“Civilizações” em conflito: cinema no Rio de Janeiro da Belle Époque
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Pedro Vinicius Asterito Lapera
“Eu rezei uma missa bárbara”: filme e culto na Bahia
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Paola Barreto Leblanc
“Narrador” em extinção? Uma análise de Estamira e Os Catadores e Eu
Painel
Proponente: Suzana Schulhan Lopes
“SUPEROUTRO” OU MEMÓRIA DE UM CINEMA
Trabalho em Mesa: MEMÓRIA(S) DA INVENÇÃO NO CINEMA BAIANO
Proponente: Maria do Socorro Sillva Carvalho
“Telas & Fatos”: Recepção e cultura cinematográfica no Recife
Inscrição Individual
Proponente: Luciana Corrêa de Araújo
‘Atrações’ do cinema (de rua): multiusos, variedades e inovações
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Wilson Oliveira da Silva FilhoCoautor: Márcia Bessa (Márcia C. S. Sousa)
2019 | 2049: A DIALÉTICA CROMÁTICA EM BLADE RUNNER
Trabalho em Seminário: Teorias e análises da direção de fotografia
Proponente: TIAGO MENDES ALVAREZ
30 anos de Línguas Desatadas: autobiografias de bixas pretas no cinema
Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Bruno F. Duarte
A abertura da margem: proposta de análise do cinema de Ozualdo Candeia
Inscrição Individual
Proponente: Natalia de Oliveira Conte Delboni
A alma no olho: o olhar para a câmera em Café com Canela e Temporada
Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Cleissa Regina de Oliveira Martins
A apropriação do super-8 por mulheres nordestinas nos anos 70 e 80.
Inscrição Individual
Proponente: moema pascoini
A arte de narrar e o ato de fingir em Cópia Fiel
Inscrição Individual
Proponente: CRISTIANE MOREIRA VENTURA
A atuação de Jean-Pierre Léaud em “A morte de Luís XIV”
Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Leonardo Couto da Silva
A capoeira-dança nos desenhos de Carybé e no filme Vadiação
Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Cyntia Araújo Nogueira
A casa claustrofóbica de Chantal Akerman: Estilo e feminismo
Painel
Proponente: Natália Marchiori da Silva
A casa que Jack construiu em decomposição: entre agressão e crueldade
Inscrição Individual
Proponente: Gabriel Perrone Vianna
A Câmera Analítica e os rastros da história
Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: Alexandre Kenichi Gouin
A chegada: tempo e linguagem no cinema de ficção científica
Inscrição Individual
Proponente: Fabio Camarneiro
A comédia mexicana no cinema de Luís Buñuel
Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: YANET AGUILERA VIRUEZ FRANKLIN DE MATOS
A contribuição dos elementos visuais no espaço fílmico de Seguindo em
Inscrição Individual
Proponente: Mari Sugai
A Corcina e a Lei do Curta: auge e crise do curta-metragem brasileiro?
Trabalho em Mesa: História e preservação do curta-metragem brasileiro
Proponente: Lucas Gadelha Parente
A Criada: um estudo sobre a representação feminina no cinema hanryu
Painel
Proponente: Ana Maria Antunes Monteiro
A direção de arte de inferninho: a potência estética do artifício.
Trabalho em Mesa: Sensorialidade e alegorias na direção de arte
Proponente: Iomana Rocha de Araújo Silva
A direção de arte na construção da visualidade háptica de Naomi Kawase
Trabalho em Mesa: Sensorialidade e alegorias na direção de arte
Proponente: Elizabeth Motta Jacob
A DIREÇÃO DE ARTE NO CINEMA DE RISCO: O COLETIVO ATOS DA MOOCA
Inscrição Individual
Proponente: Ivan Ferrer Maia
A direção de fotografia e a poética do espaço
Trabalho em Seminário: Teorias e análises da direção de fotografia
Proponente: Rogério Luiz Silva de Oliveira
A direita vai ao cinema: uma análise de 1964: entre Armas e Livros
Inscrição Individual
Proponente: Fabio Silvestre Cardoso
A distribuição de filmes no Brasil ou o eterno trabalho de Sísifo.
Trabalho em Mesa: Políticas e Mercado do Audiovisual Contemporâneo: ações e impactos.
Proponente: Mannuela Ramos da Costa
A dramaturgia dos corpos na mise-en-scène de Wong Kar Wai
Inscrição Individual
Proponente: PAULA TELLES DE MENEZES FARO
A duração da palavra filmada em três livros de Rithy Panh
Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Tomyo Costa Ito
A encarnação monstruosa: entre ator, personagem e figura
Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: João Vitor Resende Leal
A epifania dos arquivos abandonados e inacabados da Shoah
Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: Marcia Antabi
A experiência do cinema como forma de habitação
Trabalho em Mesa: Experiências cinematográficas do morar
Proponente: Vitor Zan
A feminização do masculino hétero em eXistenZ, de Cronenberg
Inscrição Individual
Proponente: Fernando Mascarello
A figura do inimigo na produção audiovisual do Ocupe Estelita
Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Cristina Teixeira Vieira de Melo
A formação audiovisual dos educadores
Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Rafael Romão Silva
A formação do educador em cinema, audiovisual e educação
Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Eliany Salvatierra Machado
A Fotografia em Tempo de Alta Resolução: contrausos da nitidez
Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Ian de Vasconcellos Schuler
A imagem como arma no trabalho de Rabih Mroué
Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Mariana Teixeira Elias
A imagem de Cristo no cinema: um caso de idolatria
Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Pedro de Andrade Lima Faissol
A imagem-clichê na escrita cinematográfica
Inscrição Individual
Proponente: Joanise Levy (Jô Levy)
A inovação na cadeia produtiva do audiovisual brasileiro contemporâneo
Inscrição Individual
Proponente: Gustavo Padovani
A INSTÂNCIA GRÁFICA E A EXPERIÊNCIA DO RASTRO EM AGNÈS VARDA
Inscrição Individual
Proponente: Giulianna Nogueira Ronna
A Jornada Brasileira de Cinema Silencioso e os festivais italianos.
Inscrição Individual
Proponente: Vivian Malusá
A ligação de João César Monteiro com o Novo Cinema português
Inscrição Individual
Proponente: Sérgio Eduardo Alpendre de Oliveira
A montagem de filmes de família como construção de lugar de memória
Inscrição Individual
Proponente: Maíra Magalhães Bosi
A montagem do cinema screenlife
Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: Ana Lucia Lobato de AzevedoCoautor: Alex Ferreira Damasceno
A montagem para (re)construir, (re)encenar e (re)escrever a memória.
Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: Luzileide Silva
A música no filme “No ritmo do Antonov” (2014) de Hajooj Kuka
Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Jusciele Conceição Almeida de Oliveira
A narração em segunda pessoa e “Você”
Trabalho em Mesa: Narração em voz-over como recurso criativo do roteiro cinematográfico
Proponente: CAROLINA OLIVEIRA DO AMARAL
A nostalgia e os ritmos temporais urbanos na obra de Jacques Tati
Inscrição Individual
Proponente: Wendell Marcel Alves da Costa
A preservação do cinema: a CINEMATECA, a ESCOLA e a UNIVERSIDADE
Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Adriana Mabel Fresquet
A produtora Sonofilms em comparação às suas contemporâneas argentinas
Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Vitor Ferreira Pedrassi
A proliferação de recusas: Suplício de Uma Alma e Paris Nos Pertence
Painel
Proponente: Cauê Oliveira Dias BatistaCoautor: Felipe Soares Lopes
A questão do coautor nas legislações do cinema no Brasil e em Portugal
Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Jorge Luiz Cruz
A questão síria na ficção seriada e no documentário jornalístico
Trabalho em Mesa: Ficção televisiva brasileira: narrativa, estilo e crítica
Proponente: José Augusto Mendes Lobato
A representação do conflito socioambiental no documentário rondoniense
Inscrição Individual
Proponente: Juliano José de Araújo
A sobrevivência dos arquivos: materialidades e memória
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: JOSE CLAUDIO S CASTANHEIRA
A teatralização midiática da política no filme O processo (2018)
Inscrição Individual
Proponente: Márcio Zanetti NegriniCoautor: Helena StiggerCoautor: Cristiane Freitas Gutfreind
A teoria de Eisenstein e a direção de fotografia
Trabalho em Seminário: Teorias e análises da direção de fotografia
Proponente: TAIS A S NARDI
Acervos digitais na web e políticas de memória
Painel
Proponente: Douglas Ostruca
Acessibilidades em cinemas: entre novas estruturações e experiências.
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Andreson Silva de CarvalhoCoautor: Talitha Gomes Ferraz
Afetos, corpos e atmosfera: o medo de classe em Los Decentes
Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Mariana Dias Miranda
Afirmação trágica em “A árvore dos frutos selvagens”, de Ceylan
Inscrição Individual
Proponente: Rogério de Almeida
Alinhar a Memória – A Escrita do Tempo em Elegia de uma Viagem
Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: Ana Costa Ribeiro
Amazônia infernal e o horror tipo exportação
Trabalho em Mesa: História(s) do horror brasileiro: memórias, circuitos e legados
Proponente: Leandro Cesar Caraça
Animação e memória: as subjetividades políticas no filme “Torre”
Trabalho em Mesa: Animação e efeitos visuais: questões de teoria e prática
Proponente: Jennifer Jane Serra
Animação eletrônica brasileira dos anos 1980: uma memória esvaecente
Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: João Paulo Amaral Schlittler
Annalise Keating e o Feminismo Negro em narrativas seriadas
Inscrição Individual
Proponente: Joselaine Caroline
Antecedentes da Performance AV nos Arquivos See this Sound e CVM
Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Marcus Vinicius Fainer Bastos
Antifilosofia: Jean Epstein e realismo especulativo
Inscrição Individual
Proponente: Julio Bezerra
António Lopes Ribeiro: a câmara do poder do cinema português
Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Afrânio Mendes Catani
Ao vivo como dispositivo em “Aos Vivos” (2018) de Nuno Ramos
Inscrição Individual
Proponente: Juliana Garzillo Cavalcanti
Apontamentos sobre a ditadura civil-militar no cinema brasileiro atual
Inscrição Individual
Proponente: Elisa Fonseca
Apontamentos sobre o início do cinema de mulheres em Goiás
Inscrição Individual
Proponente: Naira Rosana Dias da SilvaCoautor: Rosa Maria Berardo
Arqueologia na produção das imagens de três longas-metragens animados
Trabalho em Mesa: Animação e efeitos visuais: questões de teoria e prática
Proponente: Carla Schneider
Articulações cinematográficas da imagem de Rodney King
Painel
Proponente: Pedro de Alencar Sant’Ana do Nascimento
Articulações Locais na Política Pública de Fomento ao Audiovisual
Inscrição Individual
Proponente: Raphael Brito Faustino
As “condições de estranheza” da voz em Doce Amianto (2013)
Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Joice Scavone Costa
As autoritárias ondas na educação e a possiblidade de transformação
Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: ANA LUCIA DE ALMEIDA SOUTTO MAYORCoautor: Isabela Cabral Félix de Sousa
As boas maneiras e os gêneros cinematográficos no cinema brasileiro
Inscrição Individual
Proponente: Rodrigo Cazes Costa
AS CABANAS DE VARDA. Ato político e estético que problematiza o exibir
Inscrição Individual
Proponente: Denise Costa Lopes
As cartas em Chantal Akerman: inscrições do cotidiano e singularidade
Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Daniela Moreira de Faria de Oliveira Rosa
AS DIMENSÕES POLÍTICAS DA LUZ NO ILUMINAI OS TERREIROS (2006)
Painel
Proponente: ANTOINE NICOLAS GONOD D ARTEMARE
As Imagens Gore. Narrativas alternativas e memética na política
Trabalho em Mesa: Políticas da Imagem e Imagens da Política no Neoconservadorismo.BR
Proponente: Ivana Bentes
As Olimpíadas de Tóquio: imagens do Japão de 1964 e 2020
Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Pedro de Araujo Nogueira Tinen
As potencialidades dos paratextos para a Teoria dos Cineastas
Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Patricia de Oliveira Iuva
Ascensão, Vertigem e Queda na Poesia e Cinema de Mário Peixoto.
Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Barbara Bergamaschi Novaes
Atos políticos cinematográficos e o golpe de 2016 no Brasil
Inscrição Individual
Proponente: Bruno Saphira Ferreira Andrade
Audiovisualidades críticas: Discursos sobre o cinema no YouTube Brasil
Inscrição Individual
Proponente: Wanderley de Mattos Teixeira Neto
Autobiografia e Interseccionalidade em “Privilégio” de Yvonne Rainer
Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Carla Italiano
Autoria e o cinema periférico
Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Leandro José Luz Riodades de Mendonça
À ESCUTA DE TELEFONE SEM FIO, VIDEO-ARTE BRASILEIRA DE 1976.
Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: CLOTILDE BORGES GUIMARÃRS
Biografias no cinema: resgate da memória individual e coletiva
Inscrição Individual
Proponente: Graziela Aparecida da Cruz
Bixa Travesty e o queerlombismo: a negritude trans no documentário
Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Gilberto Alexandre Sobrinho
Bodylands: o entre-lugar da lésbica no cinema
Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Alessandra Soares Brandão
Bomba de som e música: o discurso distópico de Branco Sai, Preto Fica
Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Alexandre Camargo Scarpelli
Brasil e Argentina nos festivais de Cannes e Berlim (1994 – 2017)
Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Belisa Brião Figueiró
Brasil sem escuta: reações do documentário à intolerância conservadora
Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Reinaldo Cardenuto Filho
Brasília no longa-metragem “Branco Sai, Preto Fica” de Adirley Queirós
Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Carlos Eduardo da Silva Ribeiro
C(elas): claustros femininos e maternagem no ambiente prisional
Inscrição Individual
Proponente: Gabriela Santos Alves
Café com Canela – Cinema como estrategia de autocuidado e afeto
Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Edileuza Penha de Souza
Café, canela e transgressão: descolonizando narrativas feministas
Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Geisa Rodrigues
Camerar pontos-de-ver: as crianças autistas e as teorias de cinema
Trabalho em Mesa: Cinema, território, subjetivação II
Proponente: Isaac Pipano Alcantarilla
Cantares de Lucrecia: o design musical da trilogia de Salta
Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Guilherme Maia de JesusCoautor: Diego Martin Haase
Capitu: memória, desejo e espectatorialidade
Inscrição Individual
Proponente: Carolina Soares Pires
Cartografia Cinematográfica e a Identidade em Rio Doce/CDU
Inscrição Individual
Proponente: Maria Helena Braga e Vaz da Costa
Casa Aurora: onde o cinema amador encontrou sua vitrine
Inscrição Individual
Proponente: Marilice Amábile Pedrolo Daronco
Câmera e corpo no audiovisual político nos sites de redes sociais
Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Adil Giovanni Lepri
Câmeras de vigilância e um novo regime de visualidades
Trabalho em Seminário: Teorias e análises da direção de fotografia
Proponente: Paulo Souza dos Santos Junior
Cena, corpo e gestos em “Trabalho N.1”
Inscrição Individual
Proponente: Sylvia Beatriz Bezerra Furtado
Charlie Chan e o whitewashing de detetives asiáticos em Hollywood
Inscrição Individual
Proponente: Lucas Ravazzano de Mattos Batista
Cidade e distopia: filmes brasileiros comparados (anos 1950-60 e 2019)
Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Eliska Altmann
Cidades da diáspora africana e a criação de imagens cinematográficas
Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Aida Rodrigues Feitosa
Cine andino e reforma agrária na ditadura de 1968 no Peru
Inscrição Individual
Proponente: Carlos Francisco Pérez Reyna
CINE-PERFORMANCE: Montagens espaciais e temporais entre a PERFORMANCE
Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Roderick Steel
Cineastas e imagens dos povos – de Cabra Marcado a Martírio
Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Leandro Rocha Saraiva
Cineastas mulheres seriam impermeáveis à grandeza?
Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Karla Holanda
Cinema amador e universitário fluminense: a experiência do LUPA-UFF
Trabalho em Mesa: História e preservação do curta-metragem brasileiro
Proponente: Rafael de Luna Freire
Cinema como modo de atenção: o modus poético em Andrei Tarkovski
Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Beatriz Avila Vasconcelos
Cinema de baixo orçamento no Rio Grande do Sul e a economia da dádiva
Inscrição Individual
Proponente: Miriam de Souza Rossini
Cinema de ficção e memória política durante a Ditadura Civil-Militar
Inscrição Individual
Proponente: Igor Araújo PortoCoautor: Guilherme Fumeo Almeida
Cinema de Heroínas: Olhares Críticos sobre Mulher Maravilha e Capitã M
Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Regina Lucia Gomes Souza e SilvaCoautor: Letícia Moreira de Oliveira
Cinema e “Performance Art”
Inscrição Individual
Proponente: Lisandro NogueiraCoautor: wertem nunes faleiro
CINEMA E DIREITOS HUMANOS COMO PERSPECTIVA EDUCACIONAL
Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Alexandre Silva Guerreiro
Cinema e intermidialidade: os ecos narrativos da música do Manguebeat
Trabalho em Mesa: Montagem Permitida: Eisenstein e Intermidialidade no Cinema Brasileiro
Proponente: Amanda Mansur Custódio Nogueira
Cinema experimental brasileiro e a experiência do exílio: Cartografias
Painel
Proponente: Natália Alves dos Reis Silva
Cinema Experimental, Cinema Expandido, Documentário: entre o Arquivo e o Found-footage
Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Maria Guiomar Pessoa de Almeida Ramos
Cinema feito por mulheres em Alagoas: um panorama da ausência
Painel
Proponente: Maysa Santos da Silva
Cinema In(ter)venção com as ruas, praças e o farol, em Fortaleza
Inscrição Individual
Proponente: Deisimer Gorczevski
Cinema Lésbico e Negro: Raça, Sexualidade e Decolonialidade
Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Naira Evine Pereira Soares
Cinema negro brasileiro hoje e a insistência do “acordo transparente”
Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Juliano Gomes
Cinema noir italiano: a (in)dependência de uma femme fatale clássica
Inscrição Individual
Proponente: Alexandre Rossato Augusti
Cinema paranaense em revisão: relações históricas na Cinemateca do Museu Guido
Viaro (Curitiba, 1975-1985)
Inscrição Individual
Proponente: Luciane Carvalho
Cinema, grupo, clínica: notas sobre uma prática
Trabalho em Mesa: Cinema, território, subjetivação II
Proponente: Cezar Migliorin
CINEMA, PATRIMÔNIO, MEMÓRIA E TECNOLOGIA. SOBRE ORIGENS E DESCOBERTAS
Inscrição Individual
Proponente: João Guilherme Barone Reis e Silva
Cinemas do entrelugar: Filmes de Plástico e Rosza Filmes
Inscrição Individual
Proponente: Angelita Maria Bogado
Cinemas do Sertão do Pajeú
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: KATE VIVIANNE ALCANTARA SARAIVA
Cinemas pós-coloniais e decoloniais em contextos de crise
Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Michelle Cunha SalesCoautor: Catarina Andrade
Cinemateca do MAM e Cinemateca Uruguaia: resistência cultural nos anos
Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Fabián Rodrigo Magioli Núñez
Cinematografia como tradução
Trabalho em Seminário: Teorias e análises da direção de fotografia
Proponente: Pedro Urano de Carvalho
Circulação audiovisual e formação de público no interior da Bahia
Inscrição Individual
Proponente: Cristiane da Silveira Lima
Cisgeneridade e transgeneridade no espaço físico do cinemão
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Helder Thiago Cordeiro Maia
Clandestinos: memórias/histórias de uma específica espectatorialidade
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Ricardo Jose de Barros Cavalcanti
Clémenti autor: sobreimpressão psicodélica, militância e… teoria?
Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Leonardo Esteves
Coabitações e coexistências plurais no cinema de Sissako
Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Hannah Serrat de Souza Santos
Colonialismo e capitalismo no mercado cinematográfico português (1961-
Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Paulo Cunha
Como as imagens vêm ao mundo? Patrimonialização de imagens do Alemão
Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Jean Carlos Pereira da Costa
Como dar close na precariedade: o cinema dândi-periférico de Sosha
Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Pedro Pinheiro Neves
Como Enganar um Míssil Teleguiado – Pedagogia Farockiana
Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: LUÍS FELIPE DUARTE FLORES
Como mensurar a “escrita de si” no documentário?
Inscrição Individual
Proponente: Laécio Ricardo de Aquino Rodrigues
Comparando filmes – Siegfried Kracauer e Pierre Sorlin.
Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Pedro Miguel Camargo da Cunha Rêgo
COMULHER: A experiência do vídeo feminista na redemocratização
Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Lívia Perez de Paula
Condensação e ressignificação: a retomada dos arquivos no cinema.
Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Patricia Furtado Mendes Machado
Conflitos à margem: uma análise de João Antônio e Ozualdo Candeias
Painel
Proponente: Vinícius da Cunha Bisterço
Constelação de imagens ardentes: um cinema brasileiro ao redor do fogo
Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Ana Caroline de Almeida
Construção audiovisual do espaço de criação de Deborah Colker em Start
Inscrição Individual
Proponente: Sofia Franco Guilherme
Contraponto e atrações em A visita do velho senhor (1976), de Candeias
Trabalho em Mesa: Montagem Permitida: Eisenstein e Intermidialidade no Cinema Brasileiro
Proponente: FABIO RADDI UCHOA
Conversas ao pé do ouvido: vamos falar do museu de cinema?
Inscrição Individual
Proponente: Thais Vanessa Lara
Cor e Tela Panorâmica no Cinema Novo: imersão e distanciamento
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Simplicio Neto Ramos de Sousa
Coreografias dos prazeres femininos – gestos e atrações pornô em As fi
Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Mariana BaltarCoautor: Éri Ramos Sarmet dos Santos
COREOPOLÍTICAS AUDIOVISUAIS: VIDEOCLIPES ENQUANTO MANIFESTOS
Inscrição Individual
Proponente: JOUBERT DE ALBUQUERQUE ARRAIS
Corpo, desaceleração e resistência: Walker Series de Tsai Ming-Liang
Trabalho em Mesa: Corpo, duração e finitude: Jarman, Tsai Ming-Liang e Black Mirror
Proponente: Ericson Telles Saint Clair
Corpos marginalizados de Branco sai preto fica e Era uma vez Brasília
Painel
Proponente: Paloma Palacio Marcelino
Coutinho ator em “Ultimas Conversas”
Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Luíza Zaidan
Créditos falados: dos talkies ao cinema moderno
Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Matheus Strelow Saraiva
Cruzamentos entre práticas sonoras em tempo real e em tempo diferido
Inscrição Individual
Proponente: Marina Mapurunga de Miranda Ferreira
Da adaptação a intratextualidade: o alter-ego de Woody Allen.
Inscrição Individual
Proponente: Alexandre Silva Wolf
Da alteridade à alterofobia: o outro no cinema latino-americano
Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Luiz Fernando Roos Todeschini
Da entrevista à ação: uma tendência do cinema brasileiro contemporâneo
Inscrição Individual
Proponente: Daniel Feix
Da pintura ao vídeo: a composição da imagem a partir de Kandinsky
Inscrição Individual
Proponente: ALINE DE CALDAS COSTA DOS SANTOS
Dada-data: Interações entre um webdocumentário e a arte inespecífica
Inscrição Individual
Proponente: Fernanda Bernardes
Darwin na programação: Entre heroínas, cômicos, atualidades e seriados
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Sancler Ebert
De Eddy a Marvin: homossexualidade e caminhos autorais da adaptação
Inscrição Individual
Proponente: RODRIGO RIBEIRO BARRETO
De Santiago a Roma: uma mirada patronal no Cinema Latino-Americano
Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Marcelo Vieira Prioste
Denis, Conrad e Camus: o pessimismo do empreendimento colonial
Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Juliana Soares Lima
Desafios para a permanência da Preservação Audiovisual no Brasil
Trabalho em Mesa: Desafios políticos e metodológicos da preservação audiovisual
Proponente: Carlos Roberto de Souza
Descobrir a cena: a imagem subterrânea em Profondo Rosso
Painel
Proponente: Wellington Gilmar Sari
Descolonização do pensar e das infraestruturas Na Maré Profunda
Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Ruy Cézar Campos Figueiredo
Desde Contagem: processo e estética de dois “cineastas moradores”.
Trabalho em Mesa: Experiências cinematográficas do morar
Proponente: Claire Allouche
Desejo feminino e política da imagem em Baise moi e As Filhas do Fogo
Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Gabriela Machado Ramos de Almeida
Deslocamentos e errâncias: Chantal Akerman sob o olhar comparatista
Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Larissa Veloso Assunção
DESTINOS DA MEMÓRIA: SALAS DE CINEMA DE RUA DE SANTA CATARINA
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Renata Rogowski Pozzo
Deuses entre nós: convenções das adaptações fílmicas de super-heróis
Inscrição Individual
Proponente: Vilson André Moreira Gonçalves
Devir ecológico: corporeidades não-humanas no cinema contemporâneo
Inscrição Individual
Proponente: Mariana Arruda Carneiro da Cunha
Devir-cinema: Corpos e imagens infantis.
Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: César Donizetti Pereira Leite
Diante das cisões: o cinema e a luta por moradia
Trabalho em Mesa: Experiências cinematográficas do morar
Proponente: Érico Oliveira de Araújo Lima
Diálogos estilísticos entre Barry Jenkins e Wong kar-wai
Inscrição Individual
Proponente: Ludmila Moreira Macedo de Carvalho
Diálogos Vitais: o ato comunicacional nos filmes de Jan Švankmajer.
Inscrição Individual
Proponente: RODRIGO ANDRE DA COSTA GRACA
Direção de arte: repertório, interpretação e comunicação visual.
Trabalho em Mesa: A direção de arte na narrativa cinematográfica: composição e linguagem
Proponente: Nívea Faria de Souza
Discursos sobre jovens em conflito com a lei: considerações críticas
Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Caio Túlio Padula Lamas
Dispositivos Sonoros: o design de som e a arte sonora no filme A Balsa
Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Filipe Barros Beltrão
Diversidade Videoclipe em Paraíso Perdido: anotações e memórias
Inscrição Individual
Proponente: Wilton Garcia Sobrinho
Do grotesco ao antropofágico: corpos e rostos sganzerlianos
Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Isabel Paz Sales Ximenes Carmo
Do outro lado: pequena etnografia sobre viagem, imagem e comunidade
Trabalho em Mesa: Cinema, território e subjetivação I
Proponente: Samuel Leal Barquete
Do sound-system de reggae ao sistema de som dos cinemas
Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Leonardo Alvares Vidigal
Do Teatro ao Cinema de Poesia – Segundo Movimento
Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Flavio Kactuz (Flávio C. P. de Brito)
Do ver juntos ao montar juntos
Trabalho em Mesa: Cinema, território e subjetivação I
Proponente: Douglas Resende
Documentário em primeira pessoa, busca e trânsitos
Painel
Proponente: Laís de Lorenço Teixeira
Duplo gesto: o corpo na redistribuição da violência colonial
Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Leon Orlanno Lôbo Sampaio
Ed.,psicologia e cinema:reflexões a partir de Jonas e o circo sem lona
Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Fernanda Omelczuk Walter
Edgard Navarro e o Corpo do escracho
Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Geraldo Blay Roizman
EDUCAÇÃO E CINEMA: TÓPICOS SOBRE A PRODUÇÃO PRESENTE NO CATÁLOGO CAPES
Inscrição Individual
Proponente: Diogo José Bezerra dos Santos
Efeitos visuais e animação: uma relação de aproximações e afastamentos
Trabalho em Mesa: Animação e efeitos visuais: questões de teoria e prática
Proponente: Roberto Tietzmann
El documental autobiográfico y la preservación de la memoria histórica
Inscrição Individual
Proponente: María Marcela Parada
Em busca da amizade no cinema brasileiro LGBT+
Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Haroldo Ferreira Lima
Encenações de si no cinema brasileiro contemporâneo
Inscrição Individual
Proponente: Marília Xavier de Lima
Enlace onírico: limiares sonoros no filme musical
Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Letícia Xavier de Lemos Capanema
Entre Cinema e Videoclipe, Montagem de Atrações e Conflitos
Trabalho em Mesa: Montagem Permitida: Eisenstein e Intermidialidade no Cinema Brasileiro
Proponente: Samuel Paiva
Entre espectros e escuridão: notas sobre os refugiados em Border
Inscrição Individual
Proponente: Ricardo Lessa Filho
Entre olhares: o fílmico, o teatral e performático em Jean Genet
Inscrição Individual
Proponente: Alex Beigui de Paiva Cavalcante
Entre pães e rosas, queremos os dois: revoluções, melancolia e desejo
Inscrição Individual
Proponente: Mariana Duccini Junqueira da Silva
Entre versões de O Mistério do Dominó Preto (1931)
Inscrição Individual
Proponente: Marcella Grecco de Araujo
Enunciação personalizada, focalização local e ramificações históricas
Trabalho em Mesa: Enunciação e temporalidade no documentário moderno e contemporâneo.
Proponente: Henri Arraes de Alencar Gervaiseau
Espaço-Além: O filme como um espaço in-between Cinema e Performance
Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Huli de Paula Balász
Espaços híbridos entre o musical e o teatro no Ébrio de Gilda de Abreu
Inscrição Individual
Proponente: Margarida Maria Adamatti
Estéticas da Montagem nas Artes Audiovisuais: Movimentos Centrípetos
Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: MILENA SZAFIR
Estilo narrativo do cinema brasileiro de 1950 baseado em roteiros
Inscrição Individual
Proponente: Natasha Romanzoti Graziano
Estilos críticos: Helena Silveira e Artur da Távola
Trabalho em Mesa: Ficção televisiva brasileira: narrativa, estilo e crítica
Proponente: Maria Ignês carlos Magno
Estratégias críticas de fabulação no cinema negro
Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: KENIA CARDOSO VILACA DE FREITAS
Estratégias de convocação dos personagens no documentário argentino
Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Natacha Muriel López Gallucci
Estratégias de escrita de roteiro no “Realismo de Confronto”
Inscrição Individual
Proponente: Marcela de Souza Amaral
Estratégias de Produção e Pós-produção de som em Baby Driver
Trabalho em Mesa: A MEMÓRIA CULTURAL DO CINEMA DE GÊNERO: UM MUSICAL DE GANGSTERS HOJE
Proponente: Fabrizio Di Sarno
EVALDO MOCARZEL E A DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA CONSTRUÍDA NO CORPO DANÇANTE
Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Cristiane do Rocio Wosniak
Ex-pajé e as modulações no documentário
Inscrição Individual
Proponente: Gustavo Soranz
Excesso e mobilização cognitiva-corpórea em “Ossos”, de Helena Ignez.
Inscrição Individual
Proponente: GABRIELA MARUNO
Exibir cinema brasileiro na universidade: uma devolução?
Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Cíntia Langie Araujo
Exílio e interrupção: a retomada dos arquivos em Guzmán e Coutinho
Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Julia Gonçalves Declié Fagioli
Experiência e memória cinematográficas na partilha de uma curadoria
Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Ana Paula Nunes
Experiências de iniciação ao cinema numa escola de favela carioca
Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Leonardo Cesar Alves Moreira
Exploração de exportação: o díptico de horror satânico de Fauzi Mansur
Trabalho em Mesa: História(s) do horror brasileiro: memórias, circuitos e legados
Proponente: Tiago José Lemos Monteiro
Expressão fílmica ou estilo no cinema de Wigna Ribeiro
Inscrição Individual
Proponente: Veruza de Morais FerreiraCoautor: Sebastião Guilherme Albano
Falando de amor com Cristiano, Riobaldo, Diadorim e Camilo
Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: VINICIOS KABRAL RIBEIRO
Fantasma, anacronismo e memória na montagem audiovisual contemporânea
Inscrição Individual
Proponente: Michael Abrantes Kerr
Fantasmas, rastros e memórias. 10 anos do filme de André Novais.
Painel
Proponente: richard dos anjos tavares
Feminismos na tela: deslizamentos entre narrativa e criação
Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Karla Bessa
Fernando Belens: A memória que entra pelos olhos
Trabalho em Mesa: MEMÓRIA(S) DA INVENÇÃO NO CINEMA BAIANO
Proponente: Marise Berta de Souza
FESTIVAIS DE CINEMA E CONTINGÊNCIA: O CASO DO FESTIVAL DO RIO
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Tetê Mattos (Maria Teresa Mattos de Moraes)
Festival de Cinema Amador JB/Mesbla: história e preservação
Trabalho em Mesa: História e preservação do curta-metragem brasileiro
Proponente: Lila Silva Foster
Filiações monstruosas: corpo e comunidade em As Boas Maneiras
Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: João Victor de Sousa Cavalcante
Filmar, parar de filmar: cinema na encruzilhada
Trabalho em Mesa: Cinema, território, subjetivação II
Proponente: André Guimarães Brasil
Filme-ensaio e documentário – Passagens
Inscrição Individual
Proponente: Francisco Elinaldo Teixeira
Filmografia de Licínio Azevedo: estórias de Moçambique do pós-guerra
Inscrição Individual
Proponente: Fernando Arenas
Fome, peste, guerra e morte: o cinema em Manaus durante a I Guerra
Painel
Proponente: Alan Gomes Freitas
Formação e perfil das associações de críticos
Trabalho em Mesa: A Associação de Críticos e a Memória do Cinema Brasileiro
Proponente: Ivonete Pinto
Formas de insubordinação cinematográfica ao mito do amor materno
Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Roberta Veiga
Formas do sexo lésbico no cinema narrativo
Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Ramayana Lira de Sousa
Genealogia da criação: um estudo focado no processo audiovisual
Inscrição Individual
Proponente: Fahya Kury Cassins
Gesto ensaístico e memórias na fricção do passado com o presente
Painel
Proponente: Rafael de Souza Barbosa
Gênero e raça nos longas-metragens brasileiros de 1961 a 2017
Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: PAULA ALVES DE ALMEIDA
GÊNERO, RACISMO E EDUCAÇÃO EM DIÁRIOS DE CLASSE (2017)
Inscrição Individual
Proponente: Carla Conceição da Silva Paiva
GLAUBER & WELLES – um estudo comparativo
Inscrição Individual
Proponente: Josafá Marcelino Veloso
H.O. – o estado documental no cinema de invenção de Ivan Cardoso
Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Rodrigo Corrêa Gontijo
Harun Farocki e Bertolt Brecht: aproximações
Inscrição Individual
Proponente: Arlindo Rebechi Junior
Harun Farocki entre a estética dos games e a experiência do cinema
Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Jamer Guterres de Mello
Haruo Ohara no Cinema: Uma Reflexão sobre Imagens e Memória
Inscrição Individual
Proponente: Pascoal Farinaccio
Hiato 71: transições (in)visíveis na montagem de “Lawrence da Arábia”
Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: Vinicius Augusto Carvalho
Hiato fílmico e liberação narrativa em Lições de História
Inscrição Individual
Proponente: Dalila Camargo Martins
Hiroshima Mon Amour : alegoria do esquecimento
Painel
Proponente: Thaís Itaboraí Vasconcelos
Historiografia da Dança no Cinema: análise fílmica no século XXI
Inscrição Individual
Proponente: Maria de Lurdes Barros da PaixãoCoautor: Maria Consuelo Oliveira Santos
História e Nova História do Cinema Brasileiro: uma análise comparativa
Inscrição Individual
Proponente: NEZI HEVERTON CAMPOS DE OLIVEIRA
Histórias em quadrinhos de Sganzerla: filme marginal, mídia marginal
Inscrição Individual
Proponente: CIRO INACIO MARCONDES
Hitler IIIoMundo (1968) e H. Bosch: o imaginário grotesco e da loucura
Inscrição Individual
Proponente: Juliana Froehlich
Hong Sang-soo e a volta do parafuso nos filmes de conversação
Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Alexandre Rafael Garcia
Horror cotidiano: O social e político nos filmes brasileiros de horror
Painel
Proponente: Jéssica Patrícia Soares
Hospital Universitário Clementino Fraga Fº: uma construção da memória
Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: Mili Bursztyn de Oliveira SantosCoautor: Arthur Ribeiro Frazão
IDENTIDADE DE RESISTÊNCIA NO CINEMA DE NELSON PEREIRA DOS SANTOS
Inscrição Individual
Proponente: Maria Neli Costa Neves
Imagem Pensamento: tempo e movimento nas imagens dos desenhos animados
Inscrição Individual
Proponente: Augusto Ramos Bozzetti
Imagem, percepção e sensação: o cinema experiencial de Peter Mettler
Inscrição Individual
Proponente: Lyana Guimarães Martins
Imagem-acontecimento / Cinema experimental e educação
Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Gustavo Jardim
Imagens da (e para) morte – Rithy Panh, arquivos e vestígios da falta
Inscrição Individual
Proponente: Márcio Henrique Melo de Andrade
Imersão, games e experiência do espaço sonoro nos fones de Baby Driver
Trabalho em Mesa: A MEMÓRIA CULTURAL DO CINEMA DE GÊNERO: UM MUSICAL DE GANGSTERS HOJE
Proponente: Lucas Correia Meneguette
Infância e cinema: outra perspectiva para o corpo na escola
Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Karine Joulie Martins
Inferno de repetições: Glauber e Sganzerla em comparação
Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Alexandre Wahrhaftig
Intermedialidade, performance e afeto em Tinta Bruta
Inscrição Individual
Proponente: Thalita Cruz Bastos
Interpelações arquivísticas no cinema lésbico contemporâneo
Inscrição Individual
Proponente: Adriana P F Azevedo
Interseções entre Cinema e Pintura em Maria Antonieta de Sofia Coppola
Painel
Proponente: Laís Serra
Intervenção divina: exílio, olhar em cena, mediação burlesca
Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Maria Ines Dieuzeide Santos Souza
Invenções e (re)existências em Cuauhtémoc e Mundo Incrível REMIX
Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: ROBERTO RIBEIRO MIRANDA COTTA
Jaulas pequenas, monstros gigantes: modos do horror cinematográfico
Inscrição Individual
Proponente: Lucas Procópio Caetano
Joan Jonas, do espelho ao vídeo
Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Paula Nogueira Ramos
Jonas Mekas, cineasta e colecionador de memórias
Painel
Proponente: Natália Lago Adams
Jornada da Heroína nos Filmes de Animação Japonesa
Painel
Proponente: Luiza Pires Bastos
Juliana Rojas e Marco Dutra: um lobisomem brasileiro no cinema
Painel
Proponente: Esmejoano Lincol da Silva de França
Júlio Bressane, Miguel Bejo e o filme de horror autorreflexivo
Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Estevão de Pinho Garcia
Kisteha: mídias indígenas e política na aldeia Kalapalo Aiha
Inscrição Individual
Proponente: Thomaz Marcondes Garcia Pedro
La Generación del 60 e o legado da obra teórica de Simón Feldman
Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: RAFAEL ROSINATO VALLES
La Parole Vivant – A declamação no cinema de Eugène Green
Painel
Proponente: Rogerio Eduardo Moreira Pereira
La Pointe Courte: afetações foto-dramatúrgicas no filme de Agnès Varda
Trabalho em Seminário: Teorias e análises da direção de fotografia
Proponente: Isabella Chianca Bessa Ribeiro do Valle
La Teta Asustada, Roma e o conflito étnico-racial latino-americano
Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Licia Marta da Silva Pinto
Ladrões de cinema (1977) e a carnavalização do filme histórico.
Inscrição Individual
Proponente: Míriam Silvestre
Localidade, oralidade e acaso: Gede Vizyon e o espírito da memória
Inscrição Individual
Proponente: Jansen Hinkel Molineti Tavares
Localizando o western contemporâneo
Painel
Proponente: Luiz Felipe Rocha Baute
Loucura e insurreição do corpo feminino em Rivette e Cassavetes
Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Maria Leite Chiaretti
LUGARES QUE SE MOVEM EM VERSOS E EM TELA
Inscrição Individual
Proponente: Diogo dos Santos Souza
Luiza Maranhão: A mulher negra no prelúdio cinemanovista
Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Catarina de Almeida
Luta armada e ditadura em dois documentários ultraconservadores
Inscrição Individual
Proponente: WALLACE ANDRIOLI GUEDES
Mais popular que o “popular”: PelMex, Cine Azteca, circuito periférico
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: João Luiz Vieira
Mangue Bangue, filme-limite
Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Theo Costa Duarte
Manoel Clemente: memórias da direção de fotografia na Paraíba
Trabalho em Seminário: Teorias e análises da direção de fotografia
Proponente: Matheus José Pessoa de AndradeCoautor: Fernando Trevas Falcone
Materialidade mutante do cinema de película para o digital
Inscrição Individual
Proponente: Dirceu Martins Alves
Maternidade: uma possibilidade para diretoras de fotografia no Brasil?
Trabalho em Seminário: Teorias e análises da direção de fotografia
Proponente: Marina Cavalcanti Tedesco
Mauro em Caiena: do filme-carta ao filme-ensaio
Inscrição Individual
Proponente: Rafael de Almeida
Mário Peixoto, os diários e as amizades
Inscrição Individual
Proponente: Denilson Lopes Silva
Mãos à obra: o trabalhador mexicano nos EUA em dois filmes
Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Maurício de Bragança
Melancolia, memória e autobiografia : em torno de Lehman e Farocki
Trabalho em Mesa: Enunciação e temporalidade no documentário moderno e contemporâneo.
Proponente: Marcius Freire
Melodrama e sensibilidade gay em Praia do Futuro (2014)
Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Lucas Hossoe Gomes
Memória e ficção na literatura e cinema espanhóis do século XXI
Inscrição Individual
Proponente: Flavio Pereira
Memória e identidade nos documentários de Joaquim Pedro de Andrade
Inscrição Individual
Proponente: MEIRE OLIVEIRA SILVA
Memória e nostalgia nas imagens de arquivo de Raoul Peck
Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Gabriel Filgueira Marinho
Memórias do futuro da Metrópolis – retomada-ensaística de Ridley Scott
Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: Guilherme Bento de Faria Lima
Meninas no documentário brasileiro: visibilidade de vozes e corpos
Inscrição Individual
Proponente: Letizia Osorio Nicoli
Meteorango Kid & Caveira My Friend: memória dos anti-heróis marginais
Trabalho em Mesa: MEMÓRIA(S) DA INVENÇÃO NO CINEMA BAIANO
Proponente: José Umbelino de Sousa Pinheiro Brasil
Mitocrítica fílmica: base teórico-metodológica para pesquisa em cinema
Inscrição Individual
Proponente: Danilo Fantinel
Místico-digital: o retorno contemporâneo da fotogenia
Inscrição Individual
Proponente: André Antônio Barbosa
MONTAGEM AUDIOVISUAL ENTRE O OLHAR E A IMAGEM
Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: Elianne Ivo Barroso
Montagem e espaço nos discursos sobre imigrantes brasileiros
Painel
Proponente: Alexandre Nakahara
Montagem, documentário e política: uma proposta de método de análise
Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: ana rosa marques
Montagens em soft narrativas: o Eu sou Amazônia, do Google Earth
Painel
Proponente: Madylene Costa BarataCoautor: Gustavo Daudt Fischer
Mostra Aurora (2008-2012): discurso curatorial e recepção crítica
Painel
Proponente: Adriano Ramalho Garrett
Motivos visuais do realismo fantasmagórico no cinema de Weerasethakul
Inscrição Individual
Proponente: Henrique Codato
Movimento criador e roteiro – relatos cartográficos
Inscrição Individual
Proponente: Ana Ângela Farias Gomes
Movimentos do corpo e do pensamento:Glauber Rocha e Roberto Rossellini
Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Nikola Matevski
Movimentos pela Anistia em Belo Horizonte em registros da Globo Minas
Inscrição Individual
Proponente: Marcella Furtado Rodrigues
Muitas glorias e algumas aleluias
Inscrição Individual
Proponente: Antonio Carlos Tunico Amancio da Silva
Muito além da muralha: a composição visual em Game of Thrones
Trabalho em Mesa: A direção de arte na narrativa cinematográfica: composição e linguagem
Proponente: Dorotea Souza Bastos
Mulheres e found footage: aproximações
Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Clara Bastos Marcondes Machado
Mulheres em Narcos México e El Chapo (3ª temporada)
Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Marina Soler Jorge
Mulheres na direção: documentários de média-metragem no Brasil em 1980
Painel
Proponente: Hanna Henck Dias Esperança
Mulheres negras e imaginários sobre gênero e raça na recepção fílmica
Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Ceiça Ferreira [Conceição de Maria Ferreira Silva]
Mutações do gênero faroeste nos anos 1960
Painel
Proponente: Francisco Etruri Parente
Narradores inconfiáveis nas séries de TV do século 21
Inscrição Individual
Proponente: Carlos Gerbase
Narrativa Interativa na Netflix: a estrutura de “Você Radical”.
Painel
Proponente: Luiz Eduardo Maués Cunha
Narrativas audiovisuais e disputas culturais em busca do povo
Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Wilq Vicente
Narrativas da crítica: resgate e história na transformação dos meio
Trabalho em Mesa: A Associação de Críticos e a Memória do Cinema Brasileiro
Proponente: Fatimarlei Lunardelli
Narrativas documentais à luz do cenário socio-político
Inscrição Individual
Proponente: Mauro Giuntini Viana
Não é feitiçaria, é sinergia: a eterna juventude de Sabrina
Inscrição Individual
Proponente: Pedro Peixoto CuriCoautor: MARCELA DUTRA DE OLIVEIRA SOALHEIRO CRUZ
Não vi e não gostei: disputas de memória a partir de “Marighella”
Inscrição Individual
Proponente: Mônica Mourão Pereira
Negruras e suas encruzilhadas no cinema negro contemporâneo
Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: tatiana a c costaCoautor: Breno Henrique de Almeida Rocha
Nem fetiche, nem escatologia: crítica das imagens de squirting
Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Carla Miguelote
Nem nouvelle, nem nouveau: Alain Resnais em defesa do realismo mental
Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Isadora Meneses Rodrigues
Nos anos 80, com jovens de punhos cerrados e erguidos: Alfaro Vive…
Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: denise tavares da silva
Nuances poéticas na ficção televisiva infantojuvenil
Trabalho em Mesa: Ficção televisiva brasileira: narrativa, estilo e crítica
Proponente: João Paulo Lopes de Meira Hergesel
O “espaço alegórico” em filmes brasileiros do momento tropicalista.
Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Adriano Del Duca
O afeto fantasma
Inscrição Individual
Proponente: Andre Piazera Zacchi
O amargo obituário do cinema pernambucano
Inscrição Individual
Proponente: Rodrigo Almeida Ferreira
O Aranhaverso. Ruptura e ousadia na burocrática Indústria de Hollywood
Painel
Proponente: Fabiano Leandro Pandolfi
O barro, o jenipapo, o giz e o cinema no território Xakriabá
Trabalho em Mesa: Cinema, território e subjetivação I
Proponente: Clarisse Maria Castro de Alvarenga
O Brasil e a negociação da latinidade em “Eran trece”
Inscrição Individual
Proponente: Isabella Regina Oliveira Goulart
O casal e as ruínas em Rossellini e Saraceni
Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Livia Azevedo Lima
O céu e a areia de Copacabacana: onde residem a luz e a escuridão
Inscrição Individual
Proponente: Leonardo Guimarães Rabelo do Amaral
O Cine UFPel e a promoção da cinefilia a partir do cinema brasileiro
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: MAURICIO VASSALI
O cinema americano informará: a recepção antropofágica de Hollywood
Inscrição Individual
Proponente: Anderson Luis Ribeiro Moreira
O cinema de arquivo e o conceito de inconsciente ótico de W. Benjamin
Inscrição Individual
Proponente: Flavio Guirland Vieira
O cinema de Leon Hirszman em 1969: entre o popular e o marginal
Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Pedro Vaz Perez
O cinema-caverna de Robert Smithson
Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Patrícia Mourão de Andrade
O circuito exibidor de Inconfidência Mineira (1948) no Rio de Janeiro
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Lívia Maria Gonçalves Cabrera
O corpo como um lugar de memória em Teatro de Guerra, de Lola Arias
Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Carolina Goncalves pinto
O corpo da cineasta: auto-inscrição no cinema feminista de vanguarda
Painel
Proponente: Luana Mendonça Cabral
O Desafio da Preservação Audiovisual Digital: um estudo comparado
Inscrição Individual
Proponente: MARIA FERNANDA CURADO COELHO
O diálogo com Glauber Rocha em Viagem a Niklashausen, de Fassbinder
Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Mateus Araujo Silva
O diretor-personagem em “Elegia de um Crime”, de Cristiano Burlan
Inscrição Individual
Proponente: Marcos Vinicius Yoshisaki
O DRAMA DE VERGÈS E BARBET SCHROEDER: A MÚSICA EM O ADVOGADO DO TERROR
Painel
Proponente: Vilma carla martins silva
O duplo registro de jogo de Isabelle Huppert
Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Pedro Maciel Guimaraes Junior
O ECLIPSE DA EXCEÇÃO – REPRESENTAÇÕES DA DITADURA NO BRASIL 1985-1989
Painel
Proponente: THIAGO MENDONCA
O encontro entre a Educação e o Cinema Novo na realização de O Parque.
Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Marcio Blanco
O enigma da imagem-afecção
Inscrição Individual
Proponente: Cristina Valeria Flausino
O espaço em cena nos filmes de drama da RKO Radio Pictures
Inscrição Individual
Proponente: Cesar de Siqueira Castanha
O espaço fora do lugar no filme ‘Inferninho’ (2018)
Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Arthur Fernandes Andrade Lins
O espaço urbano da experiência LGBT em “Rafiki” (Quênia, 2018)
Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Ana Camila de Souza Esteves
O espectador no cinema indígena: entre a mediação e o antagonismo
Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Fabio Geovanni Gomes Teixeira Costa Menezes
O ESTRANHO UNIVERSO FÍLMICO DE H. P. LOVECRAFT
Inscrição Individual
Proponente: Yuri Garcia Piedade Kurylo
O Fenômeno dos Filoni: Os Ciclos do Cinema de Gênero na Itália.
Painel
Proponente: Gabriel Bueno Lisboa
O filme “Domínio Público” e as heterotopias do Rio de Janeiro
Inscrição Individual
Proponente: Gabriel Neiva
O FILME MUSICAL DE GANGSTERS CONTEMPORÂNEO E O CINEMA DO SENSÍVEL
Trabalho em Mesa: A MEMÓRIA CULTURAL DO CINEMA DE GÊNERO: UM MUSICAL DE GANGSTERS HOJE
Proponente: Bernadette Lyra
O gasto soberano como modo de existir/resistir no cinema queer
Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Erly Milton Vieira Junior
O gesto ausente: sobre a mão e o macaco
Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: Andrea França MartinsCoautor: Nicholas Andueza
O GESTUAL DO MALANDRO DE HUGO CARVANA NA PORNOCHANCHADA
Painel
Proponente: Giovanna Durski Dal Pozzo
O giro decolonial no cinema de realizadoras latino-americanas
Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Julia Vilhena Rodrigues
O humano e o técnico num só corpo: diálogos entre Simondon e Béla Tarr
Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Andrea C. Scansani
O imaginário nuclear e a vanguarda cinematográfica
Inscrição Individual
Proponente: Lucas de Castro Murari
O impacto das novas tecnologias na criação cinematográfica
Inscrição Individual
Proponente: Ernesto Bezerra Cavalcanti Filho
O impacto de procedimentos fotográficos na experiência cinematográfica
Trabalho em Seminário: Teorias e análises da direção de fotografia
Proponente: Cyntia Gomes Calhado
O intimismo distante em Wanda e A Mulher Sem Cabeça
Inscrição Individual
Proponente: Vicente Nunes Moreno
O Jardim das Afecções: Política Afetiva e Imagem em Olavo de Carvalho
Trabalho em Mesa: Políticas da Imagem e Imagens da Política no Neoconservadorismo.BR
Proponente: Erick Felinto de Oliveira
O jogo com a ficção em Arábia, António Um Dois Três e As Boas Maneiras
Inscrição Individual
Proponente: Leonardo Bomfim Pedrosa
O Jogo de Máscaras em Que Bom Te Ver Viva (1989)
Painel
Proponente: Raquel Valadares de Campos
O mal do mal de arquivo: entropia e negentropia no found footage
Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Rodrigo Faustini dos Santos
O Mês do Filme Documentário:uma economia para documentários de acervos
Trabalho em Mesa: Políticas e Mercado do Audiovisual Contemporâneo: ações e impactos.
Proponente: Teresa Noll Trindade
O monstro e os anormais na filmografia de José Mojica Marins
Painel
Proponente: Giancarlo Backes Couto
O movimento por camadas: animetismos de Miyazaki e Wesley Rodrigues
Inscrição Individual
Proponente: James Zortéa Gomes
O narrador acousmêtre em Woody Allen
Trabalho em Mesa: Narração em voz-over como recurso criativo do roteiro cinematográfico
Proponente: Maria Castanho Caú
O não-lugar reconquistado nos espaços mínimos de Jia Zhangke
Inscrição Individual
Proponente: Camilo Soares
O outro lado do vento: Orson Welles e a montagem da Nova Hollywood
Inscrição Individual
Proponente: Fabiano Pereira de Souza
O ônus da parcialidade em Santiago, Italia (Nanni Moretti, 2018)
Inscrição Individual
Proponente: Gabriela Kvacek Betella
O Parque exibidor no Interior da Bahia contemporânea
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Filipe Brito Gama
O plano sequência diegético e o horror em Atividade Paranormal
Trabalho em Mesa: História (s) do horror mundial: estética, tecnologia e convergências
Proponente: Rodrigo TerplakCoautor: Rogério Ferraraz
O Pós-Dramático no Novíssimo Cinema Brasileiro
Inscrição Individual
Proponente: felipe maciel xavier diniz
O presidente que fala a língua das (suas) imagens
Trabalho em Mesa: Políticas da Imagem e Imagens da Política no Neoconservadorismo.BR
Proponente: Giselle Beiguelman
O processo de montagem em Redemption, uma ficção por arquivos.
Painel
Proponente: Vanessa Cordeiro Marques
O projeto editorial da Abraccine
Trabalho em Mesa: A Associação de Críticos e a Memória do Cinema Brasileiro
Proponente: Humberto Pereira da Silva
O que a tela autoriza a dança: do cine-dança em direção ao Passinho
Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: Luciana Ponso
O que pode o cinema? O que pode a educação?: rastros de um CineDebate
Inscrição Individual
Proponente: MARIA PAULA PINTO DOS SANTOS BELCAVELLOCoautor: Wescley Dinali
O que resta do Cinema Brasileiro Contemporâneo de Grande Bilheteria
Inscrição Individual
Proponente: Sheila Schvarzman
O que se aprende quando se faz cinema com mulheres?
Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Maíra Norton
O realismo cinematográfico no contexto do digital: Tensões e conflitos
Trabalho em Seminário: Teorias e análises da direção de fotografia
Proponente: Alexandre Gomes do Nascimento
O registro e a invenção em A festa e os cães e Monstro
Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Annádia Leite Brito
O ressentimento da mulher caipira em Amélia (2000), de Ana Carolina
Painel
Proponente: Erika Amaral
O silêncio em Gravidade
Inscrição Individual
Proponente: Magda Rosí RuschelCoautor: Cybeli Almeida Moraes
O silêncio sobre Olga Preobrazhenskaya
Painel
Proponente: Camila Cattai de Moraes
O SLASHER NO SÉCULO XXI E AS NOVAS REPRESENTAÇÕES DE MORTE
Inscrição Individual
Proponente: Filipe Tavares Falcão Maciel
O som em Game of Thrones
Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Rodrigo Carreiro
O sujeito partido: história, revanche e violência
Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Raul Lemos Arthuso
O teatro como subversão nos filmes de Mariano Llinás e Jacques Rivette
Inscrição Individual
Proponente: Milton do Prado Franco Neto
O transe em Glauber Rocha: a pura experiência dos materiais
Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Guilherme Gonçalves da Luz
O vestígio no cinema brasileiro contemporâneo. O caso de Árido Movie.
Trabalho em Mesa: A direção de arte na narrativa cinematográfica: composição e linguagem
Proponente: TAINA XAVIER PEREIRA HUHOLD
Ofilmemusical atual apósvideoclipe: o caso Baby drive, de Edgar Wright
Inscrição Individual
Proponente: Gelson Santana
Olhar fantasmagórico: a imagem do rosto como experiência de alteridade
Painel
Proponente: Bruno Carboni Gödecke
Orestes, a Oréstia e democracia
Inscrição Individual
Proponente: Josué da Silva Bochi
Orfeu de Jean Cocteau: a jornada do Poeta
Painel
Proponente: Isabella Brandão Mendes Martins
Os arquivos de Carlos Reichenbach – roteiros roteiros roteiros
Inscrição Individual
Proponente: Daniel P. V. Caetano
OS FILMES HERITAGE: REACIONÁRIOS OU PROGRESSISTAS?
Inscrição Individual
Proponente: JOSE AILSON LEMOS DE SOUZA
Os limites documentais: ética e montagem em Santiago e Um Lugar ao Sol
Painel
Proponente: Houldine Nascimento e Silva
Os race films e a resistência afro-americana no período silencioso
Inscrição Individual
Proponente: Fabio Luciano Francener Pinheiro
Os rostos, os olhos. O trecho
Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Milena de Lima Travassos
Os silêncios em Ossos (1997)
Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Luiz Fernando Coutinho de Oliveira
Os últimos desertores do terceiro cinema
Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Rafael Castanheira Parrode
Ouvir o(a) autor(a): a entrevista ao vivo na Teoria dos Cineastas
Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Marcelo Carvalho da Silva
Padrões de linguagem e identidade no filme Muleque té doido! (2014)
Inscrição Individual
Proponente: Andréia de Lima Silva
Paisagens de fronteira e corpos femininos no quadro cinematográfico
Trabalho em Seminário: Teorias e análises da direção de fotografia
Proponente: Francieli Rebelatto
Palito Ortega Matute e as representações do trauma em La Casa Rosada
Inscrição Individual
Proponente: Carla Daniela Rabelo Rodrigues
Paris 1900 e Le Souvenir d’un avenir O presente e o futuro das imagens
Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Liciane Timoteo de Mamede
Partilhar o sensível do outro: I Had Nowhere To Go, de Douglas Gordon
Inscrição Individual
Proponente: Barbara Cristina Marques
Pausa, espaço e encenação na construção da imagem de dança
Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Maria Teresa Ferreira Bastos
Pedro Segundo Pedro
Inscrição Individual
Proponente: Joao de Lima Gomes
Performance pornocultural no Facebook: as SuicideGirls
Inscrição Individual
Proponente: Marjulie Angonese
PERFORMATIVIDADE POLÍTICA NO CINEMA DE MULHERES TRABALHADORAS
Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Juslaine de Fátima Abreu NogueiraCoautor: Laís Melo Dlugosz
Personas Performáticas: Estudos a partir de Gabriel Mascaro.
Painel
Proponente: Katrin Riato
Perspectivas cruzadas: A poeira não quer sair do esqueleto
Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Maria Bogado
Perspectivas do cinema independente brasileiro contemporâneo
Inscrição Individual
Proponente: Maria Cristina Couto Melo
Pesadelos, bruxas e películas, oh my! O Gesto dos Mortos, parte 2.
Trabalho em Mesa: História (s) do horror mundial: estética, tecnologia e convergências
Proponente: Diego Paleólogo
Pistas de som feitas à mão: Sintetização sonora de Norman McLaren
Painel
Proponente: Maria Kauffmann
Poéticas e práticas de recusa no cinema periférico feito por mulheres
Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Liliane Leroux
Polarização e performance política no interior do Pernambuco.
Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Mariana Lucas
Por um cinema líquido – interrogar a história e experimentar o cinema
Inscrição Individual
Proponente: Cristiana Miranda Soares de Moura
Por um cinema opositivo
Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Carla Ludmila Maia Martins
Por uma estética opositiva: cinema negro e o conceito de Blackness
Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Janaína Oliveira
Potência do escuro na fotografia: jogo de sombras em Christopher Doyle
Trabalho em Seminário: Teorias e análises da direção de fotografia
Proponente: Bruno Bortoluz Polidoro
Potências heterotópicas da imagem em movimento
Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Eduardo Antonio de Jesus
Pra ingles ver: a distribuição de filmes brasileiros no Reino Unido
Trabalho em Mesa: Políticas e Mercado do Audiovisual Contemporâneo: ações e impactos.
Proponente: Hadija Chalupe da Silva
Presença e mediação nas instalações Cinema Extrapolado e Demolição
Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: Patricia Moran Fernandes
Presentificação da Ausência e Teoria da Emanação em Face aux Fantômes
Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: RAFAEL TASSI TEIXEIRA
Preservação e memória na atuação do crítico-cineasta Fernando Spencer
Inscrição Individual
Proponente: Alexandre Figueirôa FerreiraCoautor: Claudio Roberto de Araujo Bezerra
Primeiras considerações sobre dramaturgia para VR
Inscrição Individual
Proponente: Eduardo Simões dos Santos Mendes
Primeiras janelas da animação experimental no Brasil
Inscrição Individual
Proponente: Luiz Garcia Vieira Junior
Produção de presença e cinema, em Central, Rifle e Cidades fantasmas.
Inscrição Individual
Proponente: Guilherme de Souza Castro
Programação como exercício de cinema comparado: A saída da fábrica
Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Mariana Souto
Propostas à Teoria dos Cineastas: cineasta-criação vs autor-autoria
Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Eduardo Tulio Baggio
PROTAGONISMO FEMININO NO CINEMA DE FICÇÃO CIENTÍFICA
Painel
Proponente: Carina Schroder
Quando o Cinema (re) visita a Arte
Inscrição Individual
Proponente: Denize Correa Araujo
Que “negro” é esse no Cinema Negro brasileiro?
Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Natasha Roberta dos Santos Rodrigues
Questões estruturais do Cinema Negro brasileiro contemporâneo
Painel
Proponente: Rodrigo Fagundes Bouillet
Rasgar os olhos ao meio como Buñuel: Glauber Rocha e a política do NCL
Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Marco Túlio de Sousa Ulhôa
Rastros de fogo no vento: o cinema político de Marceline Loridan
Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Patricia Rebello da Silva
Realidade Virtual e Audiovisual – Configurações da imagem no vídeo 360
Inscrição Individual
Proponente: Lyara Luisa de Oliveira Alvarenga
RECEPÇÃO E ESPECTATORIALIDADE: aproximações
Inscrição Individual
Proponente: nilda jacks
Reflexões sobre performance e sobrevivências à partir de ‘Arara’
Painel
Proponente: Miguel Antunes Ramos
Relações entre o audível e o visível no cinema: o caso de “Arábia”
Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Luíza Beatriz Amorim Melo Alvim
Relações maternas dialéticas e o empoderamento feminino
Painel
Proponente: Virgínia Jangrossi
Remix: estéticas de montagem e práxis política
Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: José Wilker Carneiro Paiva
Representação e memória cultural em Cabeça a Prêmio, de Marco Ricca.
Inscrição Individual
Proponente: Márcia Gomes Marques
Representações/metáforas da água na filmografia de Kim Ki-duk
Inscrição Individual
Proponente: Josmar de Oliveira Reyes
Ressignificando Imagens de Fundação
Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Cid Vasconcelos de Carvalho
Restauração audiovisual hoje: estado da arte ou adequação ao mercado?
Trabalho em Mesa: Desafios políticos e metodológicos da preservação audiovisual
Proponente: Débora Lúcia Vieira Butruce
REVELANDO E INVENTANDO BRASIS: O cinema como dispositivo de invenção
Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Marcia T Medeiros
Robert Stam leitor de Machado de Assis
Inscrição Individual
Proponente: Luiz Antonio Mousinho
Roma: realismos e imaginário mexicano no cinema de Cuarón
Trabalho em Seminário: Audiovisual e América Latina: estudos estético-historiográficos comparados
Proponente: Luiza Cristina Lusvarghi
Roy Andersson: imagem-complexa, trivialismo e supermodernidade.
Painel
Proponente: Natália Flávia Maia Lima
Rubem Biáfora, as alegorias e o diretor de arte fantasma
Trabalho em Mesa: Sensorialidade e alegorias na direção de arte
Proponente: Benedito Ferreira dos Santos Neto
Salas de roteirista: questões metodológicas para a criação de séries
Inscrição Individual
Proponente: Marcel Vieira Barreto Silva
Sensório motor como coextensão do corpo personagem-espectador.
Inscrição Individual
Proponente: Régis Orlando Rasia
Sexo e Política – os corpos que falam em O Império do Desejo
Painel
Proponente: RODRIGO AUGUSTO FERREIRA DE MORAES
Silêncios fantasmagóricos: por lugares onde mortos vivam
Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Luiz Severiano Ribeiro de Paula BaezCoautor: Gustavo Chataignier
SIM, TEVE DITADURA. A OUSADIA DE ROBERTO FARIAS EM PRA FRENTE BRASIL
Inscrição Individual
Proponente: Flávia Seligman
Sob pressão: Instabilidades institucionais do audiovisual brasileiro
Inscrição Individual
Proponente: Lia Bahia
Sobre os processos de criação e o estilo do som em curta metragens
Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: debora regina opolskiCoautor: Luis Bourscheidt
Sombras e deformação na direção de fotografia de Walter Carvalho
Trabalho em Seminário: Teorias e análises da direção de fotografia
Proponente: Ana Carolina Roure Malta de Sá
Sonhar não é reviver algo que é seu: traumatipo documentário
Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: PEDRO PEREIRA DRUMOND
Sons do passado: relatos nostálgicos em paisagens sonoras fílmicas
Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Breno Mota Alvarenga
SPCine Play – uma análise de plataforma para arranjos produtivos locai
Inscrição Individual
Proponente: João Carlos MassaroloCoautor: Dario de Souza Mesquita Júnior
Subterrâneos do horror e experiência em Amizade Desfeita 2 – Dark Web
Trabalho em Mesa: História (s) do horror mundial: estética, tecnologia e convergências
Proponente: Ana Maria AckerCoautor: Juliana Monteiro
SUPER-8 E CINEMATECA DO MAM: A IMAGEM COMO CONDENSAÇÃO DE TEMPOS
Inscrição Individual
Proponente: Marta Cardoso Guedes
Suzuki e a Trilogia Taisho: Fantasmas na pós-modernidade
Painel
Proponente: Aloísio Corrêa de Araújo
Tampouco um filme: implicações da negação fílmica na obra de Panahi
Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Breno Almeida Brito Reis
Tão longe é aqui: Autoficção e a desconstrução dos universos femininos
Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: maria henriqueta creidy satt
Tão Perto, Tão Longe – Filmes Inocentes em Serra Pelada, Brasil.
Inscrição Individual
Proponente: Silvia Helena Cardoso
Tecnologias sonoras: mapeamento da inovação pelo registro de patentes
Inscrição Individual
Proponente: Debora Regina Taño
TEIA: uma análise da produção Pré TEIA, TEIA e Pós TEIA
Painel
Proponente: Sofia Carolina da Silva
Telenovela: do espelho ao retrato, do reflexo à memória
Trabalho em Mesa: Ficção televisiva brasileira: narrativa, estilo e crítica
Proponente: Álvaro André Zeini Cruz
Tempo e naturalismo em Nada levarei qundo morrer, de Miguel Rio Branco
Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Bruno Leites
Tempo e tecnologia nas telas segundo Tempos Modernos e WiFi Ralph
Painel
Proponente: Larissa Zoratto Lunge
Temporalidade drag em Alegria de Viver (1958) de Watson Macedo
Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: JOCIMAR SOARES DIAS JUNIOR
Temporalidades narrativas: o presente autobiográfico
Trabalho em Mesa: Enunciação e temporalidade no documentário moderno e contemporâneo.
Proponente: Gabriel Kitofi Tonelo
Tendências de um olhar descolonizado: descontrole e tensões da imagem
Trabalho em Seminário: Teorias e análises da direção de fotografia
Proponente: Felipe Corrêa Bomfim
Tensões entre amadorismo e profissionalismo em instaséries
Painel
Proponente: Emilly Belarmino
Tentando criticar efetivamente o filme LIMITE (1931), de Mário Peixoto
Inscrição Individual
Proponente: Rubens Luis Ribeiro Machado Júnior
Testemunho, legibilidade e sobrevivência das imagens
Trabalho em Seminário: Cinema comparado
Proponente: Ilana Feldman
THE CHALKROOM: sobre tecnologias imersivas de interação audiovisual
Trabalho em Seminário: Interseções Cinema e Arte
Proponente: CARLOS FEDERICO BUONFIGLIO DOWLING
Timecodes e frame rates: uma trajetória do pulso cinematográfico
Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: Silvia Okumura Hayashi
Toshiro Mifune – Análise do registro de atuação em Rashomon
Inscrição Individual
Proponente: Guryva Cordeiro Portela
Trabalho coletivo e reconhecimento mútuo nos filmes de Helena Solberg
Trabalho em Seminário: Mulheres no cinema e audiovisual
Proponente: Patricia Sequeira Bras
Trajeto de cinema em Cataguases: encontros, relações e aprendizados
Inscrição Individual
Proponente: Andrea Vicente Toledo AbreuCoautor: Rosalia Duarte
Três narrativas mínimas de Brígida Baltar
Trabalho em Seminário: Montagem Audiovisual: reflexões e experiências
Proponente: Fernanda Bastos Braga Marques
Trilha musical do filme The Friends de Shinji Sômai: poética do violão
Trabalho em Seminário: Estilo e som no audiovisual
Proponente: Carlos Fernando Elias Llanos
Trilhas “na nuvem”: música disponível para licenciamento audiovisual
Inscrição Individual
Proponente: GEÓRGIA CYNARA COELHO DE SOUZA
Um crioulo em três versões: método e desdobramentos para a memória
Trabalho em Mesa: Desafios políticos e metodológicos da preservação audiovisual
Proponente: Daniela Giovana Siqueira
Um gênero em (re)configuração: “melodrama de macho” em Praia do Futuro
Painel
Proponente: Everaldo Asevedo Mattos
Um pensamento fragmentado da margem em Stuart Hall Project
Trabalho em Seminário: Cinema Negro africano e diaspórico – Narrativas e representações
Proponente: Reginaldo do Carmo Aguiar
Um traçado sobre personagens periféricos em movimento e interrupção.
Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: juliana serfaty
Uma análise dos ensaios de Kracauer para o Die Frankfurter Zeitung
Inscrição Individual
Proponente: Jéssica Pereira Frazão
Uma biografia cinéfila entre a televisão alemã e o Cinema Novo
Inscrição Individual
Proponente: Wolfgang Fuhrmann
Uma certa angústia personiana: fundamentos narrativos em SP/SA
Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Juliano Rodrigues Pimentel
Uma concepção de “realismo” a partir de Vinterberg
Inscrição Individual
Proponente: Fernando Artur de Souza
Uma longa jornada: a caminhada, do literal ao expressivo
Trabalho em Seminário: Corpo, gesto e atuação
Proponente: Edson Pereira da Costa Júnior
Uma pedagogia da montagem: a instância pedagógica no Ensaísmo
Trabalho em Seminário: Cinema e Educação
Proponente: Álvaro Renan José de Brito Alves
Uma pequena época de ouro do cinema equatoriano.
Painel
Proponente: Luis Stéfano Murillo Reyes
VELO-CINE: UMA FÁBRICA DE PROJETORES NO NORDESTE BRASILEIRO
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: André Huchi Dib
Vereda da Salvação: Estética e Política no Brasil da década de 1960
Painel
Proponente: Lucas dos Reis Tiago Pereira
Videodança: o sonho do cinema pulsante
Inscrição Individual
Proponente: Michel Schettert
Visão em colapso: corpo e finitude entre Jarman e Saramago
Trabalho em Mesa: Corpo, duração e finitude: Jarman, Tsai Ming-Liang e Black Mirror
Proponente: Marcia de Noronha Santos Ferran
Vício Frenético e Caminhos Perigosos: Abel Ferrara e a Nova Hollywood
Painel
Proponente: Rafael Dornellas Feltrin
Vídeo Brossa: relações entre vídeo e poesia experimental
Inscrição Individual
Proponente: Fernando Gerheim
Vídeo comunitário estudantil
Trabalho em Seminário: Cinemas pós-coloniais e periféricos
Proponente: Eduardo de Souza de Oliveira
Vídeo-ensaio: quando a Mise en Scène investiga a si mesma
Inscrição Individual
Proponente: LUIZ GUSTAVO VILELA TEIXEIRA
Volto já (Black mirror): poros da pele e fechamento do corpo sintético
Trabalho em Mesa: Corpo, duração e finitude: Jarman, Tsai Ming-Liang e Black Mirror
Proponente: Maria Cristina Franco Ferraz
Vozerio e a confluência de revoltas
Trabalho em Seminário: Cinema brasileiro contemporâneo: política, estética, invenção
Proponente: Pedro Augusto Beiler de Siqueira Garcia
Vozes na cabeça – possibilidades da narração no realismo imersivo
Trabalho em Mesa: Narração em voz-over como recurso criativo do roteiro cinematográfico
Proponente: Rafael Leal
“Acontecimento-fronteiriço”: a linguagem no cinema de Trinh T. Minh-ha
Trabalho em Seminário: Teoria dos Cineastas
Proponente: Julia Fernandes Marques
“Bravo, Sr. Baez!”: o Brasil em The United Artists Around the World
Trabalho em Seminário: Exibição cinematográfica, espectatorialidades e artes da projeção no Brasil
Proponente: Pedro Butcher
“Incrível! Fantástico! Extraordinário!” e a intermidialidade no horror
Trabalho em Mesa: História(s) do horror brasileiro: memórias, circuitos e legados
Proponente: Laura Loguercio CánepaCoautor: Genio de Paulo Alves Nascimento
“Let’s keep going”: o silêncio em Thelma & Louise (Ridley Scott, 1991)
Inscrição Individual
Proponente: Andressa Gordya Lopes dos Santos
“Os estratos do tempo no filme SUDOESTE (2011), de Eduardo Nunes”
Inscrição Individual
Proponente: Ismail Xavier
“sentir, pensar e agir”: o fazer cinematográfico de mulheres indígenas
Inscrição Individual
Proponente: Sophia Pinheiro
TOTAL: 543 PROPOSTAS