Chamada de Trabalhos
SOCINE 2020
XXIV ENCONTRO SOCINE – Volverse Otras: fronteiras e imagens do político
06 a 09 de Outubro de 2020
Unila – Foz do Iguaçu, PR
Estão abertas as inscrições para o XXIV Encontro da SOCINE, que será realizado na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu, de 06 a 09 de outubro de 2020. O tema do Encontro será Volverse Otras: fronteiras e imagens do político.
Em 2020, a Socine será realizada na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), instituição cujo projeto nasceu de uma utopia: uma universidade sem fronteiras para a América Latina e o Caribe. Mesmo considerando as diferenças marcantes que caracterizam os países da região, pode-se dizer que as condições de possibilidade dos cinemas latino-americanos e caribenhos encontram um lastro (ou utopia) comum: o desafio de construir sociedades mais justas e igualitárias. Os dramas e os dilemas históricos vivenciados na região repercutiram, ao longo do século passado, na imaginação cinematográfica que gerou as mais distintas concepções de cinema dos nossos realizadores, impondo à produção, aos mercados e aos públicos de espectadores de filmes, perguntas sobre as relações entre as imagens, o espírito republicano e os regimes democráticos.
Em 2020, um dos pontos mais altos da América do Sul – Sucre, na Bolívia – receberá a construção de uma cinemateca. Descrita por Eduardo Galeano como a ‘mais faustosa e culta da América do Sul, esta mesma Sucre tornou-se ruína com o esgotamento da exploração de minério no período colonial, viu a bandeira Wiphala dos povos andinos ser hasteada com honras de Estado e ser rasgada em nova imposição da bíblia e da cruz no ano passado. Em 2020 o Paraguai terá a implementação de sua Ley de Cine, que garantirá a criação de um Instituto de Cinema e políticas públicas mais efetivas para o setor. Destruído pela Grande Guerra, este país tornou o Guarany língua nacional e defronta-se com a herança da mais longa ditadura militar do continente, que perseguiu com especial crueldade a população LGBTI+. Neste mesmo ano a Argentina tornará a desenvolver um projeto político do qual um dos pilares é a Ley de Medios, que buscou descentralizar monopólios de mídia e fomentar o desenvolvimento de audiovisualidades regionais. Também em 2020 acompanharemos os desdobramentos das manifestações populares no Chile, disseminadas em imagens impressionantes de insurgência, cuja violenta repressão já provocou cegueira em centenas de jovens. O Brasil, por sua vez, será representado em importantes festivais internacionais de cinema e audiovisual por uma diversa e profícua produção fomentada por políticas que, com todas as falhas, fez renascer um audiovisual nacional independente. Neste mesmo país, o secretário de cultura proferiu pronunciamento com discurso e estética apropriadas do nazismo e cartazes de filmes que constituem sua história foram arrancados das paredes da agência nacional de cinema. Do Equador ao Haiti, da Colômbia ao Uruguai, muitos são os desafios… e os levantes populares. Tempos sombrios resguardam a história das nossas imagens e dos nossos imaginários, enquanto cinema e audiovisual latino-americanos e caribenhos seguem fermentando o estudo, a crítica e a criação, atualizando novos significados de utopia e possibilidades de imaginar como tornar os futuros outros, individual e coletivamente.
Diante deste breve olhar sobre o continente, entendemos ser fundamental, neste ano, a Socine postular a questão da democracia e colocar em jogo conceitos basilares do pensamento político, as disputas pelos seus sentidos bem como seus desdobramentos no campo do cinema e do audiovisual. Entendemos que este tema constitui um convite a evocar e atualizar as muitas imagens do povo engendradas pelo cinema, bem como rearticular a reflexão sobre os povos expostos, os povos que faltam e os que se inscrevem no porvir. O tema nos convoca igualmente a reavaliar o problema da representação e da participação: as disputas pela visibilidade, a distribuição da fala e a circulação da palavra, a ética da escuta, a herança do apagamento e as muitas formas da subrepresentação e/ou da hiperexposição que pautam o cenário cultural e político contemporâneo. Postular a democracia como eixo articulador do nosso encontro em 2020 implica, enfim, colocar no centro das discussões sobre o cinema e o audiovisual a urgência das preocupações e perguntas que há muito nos interpelam em nossas práticas de pesquisa, de docência, de realização e de crítica. Entendemos a democracia não como uma noção geral e abstrata, mas como um conceito situado – agenciado desde, sobre e para a América Latina e Caribe – e que, portanto, nos diz muito sobre o tempo e o espaço que nos coube viver, tanto nos termos de suas promessas quanto de suas muitas postergações, fracassos e impossibilidades. Parafraseando Lina Meruane, uma das nossas inspirações para o tema deste ano, como poderia o cinema atravessar-nos com uma ética, engendrar uma abertura à alteridade com possibilidade de transformação? De que modo seria possível tornar-se/volverse otras: democracias, imagens, fronteiras?
Esclarecemos que o tema é indicativo, mas não exclusivo para proposição de trabalhos e/ou mesas temáticas.
As inscrições deverão ser escolhidas entre as QUATRO CATEGORIAS, cada qual com as seguintes exigências:
1. Comunicações Individuais: Propostas de mestres, doutorandos e/ou doutores contendo título (até 70 caracteres), resumo expandido (de até 4000 caracteres com espaço), resumo (500 caracteres), bibliografia (1000 caracteres) e mini-currículo (500 caracteres). As apresentações orais podem ter até 20 minutos cada.
2. Seminários Temáticos: As propostas de mestrandos, mestres, doutorandos e/ou doutores para apresentações individuais em Seminários Temáticos devem ser feitas indicando diretamente o seminário escolhido e conter: título (até 70 caracteres), resumo expandido (de até 4000 caracteres com espaço), resumo (500 caracteres), bibliografia (1000 caracteres) e mini-currículo (500 caracteres). Os resumos dos Seminários Temáticos em vigor encontram-se disponíveis no site da Socine. As apresentações orais podem ter até 20 minutos cada.
Importante: trabalhos não arrolados nas sessões dos Seminários Temáticos (que estão limitados a 18 trabalhos no total) serão redistribuídos para avaliação por dois pareceristas, de acordo com a titulação do proponente, para as outras modalidades do encontro: mestrandos serão avaliados para Painéis e mestres, doutorandos e doutores serão avaliados para sessões de Comunicações Individuais.
3. Sessões pré-constituídas: os participantes podem escolher entre os dois formatos abaixo.
1. Mesa temática – devem conter 3 participantes que apresentarão individualmente uma comunicação (20 minutos cada), ou 2. Formato Livre – ao invés de uma mesa com 3 apresentações de 20 minutos, é possível realizar performances artísticas (apresentação de uma obra de arte ou experimentação audiovisual, compreendidas portanto como formas de conhecimento/pesquisa), entrevistas ao vivo, discussão crítica sobre trabalhos em progresso, relatos de experiência ou outras formas de divulgação do conhecimento e debate sobre problemas relativos aos Estudos de Cinema e Audiovisual que não se apresentem no formato de Comunicação Oral tradicionalmente presente em eventos científicos. O tempo máximo para todas as apresentações é de 60 min. Esse limite de tempo deve ser cuidadosamente observado para oportunizar o debate após as apresentações. A pessoa que coordena a sessão será responsável pela gestão do tempo.
A sessão deve ser constituída por, no mínimo, um doutor. Os outros dois membros, caso sejam acadêmicos, devem estar, no mínimo, cursando o Mestrado, e caso sejam profissionais da área (realizadores, artistas ou técnicos), não precisam comprovar titulação mínima, mas precisam submeter um portfólio comprovando sua atuação profissional de pelo menos três anos anteriores à submissão da proposta. Todos os membros devem estar devidamente associados à SOCINE.
As propostas de Sessões Pré-Constituídas devem conter: Título da sessão (até 70 caracteres), resumo da sessão (até 500 caracteres), descrição do formato das apresentações (formato mesa ou formato livre, caso formato livre descrição objetiva deste formato – 1000 caracteres), estrutura necessária (500 caracteres), justificativa para o formato (2000 caracteres), bibliografia (1000 caracteres), contribuições/proposta de cada membro da sessão (título 70 caracteres para cada e resumo expandido de até 4000 caracteres com espaço cada), mini-currículo (500 caracteres).
IMPORTANTE: A submissão é feita em conjunto pelos participantes de uma vez só (um submete e outros se inscrevem nessa submissão se associando a esta sessão).
4. Painéis: espaço para mestrandos com apresentações orais de 15 minutos cada. As propostas devem conter: título (até 70 caracteres), resumo expandido (de até 4000 caracteres com espaço), resumo (500 caracteres), bibliografia (1000 caracteres) e mini-currículo (500 caracteres).
IMPORTANTE: independente da modalidade de apresentação, os trabalhos aprovados poderão ser apresentados apenas pelo participante que inscreveu a comunicação, não é permitida a leitura do trabalho por terceiros. As apresentações devem ser feitas pessoalmente pelo participante, não são aceitas apresentações via internet.
COAUTORIA: Ao inscrever um trabalho em coautoria, ambos autores devem apontar a natureza de coautoria do trabalho e caso um dos coautores não se inscreva, o trabalho não será aceito.
O cadastramento e a inscrição para o XXIV Encontro da SOCINE estão sendo efetuados em três etapas, descritas a seguir:
ETAPA 1 – Cadastramento/Recadastramento eletrônico de sócias/sócios e pagamento da anuidade. O pagamento será via Paypal na área do associado do website. O pagamento é obrigatório para a segunda etapa (submissão de trabalhos).
* Período de pagamento da anuidade: de 03 de fevereiro a 13 de abril (com vencimento neste dia)
* Valor da anuidade: R$196,00 profissionais / R$98,00 estudantes e profissionais sem vínculo. Sócios estrangeiros: $60 profissionais / $30 estudantes e profissionais sem vínculo.
O pagamento da anuidade é imprescindível para a realização da inscrição e submissão de propostas para o próximo encontro.
ETAPA 2 – Submissão eletrônica das propostas de trabalho, apenas pelo site (www.socine.org.br) e apenas uma submissão por autor, inclusive no caso de coautoria.
* Período de inscrições: de 03 de fevereiro a 13 de abril.
Lembramos que NÃO SERÃO ACEITAS submissões enviadas por email, apenas aquelas submetidas através do site.
ETAPA 3 – Pagamento da taxa de inscrição no Encontro (após divulgação dos trabalhos aprovados). O pagamento será via Paypal na área do associado do website. Lembrando que este é um pagamento DIFERENTE do feito anteriormente, referente à Anuidade. São necessários dois pagamentos: primeiro, da anuidade da Sociedade; depois, da inscrição do Encontro.
* Período de pagamento das inscrições:
+ Primeiro prazo – Prazo: 08 de junho a 28 de junho – R$196,00 (profissionais) / R$98,00 (estudantes/profissionais sem vínculo). Sócios estrangeiros: $60 profissionais / $30 estudantes/profissionais sem vínculo;
+ Segundo prazo – 29 de junho a 19 de julho – R$226,00 (profissionais) / R$113,00 (estudantes/profissionais sem vínculo). Sócios estrangeiros: $70 profissionais / $35 estudantes/profissionais sem vínculo;
+ Prazo final – 20 de julho a 26 de julho – R$266,00 (profissionais) / R$133,00 (estudantes/profissionais sem vínculo). Sócios estrangeiros: $80 profissionais / $40 estudantes/profissionais sem vínculo;
IMPORTANTE: Participantes que tiveram trabalho selecionado, mas que NÃO pagaram a inscrição, NÃO poderão apresentar. Caso você tenha pagado a inscrição e seu trabalho não conste na programação divulgada, entre em contato com a Secretaria da SOCINE.
Quaisquer dúvidas ou dificuldades devem ser encaminhadas diretamente ao e-mail da secretaria: socine@socine.org.br
Atenciosamente,
A Diretoria |