTRE A CRIATIVIDADE E A TÉCNICA

Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Márcio Câmara

O som e o silêncio como recursos narrativos no documentário Sopro

Painel
Proponente: Raphaela Benetello

O trailer de cinema no Brasil: assimilação e articulação do formato

Painel
Proponente: Fernanda Jaber

O universo de coisas de Apichatpong

Inscrição Individual
Proponente: Julio Bezerra

O UNIVERSO FEMININO E RELAÇÕES DE GÊNERO EM MI AMIGA DEL PARQUE (2015)

Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Carla Conceição da Silva Paiva

O uso cinema na escola: uma mediação através da didática

Inscrição Individual
Proponente: José Leite dos Santos Neto

O webdocumentário a partir de Vertov

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Manuela Penafria

O “cinema de fluxo” de Seguindo em frente, de Hirokazu Koreeda

Inscrição Individual
Proponente: Mari Sugai

O “corpo puro” no cinema de Andy Warhol

Trabalho em Seminário: Corpo, gesto, performance e mise en scène
Proponente: Calac Nogueira Salgado Neves

OLHARES SOBRE A DIVERSIDADE PERIFÉRICA

Inscrição Individual
Proponente: Nizia Villaça

Os diálogos entre Nina e Ana em A casa assassinada, de Saraceni

Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: Livia Azevedo Lima

Os níveis de narração no filme Dentro da Casa, de François Ozon

Trabalho em Mesa: François Ozon – Narrativas mutantes para um espectador indiscreto
Proponente: Marília Xavier de Lima

Os Onze de Curitiba Todos Nós (1995): Se ele não tivesse lembrado …

Inscrição Individual
Proponente: Regina Celia da Cruz

Os sons da encenação em Sur, uma película político-tanguera.

Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Guilherme Maia de JesusCoautor: Leandro Afonso Guimarães

Os vídeos musicais como condutores de narrativa na telenovela do SBT

Inscrição Individual
Proponente: João Paulo Lopes de Meira Hergesel

Outros espaços, outros filmes: cineclubes escolares e cinema nacional

Inscrição Individual
Proponente: Míriam Silvestre

Paisagens e Passagens Transcineclípicas em Mommy, de Xavier Dolan

Inscrição Individual
Proponente: Rodrigo Oliva

Para ver de perto: o tempo que escorre no cinema de Naomi Kawase

Painel
Proponente: Eduardo dos Santos Oliveira

Paródia do herói no cinema épico de Manoel de Oliveira e Glauber Rocha

Trabalho em Seminário: Cinemas em português: aproximações – relações
Proponente: Renata Soares Junqueira

Pasolini, uma estética do desespero.

Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Sylvia Beatriz Bezerra Furtado

Pela reabilitação da entrevista na prática documentária – parte 2

Inscrição Individual
Proponente: Laécio Ricardo de Aquino Rodrigues

PENSAR O CONFINAMENTO DA PALAVRA NA OBRA DE JONAS MEKAS

Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: RAFAEL ROSINATO VALLES

Pequeno Dicionário Amoroso 2 :recasamento com o mesmo ou com o outro?

Inscrição Individual
Proponente: Ney Costa Santos Filho

Percursos do subdesenvolvimento : uma leitura de Paulo Emilio S. Gomes

Trabalho em Mesa: Atualidades de Paulo Emílio
Proponente: Mauricio Cardoso

Peregrinos e devoção em CamminaCammina, de Emmano Olmi

Trabalho em Mesa: Exemplaridade e Devoção nos Filmes Hagiográficos
Proponente: Miguel Serpa Pereira

Permanência, luto e elaboração em Orestes: uma proposição histórica

Trabalho em Seminário: O comum e o cinema
Proponente: Cláudia Cardoso Mesquita

Personagem feminina no documentário brasileiro

Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Karla Holanda

PERSPECTIVAS DA EXIBIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO NO BRASIL E PORTUGAL

Trabalho em Seminário: Cinemas em português: aproximações – relações
Proponente: Renata Faria dos Santos

Plasticidades espaciais da imagem: estudos em Abril Despedaçado

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Cyntia Gomes Calhado

Poéticas do código: materialidades da imagem digital

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Cesar Baio

Políticas de representação:Pratibha Parmar e feminismo negro no cinema

Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Ana Paula Silva Oliveira

Por um cinema comparado

Inscrição Individual
Proponente: Mariana Souto

Por um gênero narrativo queer no cinema brasileiro

Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Dieison Marconi

POR UM PUNHADO DE DÓLARES(?): POP E MAINSTREAM NA MÚSICA E NO CINEMA

Inscrição Individual
Proponente: JOSE CLAUDIO S CASTANHEIRA

Por uma pedagogia das imagens com os Mbya Guarani

Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Clarisse Maria Castro de Alvarenga

Presença da direção de arte nos cursos de cinema e audiovisual latina

Trabalho em Mesa: As pesquisas em direção de arte no cinema contemporâneo
Proponente: TAINA XAVIER PEREIRA HUHOLD

Produção de bens culturais no Brasil: Pólo Cinematográfico de Paulínia

Painel
Proponente: Cleber Fernando Gomes

Projet’ares Audiovisuais v.5 [montagem, sci-fi & motion graphics]

Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: MILENA SZAFIR

Quando o filme nos olha: O uso do portrait em A Vizinhança do Tigre

Inscrição Individual
Proponente: Bruno Saphira Ferreira Andrade

Quem filma hoje o Estado-nação na Guiné-Bissau?

Trabalho em Seminário: Cinemas em português: aproximações – relações
Proponente: Catarina Laranjeiro

Quem tem medo do escuro?

Inscrição Individual
Proponente: Michel Carvalho Soares da Silva

Ranchera e tango: México e Argentina na Segunda Guerra Mundial

Inscrição Individual
Proponente: Rafael Fermino Beverari

Rastros de desaparecimento no cinema contemporâneo brasileiro

Inscrição Individual
Proponente: Camila Vieira da Silva

Reflexividade na obra televisual de Charlie Brooker: caso Black Mirror

Inscrição Individual
Proponente: Letícia Xavier de Lemos Capanema

Reflexividade: diálogos entre Pop Art e televisão no Brasil

Inscrição Individual
Proponente: Carla Simone Doyle Torres

Reinventando a precariedade: apontamentos sobre o cinema de frangagem

Painel
Proponente: Txai de Almeida Ferraz

Relação entre diferentes formatos de produção no mercado exibidor

Painel
Proponente: Cristiane Scheffer Reque

Representação da mulher e cinema: entre a realidade e a ficção

Painel
Proponente: Fabiana de Lima Leite

Representações de violência na minissérie de guerra Band of Brothers

Inscrição Individual
Proponente: Ketlyn Mara Rosa

Representações negociadas: documentário e performance dos personagens

Inscrição Individual
Proponente: Mariana Duccini Junqueira da Silva

Revisitando o horror: S21 – A máquina de matar do Khmer Vermelho

Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Paulo Menezes

Rio em Chamas: Cinema de Conflito.

Inscrição Individual
Proponente: Gabriel Neiva

Roberto Rossellini – depurações da visão

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Nikola Matevski

Rogério Sganzerla vídeo-ensaios.

Inscrição Individual
Proponente: Régis Orlando Rasia

Rua de mão múltipla: notas sobre “Fantasmas”(2010), de André Novais

Inscrição Individual
Proponente: Juliano Gomes

Rubber Johnny: hibridismo de corpos e linguagens

Inscrição Individual
Proponente: Sueli Chaves Andrade

SÃO APENAS MANCHAS: problemáticas da interpretação fílmica.

Trabalho em Mesa: Cinema e subjetividade
Proponente: Igor Alexandre Capelatto

Se esse cinema (de rua) fosse meu…

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidade e artes da projeção no Brasil
Proponente: Márcia Bessa (Márcia C. S. Sousa)

Sem Lembranças: O Revisionismo da Narrativa Policial em Amnésia

Inscrição Individual
Proponente: Lucas Ravazzano de Mattos Batista

Sensorialidades queer: câmera-corpo, háptico e produção de intimidade

Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Erly Milton Vieira Junior

Sergio Bianchi e a perversão

Inscrição Individual
Proponente: César Takemoto Quitério

Silêncio e Sinestesia na Narrativa Cinematográfica

Painel
Proponente: Yasmin Pires Ferreira

SIMULAÇÕES DE UMA PERFORMANCE.

Inscrição Individual
Proponente: Ândrea Cristina Sulzbach

Soler: Aportes do Documentarismo Migrante à Teoria dos Cineastas

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: RAFAEL TASSI TEIXEIRA

Som off e imagem no filme Viajo porque preciso, volto porque te amo

Painel
Proponente: Sabrina Barros Ximenes

Soy aloka por ti, America: visibilidades kuir ao sul do Equador

Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Alessandra Soares Brandão

Spcine e o fomento audiovisual no ambito do município de São Paulo

Inscrição Individual
Proponente: André Piero Gatti

St. Vincent, Um Santo Vizinho: uma narrativa exemplar

Trabalho em Mesa: Exemplaridade e Devoção nos Filmes Hagiográficos
Proponente: Angeluccia Bernardes Habert

Staffa e a exibição cinematográfica no Rio de Janeiro nos anos 10-20

Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidade e artes da projeção no Brasil
Proponente: Igor Andrade Pontes

STAR TREK: 50 ANOS. IMAGEM COMETA E A PARTILHA DA ACEITAÇÃO

Inscrição Individual
Proponente: Ricardo Tsutomu MatsuzawaCoautor: Ivan Ferrer Maia

Star Wars: O Universo Retrô-Imagético Despertado à Força

Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Renan Claudino Villalon

Subjetivações perambulantes: uma teoria dos filmes de Karim Aïnouz

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Marcelo Carvalho da Silva

Subjetividade no modelo teórico cinematográfico de Pier Paolo Pasolini

Trabalho em Mesa: Cinema e subjetividade
Proponente: Erika Savernini

Subjetividades femininas negras em devir em Kbela, de Yasmin Thainá

Trabalho em Seminário: Cinema Queer e Feminista
Proponente: Geisa Rodrigues

Superman (1978): Marco do Gênero de Super-Herói

Inscrição Individual
Proponente: Vilson André Moreira Gonçalves

Suspensões do tempo: o super8 no Brasil e México na década de 1970

Trabalho em Seminário: Cinema e América Latina: debates estético-historiográficos e culturais
Proponente: Marina da Costa Campos

Tangerine: os movimentos de câmera de um filme “brutalmente real”

Trabalho em Mesa: Movimentos de câmera: teorias e análises sobre um recurso fotográfico
Proponente: Marina Cavalcanti Tedesco

Tempo e Memória no documentário de tendência slow cinema

Painel
Proponente: Mariana Sibele Fernandes

Tensões/torções entre corpo, palavra e imagem em obras contemporâneas

Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: Gabriela Semensato Ferreira

Terror da Vermelha (1972): Corpo e subversão poética em Torquato Neto.

Inscrição Individual
Proponente: Geraldo Blay Roizman

Terror de autor: cinema de gênero e metalinguagem no longa “O Barão”

Trabalho em Seminário: Cinemas em português: aproximações – relações
Proponente: Tiago José Lemos Monteiro

The fourth dimension: uma análise fenomenológica

Inscrição Individual
Proponente: Gustavo Soranz

The X-Files na social TV: uma análise do perfil @thexfiles

Painel
Proponente: Daiana Maria Veiga Sigiliano

Tiempo ambiguo y tiempo mítico en el cine.

Painel
Proponente: Fabián Arocena Narbondo

TOM TOM, THE PIPER’S SON (1969-1971): ENTRE TEMPOS E MOVIMENTOS

Painel
Proponente: Arthur Ribeiro Frazão

Traços teóricos na obra documental de Joaquim Pedro de Andrade

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Eduardo Tulio Baggio

Trajetória no subdesenvolvimento: ponto de chegada ou eterno retorno?

Trabalho em Mesa: Atualidades de Paulo Emílio
Proponente: Leandro Rocha Saraiva

Três dimensões da composição fílmica

Inscrição Individual
Proponente: Lucas Bastos Guimarães Baptista

Um anjo benjaminiano sobre bicicleta e cartografias afetivas

Trabalho em Mesa: Cinema e subjetividade
Proponente: Alice Fátima Marins

Uma análise do tempo na narrativa do romance e do filme São Bernardo.

Inscrição Individual
Proponente: Carlos Eduardo Japiassú de Queiroz

Uma ética da imagem: cinema e educação

Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: Cezar Migliorin

Uma mulher sob influência: a histeria feminina no cinema

Painel
Proponente: Fernanda Sayuri Gutiyama

Uma Plataforma Piloto para o Audiovisual Regional

Inscrição Individual
Proponente: João Guilherme Barone Reis e Silva

Uma reflexão sobre desenhos animados e suas possibilidades na educação

Painel
Proponente: ÉRIKA LOURENÇO DE MENEZES

Vasco Santana: ator, roteirista e comediante português

Trabalho em Seminário: Cinemas em português: aproximações – relações
Proponente: Afrânio Mendes Catani

Verdade, Engano e Ética no cinema de Brian De Palma

Painel
Proponente: Matheus Cartaxo Domingues

Vida sensível na Trilogia da solidão, de Cao Guimarães.

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Consuelo Lins

Videoinstalação: corpo, imagem e significação em deslocamento

Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Greice Cohn

Violência Gratuita: espectador-personagem, desprazer e reflexão

Painel
Proponente: Thiago Henrique Ramari

Vir/Ver/Ou/Vir: O cinema superoitista em Torquato Neto

Painel
Proponente: moema pascoini

Visionários: cinema como convergência de estudos práticos e cinefilia

Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Luis Fernando Severo

Vídeo Dó-Ré-Mi : português na sala de aula na terra da Noviça

Inscrição Individual
Proponente: Antonio Carlos Tunico Amancio da Silva

Vídeo nas Aldeias e a fabulação indígena

Inscrição Individual
Proponente: Ana Carolina Cernicchiaro

Vozes, ambientes, mil e uma noites

Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: Fernando Morais da Costa

Western vs. Wuxia: Um Possível Ponto de Convergência para o Feminismo?

Painel
Proponente: Matheus Batista Massias

Wise/Robbins, Angelopoulos, Jancsó: agenciamentos sonoros, ritornelos

Trabalho em Seminário: Teoria e Estética do Som no Audiovisual
Proponente: JOCIMAR SOARES DIAS JUNIOR

Woody Allen e o espaço do escritor no cinema

Inscrição Individual
Proponente: Maria Castanho Caú

Woody Allen: o teatro em seus filmes, o cinema em suas peças

Inscrição Individual
Proponente: Myriam Pessoa Nogueira

Zaumdata: videoperformance entre escrita e imagem

Trabalho em Seminário: Cinema e literatura, palavra e imagem
Proponente: Fernando Gerheim

‘O HOMEM DO CADERNINHO’, OU COUTINHO PERSONAGEM DE GLAUBER EM ‘CÂNCER’

Inscrição Individual
Proponente: Fernão Pessoa Ramos

“ACABOU A PAZ: ISTO AQUI VAI VIRAR UM FILME!”

Trabalho em Seminário: Cinema e educação
Proponente: ANA LUCIA DE ALMEIDA SOUTTO MAYORCoautor: Maria Cristina Miranda da Silva

“Blokada”: ruínas, imagens e espaço sonoro

Painel
Proponente: João Lanari Bo

“CINEMA BRASILEIRO” ENTRE POSSIBILIDADES DE INTERPRETAÇÃO

Trabalho em Seminário: Cinema e Ciências Sociais: diálogos e aportes metodológicos
Proponente: Roberta Nabuco de Oliveira

“É preciso atrever-se a pensar”: montagem e engajamento em Contestação

Inscrição Individual
Proponente: Luiz Garcia Vieira Junior

“O medo é a mensagem”: o horror da mídia no cinema contemporâneo

Inscrição Individual
Proponente: Klaus Berg Nippes Bragança

TOTAL: 486 PROPOSTAS