Em reunião do Conselho da Socine, de 20 de dezembro de 2024, foram aprovados os novos Seminários Temáticos.
Respeitando o tradicional processo de avaliação dos STs, os avaliadores são membros dos Conselhos e do Comitê Científico, levando em conta, como critério, seu distanciamento em relação às coordenações ou participações constantes em STs existentes. Neste ano foram designados cinco (5) pareceristas para compor a Comissão de Avaliação.
Durante o período de inscrição, foram recebidas dezessete (17) propostas aptas a serem avaliadas no Edital de Proposição e Reproposição de STs – biênio 2025-2026. Os avaliadores da comissão analisaram todas as propostas, levando em conta os critérios abaixo indicados no Edital, que se desdobram da ficha de inscrição divulgada à comunidade SOCINE:
- Indicação da articulação pré-existente entre as pesquisas dos proponentes;
2.Indicação da rede de pesquisadores que se imagina compor no Brasil e fora, a partir do seminário.
3.Indicação do potencial de nucleação e construção de redes.
4.Indicação da contribuição do ST para o(s) campo(s) de conhecimento, em termos teóricos, metodológicos e analíticos.
5.Justificativa da singularidade da proposta em relação ao campo do conhecimento.
6.Indicação do lugar da proposta apresentada em relação às pesquisas existentes.
7.Indicação de hipóteses sobre a importância do seminário para a pesquisa proposta;
8.Demonstração da coerência dos objetivos com a proposta geral do ST.
A partir dos critérios indicados para avaliação, os critérios de desempate foram: singularidade das propostas, a fim de evitar sobreposição; qualidade e clareza da estrutura geral das propostas; foco definido para o novo biênio.
Após o uso desses critérios, foram ranqueados e selecionados 14 STs para o biênio 2025-2026, conforme definição em Edital, e que vão apresentados em ordem alfabética para esta divulgação:
- (Re)existências negras e africanas no audiovisual: epistemes, fabulações e experiências
- Arquivo e contra-arquivo: práticas, métodos e análises de imagens
- Cinema e audiovisual na América Latina: novas perspectivas epistêmicas, estéticas e geopolíticas
- Cinema e Espaço
- Cinemas, Comunidades, Territórios: interpelações aos gestos analíticos
- Edição e Montagem audiovisual: reflexões, articulações e experiências entre telas e além das telas
- Estética e Teoria da Direção de Arte Audiovisual
- Estudos Comparados do Cinema
- Estudos do insólito e do horror no audiovisual
- Festivais e mostras de cinema e audiovisual
- Histórias e tecnologias do som no audiovisual
- Políticas, economias e culturas do cinema e do audiovisual no Brasil
- Tenda Cuir
- Teoria de Cineastas: dos processos de criação à dimensão política do cinema